sábado, 30 de junho de 2007

VOIP e o ENUM

Vou compor minha explanação sobre o que é ENUM com base em algumas definições e não somente em uma única fonte, assim teremos pequenas diferenças na abordagem mas com conteúdo igual, se nós nos ativermos a le-las compreenderemos o que vem a ser o ENUM. As abordagens são deferentes porque os primas de visão foram deferentes, tendo sido tomados por base no tipo de audiência que pensavam iria ter acesso as mesmas. Sendo assim poderemos fazer das partes descritas um todo mais completo.

ENUM definição encontrada na Wikipédia ( Enciclopédia Mundial Livre)

Telephone Number Mapping (ENUM ou Enum, de TElephone NUmber Mapping) é um conjunto de protocolos para unificar o sistema de números telefonicos E.164 atravé do sistema de endereçamento da Internet o DNS usando um metodo indireto de busca para obter um NAPTR record. Esses records são arquivados em um banco de dados DNS.

Ainda que o ENUM facilite as chamadas para usuários VOIP usando um IP e um PSTN de rede ele não é uma função VOIP e portanto não deve ser confundido com um roteamento de sinal VOIP com base em protocolos do tipo SIP, H.323 ou IAX com Uniform Resource Identifier (URI).

ENUM (RFC 3953)
É um sistema que usa o Domain Name Service (DNS) para traduzir um número telefonico, como por exemplo +17073456789 para URIs (Uniform Resource Indentifiers), exemplo pres:seunome@seuprovedorvoip.com. A função primaria do ENUM é facilitar a interconexão de sistemas baseados em números telefônicos que usam URIs para identificar sua origem.

ENUM - Telephone Number Mapping ( mapeamento de número telefônico). Com essa característica o ENUM, dá ao seu portador a possibilidade de ser alcançado em qualquer parte do mundo através do mesmo número de telefone. E o fato de ter essa chamada encaminhada através de um serviço de Internet, terá um custo muito pequeno. O serviço permite que seu proprietário encaminhe a chamada para uma entrada de sua escolha através de um endereço DNS (siga me). A rotas que a chamada do interlocutor; irá percorrer poderá ser determinada, dando assim a possibilidade de se ter diferentes rotas para diferentes; tipos de chamada, por exemplo uma chamada telefônica dirigindo -se por determinada rota para determinado endereço, e uma chamada fax com outra rota e outro endereço. Sendo assim pode-se controlar todos os tipos de comunicação possível.

O ENUM é um padrão novo e esta em constante evolução, devendo trazer aos sistemas de comunicação uma das maiores revoluções, alguns sistemas VOIP já iniciaram sua adaptação para essa nova facilidade, outros não.

Devemos entender que tecnologia nos dias atuais tem que ter evolução continua e quase que diuturna, pois se não for assim cairia em obsolescência imediatamente, vide o caso dos computadores. Não pensem senhores que a evolução do PC-JR da IBM de 1980 para o Pentium 4 64bits em 27 anos foi um mero acaso, porque não foi, isso foi simplesmente o resultado da necessidade de sobrevivência, para ser substituído por outra idéia mais revolucionária, nunca duvidem da capacidade humana, ela é infinita. Uma pena é que é para os dois lados.

International Telecommunication Union (ITU)
Agencia mundial que tem como foco a tecnologia da informação e da comunicação, atuando no setor de radiocomunicação, provendo os chamados standards; (definições e regras respeitadas e adotadas no mundo todo) e todo o desenvolvimento nessa área. A ITU tem sede em Genebra na Suíça e conta com 191 paises em sus a relação de afiliados, o Brasil faz parte desses afiliados desde 7 de abril de 1877 ( e é um dos mais antigos membros ), a ITU tem nos paises afiliados 700 membros setoriais, os Brasileiros que lá estão são:Empresa Brasileira de Telecomunicações S.A. (EMBRATEL), RIO DE JANEIRO, RJ e a Oi (Tele Norte Leste Participações S.A.), RIO DE JANEIRO.

ITU é o organizador da ITU TELECOM, o maior evento do mundo das telecomunicações do planeta.

"ITU (International Telecommunication Union) and organizes major events for the world's ICT community. Our events provide a unique global networking platform where great minds, companies and new technologies connect."

Esse evento acontece a cada três anos, sendo que em 2008 já estão programados, ITU TELECOM AFRICA E ITU TELECOM ASIA, e para 2009 o ITU TELECOM WORLD que será realizado em Genebra (Suíça) de 5 a 9 de outubro.

Em 2005, tivemos o evento ITU TELECOM AMERICA, e o Brasil foi a sede. O evento aconteceu em Savador - Bahia. Tivemos Foruns e grandes programaçoes com a participação das gigantes da area de Telecomunicações como:Cisco, HP, Huawei, Intelsat, NEC, Nokia, Qualcomm, Telefónica and ZTE, along with pavilions from France, Spain, US and Venezuela and Brazilian operators such as Vivo, Oi and Telemar.

ITU tambem lidera a agencia internacional "World Summit on the Information Society", WSIS e uma reunião dos maiores lideres globais do setor de telecomunicação que cuida do desenvolvimento da segurança da Internet, da governabilidade da Internet, provendo acesso a comincação, infraestrutura, capacidade de construção e diversidade cultural, o primeira fase do WSIS aconteceu em Genebra na Suiça em 2003 e a segunda fase aconteceu na Tunisia em novembro de 2005.

"ITU also launched the “Golden Book” project which focused on new projects conceived or undertaken during the Tunis Phase of WSIS, as well as on new financial commitments for activities related to WSIS implementation."

ITU - International Telecommunication Union:

"ENUM is a protocol that is the result of work of the Internet Engineering Task Force's (IETF's) Telephone Number Mapping Working Group. The charter of this
working group was to define a Domain Name System (DNS)-based architecture and protocols for mapping a telephone number to a Uniform Resource Identifier (URI) which can be used to contact a resource associated with that number. The protocol itself is defined in RFC 3761: The E.164 to URI DDDS Application (ENUM) which obsoletes RFC 2916."

sexta-feira, 29 de junho de 2007

V E R G O N H A

vergonha
[Do lat.
verecundia, pela f. *verecunnia.]

Substantivo feminino.

1.
Desonra humilhante; opróbrio, ignomínia.
2.
Sentimento penoso de desonra, humilhação ou rebaixamento diante de outrem.
3.
Sentimento de insegurança provocado pelo medo do ridículo, por escrúpulos, etc.; timidez, acanhamento:
Tem vergonha de falar em público.
4.V. pudor (2).
5.
Ato, atitude, palavras, etc., obscenos, indecorosos e/ou vexatórios.
6.
Sentimento da própria dignidade; brio, honra:
Sua vergonha nunca lhe permitiu agir incorretamente.

7.
Bot. V. dormideira (2). ~ V. vergonhas.


Ter vergonha na cara. 1. Ter sentimento da própria dignidade; ter brios.

Eu me rendo, me rendo as mulheres, me rendo as evidências, me rendo aos fatos. Eu me rendo. Até no dicionário de português - Aurélio, elas nos superam e nos ensinam, ou melhor, continuam a nos ensinar, uma vez que os homens em geral se esquecem que a grande maioria de nós, se não todos, fomos criados por uma.

Hoje, eu novamente sinto vergonha, sinto vergonha de ser brasileiro, e sinto ódio de minha pequenez, de minha insignificância, não porque sou o que sou, pois disso tenho muito orgulho, mas pela impotência que me causam.

Como todos podem ver acima, no dicionário de português mais usado no Brasil, uma das melhores definições de VERGONHA é que essa é uma palavra feminina. E hoje traduz como me senti ao ler o jornal pela manhã. Vou transcrever aqui os trechos que me impuseram o sentimento e me compeliram a escrever.


Por:
GABRIELA GUERREIRO da Folha Online, em Brasília.( novamente uma mulher)

Após mal-estar, Quintanilha refaz convite para Casagrande assumir relatoria

A Folha Online apurou que Quintanilha voltou atrás depois de perceber o desgaste que o recuo provocaria na imagem de Renan. O PMDB, que nos bastidores trabalhou para impedir que Casagrande assumisse o cargo, decidiu manter o convite até a próxima sessão do conselho marcada para terça-feira.

"O "desconvite" foi feito depois de Casagrande ter aceito relatar o caso. O problema é que Casagrande impôs condições para sua atuação ao afirmar ser favorável à ampliação das investigações sobre Renan incluindo as movimentações financeiras do presidente do Senado. Esse posicionamento desagradou aliados do senador Renan, que querem restringir o caso à denúncia relacionadas à empreiteira Mendes Júnior."

O senador Demóstenes Torres (DEM-GO) considerou uma "indecência, imoralidade e chicana" o desconvite de Quintanilha a Casagrande.
"Querem arrumar um relator que faça o serviço sujo e o senador Casagrande não aceitou. O conselho está fazendo o que o investigado quer. Todos os que arrumam para a presidência do conselho estão trabalhando para que haja absolvição [de Renan]", afirmou.

Da Redação do UOL NEWS

Senador Renato Casagrande diz que Renan interfere e afirma que "Conselho de Ética está na estaca zero"

"Senador Casagrande diz que Renan interfere no Conselho de Ética".
"Consultei as pessoas que precisava e tomei a decisão de assumir a relatoria do processo. Mas hoje, durante todo o dia, não consegui falar com o presidente Quintanilha. Às 5 da tarde ele me informou que tinha tomado a decisão de fazer primeiro uma consulta à Assessoria Legislativa sobre impropriedades no processo do senador Renan Calheiros e só depois ele definiria de fato o relator do processo", explicou o senador Casagrande.

"Para entrar num trabalho como esse, é para fazer uma investigação correta, séria, para dar segurança a quem vai votar e a sociedade brasileira, ou não vale à pena"

"Estaca zero"

"São forças e pressões externas que têm travado o Conselho", disse o senador. "Ontem, parecia que o Conselho de Ética estabeleceria uma dinâmica de trabalho, mas hoje nós voltamos à estaca zero, como no dia da renúncia do presidente Sibá."



Se os que cuidam da justiça e da ética no Brasil, são esses homens, com esse tipo de atitude, que vimos aqui ser relatada, como nós vamos nos defender? Quem irá ter poder para julgar os julgadores? Sinto senhores e senhoras, mas sinto muito mesmo, pois há exatos 25 anos atrás eu José Pinto no Jornal "O TEMPO" fiz essa mesma pergunta, e infelizmente até hoje estou sem resposta, minhas palavras ecoaram ao vento, como minhas esperanças.


É esse Brasil que vou deixar para meus filhos e netos? É essa noção de honradez, moral e retidão que devo pregar em minha casa?

Não vejo, não falo, não ouço!



Talvez eu não tenha entendido que a era "LULA", viria para ser a era da desonra, da mentira, da omissão, do descaso, do nada sei, nada vi, nada escutei, nada falei. Eu acredito que devo reformular meus conceitos, não posso deixar os meus a mercê de tais "tipos", ou mudo eles de lugar ou mudo a forma de educar meus filhos, não vejo outra alternativa, não posso ensinar uma coisa e coloca-lo nessa ciranda de mentiras deslavadas, no meio dos "cara de pau", eles vão ser no mínimo estranhos no ninho, não vão sobreviver, da mesma forma que peixe de aquário não sobrevive em rio de águas turvas.

VERGONHA, a indecência tomou conta do país, adentrou os lares e penetrou nos cérebros, agora se prepara para se perpetuar, os herdeiros já estão sendo preparados, os homens se esquecem dos princípios para cuidar do saldo bancário.

Por favor, me ajudem, socorro!!! Homens e mulheres de bem, acordem, levantem e gritem, ou então se acomodem e sujeitem-se a essa porcaria.

Tenho dito.

quinta-feira, 28 de junho de 2007

O mercadologo, o distribuidor e o marketeiro.

O ano transcorria calmo, as decisões tomadas afetariam uma vida, mas foram necessárias.

O mercadólogo - profissional da área de marketing que estuda empresa, produto, mercado. Na empresa faz o levantamento do produto e ou serviço, da área de concepção até a entrega para o consumidor final. Nesse longo caminho já se faz a determinação do chamado ciclo temporal de um produto e ou serviço e será do cálculo desse tempo que sairá o planejamento financeiro, o planejamento da coleta de insumos, o planejamento do transporte dos insumos a área ou áreas de produção, o planejamento do armazenamento caso necessário for e o planejamento da distribuição.

Cada uma das fases citada possui desdobramentos que dariam assunto para escrever por horas, ou mesmo dias, mas não é meu objetivo e mesmo porque a visão descrita do chamado ciclo da produção está incompleta, mas nos dá uma idéia da complexidade de todo o processo. Saindo da produção teremos a área humana da empresa que ela como um todo recebe um tratamento muito especial, desse "elemento" dependerá toda e qualquer ação será ele o responsável final pelo sucesso ou fracasso da empreita, cada vaga será minuciosamente analisada e descrita com detalhes que impressionaria os roteirista de cinema, e para cada papel a ser desempenhado, do protagonista principal ao figurante mais simplório, a escolha deverá ter um critério de valor para que cada peça se encaixe com a harmonia de uma música clássica.

O produto, bem os cuidados com o objeto de nosso esforço será tão ou mais minucioso do que os já descritos, e aqui começa um trabalho que as planilhas e os números podem deixar os cálculos de uma projeção de megasena com muita inveja, vamos do levantamento da necessidade a ser satisfeita, até mesmo a criação ou desenvolvimento de uma, passando por todo um estudo psicológico de atitude positiva a desejos intrinsecamente inerente ao indivíduo (as mulheres que me perdoem se os termos denotam masculinidade, não era para tal, mas eu não os criei) chegamos às análises das necessidades humanas passando pelas primarias, ou básicas, aquelas que o individuo tem e muitas vezes não se dá conta, como instintiva que é a de respirar para não morrer, a aquelas que faz com que o alter ego se pronuncie mostrando a todos quão egoísta o ser humano pode ser, a disposição do valor de pagamento para aquisição passa por minuciosos testes, que se exemplificarmos escreveríamos não um, mas vários livros, a psicologia, a sociologia, a arte, as letras, e tantas outras áreas passam pelo processo, e os conhecimentos básicos dessas matérias irão ser determinantes para que se avalie o resultado final do trabalho. A cor, o tamanho, a forma, a durabilidade, todos esses detalhes serão minuciosamente estudados, planejados, descritos e seguidos.

A comunicação, a estratégia, os veículos a serem usados, tudo será descrito de forma cautelosa, mas sempre com audácia.

A distribuição, seu ciclo, sua forma, a disposição do produto no ponto, e mais um sem fim de detalhes irão compor esse roteiro, que por mais que eu queira transcreve-lo aqui, ele não terá nunca uma porcentagem significativa de toda a sua complexidade.

A estratégia fará parte da primeira linha desse trabalho e irá acompanha-lo até a derradeira. Seriamos ser muito simplista querer descrever aqui a complexidade de um trabalho que aos mestres ( Kotler, Mcarthy, Stanton e outros) distinguiu com coletâneas de livros que chegam as raias de se assemelharem a enciclopédias, tal a quantidade de volumes que foram escritos. Não ia ser esse humilde servo e aprendiz que iria ser arvorar de representante ou de porta voz de assunto de tal magnitude, na realidade sou um observador, uma testemunha que está o tempo todo em constante transformação.

Dentro do processo da concepção de um produto e ou serviço, o distribuidor, o sistema de distribuição, tem papel de suma importância, sem ele nada acontece, mas em tempo algum terá preponderância maior do que o todo, uma vez que é parte dele, ao assumir a sua verdadeira função fará com que o processo tenha seu ciclo em prosseguimento ao que fora anteriormente planejado. A cada nova adição que for feita ao ciclo sem que a ordem pré-concebida seja respeitada, teremos um atraso em toda a estrutura e muitas vezes o sepultamento de uma idéia grandiosa, a cada ator cabe-lhe desempenhar o papel que lhe foi determinado, porque só assim termina-se a construção do todo, as engrenagens são todas importantes, se uma quebrar ou faltar todo o processo para, do mais simples ao mais complexo fator todos tem sua importância, sua complexidade, seu envolvimento e de seu bom ou mau desempenho teremos no resultado final a marca indelével do fracasso ou do sucesso. Nada em momento algum ou em situação alguma poderá ser "mais real do que o rei", a força da união das partes sempre será o segredo da força do todo, e só a compreensão disso levará a cabo qualquer que seja a tarefa a ser realizada.

Ao pesquisar pela Internet, me deparei com um livro de título "O Falso Brilhante", que estarei lendo na seqüência. Ao refletir sobre o que viria ser o tema central da idéia que agora desenvolvo, me ocorreu que independente da abordagem que o autor tenha dado ao livro ou mesmo de qual foi o "approach" usado no seu desenvolvimento eu tenho em mim que em marketing temos, além da chamada miopia mercadológica que "enterrou" boas idéias e levou promessas ao fracasso, o chamado "falso brilhante" e esse eu classifico como o "Marketeiro", se arvora de algo que não tem a menor idéia do que vem a ser, e além de se apossar do título e cometer as maiores barbaridades, promove o desengano através do processo da desinformação, por não saber que é dela que sai todas as estratégias, compromete todo o processo sem ter noção que essa atitude será a mãe de seu próprio insucesso. Leva centenas e muitas vezes milhares de pessoas ao fracasso para em uma próxima oportunidade se acercar de novos "amigos" e dar ao seu próprio insucesso e fracasso a capa de que outrem se não ele mesmo com sua incapacidade de analisar, fora responsável pela situação que lhe causou incomodo, ao lhe faltar o devido embasamento e na sua já propalada e conhecida falta de humildade para entender que nada será feito, construído ou concebido sem que as partes formem o todo, enterra idéias, projetos, produtos e empresas. O palco pré-determinado de sua atuação passa pela soberba e pela incapacidade de argumentação, indo ao desespero de atitudes imperiosas e destemperadas onde voltamos a origem do "quem grita mais leva", como se tudo não passasse de uma grande feira de variedades onde a obsolescência está em oferta por não ter mais serventia.

Assim posso garantir que mesmo que tenha sucesso financeiro está fadado ao fracasso profissional e dependerá eternamente da quantidade de pessoas que existe até que um dia o universo em sua infinita sabedoria complete o ciclo e se feche a sua volta fazendo com que sua verdade apareça e nesse momento teremos o fim do espetáculo, fecham-se as cortinas.
Não há aplausos, somente a turba enfurecida na sua insana sede de vingança, e nesse momento a celebre frase - "Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo" (Abraham Lincoln), vem a tona na sua plenitude, exigindo não vingança, mas justiça.

Não se enganem, acontece, porque a nossa verdade por mais feia que seja, por pior que seja, será sempre a nossa verdade, não sendo possível a sua dissociação do indivíduo a qual é inerente.

A você Gregório, que ontem aos vinte e sete dias do mês de junho do ano de 2007 da glória do senhor, completou 13 anos. Você que é prova e testemunha de minha não tão significante existência nesse plano do universo. Concebi este texto em mais uma de minhas divagações, na esperança que você o leia e entenda que a verdade tem sido para seu pai o norte que permeia a escuridão dos meus dias permitindo assim que a luz pura e cristalina me guie até a minha mudança de endereço definitiva. Cultive-a, porque valerá a pena.

terça-feira, 26 de junho de 2007

Noticias do Brasil.

"Inglaterra diz quem não paga e endossa crédito no Brasil".

"Nota fiscal dará crédito para pagar o IPVA".

Assim começam os dias no Brasil. O brasileiro levanta e se depara com as noticias mais bizarras e nem se da conta. Sendo assim, temos: ninguém lê nada mesmo ou ninguém se importa com nada. Se o Bill pobre, mas tão famoso quanto o rico fosse vivo acredito que teríamos outra obra teatral de sucesso e o espetáculo seria ainda maior que - "To be or not to be”.

Claro que as manchetes de hoje não são as acima, o que esta acima é uma brincadeira com a palavra, prática muito comum entre os chamados cronistas de plantão, se bem que as observações também não são opcionais, mas sim devem ser tomadas como somatória de si própria e ai teremos algo próximo a nossa realidade: Ninguém lê porque não é importante.

O que não é importante? Ler? Ou o fato em si? Intrinsecamente ambas as colocações serão determinantes para o resultado final. Vivemos no país do faz de conta e vamos acabar como o povo de mentirinha. Atualmente no Brasil, o que mais se vê é o uso indiscriminado de campanhas, não de propaganda, mas sim de publicidade (já escrevi qual a diferença), gasta-se mais divulgando as ações do que as aplicando.

Depois do sucesso do frango que teve seu inicio em 1986, a galinha deveria ser nossa mascote símbolo. Botamos um ovinho e gritamos tanto que no Japão eles pensam que acabaram de inventar o "megafone interestelar". Então proponho, porque não fazer uma campanha do tipo: Distribuição de jornais agora será gratuita. Ou mesmo quem sabe a instituição do vale jornal, ou o vale livro. Sei lá, é uma idéia. Já fazem tanta barbaridade que estou a partir de agora adotando “Embola mãe, embola pai, embola fia, eu também sou da família, também quero embolar (adaptação do refrão de Manezinho Araújo da embolada chamada: Dendê trapiá)".

Paramos de nos importar? Ou na realidade nunca o fizemos? O que acontece? Nossa indolência nos leva mecanicamente ao descaso? Ou perdemos as forças? Alguém se lembra quando foi que esse processo se iniciou? Ou faz parte da vida do povo brasileiro desde sempre?

Perguntas, perguntas, palavras ao vento, palavras vazias, no fim sem alento, me dou conta que tenho muito que fazer e ainda acabo na ciranda dos que simplesmente vivem sem levar em conta que todo ator tem um papel a desempenhar e que mesmo que não seja do protagonista, a participação dele é fundamental para a conclusão da obra.

Tenha um bom dia.

domingo, 24 de junho de 2007

Serviços VOIP e a imposição.

Uma das formas mais antigas usadas para garantir fidelização de cliente é o pseudo subsidio de produto e ou serviço. O VOIP, serviço do final do século XX e que começa a se fixar como uma grande alternativa de comunicação nesse início de século XXI tem provedores e até alguns distribuidores lançando mão deste artifício maldoso e em minha opinião até mesmo ilegal, oferecendo a quem compra seus serviços um aparelho adaptador ATA, que para "facilitar" a vida do cliente tem um bom preço e já vem configurado, pronto para o famoso "plug and play", ou seja é só conectar que já esta tudo prontinho. uma generosidade do fornecedor, ledo engano meus amigos, a maioria desses "beneméritos" enviam aos clientes um aparelho que vem configurado, é verdade, mas ao tentar mudar de operadora e tentar usar o aparelho que compraste, muitas vezes descobre que não há como pois o mesmo encontra-se "travado" na configuração do provedor inicial. Como sou contra toda e qualquer atitude que tolhe ou venha a coibir o consumidor de exercer aquele que em minha opinião é seu direito legitimo, o livre arbítrio. Vou disponibilizar aqui uma instrução e uma informação para que ninguém seja forçado a deixar de usar aquilo que adquiriu, e que por direito lhe pertence.
Para eliminar as configurações de um ATA e fazer com que ele volte a ter a configuração standard de seu fabricante (sem ter nada de servidores configurados internamente) basta que você atualize o firmware do mesmo. Lógico que isso deve ser executado por um técnico com experiência no assunto, e se o usuário tentar fazer isso por conta própria tem que saber que será por sua conta e risco, não tendo o direito de responsabilizar outrem por um ato impensado e fora de sua alçada. Praticamente todos os ata que pesquisei possuem no site do fabricante uma atualização de BIOS, e abaixo segue uma lista com o nome do arquivo para upgrade de firmware e o ATA ao qual se destinam.

Firmwares

Nome/Name Descrição/Description
PAP-2-2.0.12-LS.bin Firmware Linksys PAP-2 v.2.0.12 (LS)
PAP-3-01.12-LS.bin Firmware Linksys PAP-2 v.3.01.12 (LS)
pap2-3-1-15-LS.bin Firmware Linksys PAP2 V.1 v.3.1.15 (LSd)
pap2-3-1-20.bin Firmware Linksys PAP2 V.1 v.3.1.20 ()
pap2-3-1-22.bin Firmware Linksys PAP2 V.1 v.3.1.22 ()
pap2t-3-1-15-LS.bin Firmware Linksys PAP2T v.3.1.15 (LSd)
pap2t-3-1-16-LS.bin Firmware Linksys PAP2T v.3.1.16 (LSd)
pap2t-5-1-3-LS.bin Firmware Linksys PAP2T v.5.1.3 (LS)
spa9000-03-02-08-d.bin Firmware Linksys SPA 9000 v.3.1.8 (LSd)
spa9000t-3.3.6.zip Firmware Linksys SPA 9000 V.2 v.3.3.6 (LSd)
spa9000-5.1.8.zip Firmware Linksys SPA 9000 V.1 v.5.1.8 (LSd)
spa9000t-5.1.8.zip Firmware Linksys SPA 9000 V.2 v.5.1.8 (LSd)
spa941-4.1.15.zip Firmware Linksys SPA 941/921 v.4.1.15 ()
spa942-4.1.15.zip Firmware Linksys SPA 942/922 v.4.1.15 ()
spa3000-03-01-10-d.bin Firmware Linksys SPA 3000 v.3.1.10 (LSd)
spa3000-3-1-18-GW.bin Firmware Linksys SPA 3000 v.3.1.18 ()
F1000_V3.80st.zip Firmware Utstarcom F1000 3.80 st
f1000-firmware-430st.zip Firmware Utstarcom F1000 4.30 st
SoundWin S400 Firmware Soundwin S400 2.86 Firmware
Pheeenet VG1404 Firmware Pheeenet VG1404 Firmware
Firmware ATCOM 530 240407 Firmware ATCOM 530 240407

LEMBRE-SE CONSULTE UM TÉCNICO ANTES DE QUALQUER AÇÃO EM SEU ATA.

Protoloco, codecs e consumo de banda.

Você sabe qual o protocolo ou protocolos que usa a plataforma de seu VOIP? Eu vou começar descrevendo um protocolo e na seqüência vamos colocar algumas demonstrações de consumo versus codec, em artigo anterior já descrevi codec e seu papel em um serviço VOIP. O protocolo que vamos ver e o IAX/IAX2 e é usado pelo software ASTERIX VOIP PBX (o Asterix é na realidade um sistema de plataforma VOIP, linux com licença GNU, ou seja, software livre, grátis). O IAX pode ser usado por qualquer tipo de "streaming média", incluindo vídeo, mas seu ponto preferencial é o controle da chamada de voz sobre IP.
IAX, Inter-Axterix Exchange, protocolo destinado a prover controle e transmissão de "streaming média" através de protocolo IP (Internet Portocol Networks)
O IAX não é um standard, por não ser resultado de um grupo unico e sim resultado de esforços de uma comunidade de colaboradores. O IAX usa a porta simples UDP 4569 (no protocolo SIP, a porta mais conhecida é a 5060, não é a única), essa porta tem um funcionamento muito bom em ambiente denominado NAT (Internet roteada), o IAX usa somente uma porta UDP para realizar o controle e o trafego dos dados, uma das diferenças do IAX para outros protocolos é o jitter buffer, que e um grande diferencial no auxilio da qualidade e velocidade do pacote de voz.
Usando o IAX, vamos colocar o trafego e o consumo comparativo dos codec de voz mais conhecidos e usados pelas plataformas VOIP, para qualquer pessoa que tenha interesse possa através dessas informações, traçar paralelos de comparação e entender as possíveis dificuldades que um serviço VOIP pode estar tendo ou teve ou terá.
Quadro de demonstração de consumo de banda pelo Asterix, nas seguintes situações:
A - tráfego bidirecional, os números incluem voz vindo e indo.
B - O ATA usado para o teste foi o 7960 da Cisco
C - Asterix, falando com telefones SIP ( outro VOIP)
D - Asterix falando com PRI:Asterisk CVS-05/26/03-15:30:05
E - Todos os testes do IAX2, tinha a variante trunking ligada.
F - Todos os testes tiveram sua verificação no ponto remoto, para assim ter o uso do codec próprio para a ligação telefônica.
G - Os testes tiveram duração de 1 minuto.
H - Todas as ligações foram executadas mais de uma vez, e o resultado apresentado é a média das ligações.
I - Quando mediu-se a banda, o "kilobit" considerado foi 1000 bits por segundo e não 1024, conseqüentemente o megabit é 1.000.000 de bits por segundo.

Resultados:

G.711 (ulaw)

uma chamada: 164333.75 bps/94.26 pps ( 82.1 kbps)
duas chamadas: 296171.60 bps/101.46 pps (148.0 kbps)

  • Para cada chamada adicional: 131837 bps (65.9 kbps)
  • Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 32495 bps (16.0 kbps)
  • Numero raw de chamadas por megabit: 15

    ILBC

    uma chamada: 56134.91 bps/67.45 pps (28.0 kbps)
    duas chamadas: 98679.11 bps/102.41 pps (49.3 kbps)
  • Para cada chamada adicional: 42544 bps (21.2 kbps)
  • Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 13590 bps ( 6.7 kbps)
  • Numero raw de chamadas por megabit: 47

    G.729

    uma chamada: 60124.33 bps/101.26 pps (30.0 kbps)
    duas chamadas: 79496.23 bps/102.85 pps (39.7 kbps)
  • Para cada chamada adicional: 19372 bps ( 9.6 kbps)
  • Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 40752 bps (20.3 kbps)
  • Numero raw de chamadas por megabit: 103

GSM
uma chamada: 70958.16 bps/102.13 pps (35.4 kbps)
duas chamadas: 100455.23 bps/102.63 pps (50.2 kbps)

  • Para cada chamada adicional: 29497 bps (14.7 kbps)
  • Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 41461 bps (20.7 kbps)
  • Numero raw de chamadas por megabit: 68

LPC10
uma chamada: 43855.44 bps/89.94 pps (21.9 kbps)
duas chamadas: 56059.18 bps/100.81 pps (28.0 kbps)

Para cada chamada adicional: 12203 bps ( 6.1 kbps)
Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 31561 bps (15.8 kbps)
Numero raw de chamadas por megabit: 164

(SPEEX):
uma chamada: 74817.18 bps/101.06 pps (37.4 kbps)
duas chamadas: 109692.68 bps/102.18 pps (54.8 kbps)

  • Para cada chamada adicional: 34875 bps (17.4 kbps)
  • Est. IP/IAX2 overhead (1 call): 39941 bps (19.9 kbps)
  • Numero raw de chamadas por megabit: 57

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