sábado, 22 de agosto de 2009

Radiografia de uma chamada VoIP

A melhor forma de se entender o processo de uma chamada VoIP é estudar como ela acontece.Para se estabelecer uma comunicação Voip muitos são os fatores envolvidos e grande parte deles é incontrolável, por isso entendo que os comentários que tenho ouvido sobre o VoIP são um tanto levianos, neste artigo quero mostrar como se inicia uma chamada VoIP.

Uma chamada de voz usando rede pode acontecer em diferentes cenários e cada um possui uma característica, por exemplo: Para se estabelecer a chamada devemos estar em uma rede, seja ela Publica do tipo Internet, seja uma VPN, seja uma rede do tipo ATM, ou seja, uma rede MPLS. Cada uma dessas redes possui uma característica e um ambiente com mais e menos controles, nas redes com possibilidades de controles extensivos a qualidade da chamada será muito boa e poderemos até mesmo ter uma conexão de voz muito superior a da telefonia convencional que também trafega em rede, o caso é que a rede de telefonia convencional é velha com problemas estruturais e com seus meios físicos totalmente comprometidos. Imagine uma rede moderna em fibra ótica do tipo NGN trafegando voz, nesse caso teremos uma chamada muito superior a uma convencional.

Como é a radiografia de uma chamada de voz

Uma chamada de voz é um processo que estabelece uma comunicação entre usuários utilizando dois terminais de um sistema de trafego de pacotes de voz seja ele pela rede de telefonia convencional seja ele pela rede IP, para elucidar este processo vamos começar mostrando como acontece na telefonia convencional.

Diagrama



Para iniciar o processo disca-se um número de telefone a fim de estabelecer a chamada, e caso a chamada complete fica estabelecido a comunicação entre os pontos do usuário que realizou a chamada e do usuário que a recebeu.

No Brasil o órgão regulador da telefonia convencional e de outras formas de comunicação – ANATEL – estabeleceu que 65% das tentativas de conexão telefônica originadas devem ser completadas e a isso chamou de Plano Geral de Metas de Qualidade (PGMQ), que é exigido das operadoras de telefonia fixa Brasileira.

Caso a chamada não se complete poderemos ter alguns fatores determinantes como:

• O terminal chamado não atende a chamada.
• O terminal chamado está ocupado.
• O número discado não existe ou foi discado incorretamente.
• Congestionamento na rede.

O material acima foi retirado de um tutorial escrito por Eduardo Tude, Engenheiro de Teleco (IME 78) e Mestre em Teleco (INPE 81) tendo atuado nas áreas de Redes Ópticas, Sistemas Celulares e Comunicações por Satélite.

Radiografia de uma chamada de voz através de rede.

Para estabelecer o processo de uma chamada de voz usando rede, vamos dar uma radiografia do Protocolo que é responsável pelo mesmo o SIP – que é o responsável pelo começo da chamada a esse protocolo outros se unirão para fazer com que a chamada chegue até o seu destino e todo o ciclo se complete através da realização de uma comunicação de voz entre dois ou mais pontos.

Suponhamos que temos dois dispositivos habilitados que poderá ser um telefone convencional, um celular ou mesmo um softfone e claro teremos que assumir que este dispositivo esta conectado a uma rede onde esta estabelecido uma comunicação inicial entre dois ou mais pontos, como por exemplo uma Internet.

No exemplo iremos mostrar uma troca básica de mensagens entre dois dispositivos na tentativa de se estabelecer uma sessão. Quero lembrar que iremos mostrar somente o inicio da chamada e que para se ter todo o processo de comunicação de transmissão de voz em uma rede IP alem do protocolo SIP teremos envolvidos no processo protocolos como UDP, RTP, RTCP, TLS, SCTP e outros procedimentos necessários a codificação e ao transporte de pacotes de voz.

Diagrama
Em inglês o processo tem normalmente o “called” e calling party.



A figura mostra como se processa a troca de mensagens entre os dois pontos, sendo que as setas
Indicam a direção da transmissão. No exemplo estamos assumindo que o pacote que esta sendo transmitido é um pacote de áudio, mas poderia ser outro tipo.

Como pode ser visto, Tesla é o “calling party” e Marconi é o “called”, e o processo se inicia com um comando conhecido como SIP INVITE, que contem os detalhes do tipo de sessão que será estabelecido podendo ser uma simples chamada de voz, uma transmissão de multimídia complexa ou até mesmo uma sessão de jogo.
A mensagem que esta sendo enviada pelo INVITE esta demonstrada abaixo:

INVITE sip:marconi@radio.org SIP/2.0
Via: SIP/2.0/UDP lab.high-voltage.org:5060;branch=z9hG4bKfw19b
Max-Forwards: 70
To: G. Marconi
From: Nikola Tesla ;tag=76341
Call-ID: 123456789@lab.high-voltage.org
CSeq: 1 INVITE
Subject: About That Power Outage...
Contact:
Content-Type: application/sdp
Content-Length: 158
v=0
o=Tesla 2890844526 2890844526 IN IP4 lab.high-voltage.org
s=Phone Call
c=IN IP4 100.101.102.103
t=0 0
m=audio 49170 RTP/AVP 0
a=rtpmap:0 PCMU/8000
18 SIP: Understanding the Session Initiation Protocol
INVITE
180 Ringing
200 OK
ACK
200 OK
BYE
Media session
Tesla Marconi

Como podemos ver acima versar sobre o que esta acontecendo em uma chamada de voz não é tão simples como todos pensam.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Ganhe créditos e faça ligações VoIP gratuitas

Mais uma oportunidade de usar o VoIP e fazer chamadas telefônicas gratuitas. Um novo Provedor de serviços esta dando oportunidade para as pessoas de qualquer país fazerem ligações VoIP gratuitas para qualquer lugar do mundo.

A empresa chama-se Dial Simple e é uma empresa relativamente nova no mercado, mas esta adotando uma estratégia que ira separá-la da outras empresas que comercializam VoIP. A Dial Simple fez parceria com uma outra empresa que faz pesquisas de mercado que irá patrocinar as chamadas telefônicas e para que você ganhe os créditos para realizar as chamadas a única exigência é que você participe das pesquisas respondendo aos questionários.

O menor pagamento para responder a um questionário de pesquisa será de U$0,60 por responder a um questionário que você levara de 1 a 2 minutos para fazê-lo. Algumas pesquisas mais complexas pagam entre U$2,00 e U$5,00 e você ira responder a questionários que levará de 3 a 5 minutos, para quem não quer pagar por uma chamada esta é uma boa troca.

Der qualquer forma esta apresentação esta voltada para a minha observação de que as pessoas que usam a Internet estão muito empenhadas em conseguir "tudo de graça", então vamos aos fatos, ou melhor, vamos às tarefas que devem ser executadas para se poderem fazer ligações grátis:

1- Entre no site da Dial Simple, www.dialsimple.com, e faça sua inscrição.

2- Após ter feito sua inscrição observe que a sua esquerda tem uma opção que diz "Earn Free Credit", isto significa: ganhe créditos.

3- Tem várias opções para escolha, na realidade centenas delas e estão com o descritivo FREE.

4- Em nosso entendimento o melhor a fazer é: monte um email especialmente para essa tarefa.

5- Responda as questões que estão no questionário da pagina de inscrição, isso será anexado as pesquisas que você irá participar, portanto pense bem no que ira fazer com relação a seus dados pessoais.

6- Navegue pelas páginas do Website e não aceite nenhuma outra oferta

7- Continue navegando pelo website até chegar a uma pagina que tem os dizeres "Congratulations", nesse momento copie a URL (o endereço de Internet) e cole em um editor de texto podendo ser no seu bloco de notas, e grave.

8- Agora volte para o website original, o Dial Simple, e veja se você por acaso já ganhou algum crédito o tempo que leva para que isso aconteça será em torno de uma hora.

9- Se você não receber nenhum crédito, procure na página pela opção "Missing Cents?" e envie um ticket para o suporte técnico e gurde a URL ( o endereço de Internet).

10- O normal de acontecer é a companhia aprovar um crédito para você e com ele será possível fazer chamadas telefônicas gratuitas.

Usando o método acima você poderá ganhar créditos ilimitados em um único dia de trabalho, quero dizer de navegação pela Internet, claro que os créditos não são aprovados imediatamente, mas nada que um email para o suporte da companhia não resolva. Esta é uma grande oportunidade de ganhar crédito para comprar minutos de ligação, vá ao site e tente ver quanto você consegue de créditos grátis.

Este artigo como o outro que descrevi anteriormente eu encontrei na Internet, e foram escritos por Indianos, que diferentemente dos Brasileiros que querem a todo custo não pagar pelas ligações, não conseguem encontrar uma proposta de empresa de serviços VoIP com preços acessíveis para que possam ligar para seus familiares. Estas pessoas são imigrantes que estão em países do chamado primeiro mundo trabalhando em serviços muitas vezes chamados subalternos que pagam baixos salários e como estes proventos são para serem enviados para seus familiares na Índia, eles buscam todas as formas de fazerem ligações gratuitas, muitas vezes sacrificando o pouco tempo que tem para descansar em busca destas alternativas.

Esse não é o caso dos Brasileiros que possuem nos provedores de serviços VoIP muitas opções de chamadas gratuitas, tendo até mesmo cartões do tipo Calling Card com minutos de chamadas que custam 0,008 centavos de dólar, isto para fazer chamadas dos Estados Unidos para o Brasil, mas para ligar do Brasil para o Brasil as opções são inúmeras e com 15 reais é possível fazer ligações durante 60 dias, claro que a qualidade das chamadas não será fantástica, claro que será exigido uma conexão de Internet alta uma aparelhagem de som boa, o caso é que quando se chega a minha idade começamos a perceber que nesta vida nada é grátis, e que o tempo que temos é o que de mais precioso possuímos pois ninguém nesse mundo ou em qualquer parte do universo seja ele quem for poderá sequer me devolver os minutos que antecederam o fim deste artigo. Tenho dito.

Ao lado esquerdo do Blog tem um texto muito pequeno sobre o tempo e seu significado, leia-o, você não irá ganhar créditos para fazer chamadas gratuitas, mas poderá começar a ver coisas que lhe levara a iniciar uma nova fase em sua vida dando o real valor ao seu tempo.

Voila.
Bone chance!!!

Ads Inside PostM

Teste