Foi postado aqui no Blog um artigo de como é possível montar a conexão VoIP ponto a ponto sem passar por um provedor de serviços VoIP, nesse artigo será postado as telas de configuração de uma ATA marca Linksys modelo SPA3000, que também servira para o modelo SPA2102 e SPA3102. A seguir as telas do passo a passo.
Nesta primeira tela mostramos como configurar um STUN server:
1.1 Entre na tela de seu ATA seguindo a instrução e o endereço de acesso que veio no manual, para logar use ADMIN\ADVANCED.
1.2 Selecione a aba SIP conforme esta na imagem abaixo:
1.3 Após ter entrado na aba SIP procure pelo NAT Suporte no rodapé da pagina e deixe como esta na figura:
Lembre-se que o STUN Server poderá ser trocado por outro qualquer que esteja disponível.
1.4 Agora passe para a aba Line 1Nessa aba você irá configurar o settings do NAT, use NAT Mapping Enable: yesEm SIP Settings, coloque na opção SIP Port: 5060
sábado, 25 de julho de 2009
Uma boa idéia VoIP não tem fronteira
Eu leio regularmente alguns Blogs que escrevem sobre VoIP e um Blog que eu respeito e leio todos os dias é VoipGuides escrito por Vinay, no Blog você encontra praticamente todos os dias como fazer chamadas VoIP grátis ou quase grátis, também tem no Blog dicas de como fazer para se inscrever nos VoIPs e conseguir fazer ligações grátis, lá também encontra-se muitas dicas sobre VoIP e alertas sobre empresas de VoIP que falam uma coisa e praticam outra.
Eu estive lendo o Blog VoipGuides semana próxima passada e comentei a respeito do 4004 da Sipcode, imediatamente o Vinay me enviou um email colocando o VoipGuides a disposição e pedindo para que eu escrevesse um artigo em inglês para que ele publicasse no Blog, no dia 24 deste mês eu enviei um artigo escrito em inglês tupiniquim de fácil entendimento para os que tem pouco contato com inglês e assim ao ler pudessem entender o 4004, claro que no momento seguinte ao envio lá estava o artigo no Blog VoipGuides. E no artigo o Vinay carinhosamente indica este Blog como referencia do 4004.
Quero pedir a compreensão de todos que não lêem inglês, mas em respeito ao Blog VoipGuides e ao Vinay eu irei publicar aqui neste espaço um artigo sobre o 4004, dessa forma as pessoas que aqui vierem através do link do VoipGuides poderão ler um artigo pois a maioria dos leitores do Blog VoipGuides não lêem português.
This part of this article is an article that has a lot information about the 4004 the national Brazilian unique number from Sipcode Brazil, I hope that you guys that are here looking for more information about it can understand my explanation, and you can come here next days because in respect to Vinay and Blog VoipGuides I will write a sequence of articles about the 4004 in English.
Thank you Vinay, very much for your kindness this is for you and all readers of VoipGuides.
Brazilian national DID 4004
We would like to present a new service, the Brazilian unique national number 4004-0435.
Sipcode is a Brazilian company that is giving an opportunity to small business to have a DID number in all the Brazilian states, and this is possible since Sipcode work with VoIP Peering.
Sipcode sell extensions that are connected at the 4004-0435. And this is possible since Sipcode has an Openser Server.
How this works?
Is simple, you buy an extension setup it in an ATA or in a Sofphone like a VoIP account and you will be able to receive call from 2300 cities of Brazil, people will call 4004-0435 and after they get an answer they will write an extension and the owner of the extension will be able to get the call in their office, home, or whatever. The process is simple and very cheap, people that call will pay for a local call and the person that will receive do not pay for the call, each extension cost U$100,00 and this is one payment only, no more costs.
The Sipcode has an 1800 number that can be used in USA and Canada to call a Sipcode extension in Brazil or in any place that the extension is working.
The extensions are connected to the Sipbroker Network, you can dial any one of the Sipbroker Access Numbers available in over 20 countries around the world and at the voice prompt, just dial the VoIP number as this: *8839+extension and *387+extension.
When an user connect to our sipcode *8839+voipnumber, the call goes direct to ours server and they checkup all the interconnections bases in Internet like SipBroker, ITAD, Enum and some others, checking the millions users that has this kind of connection and then the call will be connected.
The Sipcode extension include free service that provides unlimited VoIP calls to millions of people around the world just using the peering of voice, you just need to look at the Sipbroker website and find the SIP-Code for the network you wish to reach in the Sipbroker Network Directory and enter it into your phone that you have the extension installed and then write the VoIP phone number. You will be able connected the call, free of charge.
Also everybody that buys an extension can also do:
Can call another Sipcode user for free;
Can call for free over 2,000 VoIP networks in world;
Can call and receive call from Google Talk users;
Can receive calls from PSTN in 2300 cities in Brazil and others 200 around the world;
Can receive calls form a 1800 number in USA and Canada (tool free limited calls 3 minutes) ;
Can call 1800 number in USA for free;
Can call free Google 411;
Can call free Tellme;
Can call free 1800 numbers in Europe;
We would like to remind that the Sipcode extensions are VoIP and are international so they can work anywhere in world and the only requirement is an Internet connection. Is a good options to people that would like to connect for free people and companies in Brazil and that would like to receive free calls from Brazil and also others place in world.
Sipcode also has services that can work with the extensions like DISA, URA, IVR, Redirections to PSTN lines, and a lot more, if you want more information just call *88391010 and *88395039, remember to observe Brazilian time and if you get an answer machine just record a message and someone will call you asap, in this phones people speaks Portuguese, Spanish and English.
Eu estive lendo o Blog VoipGuides semana próxima passada e comentei a respeito do 4004 da Sipcode, imediatamente o Vinay me enviou um email colocando o VoipGuides a disposição e pedindo para que eu escrevesse um artigo em inglês para que ele publicasse no Blog, no dia 24 deste mês eu enviei um artigo escrito em inglês tupiniquim de fácil entendimento para os que tem pouco contato com inglês e assim ao ler pudessem entender o 4004, claro que no momento seguinte ao envio lá estava o artigo no Blog VoipGuides. E no artigo o Vinay carinhosamente indica este Blog como referencia do 4004.
Quero pedir a compreensão de todos que não lêem inglês, mas em respeito ao Blog VoipGuides e ao Vinay eu irei publicar aqui neste espaço um artigo sobre o 4004, dessa forma as pessoas que aqui vierem através do link do VoipGuides poderão ler um artigo pois a maioria dos leitores do Blog VoipGuides não lêem português.
This part of this article is an article that has a lot information about the 4004 the national Brazilian unique number from Sipcode Brazil, I hope that you guys that are here looking for more information about it can understand my explanation, and you can come here next days because in respect to Vinay and Blog VoipGuides I will write a sequence of articles about the 4004 in English.
Thank you Vinay, very much for your kindness this is for you and all readers of VoipGuides.
Brazilian national DID 4004
We would like to present a new service, the Brazilian unique national number 4004-0435.
Sipcode is a Brazilian company that is giving an opportunity to small business to have a DID number in all the Brazilian states, and this is possible since Sipcode work with VoIP Peering.
Sipcode sell extensions that are connected at the 4004-0435. And this is possible since Sipcode has an Openser Server.
How this works?
Is simple, you buy an extension setup it in an ATA or in a Sofphone like a VoIP account and you will be able to receive call from 2300 cities of Brazil, people will call 4004-0435 and after they get an answer they will write an extension and the owner of the extension will be able to get the call in their office, home, or whatever. The process is simple and very cheap, people that call will pay for a local call and the person that will receive do not pay for the call, each extension cost U$100,00 and this is one payment only, no more costs.
The Sipcode has an 1800 number that can be used in USA and Canada to call a Sipcode extension in Brazil or in any place that the extension is working.
The extensions are connected to the Sipbroker Network, you can dial any one of the Sipbroker Access Numbers available in over 20 countries around the world and at the voice prompt, just dial the VoIP number as this: *8839+extension and *387+extension.
When an user connect to our sipcode *8839+voipnumber, the call goes direct to ours server and they checkup all the interconnections bases in Internet like SipBroker, ITAD, Enum and some others, checking the millions users that has this kind of connection and then the call will be connected.
The Sipcode extension include free service that provides unlimited VoIP calls to millions of people around the world just using the peering of voice, you just need to look at the Sipbroker website and find the SIP-Code for the network you wish to reach in the Sipbroker Network Directory and enter it into your phone that you have the extension installed and then write the VoIP phone number. You will be able connected the call, free of charge.
Also everybody that buys an extension can also do:
Can call another Sipcode user for free;
Can call for free over 2,000 VoIP networks in world;
Can call and receive call from Google Talk users;
Can receive calls from PSTN in 2300 cities in Brazil and others 200 around the world;
Can receive calls form a 1800 number in USA and Canada (tool free limited calls 3 minutes) ;
Can call 1800 number in USA for free;
Can call free Google 411;
Can call free Tellme;
Can call free 1800 numbers in Europe;
We would like to remind that the Sipcode extensions are VoIP and are international so they can work anywhere in world and the only requirement is an Internet connection. Is a good options to people that would like to connect for free people and companies in Brazil and that would like to receive free calls from Brazil and also others place in world.
Sipcode also has services that can work with the extensions like DISA, URA, IVR, Redirections to PSTN lines, and a lot more, if you want more information just call *88391010 and *88395039, remember to observe Brazilian time and if you get an answer machine just record a message and someone will call you asap, in this phones people speaks Portuguese, Spanish and English.
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sexta-feira, 24 de julho de 2009
Cisco Linksys recebendo chamadas VoIP
Em Voip as ligações que são feitas são as rotas de saída as responsáveis e as chamadas que entram são as rotas de entrada, e no jargão VoIP as chamadas que o usuário realiza são as "oubound calls" e as chamadas que são realizadas para o número VoIP são conhecidas como "inbound calls".
Portanto VoIP ponto a ponto poderá ter as "outbound calls" e também as "inbound calls", continuando com nossa seqüência de VoIP por IP ponto a ponto vamos ver como configurar um ATA da Linksys para que ele receba chamadas de um outro local sem conta VoIP.
Este artigo foi originalmente escrito por um usuário da Sipbroker de codinome Dracofelis, ire tentar manter-me fiel a idéia original e em um próximo artigo iremos avançar na configuração, dessa forma ficará mais fácil a compreensão da idéia.
Para receber chamadas VoIP sem ter que usar um provedor de serviços VoIP em um ATA Linksys, faremos algumas considerações:
1- Porque seu provedor VoIP não lhe permite receber ligações em seu número ATA sem que isso tenha custo a ambas as partes da chamada?
2- Você gostaria de fazer e receber chamadas VoIP onde a qualidade fosse igual a de uma chamada feita em telefone convencional?
3- O que você acha da idéia de receber e fazer chamadas VoIP diretamente de seu adaptador ATA?
Se você ao ver as perguntas acima respondeu sim então o que você ira ler abaixo foi escrito especialmente para você. Nesse primeiro passo a passo iremos abordar a descrição de como configurar um ATA Linksys de forma a permitir ao mesmo receber chamadas VoIP vindas de uma Sip Uri sem o uso de um provedor de serviços VoIP.
Configure primeiramente seu adaptador ATA para funcionar com o roteador de Internet levando em consideração o NAT. Comecemos configurando um STUN server em seu adaptador:
Handle VIA received: no
Handle VIA rport: no
Insert VIA received: no
Insert VIA rport: no
Substitute VIA Addr: yes
Send Resp To Src Port: yes
STUN Enable: yes
STUN Test Enable: no
STUN Server: stun.fwd.com:3478 (procure no Google = free STUN server)
EXT IP: não escreva nada nessa opção
EXT RTP Port Min: não escreva nada nessa opção
NAT Keep Alive Intvl: 45
Set "NAT Mapping Enable: yes"
Set "Ans Call Without Reg: yes" on your adapter settings
Garanta ter seu adaptador ATA configurado com a Porta Sip padrão que é:
SIP Port: 5060
User ID: escreva alguma coisa para identificá-lo
Outbound Proxy: deixe em branco
Configure a Porta UDP em 5060
Como estamos usando uma rede particular devemos montar um DNS dinâmico
Portanto VoIP ponto a ponto poderá ter as "outbound calls" e também as "inbound calls", continuando com nossa seqüência de VoIP por IP ponto a ponto vamos ver como configurar um ATA da Linksys para que ele receba chamadas de um outro local sem conta VoIP.
Este artigo foi originalmente escrito por um usuário da Sipbroker de codinome Dracofelis, ire tentar manter-me fiel a idéia original e em um próximo artigo iremos avançar na configuração, dessa forma ficará mais fácil a compreensão da idéia.
Para receber chamadas VoIP sem ter que usar um provedor de serviços VoIP em um ATA Linksys, faremos algumas considerações:
1- Porque seu provedor VoIP não lhe permite receber ligações em seu número ATA sem que isso tenha custo a ambas as partes da chamada?
2- Você gostaria de fazer e receber chamadas VoIP onde a qualidade fosse igual a de uma chamada feita em telefone convencional?
3- O que você acha da idéia de receber e fazer chamadas VoIP diretamente de seu adaptador ATA?
Se você ao ver as perguntas acima respondeu sim então o que você ira ler abaixo foi escrito especialmente para você. Nesse primeiro passo a passo iremos abordar a descrição de como configurar um ATA Linksys de forma a permitir ao mesmo receber chamadas VoIP vindas de uma Sip Uri sem o uso de um provedor de serviços VoIP.
Configure primeiramente seu adaptador ATA para funcionar com o roteador de Internet levando em consideração o NAT. Comecemos configurando um STUN server em seu adaptador:
Handle VIA received: no
Handle VIA rport: no
Insert VIA received: no
Insert VIA rport: no
Substitute VIA Addr: yes
Send Resp To Src Port: yes
STUN Enable: yes
STUN Test Enable: no
STUN Server: stun.fwd.com:3478 (procure no Google = free STUN server)
EXT IP: não escreva nada nessa opção
EXT RTP Port Min: não escreva nada nessa opção
NAT Keep Alive Intvl: 45
Set "NAT Mapping Enable: yes"
Set "Ans Call Without Reg: yes" on your adapter settings
Garanta ter seu adaptador ATA configurado com a Porta Sip padrão que é:
SIP Port: 5060
User ID: escreva alguma coisa para identificá-lo
Outbound Proxy: deixe em branco
Configure a Porta UDP em 5060
Como estamos usando uma rede particular devemos montar um DNS dinâmico
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Como montar uma conexão VoIP IP ponto a ponto
Neste artigo iremos continuar abordando o VoIP sem provedor e com conexão ponto a ponto usando a Internet ou uma rede privada, e iremos mostrar passo a passo como qualquer pessoa pode montar este tipo de conexão, claro que isso demandará alguns dias e os interessados deverão acompanhar o Blog para poder ter todo o processo que é gratuito.
Seu computador de casa ou de seu escritório tem um endereço IP, se você estiver conectado a uma rede privada ou então publica por exemplo Internet, este endereço IP pode ser visto por qualquer pessoa que também esteja conectado a sua rede privada ou então na Internet, é claro que para isso a outra parte deve saber onde procurar, naturalmente. Este endereço IP é atribuído a você pelo ISP ou pelo administrador da sua rede privada. Se o seu ATA estiver configurado corretamente com um desses endereços, qualquer pessoa pode te chamar criando uma chamada do tipo SIP URI usando o telefone SIP: seunumero@seuenderecoip onde seunumero é o sei userID que você definira em seu ATA ou em um softfone que faça chamadas ponto a ponto e o seu seuenderecoip é o endereço IP atribuído ao seu PC através da rede do seu provedor de Internet ou o administrador da rede privada. Agora é evidente que há algumas coisas que você tem que fazer para tornar este trabalho confiável, e se você está interessado, continue a ler em seguida.
As ações que devem ser executadas para fazer este trabalho são gratuitas, e fáceis de serem feitas quando você sabe como. Abaixo você ira ver as instruções detalhadas de todas as etapas para execução da configuração:
1. Configure o seu ATA SPA-2102 (ou dispositivo similar) para que ele aceite chamadas IP.
2. Configure o roteador para permitir que as chamadas SIP passem pelo seu firewall.
3. Configure um endereço DNS para identificar o seu PC. Será necessário fazer isso porque o seu endereço IP que é atribuído pelo seu provedor de Internet pode mudar e você vai ficar sabendo quando ele fizer isso. Você também precisa configurar o seu PC (ou um roteador) para que ele acompanhe e mantenha o seu endereço IP e mude o DNS, caso seja necessário.
4. Criar um alias para o seu endereço DNS IP no SIPBroker. O alias que você criar irá se tornar seu número IP de contacto, e pode ser usado para te chamar por qualquer pessoa que souber o número.
5. Você pode então ir um passo mais além e registrar o seu número de telefone convencional (PSTN) na rede Enum para desviar as chamadas para o seu pseudônimo. Dessa forma, qualquer pessoa que chamar o seu numero convencional PSTN usando um VoIP terá a chamada desviada para seu VoIP onde esta registrado o Enum e esta chamada que você irá receber será gratuita.
É possível que a pessoa que vá te chamar usando o Enum tenha que fazer algumas configurações, mas as informações serão fornecidas aqui também.
Seu computador de casa ou de seu escritório tem um endereço IP, se você estiver conectado a uma rede privada ou então publica por exemplo Internet, este endereço IP pode ser visto por qualquer pessoa que também esteja conectado a sua rede privada ou então na Internet, é claro que para isso a outra parte deve saber onde procurar, naturalmente. Este endereço IP é atribuído a você pelo ISP ou pelo administrador da sua rede privada. Se o seu ATA estiver configurado corretamente com um desses endereços, qualquer pessoa pode te chamar criando uma chamada do tipo SIP URI usando o telefone SIP: seunumero@seuenderecoip onde seunumero é o sei userID que você definira em seu ATA ou em um softfone que faça chamadas ponto a ponto e o seu seuenderecoip é o endereço IP atribuído ao seu PC através da rede do seu provedor de Internet ou o administrador da rede privada. Agora é evidente que há algumas coisas que você tem que fazer para tornar este trabalho confiável, e se você está interessado, continue a ler em seguida.
As ações que devem ser executadas para fazer este trabalho são gratuitas, e fáceis de serem feitas quando você sabe como. Abaixo você ira ver as instruções detalhadas de todas as etapas para execução da configuração:
1. Configure o seu ATA SPA-2102 (ou dispositivo similar) para que ele aceite chamadas IP.
2. Configure o roteador para permitir que as chamadas SIP passem pelo seu firewall.
3. Configure um endereço DNS para identificar o seu PC. Será necessário fazer isso porque o seu endereço IP que é atribuído pelo seu provedor de Internet pode mudar e você vai ficar sabendo quando ele fizer isso. Você também precisa configurar o seu PC (ou um roteador) para que ele acompanhe e mantenha o seu endereço IP e mude o DNS, caso seja necessário.
4. Criar um alias para o seu endereço DNS IP no SIPBroker. O alias que você criar irá se tornar seu número IP de contacto, e pode ser usado para te chamar por qualquer pessoa que souber o número.
5. Você pode então ir um passo mais além e registrar o seu número de telefone convencional (PSTN) na rede Enum para desviar as chamadas para o seu pseudônimo. Dessa forma, qualquer pessoa que chamar o seu numero convencional PSTN usando um VoIP terá a chamada desviada para seu VoIP onde esta registrado o Enum e esta chamada que você irá receber será gratuita.
É possível que a pessoa que vá te chamar usando o Enum tenha que fazer algumas configurações, mas as informações serão fornecidas aqui também.
quarta-feira, 22 de julho de 2009
O VoIP ponto a ponto, chamada direta IP
O que é ligação IP ponto a ponto ou como funciona uma transmissão de voz usando uma rede e a tecnologia VoIP.
Ligação IP ponto a ponto é um método que permiti pessoas chamarem um número VoIP direto através da conexão de Internet ou de uma conexão de rede privada sem ter que passar por um provedor de serviço VoIP. Se você tem um adaptador ATA moderno como, por exemplo, um Cisco-Linksys modelo SPA-2102, você será capaz de configurar o dispositivo para aceitar e fazer chamadas VoIP diretamente de IP a IP (ponto a ponto). Isto pode ser particularmente útil se você usa um provedor de serviços VoIP que bloqueia chamadas do tipo SIP URI e chamadas de outros fornecedores de serviços VoIP como por exemplo a Vono, CTBC, Nexus, Transit, ou seja a grande maioria dos provedores de serviços VoIP brasileiros não permitem as chamadas VoIP fora da rede, ou o VoIP Peering.
Eu gostaria de observar que montar uma conexão ponto a ponto para realizar chamadas de voz através dela não é uma tarefa muito simples e requer algum conhecimento de redes e também de transmissão de voz por rede. Se ao pensar em montar esse tipo de conexão você tiver alguma dúvida eu sugiro que procure um provedor de serviços que permite a realização de chamadas VoIP gratuitas.
Quando pensamos sobre a conexão ponto a ponto ela nos leva a uma conclusão obvia tudo faz sentido, o sus adaptador de telefone ATA esta conectado a Internet ou a uma rede privada a outra ponta também tem o mesmo dispositivo e também esta conectado a internet ou na mesma rede privada, fica claro que estes dois dispositivos podem iniciar uma chamada e também podem estar codificando e decodificando pacotes de voz., pensando dessa forma porque eles não podem? Sendo uma pergunta a resposta mais plausível é: Claro que eles podem se você souber como montar a conexão e se você tiver o hardware correto.
Uma lista de ATAs que podem ser usados para chamadas IP ponto a ponto.
* Billion 7401vgp
* Billion 7402vgp
* Billion 7402vgo
* Billion 7404vgp
* Billion 7404vgo
* DrayTek Vigor 2100V
* DrayTek Vigor 2800VG
* Linksys PAP2
* Linksys SPA-2102
* Linksys SPA-3102
* Sipura SPA-1001
* Sipura SPA-2002
* Sipura SPA-2100
* Sipura SPA-3000
* Sipura SPA-92x
* Sipura SPA-94x
* Sipura SPA-841
* Sipura SPA-901
* Vood VTA111
* Zoom X5V 5565
Alguns desses dispositivos podem não ser facilmente localizados no mercado brasileiro e também pode haver outros que possam fazer a conexão.
Qual é o maior beneficio que uma chamada IP ponto a ponto pode trazer a um usuário?
Os usuários podem se conectar independente de onde estiverem e essa conexão ser[a gratuita, quer dizer dependendo de como será realizada terá o custo da conexão de Internet.
Depois de ter criado a conexão IP ponto a ponto corretamente, os usuários serão capazes de fazer chamadas entre si ou então optar por uma chamada PSTN para um número de acesso local e, em seguida, digitar o seu código único para que possam ser conectados. O único custo é o custo de chamada local para quem esta chamando. Outros usuários VoIP serão capazes de te ligar direto para seu adaptador telefônico VoIP, desviando a chamada através do serviço da SipBroker, solicitando que a chamada seja desviada para a sua SIP URI. Ao fazer a chamada dessa forma pode ser ignorado o serviço do provedor VoIP e, portanto, esta chamada será gratuita.
As chamadas por IP direto ponto a ponto tem a vantagem adicional de reduzir o percurso da chamada, porque ignora o provedor de serviço VoIP, portanto, pode haver uma redução na latência e no eco.
A continuação deste artigo será: como poderemos montar as chamadas VoIP através de uma rede pública ou particular para a realização de chamadas IP ponto a ponto.
Ligação IP ponto a ponto é um método que permiti pessoas chamarem um número VoIP direto através da conexão de Internet ou de uma conexão de rede privada sem ter que passar por um provedor de serviço VoIP. Se você tem um adaptador ATA moderno como, por exemplo, um Cisco-Linksys modelo SPA-2102, você será capaz de configurar o dispositivo para aceitar e fazer chamadas VoIP diretamente de IP a IP (ponto a ponto). Isto pode ser particularmente útil se você usa um provedor de serviços VoIP que bloqueia chamadas do tipo SIP URI e chamadas de outros fornecedores de serviços VoIP como por exemplo a Vono, CTBC, Nexus, Transit, ou seja a grande maioria dos provedores de serviços VoIP brasileiros não permitem as chamadas VoIP fora da rede, ou o VoIP Peering.
Eu gostaria de observar que montar uma conexão ponto a ponto para realizar chamadas de voz através dela não é uma tarefa muito simples e requer algum conhecimento de redes e também de transmissão de voz por rede. Se ao pensar em montar esse tipo de conexão você tiver alguma dúvida eu sugiro que procure um provedor de serviços que permite a realização de chamadas VoIP gratuitas.
Quando pensamos sobre a conexão ponto a ponto ela nos leva a uma conclusão obvia tudo faz sentido, o sus adaptador de telefone ATA esta conectado a Internet ou a uma rede privada a outra ponta também tem o mesmo dispositivo e também esta conectado a internet ou na mesma rede privada, fica claro que estes dois dispositivos podem iniciar uma chamada e também podem estar codificando e decodificando pacotes de voz., pensando dessa forma porque eles não podem? Sendo uma pergunta a resposta mais plausível é: Claro que eles podem se você souber como montar a conexão e se você tiver o hardware correto.
Uma lista de ATAs que podem ser usados para chamadas IP ponto a ponto.
* Billion 7401vgp
* Billion 7402vgp
* Billion 7402vgo
* Billion 7404vgp
* Billion 7404vgo
* DrayTek Vigor 2100V
* DrayTek Vigor 2800VG
* Linksys PAP2
* Linksys SPA-2102
* Linksys SPA-3102
* Sipura SPA-1001
* Sipura SPA-2002
* Sipura SPA-2100
* Sipura SPA-3000
* Sipura SPA-92x
* Sipura SPA-94x
* Sipura SPA-841
* Sipura SPA-901
* Vood VTA111
* Zoom X5V 5565
Alguns desses dispositivos podem não ser facilmente localizados no mercado brasileiro e também pode haver outros que possam fazer a conexão.
Qual é o maior beneficio que uma chamada IP ponto a ponto pode trazer a um usuário?
Os usuários podem se conectar independente de onde estiverem e essa conexão ser[a gratuita, quer dizer dependendo de como será realizada terá o custo da conexão de Internet.
Depois de ter criado a conexão IP ponto a ponto corretamente, os usuários serão capazes de fazer chamadas entre si ou então optar por uma chamada PSTN para um número de acesso local e, em seguida, digitar o seu código único para que possam ser conectados. O único custo é o custo de chamada local para quem esta chamando. Outros usuários VoIP serão capazes de te ligar direto para seu adaptador telefônico VoIP, desviando a chamada através do serviço da SipBroker, solicitando que a chamada seja desviada para a sua SIP URI. Ao fazer a chamada dessa forma pode ser ignorado o serviço do provedor VoIP e, portanto, esta chamada será gratuita.
As chamadas por IP direto ponto a ponto tem a vantagem adicional de reduzir o percurso da chamada, porque ignora o provedor de serviço VoIP, portanto, pode haver uma redução na latência e no eco.
A continuação deste artigo será: como poderemos montar as chamadas VoIP através de uma rede pública ou particular para a realização de chamadas IP ponto a ponto.
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chamada ponto a ponto,
ligaçao voip sem provedor voip
terça-feira, 21 de julho de 2009
Voip TCP IP e aplicações
VoIP, serviço de voz sobre uma rede de dados baseada em arquitetura TCP/IP pode trazer sérios problemas de desempenho na rede, a principal razão é que o TCP/IP não foi projetado para suportar aplicações de tempo real, e não tem como oferecer QoS para as aplicações de tempo real que em sua maioria usam o RTCP (Real-Time Transport Control Protocol ).
Para iniciar um projeto de Voip (Voz sobre IP), é necessário conhecer todo o tráfego existente na rede e verificar o quanto isto representa em relação a banda total da rede, dessa forma podemos estabelecer o quanto de tráfego pode ser gerado sem que a rede tenha que passar por um upgrade. Também deve conhecer o tipo de aplicação que se deseja implantar, verificando a banda de rede a ser utilizada por esta, e então projetar como a rede deverá ser estruturada. Para auxiliar no projeto de Voip, pretendemos mostrar o que está sendo desenvolvido para que o protocolo TCP/IP possa oferecer QoS e também uma ferramenta para analise do tráfego de voz sobre redes TCP/IP.
Voz sobre IP é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação da voz e o seu empacotamento em pacotes de dados IP para a transmissão em uma rede que utilize TCP/IP. Devido ao volume de dados gerado por uma aplicação Voip, esta tecnologia se encontra em funcionamento em redes corporativas privadas, mas se a rede base para o transporte desta aplicação for a Internet, certamente não deve ser utilizada para fins profissionais, pois o TCP/IP não oferece padrões de QoS comprometendo desta forma a qualidade da voz. A qualidade da voz fica dependente do tráfego de dados existente no momento da conversa. Uma grande diferença entre uma aplicação de dados e uma aplicação de voz é que uma aplicação de voz é sensível ao atraso. Em uma rede IP não é possível garantir um atraso constante o que pode tornar uma aplicação de voz em tempo real, como por exemplo, uma ligação telefônica, um serviço de baixa qualidade com a voz entrecortada e muitas vezes inteligível.
Para resolver o problema de falta de QoS em redes IP, estão sendo desenvolvidos vários protocolos, entre eles o Protocolo de Reserva de Recursos (Resource ReSerVation Protocol – RSVP) que consiste em determinar um caminho fixo a ser percorrido por todos os pacotes IP e reservar banda de rede suficiente para atender a necessidade da aplicação e o Protocolo de Transporte em Tempo-Real (Real-time Transport Protocol – RTP) que atua como uma interface melhorada entre as aplicações de tempo real e os protocolos das camadas já existente. Mas de uma maneira geral, o RTP não garante o fornecimento de pacotes ou previne que os pacotes sejam entregues fora de ordem, e também não assume que a rede na qual ele está rodando é confiável, que fornece a entrega de pacotes em seqüência ou garantia de tempo entre pacotes fixa.
Que tipos de chamadas Voip é possível estabelecermos?
Em função do equipamento disponível, podem ser estabelecidos os seguintes tipos de chamadas telefônicas:
• PC-PC – o computador pessoal (PC) necessita ter instalado um programa de um prestador Voip e o originador da chamada deve saber qual é o endereço IP do seu correspondente para o estabelecimento da ligação.
• PC - telefone – como no caso anterior, o PC deve ter instalado um programa através do qual seja possível marcar o número do telefone do seu correspondente, ou utilizar um telefone IP ou um telefone tradicional (rede pública de serviço telefónico/public service telephony network - PSTN) com adaptador ATA (Analogue Telephone Adapter).
• Telefone-telefone – este tipo de chamada tem a vantagem de não ser necessário ligar o computador, porque o estabelecimento da chamada com o telefone realiza-se do modo habitual.
Os benefícios da tecnologia Voip
Os benefícios da tecnologia podem ser divididos dentro de quatro categorias:
• Redução de Custos. Este é um assunto bastante popular para a introdução do Voip. Os preços fixos para acesso à Internet podem se configurar numa excelente oportunidade para reduzir os custos de voz e fax. O compartilhamento, principalmente nos ambientes corporativos, do sistema de telefonia com a internet levará a uma redução de custos em larga escala nas comunicações de voz.
• Simplificação. A integração da infra-estrutura que suporta todas as formas de comunicação permitirá uma maior padronização e redução nos investimentos em equipamentos. Esta infra-estrutura compartilhada pode aperfeiçoar o uso da largura de banda.
• Consolidação. Uma vez que pessoas estão nas extremidades das redes, qualquer oportunidade para combinar operações, eliminará pontos de falhas e consolidara atividades que gerem redução de custos. Nas empresas, o uso de sistemas de gerenciamento de rede monitorando voz e dados traz excelentes benefícios tanto de redução de custos como de agilidade na determinação de problemas.
• Aplicação Avançadas. Embora os serviços básicos de telefonia e fax sejam as aplicações iniciais do Voip, no longo prazo é esperado o uso de aplicações multimídia e aplicações multiserviços. Por exemplo, as soluções de e-commerce podem combinar acessos a Web e a partir desse acesso, através do próprio PC os usuários terem acesso imediato para chamar o atendente do callcenter.
Para iniciar um projeto de Voip (Voz sobre IP), é necessário conhecer todo o tráfego existente na rede e verificar o quanto isto representa em relação a banda total da rede, dessa forma podemos estabelecer o quanto de tráfego pode ser gerado sem que a rede tenha que passar por um upgrade. Também deve conhecer o tipo de aplicação que se deseja implantar, verificando a banda de rede a ser utilizada por esta, e então projetar como a rede deverá ser estruturada. Para auxiliar no projeto de Voip, pretendemos mostrar o que está sendo desenvolvido para que o protocolo TCP/IP possa oferecer QoS e também uma ferramenta para analise do tráfego de voz sobre redes TCP/IP.
Voz sobre IP é uma tecnologia que permite a digitalização e codificação da voz e o seu empacotamento em pacotes de dados IP para a transmissão em uma rede que utilize TCP/IP. Devido ao volume de dados gerado por uma aplicação Voip, esta tecnologia se encontra em funcionamento em redes corporativas privadas, mas se a rede base para o transporte desta aplicação for a Internet, certamente não deve ser utilizada para fins profissionais, pois o TCP/IP não oferece padrões de QoS comprometendo desta forma a qualidade da voz. A qualidade da voz fica dependente do tráfego de dados existente no momento da conversa. Uma grande diferença entre uma aplicação de dados e uma aplicação de voz é que uma aplicação de voz é sensível ao atraso. Em uma rede IP não é possível garantir um atraso constante o que pode tornar uma aplicação de voz em tempo real, como por exemplo, uma ligação telefônica, um serviço de baixa qualidade com a voz entrecortada e muitas vezes inteligível.
Para resolver o problema de falta de QoS em redes IP, estão sendo desenvolvidos vários protocolos, entre eles o Protocolo de Reserva de Recursos (Resource ReSerVation Protocol – RSVP) que consiste em determinar um caminho fixo a ser percorrido por todos os pacotes IP e reservar banda de rede suficiente para atender a necessidade da aplicação e o Protocolo de Transporte em Tempo-Real (Real-time Transport Protocol – RTP) que atua como uma interface melhorada entre as aplicações de tempo real e os protocolos das camadas já existente. Mas de uma maneira geral, o RTP não garante o fornecimento de pacotes ou previne que os pacotes sejam entregues fora de ordem, e também não assume que a rede na qual ele está rodando é confiável, que fornece a entrega de pacotes em seqüência ou garantia de tempo entre pacotes fixa.
Que tipos de chamadas Voip é possível estabelecermos?
Em função do equipamento disponível, podem ser estabelecidos os seguintes tipos de chamadas telefônicas:
• PC-PC – o computador pessoal (PC) necessita ter instalado um programa de um prestador Voip e o originador da chamada deve saber qual é o endereço IP do seu correspondente para o estabelecimento da ligação.
• PC - telefone – como no caso anterior, o PC deve ter instalado um programa através do qual seja possível marcar o número do telefone do seu correspondente, ou utilizar um telefone IP ou um telefone tradicional (rede pública de serviço telefónico/public service telephony network - PSTN) com adaptador ATA (Analogue Telephone Adapter).
• Telefone-telefone – este tipo de chamada tem a vantagem de não ser necessário ligar o computador, porque o estabelecimento da chamada com o telefone realiza-se do modo habitual.
Os benefícios da tecnologia Voip
Os benefícios da tecnologia podem ser divididos dentro de quatro categorias:
• Redução de Custos. Este é um assunto bastante popular para a introdução do Voip. Os preços fixos para acesso à Internet podem se configurar numa excelente oportunidade para reduzir os custos de voz e fax. O compartilhamento, principalmente nos ambientes corporativos, do sistema de telefonia com a internet levará a uma redução de custos em larga escala nas comunicações de voz.
• Simplificação. A integração da infra-estrutura que suporta todas as formas de comunicação permitirá uma maior padronização e redução nos investimentos em equipamentos. Esta infra-estrutura compartilhada pode aperfeiçoar o uso da largura de banda.
• Consolidação. Uma vez que pessoas estão nas extremidades das redes, qualquer oportunidade para combinar operações, eliminará pontos de falhas e consolidara atividades que gerem redução de custos. Nas empresas, o uso de sistemas de gerenciamento de rede monitorando voz e dados traz excelentes benefícios tanto de redução de custos como de agilidade na determinação de problemas.
• Aplicação Avançadas. Embora os serviços básicos de telefonia e fax sejam as aplicações iniciais do Voip, no longo prazo é esperado o uso de aplicações multimídia e aplicações multiserviços. Por exemplo, as soluções de e-commerce podem combinar acessos a Web e a partir desse acesso, através do próprio PC os usuários terem acesso imediato para chamar o atendente do callcenter.
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Acrônimos VoIP
Os acrônimos VoIP mais comuns e suas definições.
O VoIP esta avançando, não como eu queria mas esta. A cada dia mais e mais empresas e profissionais se mostram receptivos para falar sobre a comunicação de voz sobre IP.
Os acrônimos em Informática fazem parte do chamado jargão profissional e por isso vamos colocar aqui os acrônimos mais comuns em Voz sobre IP, não confundir com Glossário de VoIP, não tenho pretensão de escrever um dicionário de VoIP apenas de descrever os termos mais comuns.
ATA - Analogue Telephone Adapter. Adaptador Telefônico Analógico é um dispositivo que permite o uso de um telefone convencional para fazer chamadas VoIP. Atua como uma ponte entre a telefonia digital e a analógica, claro que a telefonia digital e a transmitida através de IP. Os ATAs mais populares no Brasil são os da Cisco-Linksys e os da Grandstream.
CNG - Comfort Noise Generation - Muitos dispositivos VoIP oferecem a supressão de silêncio - onde em vez de usar a banda da Internet para transmitir silêncio, é transmitida uma mensagem dizendo não há som. O dispositivo na outra extremidade, na seqüência, utiliza o CNG para criar ruído (uma vez que quando um fala ao telefone, o outro lado deve estar em silencio, que geralmente não é um silencio absoluto, há alguns ruídos). Assim, o GNC é uma tentativa de fazer o silêncio parecer mais natural.
DID - Direct Inward Dialling - algumas vezes referido como um "número virtual". Este é um número de telefone convencional (que pode ser na Austrália, ou de outro país) que pode ser chamado por qualquer telefone no mundo, ele encaminha a chamada para o seu VoIP. Muitos prestadores de serviços VoIP oferecem DID, como parte dos seus serviços, ou como um add-on.
DTMF - Dual Tone Multi-Frequency. Estes são os sons produzidos pelo seu telefone quando você disca os números de telefone (em oposição às seqüências de cliques que foram usados quando os telefones ainda eram pulso, ainda hoje encontramos alguns aparelhos que funcionam com pulso).
OS telefones de menu interativo trabalham com as freqüências do ton de discagem para fazer a identificação dos números do teclado e também dos sinais que nele contém. O Dual Ton que é parte do DTMF refere-se ao fato de que cada tecla do telefone que é pressionada produz duas freqüências de pendendo da sua localização.
e164 - É um método para que um número telefônico convencional possa ser usado como se fora um endereço conectado a uma rede mundial IP. O Número de telefone é mapeado como uma DNS e poderá conter informações do tipo IM, VoIP, email e outras semelhantes.
FWD - Free World Dialup - Este é um dos mais populares serviços de VoIP e tem sido ao longo dos últimos anos, seu mentor é um dos mais ferrenhos incentivadores da transmissão de voz por IP (Jeff Pulver). Para mais informações sobre o FWD visite Free World Dialup provider.
FXO - Foreign Exchange Office - A porta FXO é o local na parte de traz de um telefone convencional onde se encaixa o cabo telefônico, todo aparelho telefônico tem uma porta FXO para poder fazer a interface com a rede de telefonia convencional.
FXS - Foreign Exchande Subscriber - A porta FXS é a porta que permite a conexão de uma linha VoIP a um aparelho de telefonia convencional seja ele um telefone fixo, um celular ou mesmo um PABX.
H.323 - Este é o protocolo de transmissão de voz por rede IP que antecedeu o SIP, ao contrário do SIP o H.323 é um completo protocolo de voz sobre IP, e não um simples método de sinal como é o SIP.
IAD - Integrate Access Device - Significa um adaptador VoIP tudo em um. Os aparelhos do tipo do Wrtp54G que incluem modem, roteador, porta de rede e porta VoIP é um IAD.
NAT - Nat Adress Translator - Esta definido no RFC 1631, é o tradutor dos endereços de rede que permite que um endereço IP publico possa ser usado por muitos dispositivos. Também pode atuas como uma ponte entre um endereço de rede privada e um endereço de rede público, esse procedimento é muito comum quando se tem uma rede de computadores em um escritório ou em uma residência e adiciona-se a Internet.
PABX - Private Automated Branch Exchange - O PABX é um sofisticado sistema que conecta a rede de telefonia convencional a um escritório e permite que muitas pessoas usem as mesmas linhas e que possam interagir transferindo chamadas para outro usuário por intermédio de ramal e também podem manter um dialogo entre os usuários. Alguns PABX modernos tem funções do tipo caixa de mensagem, transferências do tipo "cega" (blind transfer), sistema de espera e outros.
POTS - Plain Old Telephone System - É como se denomina o sistema de telefonia mais antigo quando para se fazer uma chamada telefônica éramos obrigado a ir a um Posto Telefônico o POTS é o Post Office Telephone Service, alguns técnicos usam para a telefonia convencional em textos acadêmicos.
PSTN - Public Switched Telephone Network - Denominação do sistema de telefonia convencional.
QoS - Quality of Service - O QoS tem dois significados quando se trata de uma rede, se estamos falando especificamente de uma rede de transmissão de voz, o QoS é a probabilidade que há em se estabelecer a conexão entre dois pontos, caso a referencia seja uma rede de transmissão de pacotes o QoS é a garantia de banda que possibilita a transmissão dos pacotes de um ponto a outro da rede.
REN - Ringer Equivalence Number - É um numero usado para definir a capacidade da porta FXS. Todo aparelho de telefone, modem e aparelho de FAX tem um número REN que define a capacidade de cada um até mesmo quando se trata, por exemplo, da capacidade de emitir sons.
SIP - Session Initiation Protocol - É o protocolo que permite iniciar uma chamada ou uma tramissão de um pacote de voz, ou mesmo um pacote multimídia através de uma rede IP.
STUN - Simple Traversal of UDP through NATs - Network Address Translators - Servidor que permite que clientes NAT por exemplo.: os computadores que possuem sistemas com firewall realizem chamadas telefônicas para provedor VoIP que esta fora da rede local.
VAD - Voice activity detection - É uma técnica usada para reconhecimento e processamento de voz,onde a presença ou a ausência da voz pode ser identificadas, em chamadas VoIP os dispositivos que possuem VAD facilitam o processamento, além de permitir que nas ausências da voz possa se economizar banda.
VoIP - Voice over Internet Protocol - É o protocolo que permite a transmissão de pacotes de voz através de uma rede IP seja ela local ou não, publica ou privada.
O objetivo que busco com este artigo é a familiarização dos termos usados quando o assunto é a transmissão de voz por rede IP, para aqueles que querem se aprofundar mais nos termos que citei, existe aqui no Blog artigos com alguns destes termos onde a abordagem foi um pouco mais extensa e profunda, e claro como diz um amigo que conheci no Orkut, “se realmente queremos aprender algo é só usar o Google...”, eu particularmente acho um pouco exagerado mas fica ai a dica, coloque o termo no Google e monte sua pesquisa.
O VoIP esta avançando, não como eu queria mas esta. A cada dia mais e mais empresas e profissionais se mostram receptivos para falar sobre a comunicação de voz sobre IP.
Os acrônimos em Informática fazem parte do chamado jargão profissional e por isso vamos colocar aqui os acrônimos mais comuns em Voz sobre IP, não confundir com Glossário de VoIP, não tenho pretensão de escrever um dicionário de VoIP apenas de descrever os termos mais comuns.
ATA - Analogue Telephone Adapter. Adaptador Telefônico Analógico é um dispositivo que permite o uso de um telefone convencional para fazer chamadas VoIP. Atua como uma ponte entre a telefonia digital e a analógica, claro que a telefonia digital e a transmitida através de IP. Os ATAs mais populares no Brasil são os da Cisco-Linksys e os da Grandstream.
CNG - Comfort Noise Generation - Muitos dispositivos VoIP oferecem a supressão de silêncio - onde em vez de usar a banda da Internet para transmitir silêncio, é transmitida uma mensagem dizendo não há som. O dispositivo na outra extremidade, na seqüência, utiliza o CNG para criar ruído (uma vez que quando um fala ao telefone, o outro lado deve estar em silencio, que geralmente não é um silencio absoluto, há alguns ruídos). Assim, o GNC é uma tentativa de fazer o silêncio parecer mais natural.
DID - Direct Inward Dialling - algumas vezes referido como um "número virtual". Este é um número de telefone convencional (que pode ser na Austrália, ou de outro país) que pode ser chamado por qualquer telefone no mundo, ele encaminha a chamada para o seu VoIP. Muitos prestadores de serviços VoIP oferecem DID, como parte dos seus serviços, ou como um add-on.
DTMF - Dual Tone Multi-Frequency. Estes são os sons produzidos pelo seu telefone quando você disca os números de telefone (em oposição às seqüências de cliques que foram usados quando os telefones ainda eram pulso, ainda hoje encontramos alguns aparelhos que funcionam com pulso).
OS telefones de menu interativo trabalham com as freqüências do ton de discagem para fazer a identificação dos números do teclado e também dos sinais que nele contém. O Dual Ton que é parte do DTMF refere-se ao fato de que cada tecla do telefone que é pressionada produz duas freqüências de pendendo da sua localização.
e164 - É um método para que um número telefônico convencional possa ser usado como se fora um endereço conectado a uma rede mundial IP. O Número de telefone é mapeado como uma DNS e poderá conter informações do tipo IM, VoIP, email e outras semelhantes.
FWD - Free World Dialup - Este é um dos mais populares serviços de VoIP e tem sido ao longo dos últimos anos, seu mentor é um dos mais ferrenhos incentivadores da transmissão de voz por IP (Jeff Pulver). Para mais informações sobre o FWD visite Free World Dialup provider.
FXO - Foreign Exchange Office - A porta FXO é o local na parte de traz de um telefone convencional onde se encaixa o cabo telefônico, todo aparelho telefônico tem uma porta FXO para poder fazer a interface com a rede de telefonia convencional.
FXS - Foreign Exchande Subscriber - A porta FXS é a porta que permite a conexão de uma linha VoIP a um aparelho de telefonia convencional seja ele um telefone fixo, um celular ou mesmo um PABX.
H.323 - Este é o protocolo de transmissão de voz por rede IP que antecedeu o SIP, ao contrário do SIP o H.323 é um completo protocolo de voz sobre IP, e não um simples método de sinal como é o SIP.
IAD - Integrate Access Device - Significa um adaptador VoIP tudo em um. Os aparelhos do tipo do Wrtp54G que incluem modem, roteador, porta de rede e porta VoIP é um IAD.
NAT - Nat Adress Translator - Esta definido no RFC 1631, é o tradutor dos endereços de rede que permite que um endereço IP publico possa ser usado por muitos dispositivos. Também pode atuas como uma ponte entre um endereço de rede privada e um endereço de rede público, esse procedimento é muito comum quando se tem uma rede de computadores em um escritório ou em uma residência e adiciona-se a Internet.
PABX - Private Automated Branch Exchange - O PABX é um sofisticado sistema que conecta a rede de telefonia convencional a um escritório e permite que muitas pessoas usem as mesmas linhas e que possam interagir transferindo chamadas para outro usuário por intermédio de ramal e também podem manter um dialogo entre os usuários. Alguns PABX modernos tem funções do tipo caixa de mensagem, transferências do tipo "cega" (blind transfer), sistema de espera e outros.
POTS - Plain Old Telephone System - É como se denomina o sistema de telefonia mais antigo quando para se fazer uma chamada telefônica éramos obrigado a ir a um Posto Telefônico o POTS é o Post Office Telephone Service, alguns técnicos usam para a telefonia convencional em textos acadêmicos.
PSTN - Public Switched Telephone Network - Denominação do sistema de telefonia convencional.
QoS - Quality of Service - O QoS tem dois significados quando se trata de uma rede, se estamos falando especificamente de uma rede de transmissão de voz, o QoS é a probabilidade que há em se estabelecer a conexão entre dois pontos, caso a referencia seja uma rede de transmissão de pacotes o QoS é a garantia de banda que possibilita a transmissão dos pacotes de um ponto a outro da rede.
REN - Ringer Equivalence Number - É um numero usado para definir a capacidade da porta FXS. Todo aparelho de telefone, modem e aparelho de FAX tem um número REN que define a capacidade de cada um até mesmo quando se trata, por exemplo, da capacidade de emitir sons.
SIP - Session Initiation Protocol - É o protocolo que permite iniciar uma chamada ou uma tramissão de um pacote de voz, ou mesmo um pacote multimídia através de uma rede IP.
STUN - Simple Traversal of UDP through NATs - Network Address Translators - Servidor que permite que clientes NAT por exemplo.: os computadores que possuem sistemas com firewall realizem chamadas telefônicas para provedor VoIP que esta fora da rede local.
VAD - Voice activity detection - É uma técnica usada para reconhecimento e processamento de voz,onde a presença ou a ausência da voz pode ser identificadas, em chamadas VoIP os dispositivos que possuem VAD facilitam o processamento, além de permitir que nas ausências da voz possa se economizar banda.
VoIP - Voice over Internet Protocol - É o protocolo que permite a transmissão de pacotes de voz através de uma rede IP seja ela local ou não, publica ou privada.
O objetivo que busco com este artigo é a familiarização dos termos usados quando o assunto é a transmissão de voz por rede IP, para aqueles que querem se aprofundar mais nos termos que citei, existe aqui no Blog artigos com alguns destes termos onde a abordagem foi um pouco mais extensa e profunda, e claro como diz um amigo que conheci no Orkut, “se realmente queremos aprender algo é só usar o Google...”, eu particularmente acho um pouco exagerado mas fica ai a dica, coloque o termo no Google e monte sua pesquisa.
domingo, 19 de julho de 2009
VoIP e o Portal de Voz
A idéia do Portal de Voz VoIP veio do “Calling Card” que é um sistema de chamadas onde você liga para um número, por exemplo um 0800 e ele pede uma senha também conhecida por PIN number e após o usuário ter sido identificado pelo sistema é possível a realização da chamada. E é dessa forma que esse serviço funciona nos Estados Unidos, claro que ao chegar em terras tupiniquins mudou-se um pouco sua configuração.
Em alguns casos a pessoa tem que ligar para um número local convencional e pagar pela chamada, após isso pode fazer sua ligação usando a conta VoIP, claro que se essa ligação pudesse ser descontada do crédito do “Calling Card” tudo bem mas tem casos que não e ai é que o sentido do número de acesso local do “Calling Card” fica confuso.
O Portal de Voz permite que você receba chamadas de um telefone fixo ou celular em seu número VoIP e em seu número iNum, isso caso seu provedor de serviço VoIP tenha o Inum em sua linha de produto.
Na realidade o Portal de Voz funciona mais ou menos como se você tivesse um número DID associado a sua conta VoIP, mas ao invés de ligar para apenas o seu número VoIP, o Portal de Voz lhe dá a opção de ligar para qualquer conta número VoIP e para todos os iNum, isso no caso de um Portal de Voz de VoIP que tenha o serviço de interconexão.
O VoIP que faz parte do serviço de interconexão pode ser chamado pelos “números de acesso local” onde o objetivo é a localização de um número local que possa chamar um número VoIP e pagar pela chamada localmente evitando assim o pagamento de um interurbano.
Na marcha da evolução tecnológica o número de acesso local se tornou o Portal de Voz. Algumas empresas de serviço VoIP estão com números locais em vários pontos do mundo sendo que os VoIP de interconexão são os que possuem o maior número de telefones locais. Através destes números de acesso local um número VoIP pode ser chamado. A maior rede de números de acesso local é a SipBroker que tem número de acesso local em 25 países com mais de 150 cidades. Uma curiosidade, a SipBroker conta com a colaboração de uma empresa de telefonia a Telesthetic que só no estado de Michigan colocou em 180 cidades números de telefone local que podem chamar números VoIP que fazem parte da rede mundial de interconexão.
Nos Estados Unidos existem números de acesso local, que chamam números VoIP, em 67 cidades o que significa presença em praticamente todos os estados Americano, algumas Universidades Americana colocaram um número Inum e Enum que facilita a forma de contato de alunos e de seus pais.
Os números Inum prefixo mundial 883, tem serviços que são providos pela Voxbone uma da maiores empresas de comercialização de DID do mundo, os Inum já contam com Portal de Voz (número de acesso local) em 45 países do mundo, o Brasil esta na lista.
Os portais de empresas de VoIP que fazem parte da rede de Interconexão permitem que chamemos números VoIP de outras redes, isso é um serviço que não tem nada de interessante para ser divulgado por quem vende minutos ou tráfego, pois é tido que isso diminui o faturamento. O que causa espécie é que os serviços VoIP invariavelmente chamam seus usuários de comunidade e propalam que de VoIP para VoIP o serviço é grátis, mas o caso é que se você assina um serviço VoIP você não consegue chamar ninguém pois as chamadas comunidades VoIP são completamente desconhecida, não há um só serviço VoIP que divulgue a lista de usuários, dessa forma não há como chamar outro usuário, a não ser que você seja um vidente.
Nós iremos chegar ao nosso objetivo que é o de poder fazer uma ligação sem ter que pagar por ela, mas esse processo vai demorar e muito, um dos maiores culpados somos nós os usuários.
Hoje com um VoIP que faça parte da rede mundial de interconexão (os serviços que permitem a conexão Voice Peering gratuito) é possível se comunicar com Portais de Voz sem ter que pagar pela ligação, é possível ligar para um número 0800 americano e europeu sem ter que pagar.
Temos alguns provedores de serviço VoIP no Brasil que permite a chamada para 0800 do Brasil gratuita, exemplo a Azzu (serviço de VoIP ligado a CTBC) e a Vono ( serviço de VoIP ligado a GVT).
Na marcha da evolução do contra tudo e contra todos esta o Enum e o Inum com Portais de Voz pelo mundo e através destes Portais é possível usar um telefone convencional para chamar um número VoIP.
Muito se fala da Betamax, dizendo que a empresa é ruim e que ela não tem qualidade, que não respeita o usuário. Eu não pactuo com essa opinião e vou além a Betamax é uma empresa de VoIP que inova o tempo todo e muitas vezes por falta de compreensão os serviços que ela oferece acabam sendo retirados do rol de opções. A Betamax tem Portal de Voz no Brasil e destes é possível chamar números PSTN usando uma conta VoIP. O fato é que essa empresa em sua audácia permite chamadas para números Inum gratuitamente.
As combinações são imensas o necessário é estudar as possibilidades ou contratar quem esta no meio e tenha propostas que ultrapassem a venda pura e simples da minutagem VoIP.
Temos atuando no Brasil a VarPhonex e a Inphonex que na realidade é uma só com Portal de Voz em varias cidades do Brasil e permite que os seus usuários sejam chamados destes Portais. A BlasterPhone com presença no Brasil também tem Portais de Voz, mas foi além, permitindo que se chame os números VoIP e os números Inum.
Em breve iremos abordar os Portais de Voz VoIP com tecnologia e reconhecimento de Voz e como montar seu Portal de Voz com um investimento de menos de dois mil reais, dessa forma você pode ter seu próprio serviço de “Calling Card”.
Em alguns casos a pessoa tem que ligar para um número local convencional e pagar pela chamada, após isso pode fazer sua ligação usando a conta VoIP, claro que se essa ligação pudesse ser descontada do crédito do “Calling Card” tudo bem mas tem casos que não e ai é que o sentido do número de acesso local do “Calling Card” fica confuso.
O Portal de Voz permite que você receba chamadas de um telefone fixo ou celular em seu número VoIP e em seu número iNum, isso caso seu provedor de serviço VoIP tenha o Inum em sua linha de produto.
Na realidade o Portal de Voz funciona mais ou menos como se você tivesse um número DID associado a sua conta VoIP, mas ao invés de ligar para apenas o seu número VoIP, o Portal de Voz lhe dá a opção de ligar para qualquer conta número VoIP e para todos os iNum, isso no caso de um Portal de Voz de VoIP que tenha o serviço de interconexão.
O VoIP que faz parte do serviço de interconexão pode ser chamado pelos “números de acesso local” onde o objetivo é a localização de um número local que possa chamar um número VoIP e pagar pela chamada localmente evitando assim o pagamento de um interurbano.
Na marcha da evolução tecnológica o número de acesso local se tornou o Portal de Voz. Algumas empresas de serviço VoIP estão com números locais em vários pontos do mundo sendo que os VoIP de interconexão são os que possuem o maior número de telefones locais. Através destes números de acesso local um número VoIP pode ser chamado. A maior rede de números de acesso local é a SipBroker que tem número de acesso local em 25 países com mais de 150 cidades. Uma curiosidade, a SipBroker conta com a colaboração de uma empresa de telefonia a Telesthetic que só no estado de Michigan colocou em 180 cidades números de telefone local que podem chamar números VoIP que fazem parte da rede mundial de interconexão.
Nos Estados Unidos existem números de acesso local, que chamam números VoIP, em 67 cidades o que significa presença em praticamente todos os estados Americano, algumas Universidades Americana colocaram um número Inum e Enum que facilita a forma de contato de alunos e de seus pais.
Os números Inum prefixo mundial 883, tem serviços que são providos pela Voxbone uma da maiores empresas de comercialização de DID do mundo, os Inum já contam com Portal de Voz (número de acesso local) em 45 países do mundo, o Brasil esta na lista.
Os portais de empresas de VoIP que fazem parte da rede de Interconexão permitem que chamemos números VoIP de outras redes, isso é um serviço que não tem nada de interessante para ser divulgado por quem vende minutos ou tráfego, pois é tido que isso diminui o faturamento. O que causa espécie é que os serviços VoIP invariavelmente chamam seus usuários de comunidade e propalam que de VoIP para VoIP o serviço é grátis, mas o caso é que se você assina um serviço VoIP você não consegue chamar ninguém pois as chamadas comunidades VoIP são completamente desconhecida, não há um só serviço VoIP que divulgue a lista de usuários, dessa forma não há como chamar outro usuário, a não ser que você seja um vidente.
Nós iremos chegar ao nosso objetivo que é o de poder fazer uma ligação sem ter que pagar por ela, mas esse processo vai demorar e muito, um dos maiores culpados somos nós os usuários.
Hoje com um VoIP que faça parte da rede mundial de interconexão (os serviços que permitem a conexão Voice Peering gratuito) é possível se comunicar com Portais de Voz sem ter que pagar pela ligação, é possível ligar para um número 0800 americano e europeu sem ter que pagar.
Temos alguns provedores de serviço VoIP no Brasil que permite a chamada para 0800 do Brasil gratuita, exemplo a Azzu (serviço de VoIP ligado a CTBC) e a Vono ( serviço de VoIP ligado a GVT).
Na marcha da evolução do contra tudo e contra todos esta o Enum e o Inum com Portais de Voz pelo mundo e através destes Portais é possível usar um telefone convencional para chamar um número VoIP.
Muito se fala da Betamax, dizendo que a empresa é ruim e que ela não tem qualidade, que não respeita o usuário. Eu não pactuo com essa opinião e vou além a Betamax é uma empresa de VoIP que inova o tempo todo e muitas vezes por falta de compreensão os serviços que ela oferece acabam sendo retirados do rol de opções. A Betamax tem Portal de Voz no Brasil e destes é possível chamar números PSTN usando uma conta VoIP. O fato é que essa empresa em sua audácia permite chamadas para números Inum gratuitamente.
As combinações são imensas o necessário é estudar as possibilidades ou contratar quem esta no meio e tenha propostas que ultrapassem a venda pura e simples da minutagem VoIP.
Temos atuando no Brasil a VarPhonex e a Inphonex que na realidade é uma só com Portal de Voz em varias cidades do Brasil e permite que os seus usuários sejam chamados destes Portais. A BlasterPhone com presença no Brasil também tem Portais de Voz, mas foi além, permitindo que se chame os números VoIP e os números Inum.
Em breve iremos abordar os Portais de Voz VoIP com tecnologia e reconhecimento de Voz e como montar seu Portal de Voz com um investimento de menos de dois mil reais, dessa forma você pode ter seu próprio serviço de “Calling Card”.
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