quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Recrutamento em MMN.

Recrutamento, a palavra mais usada em MMN (Marketing MultiNilvel), mas em minha opinião as pessoas deveriam entender que o português por ser uma língua rica tem muitas nuanças, e isso significa que os sinônimos e antônimos existem mas existem palavras que são usadas ou empregadas em frases feitas que na realidade não são sinônimos ou antônimos e uma delas é recrutamento, eu não acho que essa é a palavra que deva ser usada em MMN, a etimologia dessa palavra me da o direito de colocar aqui que esta errado seu emprego em MMN.

Mas como diria Jack the Ripper, vamos por partes.

etimologia

[Do gr. etymología, pelo lat. etymologia.]

Substantivo feminino. E. Ling.

1.O estudo das palavras, de sua história, e das possíveis mudanças de seu significado.

2.Origem e evolução histórica de um vocábulo:

A etimologia do vocábulo português malha pode ser reconstruída até chegar-se ao lat. macula.

Etimologia popular. 1. E. Ling. Atribuição de falso étimo a um vocábulo, em razão de alguma semelhança formal com um outro; falsa etimologia. [P. ex.: forró, segundo etimologia popular, viria do inglês for all, ‘para todos’.]

Falsa etimologia. 1. E. Ling. Etimologia popular.

Ai temos a definição da palavra etimologia, agora vamos a definição da palavra Recrutamento, do verbo recrutar.

recrutamento

[De recrutar + -mento.]

Substantivo masculino.

1.Ato ou efeito de recrutar.

2.Leva (2) de recrutas.

recrutar

[Do fr. recruter.]

Verbo transitivo direto.

1.Arrolar para o serviço militar:

O Estado recruta rapazes de 18 anos.

2.Fig. Aliciar, angariar (adeptos, etc.):

Os jesuítas desbravaram terras recrutando novos cristãos.

3.Bras. S. Fig. Arrebanhar (gado tresmalhado).

Lendo e refletindo sobre o que está na definição da palavra recrutamento, bem como na palavra que dá origem a mesma teremos certeza que seu emprego em MMN esta fora do que realmente é proposto.

Afiliação, essa é a palavra que tem que ser usada em MMN, e afiliação não é sinônimo de recrutamento e vice-versa.

afiliação

[De afiliar + -ção.]

Substantivo feminino.

1.Ato ou efeito de afiliar.

afiliar

[De a-2 + -fil(i)-2 + -ar2.]

Verbo transitivo direto.

Verbo pronominal.

1.Agregar(-se) ou juntar(-se) a uma corporação ou sociedade.

2.Inscrever(-se) como sócio ou membro. [F. paral.: filiar. Cf. afilhar e afelear.]

Tendo que começo a colocar as palavras corretas nos seus devidos lugares, passo a poder ter uma melhor compreensão de MMN, e a partir dessa ideia terei como aglutinar respostas as minhas dúvidas e questionamentos que irão fazer mais sentido e trazer a luz alguns conceitos mal colocados.

Como o negocio é afiliação e não recrutamento, podemos então passar a tecer alguns comentários sobre como ter sucesso na afiliação de pessoas em MMN.

Comecemos com o PORQUE, e este tem que ser meu porque. E devo começar com o porque deveria me afiliar a um MMN? O que está me levando a isso?, O que estou buscando para minha vida nesse exato momento?, O que esta me faltando nesse momento que com o que estou fazendo não conseguirei realizar? Ao responder essas questões começamos a ter a resposta do nosso PORQUE.

ACREDITAR, eu precisarei acreditar que é possível para eu iniciar me no negocio, realizar as tarefas que são inerentes a ele e conseguir o meu intento, auferir ganhos que possam corroborar as respostas que dei ao meu PORQUE, bem como mudar o que pretendo mudar em minha vida que é aquilo que hoje acredito que deva ser mudado.

MUDAR é necessário que se esteja disposto a mudar. Mudar a forma de ver as situações, a forma de ser e estar. A disposição em aprender e ter a responsabilidade de passar o que aprendeu para outros, a disposição em estar sempre disponível, de se propor, de se comprometer. Temos que entender que tudo esta em constante movimento que as situações se alternam e provocam altercações. è necessário que se ouça mais do que se fale.

Atento as colocações que acabo de conceber em meu íntimo percebo que eu nunca estarei pronto para ser um sponsor ou mesmo para me afiliar, por isso é necessário estar disposto a mudar, a fazer de sua vida algo diferente, dar o salto. Não nos desesperemos o MMN é um negócio de pequenos riscos e muito aprendizado, por isso as chances de mudar a sua vida e ter sucesso nele é muito grande, mas é preciso ACREDITAR, SE PROPOR, SE COMPREMETER E ESTAR SEMPRE JUNTO A VERDADE.

Entre no jogo, se este for seu desejo, siga seus instintos, procure a sua razão, seja responsável pelos seus atos e tenha a certeza que assim, você terá o controle de seu destino.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Marketing Multinível e o trabalho.

O Marketing Multinível é uma concepção de distribuição de produtos por pessoas, que consomem o produto e simultaneamente vendem o produto e convidam as pessoas que estão comprando o produto a vende-lo também, a recompensa deste trabalho é o fato de poder comprar o produto no atacado com desconto e vende-lo no varejo e também ser recompensado com uma comissão sobre as pessoas que recruta como vendedores, que por sua vez irão consumir e vender.

Para desenvolver esse trabalho a pessoa tem que ter tino comercial e também ser um relações públicas, a esse predicados outros serão adicionados. As pessoas que participam desse negócio recebem treinamentos que vão de como se comportarem em uma sala a montagem de estratégias mercadológicas com alto grau de refinamento. Todo esse treinamento é gratuito e o que pede em pagamento é que a pessoa ao estar bem treinada passe esses conhecimentos adiante seguindo o mesmo preceito - a gratuidade.

Lendo essa introdução e pensando o negócio propriamente dito, a idéia que vem a nossa mente é - isso é maravilhoso. Sim, seria se não tivéssemos o melhor e o pior do ser humano. Eu tenho entendido que o maior trabalho dos verdadeiros profissionais de MMN (Marketing Multinível) não é o treinamento e ou a estratégia mercadológica, mas sim o trabalho de separar o joio do trigo.

No MMN a grande alavancagem é o recrutamento, não há como ter um negócio em MMN sem pessoas. Uma vez que vendedores são consumidores e vice-versa, é no recrutamento que reside o maior segredo do sucesso. Ao vender um produto você tem um cliente e isso é tudo, no primeiro momento que este cliente receber uma proposta com um item um pouco melhor, seja ele preço seja ele um adendo a qualidade ou desempenho do produto, ele mudará na mesma hora. Ao recrutar uma pessoa para trabalhar no MMN, teremos um vendedor e um cliente, sendo que este vendedor enquanto cliente não será aliciado pela concorrência pois ele não terá interesse, ele esta consumindo e esta ganhando por consumir e também ganha por vender e ganha pelo recrutamento que faz. A isso irá aliar-se a fidelização, o segredo? Fácil, um produto que atenda a necessidade do consumidor, que siga uma das tendências atuais e que tenha um preço competitivo. Tendo isso teremos um binômio imbatível: consumidores satisfeitos e empresa financeiramente saudável.

Seguindo nosso tema temos que o recrutamento é a peça chave do negocio MMN. Muito bem em inglês chama-se o recrutamento de afiliação (eg.: afiliação -[De afiliar + -ção.] - afiliar [De a-2 + -fil(i)-2 + -ar2.] = 1.Agregar(-se) ou juntar(-se) a uma corporação ou sociedade. 2.Inscrever(-se) como sócio ou membro. [F. paral.: filiar. Cf. afilhar e afelear.]. Como podemos ver na etimologia da palavra ela se aplica inteiramente ao MMN, uma vez que o recrutado passa a ser um membro de uma comunidade e tendo uma participação nas vendas da comunidade ele se coloca como um sócio da empresa. A arma da empresa para atrair é essa premissa intrínseca ao recrutamento como acabamos de ver, esta nas entrelinhas mas muito fácil de se visualiza - Sócio e Lucro. De um simples cidadão, algumas vezes desempregado, a sócio de uma grande empresa com participação nos lucros. O investimento para dar início ao projeto? Minúsculo, muitas vezes ridículo de tão pequeno, acessível a todos, não requerendo nem mesmo um escritório com mais funcionários, somente uma pessoa e seu tempo, quem não se sente atraído pela idéia? Mas muitas vezes o requerimento do tempo será integral, e integral que digo são as 24 horas do dia, a atração muitas vezes chega as raias do absurdo, marca-se reuniões as 23:00 da noite e após uma ou duas horas ninguém aparece e ainda assim o recrutado estará lá no dia seguinte, disposto esperançoso e pronto para mais uma jornada, muitas vezes, de 20 horas de trabalho. E eu classifico esse trabalho de "trabalho escravo".

Ridículo? Eu pergunto. E muitos que poderão ler esse artigo irão pensar - sim, claro. Infelizmente não é bem assim, em alguns paises do mundo as pessoas são fisgadas pelo estomago, em outros pela mente, e em outros pelas duas. Quando digo estomago estou aqui trabalhando com um conceito que muitos não conhecem e alguns não fazem nem idéia que isso possa ser usado para atrair pessoas; estomago = a instinto de preservação = a necessidade básica. Mente = misticismo = igual a ID e EGO = necessidade básica. Temos posto isso, dizemos que quando uma mensagem carrega em sua construção o apelo a uma necessidade básica do ser humano um animal racional (e até mesmo de animais irracionais), a resposta vem por impulsos automático guiado exclusivamente pelo instinto. Se observarmos as teorias comportamentais iremos ver que tudo o que esta nesse artigo esta lá, a diferença é que aqui tento colocar de forma mais simples e lá teremos um emaranhado de teses, antíteses, hipótese e conceitos, dentro do chamado conhecimento cognitivo.

Gostaria de ter sido mais sintético, gostaria de ter sido um pouco menos prolixo, mas tenho comigo que externei aqui meu pensamento, minhas observações sem que com isso queira eu ser dono da verdade, simplesmente sou testemunha de acontecimentos que presencio e com base em minha formação na educação formal, coloco as vezes de forma até mesmo complicada, o que penso a respeito dos assuntos.

Ads Inside PostM

Teste