sábado, 6 de setembro de 2008

Voip Out Voip In

Com a aceleração das novas tecnologias e com todas as facilidades que nos são propostas, o que percebo é que nós estamos negligenciando alguns pontos e também alguns fatores que são essenciais para nós e para a evolução da comunicação em empresas.
Um exemplo dessa negligencia, é que com a grande oferta de Voip a preços extremamente baixos e com as facilidades oferecidas ao contratar um serviço Voip, vejo que as maiorias das empresas se esquecem do fato de que nem todos Voip podem receber ligações, alias a maior parte não recebem.Receber ligações em Voip é o que se chama de “Inbound call”, esse serviço tem pelo menos dois aspectos a serem considerados, o primeiro é o custo que se paga para termos a possibilidade de recebermos ligações e o segundo se trata do preço que ira nos custar essas ligações.

Claro que existe um serviço para esse fim, o 0800, mas temos que nem todas as empresas podem arcar com o custo deste serviço. Quando se trata de Voip podemos ter o Click-2-Call, mas esse serviço nem sempre tem um custo competitivo, pois se trata de uma conexão onde pagamos dobrado, o IVSP (internet voip service provider) irá chamar o seu telefone e ai teremos uma chamada Voip e após isso será chamado o telefone de contato, sendo a segunda chamada e em seguida estes dois telefones serão interconectados.
Para minimizar esse aspecto as empresas prestadoras de serviço Voip oferecem o DID, que é um número para receber ligações ou um Voip-in. O problema é que a pessoa que ira fazer a ligação terá que arcar com o custo da chamada, a não ser que esteja na área do DID nesse caso a chamada é local. Como o DID não é nacional e seu custo hoje esta em R$20,00 mensais em média por DDD, essa conta poderá ficar muito maior do que se imagina, contando que o Brasil possui mais de 200 cidades de grande porte.

Esta semana recebi um comunicado que uma empresa de serviços Voip irá colocar no mercado números DID a um preço menor do que um dólar por mês, o que nos dará a oportunidade de termos um número local bem acessível. A empresa que esta colocando esse serviço é a já conhecida Tringme, que oferece vários serviços de apoio a usuários Voip, como botão callme, click-2-call, Flash Telephony, SMS Based Telephony, Voicemail entre alguns outros. Todos os serviços oferecidos pela Tringme são passiveis de serem aclopados a qualquer provedor de serviços voip com compatibilidade com o protocolo SIP.

Um exemplo de como a Tringme pode ser usada esta em nosso website http://www.hddlab.com.br/, onde colocamos um 0800 web based service, esse serviço permite que um usuário que tiver uma conexão de internet e um sistema de áudio em seu computador poderá entrar em nossa página e pressionado o botão (Tringme) 0800, será conectado a nosso telefone, e essa conexão será uma chamada gratuita para o chamador.

Para maiores explicações sobre esse serviço oferecido pela Trigme entre no Blog http://www.voipguides.blogspot.com/ e leia a matéria intitulada “Get a Free Phone Number for incoming calls”.



Usando as API que são disponibilizadas pelas empresas, os desenvolvedores de aplicativos podem criar customizações para iniciar chamadas telefônicas através de web browsers. Essas aplicações dão possibilidades que se mostram infindáveis, permitindo através de uma página web, contatos de email, cartas fonadas, saudações e outras aplicações online que servirão para aumentar as formas de contato entre as pessoas.
Aqui mesmo no Blog existem varias matérias citando serviços onde foram usadas tecnologias oferecidas pela Tringme, e parte dessas montagens foram aprendidas estudando e lendo Blogs como o www.voipguides.blogspot.com. Para quem se interessa por tecnologia e quer aprender Voip esse é caminho, ler e estudar o tempo todo, pois o Voip é uma tecnologia que evolui todos os dias e sempre podemos dar um novo uso as opções que ele nos oferece.

Ads Inside PostM

Teste