quinta-feira, 24 de abril de 2014

O que vem a ser Investigação Digital

Em inglês "Computer Forensics" também conhecida como ciência da investigação digital, é a coleta de evidencias que são encontradas em um computador e ou uma mídia digital que compreende dispositivos de armazenamento seja físico ou não (caso das chamadas nuvens). O objetivo da investigação digital é examinar de forma forense (judicial) dados digitais coletados para identifica-los, preserva-los, recupera-los, analisa-los e apresentar os mesmos com relatórios explicativos das ocorrências e expor quem fez o que, quando, com quem, onde, porque e como. Esses dados serão catalogados de forma que possam ser comprovados e ser for o caso apresentados como evidencia em disputas judiciais como prova de inocência ou culpa. Embora seja mais frequentemente associada com a investigação de uma ampla variedade de crimes de informática, a investigação digital (computação forense) também pode ser utilizada em processos cíveis. A investigação digital tem técnicas semelhantes e os mesmos princípios usados na recuperação de dados, a diferença esta nas diretrizes e práticas adicionais que são projetadas para criar uma trilha de auditoria legal. As evidências digitais normalmente sao submetidas as mesmas diretrizes e práticas de outras provas digitais. Elas estão sendo usadas em uma série de casos de alta visibilidade e estão se tornando amplamente aceitas nos sistemas judiciais dos Estados Unidos e da Europa.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O que seu filho, filha, cônjuge, empregado, sócio esta fazendo no computador?

Quem se importa com rastros digitais? Quem se importa com traços invisíveis, evidencias eletrônicas deixadas por computadores, celulares, ipad, ipod, e-mails, mídias sociais, websites visitados e mensagens instantâneas, além de toda e qualquer atividade online acessada remotamente? A resposta: algumas pessoas se importam. Por razoes claras e obvias, os investigadores, advogados, maridos e esposas com suspeitas estão interessados em achar o que esta sendo enviado através da internet, de redes privadas, e-mails, diálogos particulares em mídias sociais e instant messengers, o que esta sendo arquivado, enviado para pendrives, nuvens publicas e privadas e blogs. Pessoas preocupadas com sua privacidade também se interessam se suas informações estão se tornando publica de alguma forma ou mesmo se estão sendo roubadas. Qualquer um envolvido em um litigio, uma investigação criminal, uma fraude, uma auditoria fiscal e ou financeira, uma disputa em um processo de separação judicial, disputas trabalhistas e outros afins. Fazer pesquisa digital para expor quem fez o que, quando, com quem, onde, porque e como e o proposito do que e hoje conhecido como "Computer Forensics" que através de trabalhos reconhecidos mundialmente como "pesquisa legal" através de descobertas eletrônicas faz um apanhado de dados, documentos e-mails entre outras evidencias digitais com intuito de preparar ações legais para julgamento judicial.

Free time

Todos nos usamos nosso tempo livre para alguma atividade que nos satisfaça e nos faca felizes, alguns leem outros fazem exercícios físicos, alguns procuram alguma forma de lazer, outros assistem filmes series e ou vídeos, escrevem, eu tenho lido alguns livros e assistido vídeos variados, mas ultimamente estou voltando a ser arremetido para um assunto que sempre me fascinou - computadores - mais especificamente a área investigativa dele como um todo, parte hardware, parte software, parte dados de uma forma geral o que me arremete a investigação forense em inglês Digital Forensics Investigation.

Ads Inside PostM

Teste