terça-feira, 21 de abril de 2015

O que é SLIC BIOS



A grande maioria dos computadores pessoais atuais e 90% dos notebooks ja vem com uma versão do Windows pré-instalada no hard drive, para que o Windows seja funcional é necessário fazer sua ativação.

O Windows versão 7 possui cinco edições: Starter, Home Basic, Home Premium, Professional e Ultimate, no Windows 8 essas opções foram reduzidas a duas Windows 8 e Windows 8 Pro. Ainda temos o
Windows RT que é uma versão do sistema desenvolvido para chips ARM, que são processadores com foco em eficiência energética e que equipam tablets, smartphones e gadget híbrido.

Para ativar o Windows pré-instalado é necessário que o computador tenha na sua BIOS System uma tabela, a SLIC que hoje esta na versão 2.1.

A definição de SLIC (acrônimo de Software licencing table). A tabela SLIC é gravada em uma porção da BIOS e contem informações para permitir a ativação da licença do Windows. Essa tabela é adicionada na BIOS dos computadores pela maioria dos fabricantes (no caso dos grandes fabricantes, em todos), para facilitar o licenciamento do sistema em computadores novos. Esse processo onde a informação pré-instalada na tabela SLIC é conhecido como ativação OEM.

Para cada ativação, teremos uma conferencia da tabela SLIC gravada na BIOS, esta tabela contém informação que é referida pela Microsoft como OEMTableID. Os dados incluem uma cadeia de caracteres denominada chave SLIC esta chave ira identificar o computador como elegível para uma ativação OEM. Cada fabricante tem uma chave SLIC diferente tendo inclusive chaves diferentes para cada versão de Windows pré-instalado no computador. Ao fornecer estas chaves diferentes para os diversos fabricantes a Microsoft tenta garantir que uma determinada chave somente poderá desbloquear (ativar a licença) de um único modelo de computador.

Quando é realizada a primeira ativação do sistema operacional (Windows) em um computador novo, a única ação é a de digitar a chave do Windows que veio pré-instalado, uma vez que você digitou esta chave o computador ira compara-la com a cadeia de caracteres contida na tabela SLIC, caso haja uma combinação automaticamente o sistema é ativado e estará pronto para uso, caso não haja combinação haverá uma falha na ativação e aparecendo o código de erro igual a: 0xC004F059 o serviço de licenciamento do Windows reportara essa licença como invalida, e esta informação ira direto para a Microsoft, comunicando a tentativa de burlar a licença, isso poderá causar sérios aborrecimentos ao usuário caso ele esteja tentando licenciar mais de um computador com o mesmo serial.

Alguma falha poderá ocorrer na ativação de seu Windows como, por exemplo, um erro na digitação do serial, uma vez que a chave é bem extensa, caso você tenha feito uma conferencia e esse não é o caso, então será necessário que você entre em contato com o vendedor do computador e conte a ele a ocorrência. Caso você tenha comprado o computador de terceiros então é possível que você tenha sido enganado, nesse caso para ficar legalizado você devera entrar em contato com a Microsoft e comprar uma chave do Windows instalado no seu computador.


Referencias.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Ativando o Windows 7 OEM



Ativando o Windows 7 OEM uma aboradagem técnica

Vamos começar com o básico, como uma cópia do Windows é ativada automaticamente quando instalado na forma  OEM pelo fabricante de equipamento de marca (IBM, DELL, HP, LENOVO etc).
Tradicionalmente quandovoce compra uma cópia do Windows e instala em um micro seja ele novo ou nao, você tem inserir uma chave de licença e ativa-lo fazendo a verificacao com a Microsoft (www.microsoft.com) através da internet ou atraves de uma confirmação por telefone. Mas com OEMs como Dell, IBM, Lenovo etc, considerou-se uma necessidade para obter a ativacao do Windows direitamente após a instalação sem passar por todo o aborrecimento.

Com o Windows XP, um método chamado pré-instalação (SLP) foi implantado. Este método usa uma área de BIOS para armazenar alguns dados de identificação, a SLP 1.0 é a versão que foi incluída com o XP.  

Existem arquivos no disco rígido quando o Windows é instalado que estavam sendo correspondida com o valor de BIOS para verificação, se sua cópia corresponder ele fica ativado.  O SLP 1.0 foi facilmente crakeado o que exigiu a evolucao para um sistema mais complexo e a resultante foi a
SLP 2.0 incluída no Windows Vista e após isso a SLP 2.1 com o Windows 7. Ambas os métodos possuem a mesma forma com apenas uma alteração no marcador para o Windows 7. Uma SLP 2.1 envolve a verificacao da presença de uma chave correspondente fornecida em OEM, um certificado de OEM-specific e a parte mais desafiadora do puzzle um OEM-specific que é uma tabela ACPI_SLIC (SLIC 2.1 table) somente apos a verificacao de todos estes elementos será possivel a ativacao do Windows.

Passando para o próximo passo, a chave OEM e o especifico certificado OEM foram crakeados muito cedo, quando do vazamento de uma copia ilegal da LENOVO, mas o que foi feito era para simplesmente ignorar a tabela SLIC, esse método é facilmente descoberto. Muitos outras formas de burlar o licenciamento foram desenvolvidas, os chamados “loaders”  (ou softmods) carregam a tabela SLIC na memoria antes que o sistema operacional carregue dessa forma pode-se ludibriar o sistema com um tabela SLIC falsa. Esses métodos são na sua maioria confeccionados em Linux e as vezes podem instalar arquivos maliciosos (trojans, malwares, backdoors) em seu computador. Uma outra forma de burlar a ativação é conhecida como Hardmod que modifica a BIOS original do seu computador e isso poderá causar sérios danos no mesmo.

domingo, 19 de abril de 2015

Ativando a licença do Windows



Quando você compra um computador, geralmente ele já vem com o sistema operacional instalado e ativado, o que dispensa qualquer ação por parte do usuário.

Esse Windows que vem com o Notebook e ou um Desktop é chamado de Windows OEM,  e a ativação deste Windows esta diretamente ligada a Microsoft Software Licensing Tables (SLIC and MSDM), este tipo de ativação criado pela Microsoft vem desde o Windows Vista e se aplica a todos os posteriores.

A especificação  SLIC define a forma como o Windows é licenciado, a ativação do Windows passa a ser ligada diretamente a tabelas que são gravadas na BIOS do computador que você compra. Isso só não se aplicará no caso da compra do Windows em separado.
No Windows 7, a Microsoft também mudou o nome de sua tecnologia antipirataria: de Windows Genuine Advantage para Windows Activation Technologies.
Já é do conhecimento de todos que não é possível ATIVAR duas vezes a mesma chave do Windows. Isso infringe os termos do acordo de licenciamento (EULA) e é caracterizado como pirataria.

Quando será necessário ter em arquivo as tabelas SLIC e MSDM? Nos casos abaixo:
Em caso de formatação do PC é bem provável que as tabelas irão se perder e a ativação do Windows não será possível, se houver necessidade de alterar o hardware, troca do hard disk por queima ou necessidade de mais espaço, aumentar a memoria, possível que seu Windows precise ser ativado novamente, já que sua “impressão digital” mudou. Em caso de ter seu micro infectado por vírus, alguns vírus atacam o arquivo onde as informações de ativação são armazenadas.  Nestes casos a ativação poderá se feita normalmente tendo as tabelas recolocadas (regravadas) no micro, qualquer tentativa de ativacao do Windows sem estas tabelas resultará em ter um Windows pirata no micro.

Explicando melhor como funciona a ativação do Windows
A Microsoft usa tabelas  Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) para habilitar o licenciamento do Windows.

SLIC table
The ACPI SLIC table defines the information necessary to enable generic activation. Original equipment manufacturers (OEMs) must be licensed for Microsoft OEM Activation and receive the approved licensing information before generating the generic SLIC table. OEMs are advised to collaborate with their motherboard and/or BIOS vendors to construct the entire table and inject it into ACPI.

Table 1. SLIC table format
Field
Byte length
Byte offset
Description
Signature
4
0
SLIC
Length
4
4
Length, in bytes, of the entire table. The length implies the number of entry fields at the end of the table.
Revision
1
8
0x01
Checksum
1
9
Checksum of the entire table.
OEMID
6
10
An OEM-supplied string that identifies the OEM; must match OEMID in the ACPI RSDT and XSDT tables.
OEM Table ID
8
16
Optional motherboard/BIOS logical identifier; must match OEM Table ID in the ACPI RSDT and XSDT tables.
OEM Revision
4
24
OEM revision number of the table for the supplied OEM Table ID.
Creator ID
4
28
Vendor ID of the utility that created the table.
Creator Revision
4
32
Revision of the utility that created the table.
Software Licensing Structure
Variable length
36
Proprietary data structure that contains all the licensing data necessary to enable Windows activation. Details can be found in the appropriate Microsoft OEM licensing kit by first visiting the Microsoft OEM website (http://www.microsoft.com/oem/pages/index.aspx).

MSDM Table
The ACPI MSDM table defines the information necessary to enable individualized OEM activation. OEMs must be licensed for Microsoft OEM Activation licensing program and receive the approved licensing information prior to any ACPI work. The payload of the table starting at offset 36 is expected to be provided by a Microsoft-developed tool, and OEMs are advised to collaborate with their motherboard and/or BIOS vendors to construct the entire table and inject it into ACPI.

Table 2. MSDM table format
Field
Byte Length
Byte Offset
Description
Signature
4
0
MSDM
Length
4
4
Length, in bytes, of the entire table.
Revision
1
8
0x01
Checksum
1
9
Checksum of the entire table.
OEMID
6
10
An OEM-supplied string that identifies the OEM.
OEM Table ID
8
16
Optional motherboard/BIOS logical identifier.
OEM Revision
4
24
OEM revision number of the table for the supplied OEM Table ID.
Creator ID
4
28
Vendor ID of the utility that created the table.
Creator Revision
4
32
Revision of the utility that created the table.
Software Licensing Structure
Variable length
36
Proprietary data structure that contains all the licensing data necessary to enable Windows activation. Details can be found in the appropriate Microsoft OEM licensing kit by first visiting the Microsoft OEM website (http://www.microsoft.com/oem/pages/index.aspx).

Através das tabelas pode-se notar a complexidade do licenciamento do Windows, nossa proposta é o arquivamento das tabelas para serem repostas em caso de necessidade.
Este é um dos serviços que a HDDLAB Brazil estara propondo em breve.

Ads Inside PostM

Teste