quinta-feira, 17 de julho de 2008

Seu Voip não funciona?

Uma das observações que mais ouço nos dias de hoje é: O Voip não funciona.

Muito interessante a frase, mas um tanto desapropriado esse comentário e tem ainda uma conotação de falta de conhecimento total, não de Voip mas da base da tecnologia Voip, o que nos leva a crer mais uma vez que infelizmente a leviandade continua rondando a Informática, e a meu ver cada vez mais.

Porque um serviço não funciona? Entendo que devemos primeiramente fazer uma analise das dependências, interdependências e requisitos necessários.

Voip requisitos necessários:
Uma conexão de Internet com banda suficiente para receber e enviar os pacotes de voz.

Voip dependência:
Um Voip com suporte a codec que tenha compressão compatível com a necessidade da rede que ira trafegar.

Voip Interdependência
Condições da rede em que esta instalada a internet, sistema de áudio que ira ser usado na transmissão e recepção, instalação compatível com as necessidades do serviço.

Não é tão difícil de entender porque então o Voip não esta funcionando, claro que os itens acima não foram vistos, não foram analisados e o serviço não foi adequadamente dimensionado.

Estamos vendo que as pessoas que trabalham com o serviço Voip não possuem um dos requisitos básicos ao serviço, conhecimento de REDE.

As redes basicamente são de dois tipos: as LANs e as WANs e devem ser instaladas por pessoas com um mínimo de conhecimento para que todas as outras facilidades que forem dependentes da Rede possam encontrar as condições mínimas para um bom funcionamento.

WAN - Wide Area Network.

A computer network that spans a relatively large geographical area. Typically, a WAN consists of two or more local-area networks (LANs).

Computers connected to a wide-area network are often connected through public networks, such as the telephone system. They can also be connected through leased lines or satellites. The largest WAN in existence is the Internet.

LAN - Local Area Network

A computer network that spans a relatively small area. Most LANs are confined to a single building or group of buildings. However, one LAN can be connected to other LANs over any distance via telephone lines and radio waves. A system of LANs connected in this way is called a wide-area network (WAN).

Most LANs connect workstations and personal computers. Each node (individual computer ) in a LAN has its own CPU with which it executes programs, but it also is able to access data and devices anywhere on the LAN. This means that many users can share expensive devices, such as laser printers, as well as data. Users can also use the LAN to communicate with each other, by sending e-mail or engaging in chat sessions.

There are many different types of LANs Ethernets being the most common for PCs. Most Apple Macintosh networks are based on Apple's AppleTalk network system, which is built into Macintosh computers.

The following characteristics differentiate one LAN from another:
* Topology : The geometric arrangement of devices on the network. For example, devices can be arranged in a ring or in a straight line.
* Protocols : The rules and encoding specifications for sending data. The protocols also determine whether the network uses a peer-to-peer or client/server architecture.
* Media : Devices can be connected by twisted-pair wire, coaxial cables, or fiber optic cables. Some networks do without connecting media altogether, communicating instead via radio waves.

LANs are capable of transmitting data at very fast rates, much faster than data can be transmitted over a telephone line; but the distances are limited, and there is also a limit on the number of computers that can be attached to a single LAN.

O material para entender o que é uma rede esta posto.

WAN
É uma rede de computadores que esta em uma área relativamente grande, este tipo de rede normalmente compreende duas ou mais redes locais (LAN).
Um computador conectado a uma rede WAN estará usando (normalmente) uma rede pública, como a rede telefônica, podendo estar conectado a esta rede através de cabo, linha telefônica ou satélite, A maior rede WAN que temos conhecimento é a Internet.

LAN

Rede de computadores que esta em uma pequena área, a maioria das LANs são redes montadas em um único prédio, ou em um grupo de prédios. Esclarecendo: as redes - LANs - podem ser conectadas umas as outras independente de onde estão, e para isso podemos utilizar telefones, radio, micro onda e satélite, quando as redes são conectadas por um desses sistemas passa a ser chamada de WAN (Wide Area Network).

Uma das características da LAN é que são conectados computadores pessoais e estações de trabalho em sua esmagadora maioria. Cada uma dessas maquinas - estações quando estão em rede - são também conhecidas como "nó de rede", claro que podemos ter alem de estações outros periféricos na rede - como por exemplo uma impressora, um scaner.

São vários os tipos de LANs e possuem as seguintes características diferenciais:

Topologia: Define como esta a colocação física das estações.

Protocolos: São as regras que determinam como será a comunicação entre as estações e os periféricos.

Mídia: As redes podem ser conectadas através de cabos tipo twisted pair wire (fios duplos) cabos coaxiais (blindados) e até mesmo fibra ótica, e de outra forma poderão também estar interligadas por ondas de radio.


Sua rede é parte fundamental para o bom funcionamento do Voip e após a rede o que ira determinar fundamentalmente a qualidade do seu Voip é a sua conexão de internet e o sistema de áudio que será usado em caso de chamada de voz.

Continuarei em uma próxima oportunidade, explanando como pode-se ou deve ser montada uma rede residencial para abrigar a Internet e o Voip.

DID número de acesso local

O que é um DID? Qual sua utilidade?

“Em termos históricos DID é um serviço que as companhias telefônicas oferecem aos seus usuários para atender as necessidades de seus clientes através de um sistema PBX (Private Branch Exchange). Em termos práticos, um número DID (também chamado DDI na Europa e algumas vezes denominado número virtual) e um número de telefone local em um determinado país ou cidade. Estes números são encaminhados por DID World Wide to PSTN (Plain Old Telephone System – um telefone regular), Voice over IP (Voip), SIP, H.323, IAX, Skype, MSN or Google Talk em qualquer parte do mundo.
Tipicamente um DID é usado para prover um número telefônico de acesso local e com isso permite a pessoa que esta no mesmo local do DID fazer uma chamada pagando uma taxa de telefone local e essa ligação pode ser transferida para um número Voip virtual.

Para que você possa receber chamadas no seu computador ou no seu telefone normal de qualquer telefone fixo ou celular, é necessário ter um número de telefone real. O número real permite-lhe receber e fazer chamadas de qualquer local do mundo.

Quando usamos Voip, o que nós temos é um número virtual e esse número pode ser chamado de duas formas, a primeira por outro número virtual da mesma rede (do mesmo provedor de serviços Voip) e a segunda forma é usando o que é conhecido por peering, um Voip com as características Peering pode ser chamado e pode chamar outro Voip sem que ambos estejam na mesma rede ou no mesmo provedor de serviços Voip, esse é o futuro do Voip, uma comunidade única integrada através da rede mundial. Alguns provedores de serviços Voip já possuem essa característica, mas ainda é a minoria.

“Peering de VoIP, ou seja, provedores de VoIP se interconectarem em um modelo parecido com o Peering da Internet, conseguindo assim oferecer comunicação entre usuários de diversas redes IP, com terminais PCs ou telefones digitais ou analógicos, sem passar pelas redes PSTNs.” (Teleco)

O chamado número DID em Voip lhe permitirá dar aos seus clientes, amigos, familiares e pessoas que desejam entrar em contato com você a possibilidade de ligar para você sem estar na mesma cidade, estado ou país pagando o preço de uma ligação local.

Para melhor ilustrar o DID vamos colocar abaixo como ele funciona em nosso Voip.

A HUNGP permite que você use o telefone de uma maneira que você jamais imaginou. Tenha um número de telefone com o código de área onde seus amigos, familiares ou clientes moram e eles poderão telefonar para você pelo preço de uma ligação local. Não importa se eles estão na esquina, do outro lado do país ou do mundo, sua família e amigos podem ligar para você sem pagar taxas de ligações de longa distância.
Como Funciona

Os Números Convencionais de Recebimento de Chamadas (DID) da HUNGUP são econômicos e fáceis de usar. Você pode escolher ter mais de um número em regiões próximas ou do outro lado do planeta. Seus números podem tocar em sua linha HUNGUP em qualquer lugar do mundo que você esteja conectado ou em qualquer outro telefone de sua escolha utilizando nosso recurso gratuito de Redirecionamento de Chamadas (neste caso, podem ser aplicadas taxas por minuto).
Por exemplo

Você mora em Curitiba onde o código de área é 41. Sua mãe mora em Porto Alegre, onde o código de área é 51. Você pode adquirir um número de recebimento (DID) com código de área 51, que tocará em sua linha HUNGUP conectada em Curitiba. Desta forma, sua mãe não precisará pagar por tarifas de longa distância quando lhe telefonar. Lembre-se de que a HUNGUP também oferece números com códigos de área no mundo inteiro. Assim, você pode receber ligações de seus amigos e familiares de qualquer região.

Inove o seu negócio.

Adicione números de contato em outras cidades, desta forma seus clientes poderão contatá-lo pagando taxas de ligações locais. Números DID são locados por tarifas consideravelmente baixas, você pode adicionar números de lugares como São Paulo, Rio de Janeiro, Nova York, Londres e Madri, dessa forma seus clientes de qualquer parte do mundo pode entrar em contato com você sem realizar uma chamada de longa distância. A HUNGUP permite que seus negócios sejam visíveis em qualquer parte do mundo sem a necessidade de ter um escritório em cada um desses locais e arcar com todas as despesas decorrentes.

Ligue para a HUNGUP. Coloque seu negócio um passo a frente do seu concorrente.

domingo, 13 de julho de 2008

Finarea – Betamax, uma aula de mercadologia em Voip

Voip um negócio para o futuro? Um negócio do momento? Um avanço tecnológico? Um modismo? Uma oportunidade? Um negócio de oportunistas?

Muitas questões, muitas indagações, muitas dúvidas poucas ou quase nenhuma resposta.
Hoje ao se colocar a palavra Voip no Google, você recebe de volta algo como 130 milhões de resultados possíveis, muitos dos resultados são provenientes de serviços de ligações PC para PC e de PC para telefone e outra observação interessante é que a Betamax ou esta entre os primeiros dez resultados ou no máximo entre os 20 primeiros websites listados. Entre os Betamax mais "famosos" iremos encontrar o Voipbuster.
A razão primaria pela qual você sempre verá um dos Voip da Betamax nas primeiras paginas do Google é simples, eles sempre possuem as melhores promoções e ofertas para serviços Voip, e além dos preços serem sempre os menores eles tem também chamadas telefônicas longa distancia gratuitas e outras vezes SMS gratuitos.

O Voipbuster que citei acima é somente um dos muitos provedores de serviços Voip da Swiss Telecommunications Company - Finarea SA. A empresa começou sua "invasão no mercado oferecendo chamadas telefônicas de longa distancia da Suíça e da Inglaterra para outros países, e dessa forma foi avançando através da Europa e vendo sua penetração hoje nos leva a crer que eles encontraram um nicho e mercado que em sua permanente crescente permite que eles continuem seguindo a política que praticam. Claro que nossa observação nos mostra claramente que a Betamax oferece o que outras companhia de Voip consideram uma política comercial de risco, o que podemos ver e atestar é que com isso a Betamax conquistou e continua conquistando milhares de milhões de consumidores mundo afora, e entendemos que é exatamente o tamanho do seu mercado que lhe permite praticar a política que vemos atualmente.

Gostaria aqui de colocar um detalhe, pois tenho certeza que é desconhecimento da maioria das pessoas, o inicio da incursão da Finarea no mercado de Voip foi através de ligações totalmente gratuitas e com o passar do tempo, ganhando popularidade e conquistando consumidores a Finarea iniciou um novo acordo com seu publico, introduzindo paulatinamente as taxas que hoje praticam que claro são as menores do mercado. Para se ter uma idéia da evolução da política da Finarea observamos que de um serviço totalmente gratuito eles passaram a cobrar 1,00 euro por mês dos assinantes para lhes dar o serviço de chamadas longa distancia, logo a seguir passaram a assinatura para 5,00 euros e hoje eles estão praticando a mesma política cobrando 10,00 euros.

Vejamos como funcionou essa mecânica inicialmente eles deram o serviço gratuito o que levou vários consumidores ate eles e como esses consumidores usam a rede mundial (Internet) eles se encarregaram de multiplicar os assinantes, no momento que a quantidade de assinantes chegou a um patamar considerado pelo planejamento da Betamax como bom eles passaram a cobrar a assinatura e dessa forma eles tiveram a sustentabilidade inicial e assim seguiram e hoje com as estruturas atuais e com a quantidade de assinantes acredito que Finarea - Betamax é uma empresa lucrativa e com uma posição no mercado mundial que dificilmente será abalada, eles construíram seu espaço.

Hoje a Finarea a titulo de conquistar mais espaço ainda permite ligações gratuitas, mas limitaram essas ligações em 1 minuto, dessa forma o usuário pode ver se o serviço funciona e após ter essa percepção ele fará a assinatura com certeza.

Serviço gratuito? Será que alguém pode sobreviver no mercado atual usando essa política? Bem se essa pergunta me fosse feita há uns 5 anos atrás eu responderia sem pestaneja que não, hoje? Bem hoje eu já não posso dizer que não, tenho que analisar com cuidado qual o caminho escolhido pela empresa, e todas as variáveis que estão envolvidas no negocio para ai poder formar minha opinião. E isso graças a meu estudo sobre a Finarea.

No seu primeiro momento a Betamax através de seus servidores (nos já identificamos 26) mais precisamente o VoipBuster, tinham conexões com 20 países e eram esses os locais para onde as chamadas gratuitas podiam ser efetuadas, passado algum tempo esses locais foram reduzidos para 16 e essas localidades eram diferentes de um provedor para outro. Hoje com a cobrança em 10,00 euros essas localidades aumentaram sensivelmente, mas continua a mesma política sendo diferente de um servidor para outro as localidades do "free calls", isso da a Finarea um maior penetração nos diferentes mercados bem como aumenta suas possibilidade sem sobrecarregar o Provedor, e ela continua se beneficiando dos volumes de serviços que comercializa tanto com seus fornecedores quanto com seus consumidores. Observamos também que mudam continuamente a política de seus servidores e muitas vezes o usuário por falta de observância acaba pagando por algo que julgava ser gratuito, outra observação que fiz foi que o ASR (esse é o fator que mede as ligações efetuadas e as que terminam, ou seja, esse fator nos da uma noção da qualidade do serviço que estamos comprando) da Betamax é um dos mais baixos do mundo.

Outra de minhas observações foi que a Betamax não possui suporte, se você mandar um email dificilmente receberá uma resposta ai esta um grande problema, pois você poderá enfrentar varias questões e todas ficarão sem respostas, por exemplo, você poderá ter dificuldade com as rotas, depois você poderá ter problemas com seu credito, e você poderá enfrentar problemas com o servidor, estes são alguns dos fatores que acontecem com a Betamax e você deverá ao estar face a um deles ou algumas combinações se lembrar que este é o preço do baixo custo das ligações que você tem. Lembre-se sempre que não há como fazer milagres em negócios.

Eu penso assim - se você esta disposto a usar a Betamax a despeito dos problemas que irá enfrentar então minimize-os usando o bom senso. Primeiro você determina quais são suas prioridades, mais celular ou mais fixo, e quais são as rotas que você mais ira usar, após ter os dados de suas necessidades catalogados faça um levantamento dos servidores da Betamax e veja quais são os que possuem os países que você precisa contatar e depois analise os preços e os prazos, pronto você já tem o ponto de partida.

Após essa pequena maratona esta na hora de fazer pequenas incursões pelos servidores com compras mínimas e faça anotações das ocorrências lembrando-se sempre de usar os mesmos critérios com todos os servidores. A titulo de critério leve em consideração qual o método que ira usar para ligar - por exemplo, softfone ou ata? Qual o tipo de codec estará usando nas suas chamadas, quais os horários e quais as rotas, você colocando todas as variáveis possíveis em igualdade de condições há uma boa chance poder estabelecer parâmetros de comparação que irão permitir a minimização dos problemas bem como você terá elementos suficiente para poder estabelecer qual o melhor provedor para as suas necessidades.

Fatos interessantes da Betamax para sua analise:

-Todos os provedores de serviço Voip da Finarea - Betamax oferecem ligações gratuitas para telefones de alguns países após você ter comprado o crédito pré estabelecido por eles.

-Os países que estarão na lista de locais gratuitos irão mudar constantemente de um servidor Betamax para outro.

-Os servidores Betamax via de regra não possuem malwares, spywares ou adwares, garantia da Betamax.

-Nem todos os provedores de serviços da Betamax provem Sip, e em alguns casos quando isso acontece as ligações usando-se SIP são cobradas.

Portanto não se esqueça, ao optar por um servidor Voip da Finarea – Betamax, leia atentamente a política de uso e permissões do serviço e se você não souber inglês procure alguém que saiba e peça para que ele leia o texto todo. No mais - boa sorte.

Ads Inside PostM

Teste