segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Rastreamento de correção de vulnerabilidade

  

O rastreamento de remediação de vulnerabilidade é um dos componentes importantes das práticas de segurança cibernética . Nesta postagem do blog, reunimos todas as informações necessárias que você deve ter em relação a este tópico.

O que é uma vulnerabilidade?

Não importa o quão cuidadosamente planejado ou implementado, cada medida de segurança tem seus próprios pontos vulneráveis. Esses pontos são os alvos mais fáceis de serem mirados por um invasor. Como eles são 'vulneráveis', leva menos tempo e esforço para penetrar por esses pontos em seus sistemas e redes. É por isso que sua equipe de segurança cibernética deve prestar atenção e dedicar tempo à detecção e correção de tais vulnerabilidades. Em suma, seus sistemas são tão seguros quanto seus pontos mais vulneráveis.

O que é correção de vulnerabilidade?

Simplificando, a remediação de vulnerabilidade se refere à prática de eliminar riscos relacionados às vulnerabilidades de suas medidas de segurança . Envolve fazer varreduras regulares para detectar vulnerabilidades e tomar as medidas necessárias para aliviá-las.

O que é Rastreamento de correção de vulnerabilidade?

É essencial examinar cuidadosamente a vulnerabilidade para garantir a correção na segurança cibernética . Caso contrário, as vulnerabilidades na fachada de segurança da sua organização podem passar despercebidas por longos períodos de tempo. Como resultado, suas redes e sistemas podem ser facilmente penetrados por meio de suas vulnerabilidades. É por isso que o rastreamento de vulnerabilidade é uma das práticas mais importantes no âmbito das operações de segurança cibernética .

Para conduzir com êxito os processos de correção de vulnerabilidades , você deve empregar um fluxo de trabalho simplificado. Assim, você pode coletar dados de várias fontes de toda a sua rede, avaliar esses dados e tomar as medidas necessárias.

Os processos de remediação de vulnerabilidades incluem a detecção de tendências, o gerenciamento de possíveis riscos e a supervisão de grupos de atribuição. Algumas organizações optam por soluções Excel e SharePoint para isso. Nesse método, todos os dados são reunidos em uma única planilha. Vários membros da equipe de segurança cibernética da organização examinam esta planilha para vasculhar centenas de vulnerabilidades e detectar aquelas que representam uma ameaça séria. O problema com esse método é o fato de que essas ferramentas não são projetadas para realizar tais tarefas: elas simplesmente não conseguem lidar com conjuntos de dados intrincados. Além disso, você não pode ver os dados dentro do contexto. Além disso, a precisão dos dados processados ​​em tais ferramentas é, na melhor das hipóteses, questionável. Também pode ser benéfico para você verificar nosso artigo do manual de caça de ameaças .

Qual é a melhor maneira de rastrear a correção da vulnerabilidade?

Se você pretende conduzir o rastreamento de remediação de vulnerabilidade da sua organização com sucesso, você precisa de um sistema que possa gerenciar as seguintes tarefas:

    Ser capaz de trabalhar com vários formatos de dados que possuem normalização flexível
    Capacidade de supervisionar dados normalizados. A ferramenta e / ou sistema que você escolher deve ser capaz de detectar e rastrear quaisquer alterações e modificações.
    Ser capaz de distribuir dados normalizados . Na maioria das vezes, você precisará exportar dados normalizados para sistemas externos.
    Rastreando os dados exportados. Dessa forma, você pode rastrear os dados distribuídos e gerenciar para manter uma listagem central atualizada.
    Ser capaz de garantir se a política é cumprida em vários sistemas nos quais os dados são rastreados
    Notificando os usuários quando necessário. Este recurso prova ser importante especialmente nos eventos de vulnerabilidades vencidas.
    Ser capaz de relatar vulnerabilidades e seus resultados

Os manuais do SOAR automatizam o processo de acumulação e minimizam a intervenção manual analisando os dados coletados e adicionando contexto para cada vulnerabilidade antes que o controle manual seja entregue a um analista de segurança para correção

Referências:

Crédito da imagem:Setyaki Irham on Unsplash.

https://www.netspi.com/our-thinking/how-to-track-vulnerability-data-and-remediation-workflow/

https://docs.servicenow.com/bundle/newyork-security-management/page/product/vulnerability-response/concept/monitor-vuln-rem-prog.html

https://www.tenable.com/tenable-io-dashboards/outstanding-remediation-tracking-dashboard

https://www.beyondtrust.com/blog/entry/vulnerability-remediation-5-steps-toward-building-effective-process

Quais são os cinco componentes da segurança da informação?

 

A segurança da informação cobre uma ampla área de várias práticas e técnicas. Neste artigo, examinaremos mais de perto os principais componentes desse campo.

O que é segurança da informação?

Como um termo carregado de associações, segurança da informação cobre uma ampla área de práticas e técnicas, mas, simplesmente, está protegendo a informação e os sistemas de informação de várias situações indesejadas e ou perigosas, como interrupção, destruição ou acesso e uso não autorizados.

As técnicas de segurança da informação incluem o uso de sistemas de software ou medidas físicas, como desabilitar portas USB de seus dispositivos ou proteger seus servidores contra desastres naturais imprevisíveis.

Por que a segurança da informação é importante?

Empresas e instituições de todos os setores e de todos os tamanhos coletam quantidades impressionantes de dados para operar sem problemas, prestar um serviço melhor e competir com os demais. Em tal ambiente, ser capaz de manter esses dados seguros é tão importante quanto ser capaz de coletá-los. É por isso que as práticas de segurança da informação são mais importantes do que nunca.

A partir de hoje, muitos especialistas concordam que a informação é o ativo mais valioso que uma empresa pode ter. Como resultado, centenas de ataques contra empresas de vários setores acontecem todos os dias. As medidas de segurança da informação visam proteger as empresas de um conjunto diversificado de ataques, como malware ou phishing. Quando as medidas que você toma para manter seus dados seguros deixam de protegê-lo, ocorre uma violação de dados. Em outras palavras, um estranho obtém acesso às suas informações valiosas. Como consequência, sua empresa pode perder negócios ou a confiança do público conquistada com dificuldade.

Portanto, manter seus dados protegidos é manter sua empresa segura e os procedimentos de segurança da informação são essenciais para qualquer negócio.

Quais são os 5 componentes da segurança da informação?

A segurança da informação consiste em várias práticas e subdisciplinas. Seu objetivo é evitar que seus dados sejam acessados ​​não autorizados e manter sua integridade, impedir que qualquer malware se enraíze em seus dispositivos e redes, reter informações importantes quando necessário, fornecer um fluxo de informações seguro e tranquilo entre redes e dispositivos e manter suas redes seguras .

Uma vez que as funções dos protocolos de segurança da informação são várias e numerosas, as práticas de segurança da informação são compartimentadas para garantir que todas as questões possíveis sejam abordadas. O CIA Triad é um dos mainframes mais populares da indústria, usado para compartimentar as práticas de segurança da informação. Consiste nas características que definem a responsabilização da informação: confidencialidade , integridade e disponibilidade que são princípios da sua segurança .

A confidencialidade refere-se à ocultação. Isso significa que as informações são visíveis apenas aos olhos autorizados. Manter as informações de visualizadores não autorizados é o primeiro passo para a segurança da informação. Este componente ganha importância principalmente em campos que lidam com informações confidenciais como números de previdência social, endereços e outros.

Integridade significa a 'originalidade' das informações. Este componente visa garantir que a informação esteja intacta e inalterada. Como resultado, garantir que as informações não sejam alteradas por engano, ação mal-intencionada ou mesmo desastre natural está dentro do escopo da integridade.

A disponibilidade das informações é um conceito bastante simples. Refere-se a ter acesso às informações quando necessário. A disponibilidade ganha importância adicional por causa dos ataques maliciosos que visam impedir que usuários autorizados acessem os dados.

Além da Tríade da CIA, há dois componentes adicionais da segurança da informação: Autenticidade e responsabilidade.

Autenticidade refere-se ao estado de ser genuíno, verificável ou confiável. A responsabilidade, por outro lado, refere-se à capacidade de rastrear as ações até a entidade que é responsável por elas. É especialmente importante para isolamento , detecção, não-repúdio e dissuasão de falhas .

Saiba mais sobre a ferramenta Logsign SIEM, que fornece defesa de segurança cibernética mais forte com uma solução totalmente abrangente.

Referências:

Crédito da Imagem:Thanks to Chris Yang  on Unsplash.

https://www.britannica.com/list/5-components-of-information-systems

https://www.cio.com/article/2457871/5-components-to-an-effective-security-strategy.html

http://ijarcsse.com/Before_August_2017/docs/papers/Volume_4/1_January2014/V4I1-0528.pdf

https://www.geeksforgeeks.org/components-of-information-system/

O que é Threat Hunting?

 

 
Se você está envolvido nos processos de segurança cibernética , deve ter ouvido falar do termo caça a ameaças. Neste artigo, discutimos esse conceito bastante popular em detalhes.

Sendo um dos conceitos mais movimentados de segurança cibernética, a caça a ameaças tem se tornado cada vez mais popular, mas a que se refere? Você precisa disso? Você deveria estar fazendo isso? Responderemos a todas essas perguntas em detalhes.

O que é a caça de ameaças?

A prática de caça a ameaças refere-se à busca proativa de atores e conteúdos maliciosos em seu sistema. A qualquer momento, pode haver malware ou até mesmo invasores cibernéticos se esgueirando em sua rede. Eles podem passar despercebidos por um longo período de tempo, enquanto roubam informações valiosas e confidenciais, acessam suas comunicações confidenciais ou, ainda pior, abrem caminho furtivamente para adquirir credenciais que lhes permitirão assumir o controle de toda a sua rede.

Com as práticas de caça a ameaças , você se concentra especificamente nas ameaças não detectadas em sua rede. Ao fazer a caça, seus profissionais de segurança cibernética vasculham profundamente a rede de sua organização para encontrar qualquer agente malicioso que possa ter escapado de suas defesas iniciais e se escondido na escuridão.

Qual é a diferença entre gerenciamento de ameaças e caça a ameaças?

No gerenciamento de ameaças, sua equipe de segurança cibernética age à luz de dados baseados em evidências, ou em outras palavras, após ter havido um aviso ou uma notificação de um evento de segurança. Para esta prática, várias ferramentas são utilizadas, como IDS (Intrusion Detection Systems) , software de detecção de malware, firewalls ou soluções SIEM .

Por outro lado, a caça às ameaças cibernéticas ocorre antes de qualquer notificação ou alerta de um incidente de segurança . Existem três abordagens diferentes para esta prática:

    Caça a ameaças cibernéticas baseada em hipóteses: essa abordagem envolve a identificação de um TTP. Depois de identificado com a ajuda de um grande conjunto de dados de ataque, sua equipe de segurança entra em ação.
    Caça a ameaças cibernéticas com base em IOC ou IOA: essa abordagem envolve a utilização de informações fornecidas por IOC e IOAs. Sua equipe de segurança usa IOC e IOAs conhecidos como gatilhos que os notificam sobre ameaças potenciais, ataques furtivos e / ou atividades maliciosas.
    Investigações baseadas em aprendizado de máquina: com essa abordagem, o poder impressionante das ferramentas de aprendizado de máquina e análise de dados são combinados. Essas ferramentas são usadas para vasculhar grandes quantidades de dados coletados em todos os seus sistemas e rede, a fim de detectar possíveis comportamentos maliciosos , atividades suspeitas, irregularidades e tendências.

Por que você precisa da caça de ameaças?

Com as práticas de caça a ameaças, você adota uma abordagem proativa para incidentes de segurança. Você toma as precauções necessárias antes que as ameaças à segurança se transformem em catástrofes irreversíveis.

As práticas de caça a ameaças são indispensáveis ​​para manter sua organização segura porque as ameaças cibernéticas e os métodos de hackers continuam evoluindo de uma forma que permite que eles não sejam detectados até mesmo pelas ferramentas de gerenciamento de ameaças mais avançadas .

Referências:
Crédito da Image:Stockvault

Fonte:Blog Logsin

https://www.carbonblack.com/2017/04/19/what-is-threat-hunting/

https://securityintelligence.com/a-beginners-guide-to-threat-hunting/

https://en.wikipedia.org/wiki/Cyber_threat_hunting

https://www.crowdstrike.com/epp-101/threat-hunting/

Ads Inside PostM

Teste