Fato, o Brasil esta vivendo uma recessão e a “marolinha” na
realidade é um tsunami de proporções jamais vividas, pelo menos nos últimos 60
anos. Fica aqui a celebre frase para ajudar a ilustrar nosso momento atual
“nunca antes na história deste país” se disse e se fez tanta asneira.
O caso é que a crise brasileira esta muito longe de ser
apenas um boato, ou mesmo invenção de quem quer o "quanto pior melhor" (eta
termo ridículo), são ridículas as desculpas pelas incompetências. E para nos tirar qualquer alento ainda tem o fato do governo
Petista não ter em seus quadros (atualmente, pois já teve em outros tempos, vide
Hélio Bicudo) profissionais com a qualificação necessária para dar soluções em
momentos de turbulência (vide primeiro governo Lula, quando colocaram o Henrique
Meirelles que era do PSDB na presidência do Banco Central). Para relembrar os sem memória Lula
quis manter Henrique Meirelles no Banco Central, em 2011 e Dilma Rousseff não
aceitou.
Pequenas, médias e empresas de grande porte precisam se
desdobrar, se reinventar e assumir riscos para encontrar novas oportunidades e
perseverar nesta realidade complicada.
Porém é nesses momentos que aparecem as melhores
oportunidades e as empresas que investem acabam encontrando soluções oportunas
para crescer em tempos de crise.
Acredito que um investimento em Gestão de qualidade será
nesse momento muito oportuna, e coloco aqui uma compilação que fiz lendo vários
artigos e resenhas de livros que abordam a gestão da qualidade com vistas à
implantação da ISO 9001.
Espero assim dar uma pequenina contribuição aos que tenham
interesse em avançar neste momento.
A família NBR ISO 9000 é composta por uma série de
normas que se completam objetivando a manutenção de um sistema de gestão da qualidade, eficiente e eficaz.
Em seu primeiro momento a série ISO 9000 compreendia um
conjunto de cinco normas (ISO 9000 a ISO 9004). Entretanto, estas normas
oficializadas em 1987, não podem ser consideradas normas revolucionárias, pois
elas foram baseadas em normas já existentes, principalmente nas normas
britânicas BS5750.
Atualmente a série é composta das seguintes
normas:
• ISO 9000 - Fundamentos e vocabulário.
• ISO 9001 - Sistemas de gerenciamento da qualidade -
requisitos.
• ISO 9004 - Sistemas de gerenciamento da qualidade - guia
para melhoramento do desempenho.
• ISO 19011 - Auditorias internas da qualidade e
ambiental.
A ISO 9001 é a única norma da família, cujo atendimento aos
seus requisitos pode ser Certificado por um organismo certificador externo,
dessa forma, basta uma organização provar para um órgão certificador
reconhecido, que atende a todos os requisitos da ISO 9001, para a empresa
receber um Certificado oficial.
A ISO 9001 tem como objetivo implantar nas empresas um
sistema de gestão de qualidade e garantir rígido controle na produção de seus
produtos. Em sua essência é a norma que estabelece critérios para o adequado
gerenciamento do negócio, tendo como principal foco a satisfação do cliente e
consumidor, através de uma série de ações.
Ter a certificação ISO 9001 significa que a empresa tem sistema
gerencial voltado para a qualidade e atende aos requisitos de uma norma
internacional. Para Jorge Antônio Branco, presidente do Comitê Setorial de TI, a
certificação se torna necessária, pois além da técnica, a empresa precisa
trabalhar as melhorias de processos de gestão competente, e do produto que
desenvolve.
Gerencie a qualidade seja qual for o tamanho da sua empresa
com uma norma reconhecida em todo o mundo. E você poderá:
1-Economizar dinheiro aumentando a
eficiência;
2-Aumentar sua margem de lucros;
3-Realizar mais e melhores
negócios;
4-Satisfazer mais clientes.
A norma ISO 9001 pode ser aplicada em qualquer organização,
independentemente do tamanho, setor em que opera, tipo de produto ou serviço e
sua localização geográfica. Um dos principais pontos fortes da norma ISO 9001 é
a sua adequação a todos os tipos de organizações.
Quando uma empresa utiliza as normas ISO 9000 ela apresenta
uma certificação, isso garante solidez, responsabilidade, credibilidade e
facilidade nas relações comerciais. Além disso, os usuários dos produtos ou
serviços dessa empresa podem ter maior segurança ao consumirem ou utilizarem. A
empresa se torna também sustentável, pois ela toma medidas que não agridem o
meio ambiente. Outro ponto é que os custos reduzem e consequentemente há uma
melhora nos processos produtivos e também os empregados começam a se integrar
com os processos e contribuir para o desenvolvimento da empresa.
A NBR ISO 9001 pode ser dividida basicamente em cinco
seções:
1- Visão geral do sistema de gestão da qualidade e sua
documentação;
2- Responsabilidades, Foco, Política, Planejamento e
Objetivos;
3- Gestão e alocação de Recursos;
4- Realização do Produto ou
Serviço e Gestão de Processos;
5- Medição, Monitoramento, Análise e
Melhoria.
Quais são os benefícios para a Gestão da Qualidade que a ISO 9001
traz?
Permitir que você se torne um concorrente mais consistente em sua area
de atuação.
Garantir uma melhor gestão da qualidade ajudará você atender às
necessidades dos clientes.
Maneiras mais eficientes de trabalhar economizarão
tempo, dinheiro e recursos.
Um melhor desempenho operacional eliminará erros
e aumentará os lucros.
Motive e envolva seus funcionários com processos
internos mais eficientes.
Conquiste clientes importantes ao oferecer melhor
serviço.
Amplie suas oportunidades de negócios ao demonstrar
conformidade.
Algumas dicas importantes para a implementação da ISO
9001:
Obtenha o comprometimento e apoio de sua gerência sênior.
Envolva
toda a empresa oferecendo boa comunicação interna.
Compare os seus sistemas
de qualidade existentes com os requisitos da ISO 9001.
Obtenha o feedback do
cliente e do fornecedor sobre a gestão de qualidade atual.
Estabeleça uma
equipe de implementação para obter os melhores resultados.
Faça o mapeamento
e compartilhe funções, responsabilidades e prazos.
Adapte os princípios de
gestão da qualidade da ISO 9001 aos seu negócio.
Estimule a participação da
equipe com treinamentos e incentivos.
Compartilhe o conhecimento sobre a ISO
9001 e incentive os integrantes da equipe a realizarem treinamentos como
auditores internos.
Revise regularmente o seu sistema ISO 9001 para se
certificar de que o melhora continuamente.
A Certificação ISO 9001 faz com que o seu sistema de gestão
de qualidade seja reconhecido mundialmente. Demonstre conformidade e compromisso
com as práticas respeitadas no setor; mantenha-se competitivo e abra novas
oportunidades de negócios.
Capacitar na ISO 9001-2008 ou na versão
2015?
A ultima revisão da ISSO 9001 foi em 2008 e as diretivas da ISO estabelecem
que suas normas devem passar por um processo chamado "systematic review" no mínimo
a cada 5 anos, isto é, as normas devem discutidas e revisadas dentro de períodos preestabelecidos.
O Comitê Internacional ISO/TC 176 é o responsável pela
revisão da norma internacional de ISO qualidade sistemas de gestão da qualidade
ISO 9001, a norma mais aplicada entre todas as normas de gestão da ISO.
Estima-se que atualmente mais de 1,2 milhões de organizações utilizam a ISO 9001
como modelo de gestão.
A previsão para publicação oficial da ISO 9001 versão 2015 é para
setembro deste ano. Porém, como será preciso um tempo para a ABNT traduzir a
norma e, então, publicar a NBR ISO 9001:2015, espera-se que até dezembro a norma
em português já estará disponível para venda na ABNT. Apesar da norma ser
publicada em 2015, as organizações terão 3 anos para se adequarem aos novos
requisitos e, então, solicitar a auditoria de certificação ou transição para a
norma versão 2015.
Apesar das mudanças serem significativas na estrutura da
nova versão, a essência e os objetivos continuam sendo os mesmos, que são:
padronização, abordagem por processos, foco no cliente e melhoria contínua.
Portanto, não vejo problema em investir em um treinamento de curta duração sobre
a interpretação da ISO 9001:2008 nesse momento.
"Primeira coisa, precisamos ter um pensamento mais racional
com relação à crise, ela é momentânea e cíclica, temos que ser mais otimistas e
aproveitarmos as oportunidades. É um ótimo momento para revermos todos os
processos internos e tentarmos ao máximo dar mais produtividade aos mesmos."
Gabriel Pirajá, responsável pelo marketing e relacionamento de uma das Unidades
de Negócios da empresa Acesso Digital.