quinta-feira, 19 de abril de 2007

Bad Blocks and Low-Level Format.

Tradução de um artigo de Daniel B. Sedory

CUIDADO - Uma definição completamente equivocada do termo Low Level Format pode ser encontrada ate mesmo nas paginas dos fabricantes de hard disk dada a confusão que o termo causa entre os usuários de que low level format e um utilitário que pode re-mapear BadBlock (bad sectors) quando na realidade o que e oferecido pelos fabricantes não passa de um utilitário que ira escrever 0 em todo o hard disk, esse tipo de serviço faz com que os dados que se encontravam no disco seja substituído por 0, impossibilitando a sua recuperação.

Toda essa desinformação esta ligada ao fato de que não há interesse por parte dos fabricantes em dar muita informação aos usuários ou mesmo dar explicações técnicas. O fato e que desde 1992 quando da introdução dos discos ATA não se pode mais fazer um Low level format nos hard disk, no inicio dos anos 80 os hard disk usado eram os MFM e os RLL e os mais comumente usados eram os Seagate esses discos tinham entre 20 mb e 40 mb, e não vinham pré-formatado dai a necessidade do low level format nesses modelos e para tal usava-se o debug do dos para acessar o endereço C800 do disco, cadastrava-se os erros que vinham em uma lista anexada ao disco e preparamos o disco para a formatação de lato nível que era a formatação do OS (sistema operacional), hoje em dia os discos já vem pré-formatados e a interface IDE não permite a formatação de baixo nível (low level format).

Um Low Level Format (LLF) significa a localização das trilhas e setores fisicamente defeituosos no disco e seu remapeamento, apos isso teremos a formação das duas listas de defeito, uma chamada de P-LIST (physical defective list) que e conhecida como lista de defeito do fabricante, pois ela já vem de fabrica e somente o fabricante tem acesso a ela, e a outra lista que e a G-LIST (growing defective list) que e conhecida como lista de defeito do usuário. 

Os discos modernos são muito mais complexos que os discos MFM e RLL, os motores mudaram, as velocidades mudaram e os tamanhos mudaram, toda essa modernidade trouxe consigo uma estrutura interna muito complexa onde temos a ZBR (zone bit recording), um sistema chamado servo data, e outros controles extremamente minuciosos. 

É muito importante que os usuários e os vendedores e os técnicos estejam bem informados a respeito deste assunto, pois em um eventual problema é necessário que se tome a direção correta e também que não se faça um serviço incorreto pois em hard disk qualquer decisão errada normalmente não tem volta. Muitos hard disk que poderiam ser reparados e muitas recuperações que poderiam ser realizadas não tiveram sucesso porque "esbarraram" em decisões errôneas no primeiro momento. 

O que todos precisam entender é que da mesma forma que se pode "achar" um utilitário para se fazer um recovery na Internet, há bisturis à venda em varias casas do "ramo", nem por isso é recomendado que uma pessoa sem a devida formação profissional faça um parto cirúrgico em uma gestante.


"Caution: Misuse of the term “low-level format” can even be found on the web pages of major HDD manufacturers! Due to the misconception by consumers (probably because of faulty media stories) that erasing a drive can only be accomplished with a "low-level format" utility, many HDD manufacturers have finally started to use that term to describe zero-fill utilities instead; but it's still incorrect usage! (Some techs/HDD manufacturers are also using the mixed term: “low-level zero-fill” which is more accurate). "

"To Low-Level Format (LLF) a drive, really means to set up the physical locations of its tracks and sectors on the platter itself! And embed that data in the control structures of the drive! Because of the complexity of a modern drive's internal structures (which includes zoned-bit recording and even servo data on the disk itself), a true LLF can only be done at the factory! Very old (less than 30 MiB in most cases) MFM drives did have LLF programs that consumers could occasionally use; thus the reason for the idea that they might still be useful."


"The only site I've found which gives a comprehensive view and correct definitions for all formatting terms is: Low-Level Format, Zero-Fill and Diagnostic Utilities; or this page specifically about misuse of the term: Low-Level Formatting. One of the few HDD manufacturer pages that gently try to guide the consumer in the right direction can be found at Seagate's site here. A confusing letter from one HDD manufacturer dated JAN 2000 is found here; first it refers to a tiny drive utility as a "low-level format tool" (incorrectly), but then it proceeds to state why you cannot perform a low-level format on the HDD! "


This is an article from Daniel B. Sedory; a data recovery professional that lives and works at California USA.


Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste