quinta-feira, 22 de abril de 2021
Dicas para tirar vantagem dos comentários negativos no Google
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Erros comuns de atendimento ao cliente no domínio digital e como evitá-los
As empresas americanas perdem uma quantia estimada de US $ 41 bilhões a cada ano devido ao mau atendimento ao cliente. - Vonage
O bom é que a maioria desses erros pode ser evitada ou corrigida com algumas medidas eficazes. Se sua empresa é culpada de cometer alguns erros mencionados neste artigo, saiba que nunca é tarde para consertar. Os erros podem acontecer devido a uma variedade de fatores, como hábitos, erros, inércia, más decisões ou falhas técnicas. Junto com o compromisso de colocar o cliente em primeiro lugar, a entrega de um atendimento impecável em todos os canais digitais também depende da implementação de habilidades e padrões corretos. Isso também precisa do nível certo de apoio e incentivo da administração para que um esforço concentrado possa ser feito. Vejamos alguns dos erros que as empresas cometem e as maneiras de superá-los.
Entregando-se ao excesso de automação
Embora a automação esteja criando um burburinho em todos os níveis, depender totalmente dela pode gerar um impacto negativo. Muitas empresas cometem o erro de evitar todo contato direto com o cliente. Só porque você pode automatizar todos os canais, pode não ser a coisa certa fazer isso e eliminar todas as interações humanas. Muitas vezes, a automação pode não levar à economia de custos como geralmente se acredita. O estudo da sua carteira de clientes e das suas expectativas são muito importantes neste aspecto para que possa proceder de acordo com as suas necessidades. Embora alguns clientes prefiram a comunicação por meio de um bate-papo, outros podem gostar de uma interação direta com uma pessoa pelo telefone. É necessário manter vários canais abertos e permitir que o cliente escolha conforme suas necessidades e preferências.
Para ir além das garras da automação, uma empresa precisa apresentar uma frente humana aos clientes em todos os pontos. Em vez de dificultar que os clientes encontrem seu número de telefone, siga as etapas certas para exibi-lo de forma proeminente. Certifique-se de que eles gastem o mínimo de energia para entrar em contato, para mostrar que você não está se esquivando do contato direto. Chamadas perdidas têm um impacto adverso no atendimento ao cliente, portanto, configure um sistema de correio de voz eficaz para garantir que nenhum contato com o cliente seja esquecido.
54% dos clientes têm expectativas mais altas de atendimento ao cliente hoje em comparação a um ano atrás. - Microsoft
Não desenvolver a equipe de suporte certa
Muitas empresas negligenciam a arte do atendimento ao cliente e, mesmo nesta era digital, as habilidades e maneiras certas são absolutamente necessárias ao interagir com o cliente. Qualquer demonstração de grosseria, fornecimento de informações incorretas ou apatia por parte de sua equipe é um erro grave que o cliente não tolerará. É necessário treinar todos os funcionários responsáveis nas técnicas corretas de comunicação com os clientes. Este deve ser o equilíbrio certo entre ser educado, paciente e atencioso, ao mesmo tempo que dá ao cliente tempo suficiente para explicar seu problema ou desabafar suas frustrações. Os agentes devem ser treinados para manter a calma e pedir desculpas quando necessário, a fim de dissipar qualquer situação tensa e encontrar a solução certa para um problema. Mesmo depois que a situação for resolvida,é melhor fornecer uma ligação de acompanhamento para informar ao cliente que você se preocupa com a resolução bem-sucedida do problema e deixá-los com um sentimento positivo.
Outro aspecto da construção de uma boa equipe de suporte ao cliente é contratar pessoas com a atitude correta e fornecer a elas o nível certo de motivação para fornecer os melhores serviços. É preciso também capacitar a equipe por meio de treinamentos adequados para que se sintam confiantes para tomar as decisões acertadas que melhor atendem ao cliente. Dessa forma, você não precisará microgerenciar todos os problemas que surgirem. Positividade, apreço e uma atitude de respeito dentro da equipe atingirão o cliente e desenvolverão as bases de um excelente atendimento ao cliente.
As pessoas tendem a compartilhar uma experiência negativa com mais pessoas do que uma experiência positiva
Um tempo de resposta lento em todos os canais
Manter o cliente esperando indefinidamente por uma resposta é outro erro que muitas empresas cometem. Fornecer um serviço oportuno e eficaz em vários canais, especialmente durante os horários de pico, sem fazer os clientes esperarem muito, é um fator extremamente importante. Os clientes modernos buscam respostas rápidas de uma empresa do jeito que esperam de uma conversa pessoal. É necessário parar de redirecionar os clientes de agente para agente e fornecer-lhes um serviço consistente em todos os canais.
Ao mesmo tempo, uma empresa precisa fundir identidades sociais e identificar o mesmo cliente em vários canais. Isso reduzirá o tempo de resposta e também os custos operacionais. Caso você tenha empregado um chatbot, identifique seus limites para que o bot possa transferir a interação sem problemas para um agente humano, conforme necessário. Essas ações garantirão uma transição perfeita entre os canais para fornecer um serviço de primeira classe ao cliente.
Globalmente, 96% dos clientes consideram o atendimento ao cliente um fator importante que determina sua fidelidade a uma marca. - Microsoft
Desconsiderando a influência das redes sociais
Dada a popularidade das plataformas de mídia social, qualquer marca que não esteja expandindo seu atendimento ao cliente para esses canais de forma eficaz está dando um passo errado. O envolvimento com os clientes nas redes sociais ajudará a aumentar a fidelidade à marca e aumentar a participação no mercado. Como essas plataformas estão mudando em um ritmo acelerado, você precisa das ferramentas e recursos certos para oferecer uma experiência positiva ao cliente. Coletar e usar criteriosamente dados relacionados ao cliente dessas plataformas o ajudará a permanecer pró-ativo e evitar erros de atendimento ao cliente. Além disso, os dados também permitirão que você conheça mais intimamente sua base de clientes, para que possa entendê-los melhor e fazer o melhor uso das diversas comunicações nas redes sociais.
Visto que a mídia social também é um centro de disseminação de desinformação, você precisa ser consistente com suas interações e construir o nível certo de confiança para a marca. Além do suporte ao cliente e promoção de produtos, você pode usar essas plataformas para compartilhar informações e soluções de forma proativa para ajudar os clientes. Os clientes gostam de ser valorizados e as mídias sociais também podem ser o canal certo para desenvolver uma vibração positiva com clientes fiéis.
Estas são algumas idéias que o ajudarão a evitar alguns erros fundamentais em seus esforços de atendimento ao cliente e a tomar as medidas corretivas necessárias. Para agilizar seus esforços de atendimento ao cliente, escolha a caixa de entrada Sociocs, que integra efetivamente vários canais em uma única caixa de entrada. A melhor parte é que é totalmente GRÁTIS!
Não hesite em entrar em contato conosco em hello@sociocs.com em caso de dúvidas.
É simples, é eficaz e o melhor é que é totalmente GRÁTIS!
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Para informações em Português sobre a plataforma, nós podemos ajudar. Contato: josepinto@hddbrazil.com.br.
As melhores práticas para oferecer um serviço digital premium ao cliente
Como os dispositivos digitais já se tornaram parte integrante de nossas vidas, estamos constantemente nos conectando com várias marcas e empresas por meio dos canais digitais. É fato que grande parte da população se comunica mais por meio das redes digitais do que pessoalmente. Portanto, a necessidade de uma experiência digital aprimorada para os clientes é mais do que nunca. Nos últimos anos, muitas marcas fizeram investimentos significativos para fornecer aos clientes o serviço necessário por meio dos canais digitais. Com canais digitais de comunicação como web, e-mail, redes sociais ou mensagens de texto facilitando as interações, os clientes esperam o mesmo nível de conveniência das marcas.
Estudos indicam que cerca de 86% dos compradores estão dispostos a gastar mais por uma experiência superior do cliente.
A importância do atendimento digital ao cliente
Quando você está em contato com seus clientes por meio de vários canais digitais, oferece a velocidade e a comodidade certas para atender às suas expectativas. Melhorar as experiências do cliente por meio de canais digitais irá maximizar a retenção do cliente e melhorar a satisfação do cliente. Em troca, esses desenvolvimentos terão um efeito positivo em sua receita. Uma das vantagens mais importantes dos canais digitais é que eles fornecem uma resposta mais rápida ao cliente para qualquer consulta que ele possa ter feito. Também evita a necessidade de visitar fisicamente um centro de negócios, colocando a facilidade de comunicação diretamente na tela de um smartphone.
Estudos também indicaram que marcas que interagem de forma eficaz com os clientes por meio dos canais digitais desenvolveram uma imagem de marca melhor. Além disso, a mídia social também causou um grande impacto no setor de atendimento ao cliente nos últimos anos. Embora muitas empresas entendam a importância desses canais, muitas vezes não têm os recursos para aproveitar ao máximo as oportunidades disponíveis. A implementação das ferramentas digitais certas para maximizar os níveis de satisfação do cliente pode dar à sua empresa a vantagem necessária sobre a concorrência. Um exemplo clássico de marca que oferece uma experiência digital perfeita para os clientes é o Uber, que desenvolveu uma interface intuitiva e eficiente.
Um cliente tem quatro vezes mais probabilidade de escolher um concorrente se o problema for relacionado ao serviço em vez de ao preço ou ao produto. - Salesforce
Os métodos para melhorar o atendimento digital ao cliente
Vamos agora dar uma olhada em algumas práticas que ajudarão a aprimorar os serviços digitais de sua marca.
Faça o melhor uso de vários canais
Muitas marcas cometem o erro de colocar muita ênfase no suporte por chat de serviço baseado em sites. Mas o fato é que muitos clientes não se envolvem com uma empresa por meio desse canal e preferem outros meios de comunicação. O papel dos aplicativos móveis, mídias sociais e vários fóruns não pode ser subestimado quando se trata de atendimento ao cliente digital. Qualquer marca que leva a sério o atendimento ao cliente digital deve desenvolver as estratégias certas para abordar os clientes por meio de vários canais digitais. Isso deve ser feito mantendo-se atento às ferramentas e tecnologias emergentes do presente e do futuro próximo.
Desenvolva a estratégia certa
Simplesmente adicionar o serviço de canais digitais não será suficiente sem desenvolver a estratégia certa por trás disso. Um gerente de estratégia digital deve ser capaz de pensar a partir da perspectiva do cliente e entender como cada canal será percebido e usado pelo cliente. O processo de digitalização dos serviços ao cliente não deve ser uma etapa reacionária, mas um processo cuidadoso que levará todos os fatores em consideração. Em muitos casos, uma configuração digital pode não atender às dúvidas mais comuns dos clientes, forçando-os a entrar em contato com o contact center humano de uma empresa. Isso pode resultar em mais frustrações do cliente, em vez de melhorar suas experiências. É importante estudar os dados necessários e conhecer a base de clientes antes de traçar uma estratégia digital.
O e-mail ainda é o canal de atendimento ao cliente mais usado e 54% dos consumidores usaram o e-mail para entrar em contato com uma empresa em 2018. - Forbes
Simplifique o processo
O objetivo da utilização dos canais digitais é oferecer comodidade aos clientes e não dificultar o seu trabalho. Algumas empresas tornam difícil para um cliente encontrar seu número de contato depois de estabelecer canais digitais de autoatendimento. Isso levará a uma redução nos níveis de satisfação do cliente e pode até mesmo direcioná-lo para os concorrentes que oferecem uma configuração mais transparente. É importante que padrões de serviço claros sejam mantidos para oferecer a melhor experiência. Por exemplo, você pode projetar o sistema para colocar um cliente novamente em contato com o mesmo prestador de serviço com quem a interação original foi feita. Isso pode ajudar a resolver dúvidas de uma maneira mais rápida e eficaz.
Remova os pontos de dor digitais
Ao implementar um serviço de atendimento ao cliente digital de sucesso, uma empresa deve estar pronta para identificar os gargalos no sistema e resolvê-los de forma eficaz. Uma grande porcentagem de interações baseadas na web permanece malsucedida devido a pontos problemáticos específicos no sistema. Essas interações podem levar à confusão, becos sem saída, consultas não resolvidas e, finalmente, um cliente insatisfeito. Com as mudanças rápidas na tecnologia, esses pontos fracos também estão mudando continuamente com a origem de novos. As empresas precisam de uma abordagem planejada para lidar com esses problemas em vários canais e analisar os dados regularmente para se manterem atualizados sobre como esses problemas estão afetando as interações gerais com o cliente.
Ofereça uma interação perfeita entre os canais
Todos os clientes desejam uma experiência tranquila, independentemente do canal de comunicação. Portanto, fornecer uma experiência consistente por telefone, e-mail, chat e mídia social é uma necessidade absoluta. Uma vez mapeadas as necessidades e expectativas dos clientes, é necessário integrar todos os pontos de contato. Isso permitirá que a equipe de serviço digital entregue o serviço certo no tempo correto. A menos que você esteja confiante sobre sua capacidade de recursos para fornecer uma experiência uniforme, não se entusiasme com a introdução de novos canais. O serviço inconsistente pode prejudicar muito a reputação da sua empresa, o que é difícil de apagar. Aproveite as ferramentas disponíveis para tornar o processo mais fácil e econômico para o seu negócio.
Adote a tecnologia para aumentar sua capacidade
Enquanto aprimora os serviços digitais ao cliente, você precisa estar ciente do papel que as tecnologias baseadas em IA podem desempenhar nos próximos dias. Com o imenso poder da IA para analisar dados, um serviço rápido e eficaz pode ser fornecido e pode ser personalizado de forma eficaz com base no histórico anterior de um cliente. Desde a entrega de recomendações personalizadas e conteúdo até a atuação como um assistente pessoal, a IA é a ferramenta que pode permanecer "ativa" o tempo todo, sem ficar limitada pela bagagem emocional. Além disso, as ferramentas baseadas em IA também podem estudar os dados para descobrir várias oportunidades de negócios ocultas que podem ser vinculadas ao comportamento do cliente.
Esperamos que essas dicas ajudem você a aprimorar seus recursos de atendimento ao cliente digital. Você sempre pode experimentar a Caixa de Entrada do Sociocs para integrar os vários canais de atendimento ao cliente da melhor maneira possível. Além de oferecer uma interface simples, também é totalmente GRATUITO. Não hesite em entrar em contato conosco em hello@sociocs.com com qualquer dúvida que você possa ter
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Compreender os clientes e gerenciar as experiências dos clientes em um mundo digital
Como o atendimento ao cliente pode colocá-lo à frente de seus concorrentes?
A equipe de atendimento ao cliente garante que eles estão sendo úteis de maneira não intrusiva. A Amazon também usa pesquisas simples para fazer os ajustes necessários e aprimorar a experiência do cliente.
Uma grande porcentagem de seus funcionários passou por vários dias de treinamento de call center para construir a cultura de ouvir o cliente. O desenvolvimento da cultura de compreensão do cliente por meio da arte de ouvir leva à prestação de um melhor atendimento ao cliente.
Muitas das principais marcas aprenderam sobre a importância do atendimento ao cliente da maneira mais difícil e um excelente exemplo disso é a Dell. Um simples blog do jornalista Jeff Jarvis sobre a experiência ruim que ele enfrentou na Dell deu início a uma avalanche de clientes compartilhando suas experiências negativas em blogs e sites de redes sociais. A história foi até mesmo divulgada pelo New York Times, causando ainda mais danos à reputação da empresa. Embora a Dell tenha tomado medidas corretivas eficazes para consertar as coisas e foi capaz de absorver as perdas, as empresas menores podem não ter tanta sorte.
As empresas estão entrando no mundo digital, qual é o seu plano?
Uma pesquisa recente entre empresas específica que 34% já passaram por uma transformação digital, enquanto 31% estão ansiosos por um programa de transformação digital em breve.
O Domínio digital
Com o início da era digital, o domínio dos negócios digitais já começou a impactar o mercado. Isso está sendo liderado por quatro grandes nomes que possuem uma grande pegada econômica e cultural. Essas quatro empresas são Apple, Google, Amazon e Facebook, que estão entre as maiores empresas de capital aberto que encontraram seus caminhos para as necessidades mais básicas de um cliente. Essas necessidades básicas incluem informações, relacionamentos e identidade e, ao fazer isso, interromperam com sucesso os métodos tradicionais de administração de um negócio lucrativo.
É claro que hoje as empresas de tecnologia dos Estados Unidos dominam o negócio digital e a chave para seu domínio é o poder dos dados. Coletar e analisar os dados gratuitos disponíveis e usar esse conhecimento para fornecer serviços de valor agregado aos clientes é o tema que está mudando o cenário de negócios. O uso da Inteligência Artificial (IA) para análise de dados para identificar tendências e padrões e fazer o uso efetivo dela está separando o desempenho dos negócios online dos físicos. Para qualquer marca que deseja estar sob os holofotes, tomar as iniciativas digitais certas para impulsionar o negócio é definitivamente uma obrigação nesta era.
Criando a pegada online certa
À medida que o alcance da Internet se expande para uma população mundial mais ampla a cada dia que passa, é extremamente importante criar uma forte presença online de sua empresa. Isso não apenas aumentará a reputação de sua marca, mas também permitirá que mais clientes descubram sua marca. Como você já deve ter percebido, um dos melhores métodos para conseguir isso é criando uma presença sólida nas plataformas de mídia social, que também é uma etapa importante na digitalização geral de uma empresa. Com várias plataformas por aí, você precisa escolher as corretas para construir o relacionamento certo com seus clientes. Aqui estão algumas sugestões do nosso lado envolvendo as plataformas de mídia social mais populares.
Esta é a maior plataforma com 2,7 bilhões de usuários mensais que não para de crescer. Ele permite que você crie uma página para sua empresa para que possa estabelecer uma presença de marca robusta e alcançar clientes e outras comunidades.
O Facebook ocupa 22% do tempo total de internet que os americanos gastam em dispositivos móveis, o que é maior do que a pesquisa do Google e o YouTube juntos.
Este é o aplicativo de compartilhamento de fotos mais popular e usar a imagem certa pode criar o discurso de marketing perfeito para seus produtos. Use fotos criativas para promover o seu negócio e transmitir a mensagem certa ao público.
Foi estabelecido que 90% das informações transmitidas ao cérebro são visuais e as imagens são processadas muito mais rápido do que o texto.
Construir o número certo de seguidores no Twitter e usar os cartões do Twitter para transmitir suas mensagens pode ser uma ótima maneira de aprimorar seus planos de marketing digital. Também ajuda você a desenvolver o relacionamento certo com os influenciadores e a construir a base de seguidores certa.
Google Meu Negócio
Esta é uma ferramenta fácil de usar que pode fornecer o conjunto certo de informações sobre sua empresa aos clientes que estiverem fazendo perguntas. Também traz maior visibilidade nos resultados da pesquisa e cria uma melhor experiência para os compradores.
As avaliações podem causar um grande impacto
O acesso imediato à Internet trouxe consigo uma grande mudança no comportamento do cliente, com cada vez mais clientes contando com avaliações online antes de tomar uma decisão relacionada à compra. Avaliações positivas podem dar ao seu negócio o impulso certo, sem a necessidade de gastar em formas tradicionais de publicidade. As avaliações cinco estrelas não só tornam sua marca mais visível, mas também conferem a ela um selo de confiabilidade que causa grande impacto nos números de vendas.
Em uma pesquisa recente , 92,4% dos entrevistados responderam que comprarão um produto ou serviço depois de ler uma resenha positiva sobre ele.
Conexão efetiva com os clientes
A plataforma de revisão também permite que você interaja com seus clientes e os agradeça por postar comentários positivos. Na verdade, uma empresa que responde aos comentários dos clientes de forma eficaz é considerada uma unidade mais cuidadosa e responsável do que aquelas que não o fazem. Monitorar e responder às avaliações, principalmente as negativas, é uma etapa importante que qualquer empresa precisa dar. A maioria dos clientes modernos está mais inclinada a descobrir os detalhes sobre sua empresa por meio do Google antes de se envolver com ela de alguma forma. Ver muitos comentários positivos junto com as respostas certas de sua parte certamente o ajudará a ganhar mais confiança.
Conectando as várias plataformas de maneira coesa
Se você é proprietário de uma pequena empresa e está envolvido em várias plataformas por meio da mídia social, precisa do tempo certo e dedicação para lidar com isso de forma eficaz. Promover, responder e compartilhar os dados certos no momento certo pode ser desafiador e até mesmo um pequeno erro pode criar um grande impacto negativo no mundo digital acelerado. Para pegar os conceitos abstratos da transformação digital e convertê-los em etapas concretas e executáveis, você precisa das ferramentas certas que tornarão a tarefa fácil, enquanto economizam tempo e esforço.
O Inbox Sociocs é a ferramenta certa que pode oferecer o nível perfeito de suporte para tornar o processo de conexão com sua base de clientes fácil e conveniente. Você pode lidar com várias plataformas de mídia social, análises e consultas online junto com serviços de mensagens por meio de uma única caixa de entrada.
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