sábado, 1 de novembro de 2008

Quanto eu posso economizar com Voip?

Essa é uma pergunta que é feita diariamente por milhares de pessoas e também por quase todos os que já se aventuraram em usar Voip, iremos apresentar o resultado de um trabalho voltado para responder essa questão, mas em minha opinião essa não é ou pelo menos não deveria ser a questão central ou principal do Voip.

Em tese um percentual numérico muito comum nessa questão é 40%, mas o intervalo a ser considerado pelos inquiridores é de 30% a 60% quando comparado a telefonia convencional.

Quem são os consumidores que estão mudando para Voip nesse primeiro momento?
A grande maioria de pessoas que no primeiro momento estão usando Voip, são os que buscam uma alternativa para suas altas contas telefônicas.

Quantas linhas Voip esses primeiros usuários estão usando?
Nesse primeiro momento, a maioria esmagadora esta optando por uma linha Voip com um único provedor de serviço.

Para uma visão de mercado futuro é necessário a analise de alguns dados sobre o serviço e sobre o mercado, a evolução dos serviços e do mercado irá em um futuro muito breve reger o Voip e dar uma nova coloração a nossa pergunta inicial.

Alguns números para o mercado VoipPaíses que apresentam penetração de banda larga no total de domicílios entre 0 a 5%, indica na maioria dos casos uma base instalada limitada.
Brasil = 4,1%, que representa 2,2 milhões de lares no Brasil (dados de 2005) as projeções para 2010 para o Brasil, estima-se que cheguemos a ter 23% dos domicílios utilizando acesso em banda larga isso quadruplicará o número apresentado, ou seja abriremos 2010 com 500% a mais de lares com acesso a banda larga, algo na ordem de 11 milhões de lares Brasileiros.
O que nos dá um número de novos possíveis usuários de Voip bastante animador, outro fator preponderante no perfil desse usuário é que ele tende a ser afluente e sofisticado em seu perfil de uso, aproximando-o do padrão de países em estágio mais maduro de desenvolvimento.

Em Hong Kong, onde a base de domicílios com banda larga deve atingir 85% em 2010, estima-se que a penetração de Voip entre estes usuários salte dos atuais 15% para 80%.

Na Coréia, onde em 2010 mais de 95% dos domicílios deverão ter conexão em banda larga em 2010, estima-se que a penetração de Voip entre estes usuários atinja 60%.

Na França, a expectativa é que a penetração de Voip entre usuários de banda larga salte dos atuais 8% para 90% em 2010, com uma penetração de acesso em banda larga prevista em 50% dos domicílios;

Na Suécia, onde se estima que mais de 50% dos domicílios estará conectada em banda larga em 2010, a expectativa é de que 40% dos domicílios tenham o Voip como plataforma principal de comunicação de voz.

Nossos números ainda bastante inexpressivos são fruto das limitações impostas pela péssima distribuição de renda que limita o poder aquisitivo da maioria dos Brasileiros.

Ao desafio da expansão da banda larga no Brasil o Voip ainda enfrenta o problema da grande massa de excluídos, o que dará a telefonia convencional uma sobre vida, mas paralelamente a essa vantagem numérica que terá, a telefonia convencional irá se deparar com um mercado onde a maioria dos consumidores será de uma base de baixa rentabilidade financeira e ai a busca para o equilíbrio ditara a nova regra comercial.
Interessante será ver como o governo ira se colocar nessa questão: de um lado fazendo a popularesca política da "inclusão digital" a todo custo e por outro convivendo com a perda de uma das maiores fontes arrecadadoras de tributos, pois para conhecimentos de todos a telefonia no Brasil possui um imposto na ordem de 40%.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Voip a qualidade da chamada nossa maior preocupação?

O mercado de Voip, conhecido como "mercado Soho" usa as chamadas rotas "Gray", há três anos vem dando o tom do crescimento do negócio, em 2005 promoveu um crescimento de 250%. A CNet foi quem fez esse levantamento e isso significava que em 2005 haviam três milhões de usuários que em 2006 se transformaram em 9 milhões, o numero projetado para 2009 (pela mesma empresa) é tido como 30 milhões de usuários. Claro que muitos serão do time que irão experimentar e abandonar por varias razões, mas uma das mais critica é sem duvida a qualidade de áudio da chamada.

Quero deixar aqui bem claro que os usuários de Voip tem em seu escopo os que usam Voip gratuito, os usuários de Skype e os que usam chamadas de voz a partir de IM (Internet messager).

Os usuários de MSN são hoje incontáveis, e a eles se juntam os usuários de Yahoo e Google Talk. Os números do setor são animadores em termos de abrangência mercadológica, somente usuários de Skype estão hoje estimados em 100 milhões, claro que esse dado abrange o mundo todo.
Até o momento as pessoas estão convivendo com o fato da baixa qualidade de áudio por não estar tendo custo, mas como usuário de Voip tem alguns pontos que podem nos favorecer para que façamos melhoria na qualidade do áudio das chamadas.

Começamos com o cuidado de colocarmos em nosso PC um microfone de qualidade, não da para exigir nada de uma placa de áudio "on board" e de um microfone de R$5,00 reais, um pequeno investimento nesses pontos irão contribuir sobremaneira para que tenhamos uma melhoria significativa na qualidade do áudio das chamadas.
Outro ponto crítico é a quantidade de memória ram do computador, muitas vezes pouca e ainda compartilhada com a placa de vídeo "on board", para os usuários que usam Sofphone é fundamental que a memória esteja em condições de promover uma boa performance de seu sistema.

E para finalizar gostaria de informar que uma conexão de Internet mediana ou mesmo ruim tem uma participação efetiva na qualidade do áudio da chamada, a esses fatores unem o fato de se usar um setup de Wi fi equivocado que para os mp3 não causam nenhum problema, mas para Voip sim, e de quebra algumas interferências elétricas que causam problemas no microfone.

A falta de conhecimento da sua parcela de colaboração, os envolvidos em Voip se esquecem de explicar a diferença de uma rede dedicada para uma compartilhada, os PSTN (Public Switched Telephone Network - telefones convencionais) usam uma rede dedicada e trafega em par metálico, essa rede é conhecida como rede TDM (Time-Division Multiplexing) - (PSTN TDM. Switch. SS7/PRI. IP TRANSPORT NETWORK), e dai temos chamadas de alta qualidade mesmo se tratando de Brasil.

Em um primeiro apelo para atrair usuários o Voip faz a chamada apelando para a economia que prove frente à telefonia convencional, mas isso não é Voip esse tom é de aventureiros que deixam o mercado atordoado e sem saber exatamente o que fazer, Voip esta além de ser mais econômico e é mas não da forma como apregoam. Voip é uma nova tecnologia que permite a seu usuário uma interação quase que ilimitada.

Mas não se pode sair por ai malhando a telefonia convencional como se fosse o "Judas" da historia, lembro aqui que a PSTN tem mais de 100 anos de existência, usa rede dedicada e fios para interconectar seus usuários, claro que tem seu lado negro como a sua ineficiência e seu alto custo.

A rede mundial esta voltada para uma maximização de sua própria eficiência, e nela são permitidas inúmeras e diferentes interações e todas na mesma network, claro que mesmo em seu melhor esforço de enviar streams de voz, devemos ter que diálogos não podem ter pacotes em diferentes sintonias e diferentes tempos de chegada (não é o caso de pacotes de dados que podem se re arranjar a posteriori) em função de repentinos aumentos de tráficos e congestionamentos.

Emails, arquivos e comunicações de texto não são suscetíveis aos problemas de atrasos, mas voz e imagens requerem que seus pacotes trafeguem ordeiramente e que tenham seus tempos definidos como tempo real ( dai a usar RTP). Mas a garantia de prioridade dos pacotes de voz esta muito longe de ser uma verdade, pois como a rede não é dedicada de ponta a ponta (a não ser um Frame relay ou ATM) determinados pontos são conhecidos como pontos "sem lei" onde o mandatário será o pacote de maior throughtput, ou seja, os mais "fortes" terão sua prioridade garantida sempre.

Nesse ponto os usuários de cable irão ter uma maior qualidade em seu Voip graças ao controle que os provedores de Internet a cable podem fazer de sua rede.
Um dos pontos é a prioritização dos pacotes de voz e a adequação da rede para uso de voz, com reserva de banda dedicada.

Mas a prioritização de pacotes poderá causar certo dano para o negocio Voip, uma vez que algumas empresas com maior poder poderão em interesse próprio prover esse tipo de "serviço" em sua rede para fim de ter o consumidor em seu domínio, e podemos começar a assistir isso agora mesmo, uma vez que a Microsoft se uniu a Telefônica, bem senhores ai esta nosso laboratório, o distribuidor de serviços - Microsoft - através do Windows Live, e a Telefônica dominando 70% da Internet e 90% da telefonia, dessa forma já antevejo um grande dano ao mercado, um grande jogo de interesses desses gigantes em detrimento da massa de usuários, em protesto eu não usarei nem mesmo se a mim for dado gratuitamente não me usarão para submeter o publico como já fui usado no passado quando fui recrutado pela Microsoft nos idos anos 80 como um dos primeiros beta testers brasileiro de Windows, para conhecimento de todos - eu sou do tempo do MS DOS Executive o precursor do Windows, bem como fui usuário da primeira versão beta anterior a versão 1.03, mas isso já é historia hoje.

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