sábado, 21 de abril de 2007

Qual o melhor hard disk?

Devo começar este artigo dizendo que não importa qual o melhor hard disk, não importa sua garantia não importa sua performance, nada é mais importante quando se trata de hard disk do que "manter o backup dos seus dados em dia", isso sim é importante.
Existe um hard disk melhor? Ou existe um hard disk pior?
Como posso saber? Que disco devo comprar? Como analisar um hard disk?
Bem ai tem algumas das perguntas mais comuns de usuários e também de técnicos e chefes de cpds que tenho ouvido nos últimos 6 anos. Reposta para as perguntas? Fácil se formos coerentes e se julgarmos tecnicamente mas também podemos dar nossa preferência o que necessariamente pode não ser o melhor disco ou a melhor escolha, mas simplesmente a nossa opinião baseada em nossos conhecimentos e em nossa vivência e em nossa experiência com discos.
Nos temos a infeliz tendência de sermos facciosos ao emitirmos nossa opinião a respeito de qualquer assunto pois normalmente colocamos nossas experiências acima dos conceitos técnicos que estudamos por anos, penso que não podemos fazer avaliações dessa maneira, penso também que a nos técnicos cabe em primeiro lugar a isenção da preferência pessoal penso até que após a opinião técnica podemos colocar nossa preferência pessoal mas devemos deixar bem claro que é nossa preferência pessoal e que não tem nada a ver com técnica e com avaliação balizada em dados técnicos.
Os hard disks modernos são em sua totalidade extremamente iguais, tem o mesmo material para construção da caixa (HDA), o mesmo material para construção da placa controladora (PCB), o mesmo material para construção das cabeças (com raras exceções), o mesmo material para os pratos (platters) e a mesma orientação para sua concepção (dispositivo ATA especificação "ATA X". ) e ai fica difícil concluir qual disco é melhor ou qual disco é pior; seus preços são muito próximos e suas diferenças também.
O que penso? Que devemos buscar os sites que fazem "review" em hard disk e lermos tudo e devemos tentar traçarmos paralelos e fazermos comparações e a partir dai emitimos opinião balizada em dados técnicos lembrando sempre uma máxima da informática -o que é lançado hoje normalmente tem tecnologia mais avançada do que o que foi lançado ontem, mas não quer necessariamente dizer que é melhor. Devemos também analisar nossas escolhas e nossa opinião muito mais pelo lado da necessidade do usuário do que qualquer outro ponto de vista e sempre, sempre sem exceção sermos isentos em nossa opinião técnica.Bem posso aqui fazer o seguinte; relacionar pontos para análise e balizamento na escolha não do melhor disco, mas do disco mais adequado a determinada função.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste