domingo, 29 de novembro de 2009

Comunicações Unificadas - um mercado de U$4.2 bilhões

Já tem um tempo que venho escrevendo sobre comunicações mais precisamente sobre transmissões usando redes pública ou privada sempre pensei que um pouco de conhecimento e esclarecimento poderia ajudar as pessoas mas ultimamente ando desconfiado que estou errado pois as pessoas estão muito mais preocupadas em como não pagar por um serviço e como ganhar a vida sem fazer absolutamente nada então estou pensando seriamente em mudar minha rotina.

Comunicação Unificada é uma integração dos serviços de comunicação de tempo real como mensagens instantâneas, comunicações presenciais, telefonia IP, vídeo conferencia, reconhecimento de voz, com serviços de comunicação de tempo não real como, por exemplo: Voicemail, email, SMS e Fax. Portanto Comunicação Unificada não é um produto, mas uma serie de produtos combinados.


A empresa americana ABI Research que realiza pesquisas analisando formas de mensagens e outras formas de intercâmbio de informação integrado após seu último estudo afirma que as Comunicações Unificadas estão em uma curva acentuada subida de aprovação nas empresas. Nesse novo estudo da ABI Research, mostrou que o tamanho do mercado que era de apenas US $ 302 milhões em 2008, subirá rapidamente para cerca de US $ 4,2 bilhões em 2014.

No entanto, este mercado está longe de ser monolítico. "As empresas têm comprado apenas as tecnologias de componentes que eles acham que vai agregar valores imediatos", segundo Stan Schatt diretor da ABI Research. "É apenas depois que eles começam a amarrar todas as tecnologias como verdadeiros sistemas de comunicações unificadas".

Quando isso acontece, as sinergias se multiplicam, por exemplo, muitas empresas têm mensagens de voz e e-mail, mas quando eles são integrados, um usuário pode ter e-mails com mensagens de voz.
Estas sinergias podem proporcionar aumento de produtividade e eficiência, e maior satisfação do cliente.

As grandes empresas com múltiplas localizações vão se beneficiar quase que imediatamente, com as comunicações unificadas, mas os sistemas de muitos vendedores não são interoperáveis.
Existem ainda lacunas onde não existem normas. Mesmo os maiores fabricantes como a Cisco não fazem tudo, por isso há um prêmio em parcerias.
São poucos vendedores que vão tentar vender soluções end-to-end, a maioria dos outros vai tentar integrar as suas ofertas com os componentes do legado que eles encontram. Isso abre uma enorme oportunidade na substituição de equipamentos antigos.

As maiores empresas podem ter uma experiência profícua in-house, mas, diz Schatt, "Prevemos um florescente mercado de serviços gerenciados por terceirização, simplesmente porque as comunicações unificadas são complicadas e muitas empresas não vão querer gastar o tempo e esforço para fazê-lo por si. “Isto se aplica ao mercado como um todo, e especialmente nas pequenas empresas.”

Apesar do grande potencial, os fornecedores de serviços de comunicações unificadas, vão encontrar dificuldades.
They are up against internal corporate “turf wars,” a widespread lack of understanding of the benefits unified communications can deliver, and a high initial cost. Eles são contra as guerras empresariais internas, onde existe uma falta generalizada de compreensão dos benefícios que as comunicações unificadas podem proporcionar.

O maior alvo e nicho preferencial são os setores como a saúde e o turismo, e funções como atendimento ao cliente, vendas e apoio, onde já existe um retorno sobre o investimento (ROI) bem claro, segundo os relatórios ABI Research nas palavras de seu diretor Stan Schatt.

Profissionais da área de medicina evitam transporte e desperdício de tempo na comutação entre vários dispositivos caros. Ferramentas de presença podem ligar engenheiros para chamadas de suporte, evitando assim a caras chamadas de cliente e vários contatos. Ao receber a todos, literalmente, com a presença na mesma página também reduz os ciclos de vendas, resultando em maior rendimento em períodos mais curtos de tempo.

No entanto, em uma lição aparentemente tiradas de sistemas CRM, onde a instalação de um sistema complexo levou muitos meses para que os benefícios aparecessem isso aconteceu graças a compra de "produtos de prateleira", ou seja, componentes utilizados ocupar espaço no servidor, será melhor as empresas comprarem soluções UC fragmentada ao invés de grandes pacotes pré concebidos de isso generalizado estamos em tempo onde a especificidade é altamente necessária.

Após todas essas considerações e informações dadas pela ABI Reseach eu acredito que valha a pena investir em conhecimento para poder pleitear uma parte deste mercado afinal um mercado de US$ 4,2 bilhões é bem estimulante.

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