sábado, 10 de maio de 2014

Telefone usando Viber e passe SMS usando Whatsapp

Com o advento da internet iniciou-se uma mudança drástica e todo mundo se envolveu e sofreu as consequências das mudanças, uma das mais profundas foi o acesso e a velocidade das informações, durante os últimos 20 anos os hábitos mudaram e digo todos em todos sentidos, mas aqui quero fazer uma pequena abordagem em um deles apenas - como estamos nos comunicando.

Durante um período escrevi no blog sobre VOIP - que é a transmissão de voz através de internet, simples assim. Hoje em dia uma grande parcela da população tem celular e entre esses usuários há um grande numero que possuí conexão de internet, e é sobre como explorar essa situação que iremos escrever.

Vou ilustrar o artigo com alguns dados. Em 2012, 115 milhões de brasileiros com mais de 10 anos estavam usando celular ( atenção não confundir numero de usuários com numero de celulares), neste ano a população brasileira estava em 193 milhões dados do IBGE em julho de 2012.

Segundo a PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) existiam 83 milhões de usuários de Internet no Brasil em 2012, o que correspondia a 46,5% da população com 10 anos ou mais de idade, esse numero era de brasileiros usando internet em todos os dispositivos possíveis.

Passamos a 2013 e temos segundo o IBOPE que 134 milhões de pessoas, com 10 anos e mais, têm um telefone móvel no Brasil. Destas, 52 milhões têm acesso à internet pelo celular. Neste universo, ainda é possível distinguir a quantidade de Smartfones conectados à internet, que hoje é de aproximadamente 20 milhões.

"Esta pesquisa nos dá base para dizer que um em cada dois internautas acessa a web por celular. É uma mudança importante de cenário: uma marca estar presente e atuante no ambiente mobile não é mais uma questão de inovação, é uma questão de se adaptar a seu consumidor”, conclui Eduardo Fleury, presidente do Comitê Mobile do Interactive Advertising Bureau (IAB).

Hoje os celulares tem papel preponderante em nossa vida (conforme podemos ver com base na pesquisa do IBOPE) e a ele se alia a internet fazendo de nos seres digitais, podemos usar esses fatores em nosso beneficio usando essa combinação para diminuir o que pagamos pelo uso de ambos, quero dizer podemos diminuir o que gastamos colocando credito, ou mesmo usar um plano mensal de baixo custo e simultaneamente fazemos valer o pagamos pelo acesso a internet. Para tal irei mostrar como e ilustrarei o artigo com o Viber e o Whatsapp Messenger que são dois utilitários gratuitos que podemos usar para diminuir o que gastamos com o celular.

Vamos a ação pratica, hoje temos varias opções de pacotes de Internet que nos da total liberdade de escolha, o que devemos fazer é uma analise (ou experiências) de qual é o mais adequado tendo como base nossas necessidades e hábitos. Podemos optar por um pacote mensal de 300 mb que é o que a Vivo disponibiliza para os pré-pagos (hoje representam o maior numero) a um custo de 9,90 reais, e temos os diários da TIM e da Claro a custos bem acessíveis na faixa de 60 centavos por dia de uso com direito a 10 mb, pode parecer pouco mas se usado com parcimônia atende bem.

O Viber é um utilitário bem interessante pois você pode enviar mensagens como se fosse um SMS e fazer ligações telefônicas, para que você faca cálculos: durante uma chamada telefônica o Viber consome 500 kb por minuto e menos de 1 kb por mensagens com 500 caracteres, isso significa que você poderá fazer muitas ligações diárias com um pequeno plano.

Para envio e recebimento de mensagens o Whatsapp é mais adequado do que o Viber e como ele tem um bom algoritmos de compressão o consumo de sua internet será bem menor se usa-lo, na media a cada 2000 msgs (tamanhos variados) ira consumir 3.5 mb mas se mandar fotos e musicas o consumo ira subir consideravelmente.

O que proponho é que você convoque seus amigos, parentes, colegas de trabalho, clientes, fornecedores, pessoas do seu circulo de convivência e apresente a eles a alternativa, tenho certeza que será aprovada a ideia do uso eu e meu filho usamos Viber para nos comunicar por voz e Whatsapp para nos comunicar por mensagem.


Iremos em um futuro próximo nos aprofundar  no tema e nos aplicativos que nos fornecem alternativas grátis de comunicação, gostaria de lembrar a todos que a popularização do Voip levou as empresas de telefonia a baixarem seus preços e passarem a oferecer pacotes acessíveis.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Recuperando fotos apagadas

Foto apagada, como recuperar, aqui segue mais informações e os utilitários que podem ser usados para a tarefa, conforme escrevi no post anterior.

Já aconteceu com o melhor de nós. Se a sua câmera digital caiu nas mãos erradas, por exemplo: de uma criança, ou você teve um lapso momentâneo de coordenação olho mão, quando confrontado com a mensagem "Apagar tudo", é provável que você ou alguém que você conhece tenha apagado acidentalmente fotografias preciosas de um cartão de memória de uma câmera, pen drive ou de um hard disk interno ou externo.

Fique calmo, as chances de recuperar as fotos apagadas são boas, desde que você tenha seguido alguns conselhos que postei anteriormente, como por exemplo, não tenha gravado algo no dispositivo apos o acidente.

Conforme o post anterior o comando de apagar uma foto, no hard disk pen drive ou um cartão de memoria, na maioria das câmeras somente disponibiliza o espaço retirando a foto apagada da lista de fotos disponíveis, dessa forma usando-se um simples programa de recuperação de arquivos apagados você certamente poderá recuperar suas fotografias, mesmo que o dispositivo de armazenamento tenha sido formatado, ressalvando-se sempre que se houver gravação de novas fotos a recuperação total ficara comprometida. Claro que existe uma formatação que impede a recuperação das fotografias e esse tipo é conhecido como "low level format" em português formatação de baixo nível, as vezes aparece como formação lenta ou completa.

Existem muitos programas de recuperação de fotos que são gratuitos e que podem efetivamente ajudar a recuperar suas fotos apagadas acidentalmente.
Fotos que foram apagadas e em seguida retiradas da lixeira estão muitas vezes ainda presentes no seu disco rígido (ou unidade USB ou cartão de memória, etc.) e podem ser recuperadas usando um software grátis de recuperação de arquivos.

Fazendo uma pesquisa online você vera que ira aparecer uma infinidade de utilitários de recuperação, muitos dos quais oferecem uma versão gratuita que irá mostrar-lhe uma pré-visualização de arquivos que podem ser recuperados, mas exigem que você compre o software para fazer a recuperação. Mas para as suas fotos apagadas acidentalmente (ou seja, aquelas que são apenas devido a erro do usuário, ao invés de problemas de corrupção do disco e afins), há também uma abundância de aplicativos gratuitos que irá ajuda-lo fazer o truque.

Como recuperar fotos apagadas de seu dispositivo de armazenamento?
Vou apresentar aqui duas opções (existem muitas) de utilitários que podem fazer a tarefa e são gratuitos.
EASEUS Data Recovery Wizard é um utilitário do tipo "Undelete File". Ao usa-lo você ira notar que a recuperação de arquivos é muito fácil de fazer e  com apenas alguns cliques.

EASEUS Data Recovery Wizard
Um dos aspectos favoráveis do EASEUS Data Recovery Wizard é que a interface do usuário é estruturada e é muito parecida com o Windows Explorer e pode não ser a maneira mais ideal de todo mundo para exibir arquivos, mas é uma interface muito familiar e a maioria das pessoas estão bem familiarizada com ela.
O EASEUS Data Recovery Wizard irá restaurar arquivos de discos rígidos, drives óticos, cartões de memória, e praticamente qualquer outra coisa que o Windows use como um dispositivo de armazenamento e é compatível com o Windows 8, 7, Vista e XP, bem como Windows Server 2012, 2008 e 2003.



Together Share Data Recovery 
TogetherShare recuperação de arquivos, é software para Windows muito seguro e eficaz,  e este utilitário de recuperação de arquivos funciona para sistemas de arquivos FAT e NTFS, recupera seus vídeos perdidos, fotos, música, documentos, e-mails, a partir do disco rígido do seu PC, e também de drives USB, discos rígidos externos, telefones celulares, câmeras digitais, ipods, MP3/MP4 players e outros meios de armazenamento



Acredito que para os casos simples as soluções apresentadas serão capazes de resolver, e torno a dizer que se o problema for mais serio o melhor caminho sera procurar ajuda profissional.



quinta-feira, 8 de maio de 2014

Foto apagada como recuperar

Foto apagada esse será o assunto desta publicação, foi a partir de um comentário que me inspirei a escrevê-lo. 

Apaguei umas fotos acidentalmente e agora o que faço?

Estava conversando com uns amigos quando surgiu o assunto, alguém que agora não me recordo abordou na mesa o tema - foto apagada tem como recuperar?

Claro que entendi que a pergunta foi uma direta para mim que era o único profissional da área de informática e com especialização em recuperação de dados.
Passei a todos em geral o que acontece com arquivos deletados e o que fazer para garantir que os mesmos irão ser recuperados integralmente, e hoje decidi transformar a pequena explicação dada em um post para que dessa forma mais pessoas possam de alguma forma se beneficiar da explicação dada na oportunidade.

Começando pelo inicio, os dispositivos digitais, notebook, computador desktop, tablete, ipad, iphone, smartfone, ipod. Estes aparelhos possuem sistemas operacionais diferentes como, por exemplo, Windows, IOS, Linux e outros. Para guardar os arquivos usam uma memoria interna, seja um texto, uma planilha, uma foto e outros. Essa memoria pode ser própria do dispositivo (muito comum nos celulares e tabletes) ou um hard disk interno ou mesmo um dispositivo de armazenamento externo como um pen drive. Estes sistemas de armazenagem tratam os arquivos armazenados da mesma forma, e ao apaga-los intencionalmente ou por acidente na realidade, em um primeiro momento, o que é feito é que é retirada a primeira letra do nome do arquivo para que ele não seja lido e que não entre na listagem de arquivo disponível. Assim sendo ele continua armazenado, mas não aparece mais.

No caso de apagarmos uma foto acidentalmente ou mesmo ter uma foto apagada por uma ação indesejada, a foto apagada ainda estará no local e poderá facilmente ser recuperada, existem programas gratuitos que podem executar a tarefa com perfeição. O caso é que algumas precauções dever ser tomadas imediatamente para não prejudicar a tarefa de recuperação.


cabeçalho hexadecimal de uma foto arquivada em hard disk.

Uma ótima ação é desligar o dispositivo imediatamente e iniciar as ações a partir de outro dispositivo, caso não seja possível, não há problema ainda pode-se recuperar os arquivos só que dependendo do que for ou foi feito no dispositivo bem como o tempo do ocorrido as chances de recuperação integral serão menores.

No caso de um hard disk de um computador desktop e de um hard disk de um notebook o que deve ser feito em primeira mão é usar outro dispositivo para buscar um utilitário para a tarefa (a não ser que já se tenha) e instalar o mesmo em um dispositivo externo e apos isso ligar o desktop ou o laptop colocar o dispositivo externo e acionar o utilitário para poder executar a tarefa.

Se o problema ocorreu com um iphone ou um smartfone o procedimento a ser seguido é primeiro desliar o aparelho e a seguir instalar o utilitário em um desktop ou notebook e apos isso conecta-lo ao mesmo e executar a tarefa de recuperação.

Em um ipad ou tablete a primeira tarefa será definir como será a forma de conecção, poderá ser por rede, por wifi, por Bluetooth ou para os mais "nerds" ou hard users por icloud que podem executar programas sem a necessidade de uso do aparelho.


A seguir iremos escrever um novo post onde passaremos mais alguns esclarecimentos, iremos dar mais algumas dicas e mostrarei alguns utilitários gratuitos que poderão ser usados para a tarefa de recuperar foto apagada, claro que se o caso for muito serio e o arquivo em questão for de uma importância muito grande, você terá sempre a opção de procurar ajuda profissional.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Apple iPhone códigos secretos

O iphone tem vários códigos que acessam funções e modificam propriedades, claro que todo código deve ser usado com cautela.

Muitos blogs e paginas de internet tem artigos e matérias sobre os códigos de iphone, mas deve-se observar que tipos são, pois muitas vezes se tratam de códigos específicos para uma determinada operadora, normalmente americana, e no caso não funcionam com as operadoras brasileiras.

 O Iphone oferece uma interface muito fácil de usar, porque seu sistema operacional foi projetado para ser interativo. Uma das máximas de produtos da Apple é criar produtos que são facilmente compreendidos pelos usuários, assim você não terá nenhuma complicação quando for configurar qualquer parâmetro.

 Os menus do iphone são concisos e , via de regra, não costumam mostrar opções avançadas para modificar ou consultar dados específicos , a sua boa organização faz com que possamos configurara-lo com apenas alguns toques. Esta simplicidade é uma das principais atrações da plataforma iOS em comparação com os competidores, mas o fato é que estamos vendo sistemas mais intuitivos e especialmente o novo Android e o Windows Phone . Além disso, tanto minimalismo às vezes pode ser complicado se buscarmos informações específicas sobre algumas áreas, o que acontece é que nós não sabemos para onde olhar.

 Felizmente para os usuários mais avançados, o iPhone permiti a introdução de códigos ocultos para obter informações detalhadas sobre as chamadas , diversões e até mesmo dados de rede que seriam escondidos. Todos os códigos secretos que iremos detalhar a seguir são ativados através do teclado de seu iphone, eles contem símbolos (asterisco e hash) e só precisa digita-los e pressionar a tecla de chamada.

Abaixo dez códigos secretos que você pode usar em seu Iphone:

*#06#
Para exibir o IMEI do seu Iphone, este é um código padrão e funciona para todas as marcas de telefones celulares.

*#21#
Este código ira mostrar o estado dos desvios que estão ativados no dispositivo, tanto de voz como de dados, inclusive o fax. Tudo que fazemos é observar a parte inferior dos blocos de texto para sabermos se está ativado o desativado.

*#62#
Colocando este código ele também mostra informação de desvios e Verifica o número de encaminhamento de chamada, se nenhum serviço está disponível. ##002# Esta opção permite desativar todos os desvios que foram configurados no dispositivo.

*#30#
Ao marcar este código podemos saber se esta ativado ou desativado a identificação do número que esta efetuamos a chamada para nós.

*#31#
Esta opção é similar a anterior mas no caso é sobre a informação de nosso próprio numero se ativado ou não a chamada com número oculto.

*#33#
Este código é usado para quando queremos saber se temos alguma restrição ativa de chamadas executadas pelo iphone, e para chamadas que recebemos.

*#43#
Use este código para verificar se a chamada em espera está ativada. *#61# Checa o numero de chamadas não respondidas.

*3001#12345#*
Por último este código que permite consultar dados técnicos sobre a maioria das configurações ocultas e funções do seu Iphone.

Seu telefone está sem sinal? Precisa fazer uma chamada de emergência?
Ligue para o número 112, este é o número mundial para emergências, o seu telefone vai automaticamente se conectar com qualquer rede disponível no alcance.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a utilização dos números 911 e 112 para chamadas de emergência no Brasil.

Os novos códigos correspondem, respectivamente, aos números dos serviços de emergência (polícia, bombeiros e socorro médico) dos Estados Unidos e de países da Europa, razão pela qual são bastante conhecidos por turistas estrangeiros, como estamos as vésperas da Copa do Mundo e ha dois anos das Olimpíadas espero que a medida seja respeitada e que o prazo dado as cidades sede da Copa seja respeitado que funcione, as outras cidades brasileiras também terão que se adaptar a nova medida.

Em São Paulo discar os números 911 e 112 são redirecionados para o 190 desde de 2010 e portanto não haverá dificuldades segundo informações do governo paulista.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Códigos secretos de celulares smartfones

Começo hoje pedindo muita cautela e critério no uso das informações que irei disponibilizar a seguir e destina-se a utilizadores experientes. Ela não deve ser usada por usuários de conhecimento básico, hackers ou ladrões de celulares. Por favor, não tente qualquer um dos seguintes métodos se não estiver familiarizado com os smarfones.

Nós não nos responsabilzamos pelo mau uso ou pelo uso indevido dessas informações, incluindo  a perda de dados ou danos no smartfone. Portanto ao usa-las lembre-se que sera por sua conta e risco.

Os códigos que irei apresentar servem em qualquer Smartfone que use androide, no caso os smartfone Samsung, smartfone Sony, smartfone Lg, smartfone Nokia, smartfone Motorola e outros smartfones com sistema operacional android.

-*#*#4636#*#*
Este código serve  para obter informações sobre o Smartfone e sobre a bateria, são cinco menus:
Informação sobre o celular.
Informação sobre  a bateria.
O Histórico da Bateria.
Estatísticas do uso.
Informação do wifi.

*#*#7780#*#*
Se você precisa ou mesmo quer voltar o smartfone ao estado que se encontrava ao compra-lo (factory data reset) este é o código, mas lembre-se que ao fazer uso do mesmo você ira remover do seu fone o seguinte:

A conta de e-mail usada para configura-lo.
A configuração do fone e todos os dados que nele contiver.
Todos os utilitários que foram colocados por você.

O que ele não remove.
Os utilitários nativos do androide do seu fone.
Não apaga as fotos e documentos do cartão de memoria.

Ao digitar este código ira aparecer na tela do smartfone o seguinte: resetar (reset) o celular? você poderá cancelar optando por não fazer a operação.

*2767*3855#
Pense bem antes de usar este código. Este código é utilizado para formatação de fábrica. Ele vai remover todos os arquivos e configurações, incluindo todo o armazenamento da memória interna. Ele também vai reinstalar o firmware do telefone.
PS: Depois de colocar esse código, não há nenhuma maneira de cancelar a operação a menos que você remova a bateria do telefone, mas mesmo assim não há garantia de que a operação será cancelada. Então, pense duas três vezes antes de iniciar este código.

*#*#34971539#*#*
Este código é utilizado para obter informações sobre a câmera do seu smartfone. Ele mostra 4 menus:
Atualização de firmware da câmera na imagem (Não tente essa opção)
Atualizar o firmware da câmera no cartão SD
Obter a versão do firmware da câmera
Obter contagem de atualização de firmware
AVISO: Nunca use a primeira opção, pois a câmera do smartfone vai parar de trabalhar e você vai precisar levar o seu celular para uma assistência técnica autorizada para reinstalar o firmware da câmera.

*#*#7594#*#*
Este é o meu favorito. Este código pode ser usado para alterar a ação do botão desligar do seu telefone. Por padrão, se você pressionar e segurar o botão, ele mostrara uma tela solicitando que você selecione uma das opções: modo silencioso, modo avião e desligar.
Você pode alterar essa ação usando este código. Você pode ativar o desligamento direto neste botão para que você não perca tempo selecionando uma das opções.

*#*#273283*255*663282*#*#*
Esse código abre uma tela com opção de cópia de arquivos, onde você pode fazer backup de seus arquivos de mídia, por exemplo, Imagens, Som, Vídeo e mensagem de voz.
*#*#197328640#*#*
Este código pode ser usado para entrar no modo de serviço. Você pode executar vários testes e alterar as configurações em modo de serviço.
Códigos para fazer testes no GPS, Wlan e no Bluetooh do celular.

*#*#232339#*#* ou *#*#526#*#* ou *#*#528#*#*
- Para testar a WLAN  (Use o botão "Menu" para iniciar vários testes)
*#*#232338#*#* - Mostra o MAC address do Wifi
*#*#1472365#*#* - Testa o GPS
*#*#1575#*#* - Outro teste de GPS
*#*#232331#*#* - Testa o Bluetooth
*#*#232337#*# - Mostra o endereço do Bluetooth

Códigos para acionar vários testes de fabrica:
*#*#0283#*#* - Packet Loopback
*#*#0*#*#* - Testa o LCD
*#*#0673#*#* ou *#*#0289#*#* - Testa o som
*#*#0842#*#* - Testa o Vibracal e o BackLight
*#*#2663#*#* - Mostra a versão do Touch screen
*#*#2664#*#* - Testa o Touch screen
*#*#3264#*#* - Testa a versão da memoria RAM


NOTA: Os códigos acima foram testados em um smartfone Samsung Galaxy I7500.

Ads Inside PostM

Teste