sábado, 5 de abril de 2008

Dengue Informativo

Dengue: alerta em Barretos, Ribeirão Preto e São Sebastião.

Três municípios paulistas têm percentuais de infestação predial pelo mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, que caracterizam uma situação de alerta: Barretos (1,5%), Ribeirão Preto (1,5%) e São Sebastião (2,3%). Os dados são do Levantamento Rápido de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa), divulgado hoje em Brasília pelo Ministério da Saúde. A capital São Paulo apresenta um índice de 0,4%, considerado satisfatório por estar abaixo de 1%, como é o caso também de Araçatuba, Campinas, Itu, Osasco, Presidente Prudente, Santos e S. J. do Rio Preto.

O objetivo do trabalho foi apurar a infestação nos 171 municípios com características propícias à proliferação do Aedes Aegypti, ou seja, com alta densidade populacional, cidades turísticas e de fronteira, por exemplo. Desse total, 146 já enviaram os resultados à Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, do Ministério da Saúde.

Realizado entre a última semana de outubro e a primeira de novembro, numa parceria do ministério e secretarias estaduais e municipais de Saúde, o LIRAa indica os municípios onde há risco de surto de dengue, permitindo que os gestores planejem melhor a prevenção da doença.

O levantamento é feito da seguinte maneira: o município é dividido em estratos, ou seja, grupos de 9 mil ou 12 mil imóveis. Em cada grupo, 450 imóveis são visitados por agentes de Saúde. Os estratos com índice de infestação superior a 3,9% são considerados de risco. Os que apresentam infestação inferior a 1%, por sua vez, estão em condições satisfatórias. Em situação de alerta ficam os estratos com percentuais entre 1% e 3,9%. Dessa forma, o LIRAa deixa bem claras para o gestor de Saúde as regiões do município onde a prevenção deve ser mais rigorosa.

O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, observou que, mesmo onde os índices de infestação são considerados satisfatórios, os cuidados com a dengue devem continuar. “Não podemos desviar a atenção da dengue; o esforço deve ser continuado”, disse.

Em comparação ao levantamento realizado no final do ano passado, o LIRAa 2007 mostra que o percentual de estratos (grupos de 9 mil ou 12 mil imóveis) com risco de surto de dengue caiu de 17% para 10,6%. Quanto aos estratos satisfatórios, o índice aumentou de 37,7% para 54,2%. O Secretário Nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, observa que, mesmo onde a situação é satisfatória, não se pode relaxar na prevenção, uma vez que o quadro pode mudar rapidamente.

O LIRAa é uma das principais atividades de prevenção desenvolvidas no final do ano como preparação para o período entre dezembro e maio, de maior incidência dos casos de dengue. Criado pelo Ministério da Saúde em 2003, já desperta a atenção de outros países, que manifestaram interesse em adotá-lo. Sua principal vantagem é uma maior rapidez em relação ao método tradicional, em que os agentes visitam casa por casa, num trabalho que leva, em média, dois meses para ser concluído.

Os resultados: De janeiro a setembro deste ano, foram registrados no país 481.316 casos de dengue clássica, 1.076 de dengue hemorrágica e a ocorrência de 121 óbitos. Do total de casos, 43% concentram-se em pequenos e médios municípios, com menos de cem mil habitantes.


COMBATER A DENGUE É DEVER DE TODO CIDADÃO BRASILEIRO COLABORE FAÇA A SUA PARTE.

Agência Saúde

Mais informações

Atendimento ao Cidadão

0800 61 1997

61 3315-242

Voip o meio é a mensagem?

Unificar as comunicações essa idéia apareceu no momento que a informática tornou-se uma realidade, nesse instante as cabeças pensantes imediatamente imaginaram que deveria haver uma forma de colocar todos os meios de comunicação em um único dispositivo e todos os esforços levam a essa direção, poderá ser o celular a resposta, ou talvez algo similar ao celular, mas todos já devem ter percebido que esse será o caminho.

Seu sistema telefônico já pode enviar e receber mensagens, já é possível mandar a mensagem para de um telefone para um e-mail, já se pode acessar um e-mail de seu telefone, já podemos ver noticias e filmes de um telefone e o telefone já navega na internet como se fosse seu desktop.

Para que tudo venha a ser uma única coisa pouco falta, o VOIP é a resposta para finalmente tornar possível que um telefone fixo, um celular o e-mail, o internet messager torne-se um único sistema? Não sei, mas de um fato sei, isso já é possível se será definitivo ou não já é outra história (ou estória).

Fato é que a idéia da unificação das comunicações esta no ar, e o melhor de todos os acontecimentos é que toda essa tecnologia estará disponível para todos e não só para empresas, como já esta sendo hoje, esse é o caminho.

A unificação das comunicações é um conceito que se discute há mais de uma década, e finalmente começa-se a colocá-lo em pratica através do VOIP e seu conceito Peering, de fato as empresas estão timidamente adotando a idéia da conexão conceitual ponto a ponto, alguma relutância ainda existe, mas irá fatalmente ceder não mais como recuar, esse é um caminho sem volta, o que deverá acontecer é que os grandes conglomerados de comunicação terão que encontrar um meio de continuar faturando alto, mas para isso terão que ser muito mais criativos e muito mais eficientes.

Dizem os mais céticos que isso somente será possível através de benéficos irrefutáveis, mas imaginemos a integração de e-mails, e-mails de voz, conferências através de telefones, salas de reuniões virtuais, mensagens sendo distribuídas pelo telo telefone e podendo ser através da palavra escrita ou através de voz, as possibilidades que serão geradas são inúmeras para as empresas e seus funcionários, acabaremos definitivamente com as diferenças temporais de todos os cantos da terra e transformaremos o Globo terrestre na tão propalada nos anos 50 - Aldeia Global - a maior visão do sociólogo canadense Marshall McLuhan.

O conceito da "Aldeia Global", criado pelo sociólogo canadense Marshall McLuhan, quer dizer que o progresso tecnológico estaria reduzindo todo o planeta à mesma situação que ocorre em uma aldeia, ou seja, a possibilidade de se intercomunicar diretamente com qualquer pessoa que nela vive. Marshall McLuhan foi o primeiro filósofo das transformações sociais provocadas pela revolução tecnológica do computador e das telecomunicações.

Simplesmente perfeito, e se imaginarmos que esse conceito tem mais de 50 anos ai então temos a idéia da sua magnitude, se tudo que temos e estamos desenvolvendo for usado para o bem do ser humano e para que possamos produzir mais e melhor e ainda se usarmos todo esse aparato para diminuir as distâncias sociais, ai definitivamente teremos algo.

sexta-feira, 4 de abril de 2008

DENGUE 57 mil casos no Rio de Janeiro

Este é o número da última quarta-feira, que foi noticiado no Yahoo noticias, como podemos ver na matéria parcialmente transcrita a situação da Dengue no Brasil é muito séria, vamos nos prontificar a ajudar e vamos trabalhar para que isso não vire uma epidemia nacional, cada um de nós tem a responsabilidade de informar e cuidar de seu bairro de sua rua para impedir que cheguemos a um estado de catastrófico

O número de notificações de dengue no Estado do Rio subiu de 43.523 para 57.010 na última semana. Apenas no município, entre ontem e hoje, foram mais 2.363 notificações. O número de mortes se manteve em 67 desde segunda-feira - outros 58 óbitos por suspeita da doença aguardam confirmação laboratorial. Para tentar conter a epidemia e diminuir letalidade da doença, os governos municipal e estadual anunciaram hoje medidas para aumentar o número de leitos na rede pública e a contratação de profissionais da saúde.


Depois de registrar 44 mortes por dengue, das quais 23 crianças, e mais de 36 mil casos da doença nos três primeiros meses do ano, a prefeitura do Rio informou hoje que vai contratar 900 profissionais, entre médicos e enfermeiros, e abrir postos de saúde nos finais de semana, atendendo a uma solicitação do governador. Das 147 unidades de saúde, 83 vão funcionar aos sábados e 15 aos domingos, das 9h às 17h. "O avanço da dengue está muito grave", admitiu o secretário municipal de Saúde, Jacob Kligerman.


Esta matéria você lê na integra no endereço abaixo.
http://br.noticias.yahoo.com/s/02042008/25/manchetes-numero-notifica-oes-dengue-chega-57-mil-no-rj.html


O que tem saído na imprensa internacional sobre o caso da DENGUE no Brasil.

Dengue mata às dezenas no Rio, diz Le Monde
A dengue tem feito vítimas "às dezenas" e deixado urgências hospitalares "sobrecarregadas" no Rio, afirma reportagem de hoje do jornal Le Monde (sexta-feira 04 de abril de 2008).


Acompanhe o acontece no Brasil e no mundo através do Yahoo manchetes, mantenha-se informado.

Link do Yahoo

http://br.noticias.yahoo.com/manchetes

Betamax o maior VOIP do mundo?

A cada dez usuários de VOIP que encontro oito usam ou já usaram um serviço da Betamax GMB, as vezes sabendo outras desconhecendo e todos sem exceção já tinha tido alguma informação a respeito da empresa. Isso faz com que eu pense que a Betamax enquanto comerciante de minutagem de VOIP seja realmente a maior empresa do mundo, ou será que estou enganado? Claro que temos as chamadas Gigantes do ramo, e são todas americanas como a Vonage, Paket8 entre outras tantas. Eu irei pesquisar mais sobre o assunto e trarei uma opinião mais abalizada sobre o assunto. Mas como disse no inicio para mim a Betamax é a maior, claro que também é que tem os preços mais baixo do mercado e oferece promoções quase que todas as semanas. A Betamax conta com alguns servidores e com quarenta domínios comercializando minutagem, aqui no Brasil são 26 os conhecidos até hoje.
Um dos problemas da Betamax é que a empresa não facilita e muitas nem mesmo fornece como entrar em contato com seu suporte bem como não possui um atendimento ao consumidor, porque não penso que a empresa tenha programa de fidelização e sem ter esse tipo de atitude ela não terá clientes e sim consumidores (ou no popular freguês).

Vou iniciar aqui uma série de informações sobre a Betamax e espero esclarecer sobre a companhia e com isso dar minha colaboração aos interessados em usar VOIP.

Aos que procuram pelo menor preço, e que não se importam com problemas advindo desse fato, a Betamax com certeza terá um VSP (VOIP Service Provider) a sua espera.
Sua promoção mais famosa é pague 10,00 euros e por 120 dias ligue gratuitamente para as localidades listadas em nosso diretório como "Free destinations", no meio do caminho vão acontecer alguns problemas muitas vezes porque não temos o hábito de ler os chamados contratos, muitas vezes porque não dominamos o idioma, mas ao final será uma boa experiência com VOIP, claro que para empresas e profissionais eu não aconselho o uso, uma vez que como disse são muitos os problemas e o que ninguém vai quere é uma reunião de negócios ou um telefonema com objetivos comerciais seja interrompido ou tenha seu som metalizado, não se compromete uma negociação por míseros reais, pelo menos em minha opinião.

A Betamax é uma empresa de Cologne Alemanha a política é colocar no mercado o mais barato minuto VOIP do mundo, suas marcas mais conhecidas são: Voipbuster, Voipstunt, Voipcheap, 12Voip, Sparvoip, Voipwise, Webcalldirect e não pensem que a empresa não tem estratégia de mercado porque tem e é muito agressiva um dos exemplos que posso fornecer dessa faceta da Betamax é o ataque direto que a empresa lançou contra a empresa Jajah, provendo um serviço semelhante mas com um preço menor chamado Nonoh.

Três perguntas e repostas sobre a Betamax:

1-Qual é o tipo de serviço que a Betamax oferece?
Os serviços oferecidos pela Betamax são ligações para telefones fixos e celulares, caixa postal além de serviços para Internet. Você poderá usar o serviço da Betamax para se tornar um provedor de minutagem VOIP.

2- Quem os clientes da Betamax?
Em uma grande maioria, clientes residenciais, claro que também pequenas empresas e profissionais liberais.

3- A Betamax esta presente em todo o mundo?
A Betamax está presente em quase todos os paises da União Européia.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Google e Skype

Corre no mercado americano a notícia que a Google esta interessada em comprar a Skype e que as negociações já estariam em andamento.
Comenta-se que o mais intrigante desse movimento seria porque o Google estaria entrando em uma negociação com um serviço que nesse momento eles não estão necessitando?
O Google já possui um serviço chamado Gtal2Voip que faz conexões VOIP - PSTN e vice-versa e também adquiriu um serviço IPPBX virtual que é o GrandCentral, e com a união destes dois serviços o Google não precisa do Skype.
Hipoteses no mercado, não deixar um concorrente forte (no caso a Microsoft) comprar a Skype e ai passar a ter alguns problemas, ou então usar o banco de dados da Skype para impulsionar seus dois serviços, tudo não passa nesse momento de especulações, mas sabe-se que a eBay está realmente procurando um comprador para o Skype.
Quem viver verá

Codec e VOIP

Qual Codec seu VSP usa?

Alguns provedores e os Codecs que eles usam, se na página de seu VSP (Voip Service Provider) não tiver a informação, ligue para o suporte e pergunte, e faça testes. Lembre-se que dependendo do VSP que você esta usando o suporte pode não ter conhecimento do que é um Codec e muito menos qual ou quais são os que eles usam ou disponibilizam. Existem alguns softwares que testam codecs e alguns Softfones também conseguem colocar na tela o codec que esta sendo usado no momento da ligação, os novos Softfones (novas versões) da Betamax já estão disponibilizando o delay da conexão.

Vonage: G.711/G.726/G.729
Broadvox Direct: G.711/G.729 + T.38
Packet8: G.729 (G.711 Fax)
AT&T Callvantage: G.711
Broadvoice: G.711
VoicePulse: G.711/G.726-32/G.726-16
Lingo: G729 + T.38
FWD: G711
Quantum Voice: G.711/G.729
Mybroadline: G.711 and G.726

Veja o quadro abaixo, o exemplo foi realizado usando a Vonage que hoje é um dos maiores VSP do mundo, se não o maior.

Vonage Designation      "90"      "50"      "30"
ITU Codec G.711 G.726 G.729
Encoding Rate 64,000 32,000 8,000 bits/sec
Packetization 0.020 0.020 0.020 seconds
Packet Rate 50 50 50 pkts/sec
Payload Size 160 80 20 bytes
IP Overhead 40 40 40 bytes
IP Packet Size 200 120 60 bytes
IP Stream Rate 80,000 48,000 24,000 bits/sec
Ethernet Overhead 18 18 18 bytes
Ethernet Packet Size 218 138 78 bytes
Ethernet Stream Rate 87,200 55,200 31,200 bits/sec
DSL Overhead 47 74 28 bytes
DSL Packet Size 265 212 106 bytes
DSL Stream Rate 106,000 84,800 42,400 bits/sec

Notas Explicativas:

Packetization Seconds of speech in each packet.
Vonage default is "20" meaning 20 msec.
Packet Rate 1/packetization
Payload Size Encoding rate * Packetization / 8 bits/byte
IP Overhead RTP(12) + UDP(8) + IP(20)
IP Packet Size Payload Size + IP Overhead
IP Stream Rate IP Packet Size * 8 * Packet Rate
Ethernet Overhead Src Addr(6) + Dest Addr(6) + Length(2) + FCS(4)
Technically overhead should also include the
12 byte gap and the 8 byte preamble.
Ethernet Packet Size IP Packet Size + Ethernet Overhead
Ethernet Stream Rate Ethernet Packet Size * 8 * Packet Rate
DSL Overhead RFC1483B(6) + AAL5(8) + PAD(n) + (ATM Cells * 8)
This example is for RFC1483 Bridged.
DSL Overhead is highly variable due to padding and
various encapsulations. I.E. PPPoA, PPPoE, etc.
DSL Packet Size Ethernet Packet Size + DSL Overhead
DSL Stream Rate DSL Packet Size * 8 * Packet Rate

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Softfone VOIP e Codec

Sua conexão telefônica usando VOIP depende de vários fatores e um dos principais é o Codec que será usado para estabelecer a comunicação. A importância do Codec está no fato de que há que se analisar três pontos e eles são:
1- Quais são os codecs que o seu VSP ( provedor VOIP) disponibiliza
2- Qual o codec que sua conexão de Internet suporta trafegar
3- Quais os codecs que seu Softfone suporta.

Como podemos ver é a combinação dos fatores acima que irão determinar quais são os codec ou qual é o codec que irei usar e ao saber isso eu saberei como será a minha conexão telefônica, qual será o possível delay e porque e como minha voz chegará ao destino, tendo conhecimento dos detalhes é possivel estabelecer algumas condições e ter um VOIp que funcione como seu telefone normal.

Eu já fiz outrora um post sobre Codecs mas hoje vou aprofundar um pouco mais a informação, mas para relembrar colocarei aqui os codecs mis conhecidos e seu consumo, espero que os usuários se lembrem que uma conexão 256 trafega 30k e portanto todo codec que consuma mais do que 30k não conseguira ser transportando a contento e ai a ligação terá som metalizado, sofrerá interrupções, e uma serie de ocorrências que fará com que o usuário não queira mais usar o VOIP por entender (erroneamente) que o serviço não funciona.

  • GIPS Family - 13.3 Kbps and up
  • GSM - 13 Kbps (full rate), 20ms frame size
  • iLBC - 15Kbps,20ms frame size: 13.3 Kbps, 30ms frame size
  • ITU G.711 - 64 Kbps, sample-based Also known as alaw/ulaw
  • ITU G.722 - 48/56/64 Kbps ADPCM 7Khz audio bandwidth
  • ITU G.722.1 - 24/32 Kbps 7Khz audio bandwidth (based on Polycom's SIREN codec)
  • ITU G.722.1C - 32 Kbps, a Polycom extension, 14Khz audio bandwidth
  • ITU G.722.2 - 6.6Kbps to 23.85Kbps. Also known as AMR-WB. CELP 7Khz audio bandwidth
  • ITU G.723.1 - 5.3/6.3 Kbps, 30ms frame size
  • ITU G.726 - 16/24/32/40 Kbps
  • ITU G.728 - 16 Kbps
  • ITU G.729 - 8 Kbps, 10ms frame size
  • Speex - 2.15 to 44.2 Kbps
  • LPC10 - 2.5 Kbps
  • DoD CELP - 4.8 Kbps

Para ilustrar a todos o meu comentário acima, o X-lite é o softfone mais usado pelos usuários de VOIP isso porque a maioria dos provedores VOIP disponibiliza-o para download e também porque ele realmente é o mais popular entre os Softfones, mas o caso é que o X-lite usa normalmente o codec 711 para fazer a conexão telefônica, e se observamos acima veremos que esse codec consome 64k de banda, isso só funcionará bem se o usuário tiver uma conexão superior a 512, como as conexões de banda larga no Brasil em sua maioria são iguais ou menores do que 512k os VOIPs acabam com fama generalizada que não funcionam e não é verdade.
Tabela com o consumo de banda por Codec:
Codec BR NEB
G.711 64 Kbps 87.2 Kbps
G.729 8 Kbps 31.2 Kbps
G.723.1 6.4 Kbps 21.9 Kbps
G.723.1 5.3 Kbps 20.8 Kbps
G.726 32 Kbps 55.2 Kbps
G.726 24 Kbps 47.2 Kbps
G.728 16 Kbps 31.5 Kbps
iLBC 15 Kbps 27.7 Kbps

BR = Bit rate
NEB = Nominal Ethernet Bandwidth (uma direção)
Links para fazer uma simulação de ligação e testar como será seu VOIP com sua conexão atual.
http://www.testyourvoip.com/

Softfones para windows e os codecs que suportam

N Softphone Vista G.711 G.729 G.723 GSM Codec Extras
1 X-Lite 3.0 + + -- -- -- iLBC, Speex, H.263
2 X-PRO + + + -- + iLBC, Speex, not issued
3 eyeBeam + + + -- + iLBC, Speex, H.263, H.264
4 Bria + + + -- + iLBC, Speex, H.263, H.264
5 SIPPoint + + + + + Microsoft RTC 1.3
6 SIPPointX + + + + + XIMSS
7 SIPPointM + + + + -- Only G.711a, Speex, XIMSS
8 Windows Messenger -- + + + + Microsoft RTC 1.3
9 Miranda -- + + + + Microsoft RTC 1.3, IM client
10 SJphone -- + + + + iLBC, H.323 iLBC, H.323
11 Express Talk + + -- -- + G.726, H.261, H.263
12 QIP Infium + + + + -- IM client XIMSS
13 PhonerLite + + -- -- + iLBC, Speex, G.722, G.726, portable
14 AGEphone + + + -- + iLBC
15 WengoPhone -- + -- -- + G.726, H.261, H.263
16 ZoIPer + + + -- + iLBC, Speex, IAX, T.38, portable
17 Kapanga + + + + + iLBC, Speex, G.722, G.726, T.38, H.263, H.264
18 PortSIP 3.0 -- + + + + iLBC, H.263, H.264 iLBC, H.263, H.264
19 Minipax Softphone + + + + + iLBC, Speex, H.323 iLBC, Speex, H.323
20 sipLite -- -- + + -- portable portable
21 3CX Phone + + -- -- +
22 Nero SIPPS + + -- -- + iLBC, G.726, H.263 iLBC, G.726, H.263
23 WinGizmo + + -- -- + IM client
24 SIP Communicator + + - + + IM client, H.261, H.263
25 zap! N / A + - - - Speex

Se você é do time DIY (do it yourself) essa matéria tem muito a lhe dar, e você deve também ver as tabelas comparativas e também os exemplos de áudio compressed e dessa forma poder fazer uma instalação condizente ao bom funcionamento do serviço.

Tabelas de comparação entre diferentes Codecs:
http://www.cs.columbia.edu/~hgs/audio/codecs.html
http://www.speex.org/comparison/
http://www.terracall.com/FAQs_white_1.aspx

Exemplos de Áudios comprimidos com diferentes Codecs
HawkSoft Codec Samples
VoiceAge: ACELP, G723, G.729, AMR samples

Espero que as pessoas que lerem este artigo consigam entender os porquês de seu VOIP estar melhor ou pior e que com as informações que aqui dispobilizei melhorem sua conexão telefônica.

terça-feira, 1 de abril de 2008

Ligações Backdoor

O que são ligações Backdoor? Uma modalidade de conexão telefônica possível nos EUA com base no fato de que 11% dos telefones americanos estão conectados entre si por VOIP.

Este fato permitiu que a Gizmo (um projeto que não é bem projeto, mas sim um disfarce para faturar usando as prerrogativas que os projetos dão) se associasse a varias empresas de Telecom como a Verizon, Sprint, T-Mobile e outras tantas mais e através dessa parceria é possível que um usuário Gizmo contate um PSTN ( telefone convencional) a partir de seu VOIP.

Coisas de primeiro mundo, onde os ricos ficam cada vez mais ricos porque para eles tudo é mais barato, isso é possível porque os emergentes e os subdesenvolvidos pagam por eles.

O significado dessa conexão de telefones convencionais por VOIP, possibilita que um computador conectado a internet ligue para um desses números e fale gratuitamente (claro que não é tão grátis assim, uma vez que a conexão de internet não é grátis).

Se você tem algum amigo que possua telefone nos EUA use a página da Gizmo e confira se o telefone dele esta habilitado para receber ligações do tipo Backdoor ( pela primeira vez essa palavra esta sendo usada para o bem) o endereço é: http://gizmo5.com/pc/backdoor/.

Para se habilitar a usar a facilidade, você deve ser um cliente da Gizmo se não o é vá ate o site da Gizmo e se inscreva, a inscrição é gratuita e o endereço é: http://gizmo5.com/pc/download?PHPSESSID=76c12d6c9e745c6e7d79e72b8cfae15b

Ao terminar o download e instalação do cliente Gizmo monte seu perfil de conta e observe que a Gizmo lhe oferece um número telefônico com o prefixo 747.

Todos os usuários Gizmo podem falar entre si sem pagar nada, claro que sempre usando a internet como uma das pontas de conexão, mas não é necessário que as duas pontas estejam necessariamente conectadas na Internet isso porque muitas conexões VOIP- PSTN podem ser feitas através de números de acessos locais onde você liga para um número local e após a conexão digita-se o número VOIP como se fosse uma extensão. Nem todos VOIP permitem esse tipo de conexão mas no momento já são mais de 2000 VSP (Voip Service Provider) que permitem esse tipo de comunicação além da comunicação entre si, o que nos leva a uma comunidade de alguns milhares de milhões de usuários no mundo.

Diagrama da ligação BACKDOOR


DENGUE

O AEDES AEGYPTI é o mosquito transmissor da dengue e também
da febre amarela urbana, que não ocorre no Brasil desde de 1942, segundo o
Ministério da Saúde.

A Dengue é uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade variável,
causada por um vírus pertencente a família Flaviviridae. Há quatro sorotipos
conhecidos.

A transmissão acontece pela picada do mosquito fêmea infectado. O período de
incubação dura em média de cinco a seis dias.

Sintomas: Inicio súbito com febre intensa, dor de cabeça, dores fortes nos olhos
e em toda musculatura nos ossos e nas juntas. Também podem surgir erupções na
pele. Se a pessoa se contaminar outra vez com um outro tipo de vírus da dengue,
ela pode desenvolver a forma hemorrágica da doença, com sangramentos que podem
ser fatais.

Depois da picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro
dia. O tempo médio do ciclo é de cinco a seis dias. É só depois desse período
que os seguintes sintomas aparecem:

DENGUE CLÁSSICA

Febre alta com início súbito,
Forte dor de cabeça,
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos,
Perda de paladar e apetite,
Manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e
membros superiores,
Náuseas e vômitos,
Tonturas,
Extremo cansaço,
Moleza e dor no corpo,
Muitas dores nos ossos e articulações.

DENGUE HEMORRÁGICA

Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmo da dengue clássica, a diferença
ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:
Dores abdominais fortes e continua,
Vômitos persistentes,
Pele pálida, fria e úmida,
Sangramento pelo nariz, boca e gengivas,
Manchas vermelhas na pele,
Sonolência, agitação e confusão mental,
Sede excessiva e boca seca,
Pulso rápido e fraco,
Dificuldade respiratória,
Perda de consciência.

Como se Prevenir:

Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais pelo menos
uma vez por semana.

Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a
completamente, não deixando poças d’água. Se tiver lagos, cascatas ou espelho d'água,
mantenha-os limpos ou crie peixes que se alimentem de larvas.

Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada. Não jogue lixo
em terrenos baldios. Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem
uso. Se forem destinados a reciclagem, guarde-os sempre em local coberto e
abrigados da chuva.

Se você protege o muro com cacos de vidro coloque areia nos que podem acumular
água.

Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas

Se você não colocou areia e acumulou água no pratinho da planta, lave-o com
escova, água e sabão. Faça isso uma vez por semana.

Mantenha o vaso sanitário sempre fechado e com tampa adequada.


Verifique se todos os ralos da casa não estão entupidos. Limpe-os pelo menos uma vez por semana e, se não os estiver usando, deixe-os fechados.

Retire a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana.

Lave a bandeja com sabão. Não deixe acumular água na parte debaixo das torneiras de bebedouros e filtros de água.

Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada.

DENGUE. NÃO SE ESQUEÇAM ELA PODE MATAR.


Esse MATERIAL pode e deve ser
DISTRIBUÍDO, cabendo a todos nós esse dever, ele não é meu não é teu, essa
INFORMAÇÃO é nossa, imprima, espalhe, fale para os amigos. CONTRIBUA.

segunda-feira, 31 de março de 2008

O Rio de Janeiro pede socorro

Parece que estamos na republica das bananas, acho que mesmo hoje ainda me recordo que não inventei o termo acredito que ouvi isso antes, alias ouvi mais e mais intrigante tiveram a desfaçatez de dizer da escada de um avião que o Brasil não é um pais sério, se não perdi a memória acredito que foi um francês e que foi na década de 60, quase 50 anos depois e o que eu vejo são cenas que me lançam a esse tempo e me fazem passar mal, sou brasileiro e me importo, o que não posso é me conformar com o que assisto, o desvio de verbas a politicagem o poder pelo poder e o povo morrendo em 2008 de dengue na ex cidade maravilhosa, infelizmente não posso mais dar-lhe o adjetivo, “shame on me”.


As autoridades entraram em ação, maravilhado estou pois em um anúncio apoteótico soltram a seguinte fala que virou manchete (o jornalista que se prestou a esse tipo de anúncio deveria se esconder) "Acabamos de providenciar 1200 novos leitos para o Rio de Janeiro!!!"
Pobre Rio, um caso de dengue por minuto. Se ainda sei fazer contas o Rio esta a salvo pelas próximas 20 longuissimas horas após esse maravilhoso anuncio dos leitos, ou minha conta esta errada?

Posto atende 30 suspeitas de dengue em 1h no Rio
As informações são da Agência Brasil.
Solange Spigliatti

São Paulo - Na primeira hora de funcionamento hoje, o posto da Aeronáutica, montado na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, registrou 30 atendimentos. Segundo a tenente-coronel enfermeira Heloísa Alves da Silva, o objetivo é desafogar as emergências dos hospitais que estão sobrecarregadas.

"Para isso, nós temos 40 leitos de hidratação, oito médicos que realizam o primeiro atendimento. Pacientes com casos mais graves serão levados para hospitais de referência, como o federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, e o municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca", explicou.

Com capacidade de atendimento para 400 pessoas por dia, o posto funciona 24 horas e é o único que recebe demanda espontânea, ou seja, qualquer paciente com os sintomas da doença. As outras unidades das Forças Armadas, montadas em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense (Marinha) e na Vila Militar, na zona oeste da capital (Exército), fazem apenas a hidratação nas pessoas com dengue.

Rio de Janeiro e a dengue

Estou colocando no Blog duas matérias sobre o Rio de Janeiro e a dengue porque penso ser um absurdo termos uma epidemia de dengue no segundo estado mais desenvolvido da nação em pleno século 21, alias é inadmissível que isso esteja ocorrendo e vejamos a passividade das autoridades, esta me parecendo que todos nós somos insensíveis e irresponsáveis, não quero pensar isso de minha pessoa e estou fazendo a minha parte, estou divulgando e abrindo o espaço deste Blog para o caso.

”Rio pede pediatras de outros Estados para o combate à dengue”
Autor da matériaLUISA BELCHIOR

Colaboração para a Folha Online, no Rio

Link: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u387468.shtml


O governo estadual do Rio de Janeiro vai começar a recrutar pediatras da rede pública de outros Estados do Brasil para ajudar no atendimento a crianças com suspeita de dengue na cidade do Rio. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, segundo sua assessoria de imprensa.

O secretário apresentou a proposta ao Conselho Nacional de Secretarias Estaduais de Saúde, pedindo que sejam encaminhados quantos pediatras puderem ser deslocados de seus Estados de origem. A secretaria informou que arcará com as despesas de passagem, hospedagem e o custo de diárias e plantões dos médicos.

A intenção, segundo o órgão, é reforçar o quadro de pediatras dos hospitais da rede estadual do Rio, devido ao grande número de crianças com suspeita de dengue que chegam às emergências das unidades.

Nesta segunda-feira, a Folha mostrou que havia apenas um pediatra de plantão no hospital Cardos Fontes, no domingo (30), quando ao menos 360 crianças foram atendidas.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio afirma que tenta contratar pediatras e clínicos gerais desde o início do ano, mas não tem recebido interessados.

Desde o começo do ano, 54 mortes por dengue já foram confirmadas no Estado pela Secretaria Estadual de Saúde, 31 delas na cidade do Rio. As outras aconteceram nos municípios de Duque de Caxias (7), Miguel Pereira (1), Campos dos Goytacazes (3), São João de Meriti (3), Paracambi (3), Nova Iguaçu (3), São Gonçalo (3), Angra dos Reis (1) e Belford Roxo (1).

Neste fim de semana, contudo, três crianças morreram com suspeita de dengue hemorrágica no Estado do Rio. Os casos ainda não foram confirmados pela Secretaria de Saúde.

Hospitais de campanha

Os hospitais de campanha montados pelas Forças Armadas no Rio começaram a funcionar na manhã desta segunda-feira para atender pacientes com dengue. Em duas horas, a unidade da Aeronáutica atendeu 80 pessoas.

O hospital fica na Barra da Tijuca (zona oeste), próximo ao hospital municipal Lourenço Jorge. As outras unidades estão instaladas em Deodoro, na Vila Militar (Exército), e o da Marinha, no quartel do Corpo de Bombeiros de Nova Iguaçu (Baixada Fluminense).

O atendimento inicial e o diagnóstico de pacientes com dengue não é feito nas tendas. Para lá, só irão pacientes que passaram por hospital público antes. A Aeronáutica conta com um centro de triagem no terminal da Alvorada, na Barra.

Ads Inside PostM

Teste