Imagine poder falar com seu cliente em qualquer parte do mundo pela metade do preço estando em seu escritório, sua casa em viagem ou em uma ilha. Pensando bem com isso sendo possível nossa vida fica bem mais fácil. O começo de todo o processo que culminou nessa possibilidade teve início há alguns anos atrás com o advento da telefonia via internet, popularmente conhecida como Voip ou telefone de protocolo de voz. Pode até parecer como um jargão técnico demasiado difícil de compreender, mas na realidade é um conceito simples onde a voz é convertida em pequenos pacotes digitais e emitida através da Internet. Após isso acontecer a voz é re-convertida para o formato de sinal analógico, de tal modo que possa ser compreendido pelo ouvinte, antes que finalmente alcance o destino. Isto é conhecido como terminação de Voip.
A maioria do trabalho é feito pelo fornecedor de serviço principal, visto que os revendedores e os atacadistas de VOIP não têm que se preocupar com as partes técnicas do processo da transmissão da chamada. Isto torna mais fácil e mais lógico para que uma empresa entre no negócio como um atacadista ou revendedor de voz sobre IP.
Os fornecedores de serviços Voip oferecem planos e soluções, terminação, serviço de revenda por atacado e varejo para os interessados em entrar no negócio Voip. Com o aumento da tecnologia e do conhecimento sobre o serviço de comunicação através da Internet, temos agora um grande número de serviços e também uma grande variedade de fornecedores de Voip, tanto para varejo quanto para atacado.
No tocante ao atacado temos três tipos de empresas classificados na forma de comercialização do serviço, para proceder na escolha a análise a ser feita considera os fatores qualidade, preço e opções de consumo, como por exemplo, a forma de tarifação por tempo, minuto fração de minuto ou mesmo
Poucos são os fornecedores renomados que fornecem o serviço e também o suporte técnico que é um fator importante para manter seu negocio em funcionamento eficiente o tempo todo. As opções são escassas e isso poderá implicar em um grande problema para o bom funcionamento do serviço. As formas de suporte são variadas mas muitas vezes não são constantes e muito menos confiáveis, o que se tem noticiado é que são longos os períodos de espera por uma solução e as vezes até mesmo por uma resposta de que o problema esta sendo conduzido para uma solução (mesmo que não seja breve).
Uma opção de contato direto com o suporte técnico colocara seu negocio em grande vantagem e uma das opções usuais é o suporte através de Chat ou MSN.
Terminação, conhecida também como terminação de voz, se refere a como é realizada a rota (o percurso) de uma chamada telefônica de um terminal telefônico para outro, os termos que podem ser encontrados são Carrier e Provedor. O ponto de terminação é o ponto final (em inglês: called party) e o ponto de origem (calling party) é onde se inicia a chamada.
O termo é muito aplicado quando estamos falando sobre ligações Voip, onde as ligações têm seu inicio como Voip e terminam em um telefone convencional. No caso o serviço de terminação é o provedor de serviço Voip, o servidor. Em Voip podemos também ter a chamada de origem vindo de um telefone convencional e terminando em um número (ou endereço) Voip.
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Terminacao Voip
quinta-feira, 24 de abril de 2008
0800 Voip
A comunicação entre as pessoas é fato desde que o mundo é mundo, imprescindível nas relações inter-pessoais comunicar-se é parte do ser humano várias são as formas de comunicação mas a fala é uma das mais importantes, pelo menos nas relações comerciais (em outras nem tanto).
Empresas estão o tempo todo aprimorando sua comunicação e procurando a cada dia uma maior aproximação de seu mercado, a área comercial faz estudos, treinamentos e lança mão de todos os recursos disponíveis para tornar o relacionamento com seus clientes mais eficiente.
O custo da comunicação é o vilão da estória, maior ou menor número de atendentes e mais ou menos intensidade de propaganda estão diretamente ligados ao "bugdet" do departamento comercial de uma empresa, claro que todos esse fatores não devem ser impedimentos para que procuremos uma solução que seja criativa, que tenha bom gosto, que seja agradável.
Um de nossos objetivos atuais é o estudo da comunicação de nosso Blog com nossos leitores e para tal procuramos todos os dias uma nova forma, inovadora e de fácil compreensão para que as pessoas possam se comunicar conosco e ao mesmo tempo observar o que podem estar fazendo por si mesmo e por seus negócios.
O serviço 0800 é um serviço onde as empresas oferecem uma alternativa de comunicação a seus clientes, tenha essa comunicação o objetivo de esclarecimento, de reclamação ou de intenção de compra, ele é disponibilizado sem custo para o cliente que dessa forma não terá ônus para entrar em contato com a empresa.
Nosso 0800 tem essa formatação, não há custo para que o utilizar, é de fácil manuseio e funciona 24 horas quando não há ninguém para atender em função do horário ou mesmo do número de ligações nós temos a opção da mensagem gravada que é enviada imediatamente para um de nossos e-mails, que são lidos a cada 30 minutos durante o horário comercial.
Como usar:
Essa é a imagem de nosso 0800, ele funciona da seguinte forma, você coloca o seu mouse sobre a figura (ela esta a esquerda do Blog na parte superior) e pressiona o botão esquerdo do mouse (dando um clique) após este ato ira aparecer outra figura, que é o Adobe Flash Player entrando em funcionamento mas antes disso ele ira pedir a sua autorização.
Ai esta a figura do Adobe Flash Player, e para que sua ligação seja completada é necessário que você coloque o mouse sobre a palavra Allow (que significa: permito) e pressione e ai a chamada se iniciará.
O Adobe Flash Player possui controles de configurações como podemos ver na figura abaixo e podemos fazer a configuração pressionando o botão direito do mouse sobre a figura 0800JOSEPINTO você terá acesso aos controles do player.
Acionando os controles:
No caso do 0800 você poderá estar acertando o sistema de áudio que esta em seu computador o volume pressionando o mouse sobre a seta abaixo do Record Volume na figura e movendo-a para os lados, e também o eco ( retorno da própria voz) clicando sobre o quadrinho antes da palavra Reduce Echo.
Regulando o áudio:
Agora que temos a explicação do 0800 use-o para falar conosco ou para consultar como colocar o sistema em sua página de internet ou Blog, tenha você objetivos profissionais ou não.
terça-feira, 22 de abril de 2008
Voip Brasileiro
O melhor preço? O melhor serviço? O melhor custo beneficio?
Como escolher um provedor Voip?
Eu já coloquei aqui no Blog artigos que respondem parcialmente (em minha opinião) essa questão.
Voip com ponto no Brasil? Voip com suporte no Brasil? Voip com muito tempo de existência?
São várias as colocações que poderemos estar levantando para nos orientar sobre a escolha do provedor Voip, mas existe alguns senões e algumas precauções que devemos tomar, eu irei listar aqui alguns provedores de serviço Voip que se declaram Brasileiros, uns realmente o são outros não, uns são de distribuição convencional outros de MMN, não farei nenhum juízo antecipado, simplesmente irei escrever aqui as informações que encontrei, não estou fazendo indicações, não estou dizendo quem é melhor ou quem é pior, o artigo é simplesmente para orientar, observem, leiam e tirem suas próprias conclusões. Meu intuito é colaborar trazendo a público o máximo de informação possível.
Seguirei uma lista que fiz, e colocarei aqui os provedores por ordem alfabética, os leitores que conhecerem provedores brasileiros ou com escritórios no Brasil que quiserem que seja colocado aqui as informações que conheçam ou mesmo de servidores que representem, por favor nos comuniquem por e-mail (hddlab_at_homail_dot_com).
Aianna Corporation
Main Office: Hong Kong
USA: Los Angeles, California
Mexico: Cancun, Mexico
Brazil: Goiania, Brazil
Detalhes do provedor:
Se houver alguma informação neste post que não esta em acordo com o Provedor ou serviço pedimos gentilmente que o responsável pelo mesmo no Brasil entre em contato conosco e nos de a informação para que façamos as devidas correções e ou adições, no momento as informações acima são as que foram oficialmente divulgadas pela empresa
domingo, 20 de abril de 2008
FAQ Voip
Sobre a tecnologia VOIP
VOIP, o que é?
O VOIP (voice over internet protocol) é uma tecnologia que nos permite realizar chamadas telefônicas através de redes IP, como a Internet, ou as redes de computadores de empresas e Universidades. O Voip também é conhecido como, telefonia IP, telefonia Internet, telefonia banda larga e voz sobre banda larga.
O que é preciso para fazer e receber chamadas VOIP?
Para entrar no mundo da tecnologia VOIP só é necessário encontrar um provedor de serviços VOIP e fazer o seu registro, pode ser usado um softfone, um ATA, PDA. Alguns VSP (Voip service provider) são gratuitos outros oferecem promoções com ligações gratuitas são muitas as opções que os VOIPs oferecem nos dias atuais.
Como funciona o Voip?
O procedimento do Voip consiste em fazer a digitalização da voz e transforma-la em pacotes de dados para que trafeguem pela rede IP e converter em voz novamente ao chegar ao seu destino. O passo a passo de uma ligação Voip: O usuário retira o telefone IP do gancho, e nesse momento é emitido um sinal para o roteador de "telefone fora do gancho". A parte da aplicação emite um sinal de discagem. O usuário digita o número de destino, cujos dígitos são acumulados e armazenados pela aplicação da sessão, os Gateway irão comparar os dígitos acumulados com os números programados; e havendo uma coincidência ele irá mapear o endereço discado com o IP do gateway de destino. A aplicação de sessão roda o protocolo de sessão sobre o IP, para estabelecer um canal de transmissão e recepção para cada direção através da rede IP. Se a ligação estiver sendo realizada por um PABX, o gateway troca a sinalização analógica digital com o PABX, informando o estado da ligação. Se o número de destino atender a ligação, é estabelecido um fluxo RTP sobre UDP entre o gateway de origem e destino, tornando a conversação possível. Quando qualquer das extremidades da chamada desligar, a sessão é encerrada. (a explicação aqui tem por base o que li na Wikpédia)
Porque é que as chamadas entre Voips são gratuitas?
Porque o tráfego Voip é tratado como tráfego de dados e este tipo de tráfego já está sendo pago ao se contratar uma conexão de dados do tipo ADSL, cabo, Internet discada entre outras opções que já existem no mercado.
Porque o preço do Voip é menor do que o da telefonia convencional?
Pelo fato de podermos usar a Internet e porque a rede mundial (como é comumente conhecida) já esta conectada, e a tecnologia existente na Internet permite o uso de uma única rede para carregar dados e voz, e especialmente porque os utilizadores já possuem uma rede com capacidade subutilizada, que pode transportar dados VoIP sem custo adicional, daí o barateamento de custo do Voip, tudo esta calcado no chamado volume de tráfego.
O tráfego VOIP ocupa muita largura de banda?
Não, uma chamada Voip pode ocupar menos de 30 Kb/s (procure aqui mesmo no Blog a informação sobre codec tráfego e consumo de banda). É até mesmo possível efetuar-se chamadas Voip com Internet que usa ligações dialup, todo o processo irá depender tão somente da configuração de sua rede, de seu provedor de Voip e de seu Softfone ou outro dispositivo que queira usar para fazer suas chamadas Voip.
O que é PSTN?
A rede pública de telefonia comutada ou RTPC (do inglês Public switched telephone network ou PSTN) é a rede telefônica mundial comutada por circuitos destinada ao serviço telefônico, sendo administrada pelas operadoras de serviço telefônico. Inicialmente foi projetada como uma rede de linhas fixas e analógicas, porém atualmente é digital e incluem também dispositivos móveis como os telefones celulares.
A rede pública de telefonia está para a comutação por circuitos como a Internet está para o IP e a comutação por pacotes. O uso de comutação por circuitos provê a qualidade de serviço necessária para transmissão de voz pois o circuito é reservado durante toda a ligação, mesmo havendo silêncio, e é liberado apenas quando a chamada é desligada. Esta rede dá suporte restrito para comunicação de dados.
Os padrões da rede pública de telefonia são ditados em sua maior parte pelo ITU-T seguindo o padrão de endereçamento E.163/E.164 conhecidos popularmente como os números dos telefones. (definição da enciclopédia livre Wikipédia)
Posso fazer chamadas para telefones da rede fixa?
Sim, podem ser realizadas chamadas de um Voip para a telefonia fixa, para tal é necessário a contratação de um provedor de serviços Voip, esse tipo de chamada (Voip - PSTN) usa o protocolo SIP (session initialization protocol). A maioria dos provedores fornece aos pretendentes a usar o seu serviço de chamadas Voip para redes públicas PSTN (public switched telephone network) um teste inicial gratuito, e também as chamadas Voip – Voip gratuitas entre os membros do serviço, já existem provedores de serviços Voip que permitem a interconexão Voip com outros provedores (peering).
Para onde posso telefonar?
Para determinar para onde podemos estar ligando temos inicialmente que analisarmos o provedor de serviços Voip que iremos contratar, e ver quais são as opções que ele nos oferece, tanto na área de custos quanto em sua abrangência, tipo de contrato, tempo e custos adicionais, quero lembrar a todos o que pretendem fazer uso do Voip que os chamados planos ilimitados têm como base o consumo máximo de 3.000 minutos mês, leiam toda a política de uso do provedor que irá contratar para dessa forma evitar surpresas futuras.
O Voip é legal?
As comunicações no Brasil são regulamentadas por um organismo denominado ANATEL, e segundo o entendimento da ANATEL (seguindo todos os organismos mundiais que regulamentam as comunicações em seus respectivos territórios) a comunicação Voip – Voip é uma área de desenvolvimento tecnológico da informática e da internet não havendo no caso necessidade de qualquer tipo de regulamentação. A ANATEL em 2005 se pronunciou sobre o Voip dessa forma: “A Anatel esclarece que não há restrição ao uso da tecnologia de Voip por prestadoras de Serviço de Comunicação Multimídia e que elas não podem restringir nenhum tipo de sinal”. Lembramos a todos os usuários e pretendentes a usuários que as comunicações Voip – PSTN para que estejam operando legalmente devem ter sua regulamentação e autorização providas pela ANATEL. (STFC) Conteúdo na integra da regulamentação pode ser encontrado no site da ANATEL ou aqui.
A atividade de telecomunicações desenvolvida sem autorização de serviço é considerada clandestina e está sujeita às sanções previstas no art. 183 da Lei no 9.472, de 16 de julho de 1997.
As empresas de telefonia podem restringir o uso do Voip?
Já houve por parte das empresas de telefonia tradicional, a tentativa de impedir os usuários de internet de ter e fazer uso de Voip, isso já foi esclarecido e as empresas não podem adotar esse tipo de atitude e procedimentos que impeçam o usuário de fazer uso do serviço Voip são ilegais ( se você estiver tendo esse tipo de problema denuncie seu provedor de Internet ao Procom e faça também uma denuncia na Delegacia de Policia e também junto a Promotoria Publica de sua cidade). Leia mais sobre o assunto no site Abusar.
E permitido do uso de Traffic Shaping por parte das empresas de telefonia convencional?
Não, as empresas de telefonia convencional não podem fazer uso de programas do tipo traffic shaping para controlar e impedir o uso do Voip. O uso de traffic shaping por parte dos provedores de acesso à internet é facilmente comprovado por vários utilizadores dos serviços. Mas os provedores costumam desmentir o uso de tal técnica.
O que é traffic shaping?
Os programas Traffic shaping, tem como finalidade priorizar o uso da banda da internet, é o condicionamento do débito de redes, com a finalidade de priorizar o tráfego e gerir a largura de banda disponível. Na prática, o objetivo é priorizar a navegação, e bloquear e ou diminuir a qualidade de programas que usem protocolos do tipo usado pelo Skype, VoIP e outros que permitem a comunicação via Internet.
Os programas de traffic shaping podem ainda fazer logs dos hábitos de utilizadores, capturar informações sobre IPs acedidos, ativar gravações automáticas a partir de determinadas condutas, reduzir ou interferir na transferência de dados de cada utilizador, tudo supostamente "para melhorar a qualidade de navegação". Isto ainda bloqueando redes peer-to-peer (ou P2P), FTP, etc, sempre discretamente, sem que se possa configurar uma agressão ao direito do consumidor, que paga para ter banda larga, mas acaba apenas com uma navegação rápida, sem todos outros recursos que a internet propícia.
Acredito que esse pequeno FAQ pode esclarecer muitas dúvidas iniciais dos usuários e pretendentes a usuários Voip, muitas informações mais completas e complexas podem ser encontradas na Internet, nosso objetivo é tão somente dar uma pequenina contribuição para iniciar o esclarecimento do assunto.