sábado, 19 de maio de 2007

VOIP informe-se.

Pode ser que você esteja se perguntando: Quando o VOIP começou? Segundo as informações que cataloguei em minhas pesquisas, há onze anos. A CTI, Computer Telephony Integration (hoje Comunications Solutions Magazine) mostrou em sua sessão de novidades o VOIP, em uma analise do que poderia ser feito em telefonia usando-se Internet, isso em 1996. A evolução do VOIP foi possível graças ao avanço da Internet banda larga, e sua disseminação acompanhou a penetração do serviço banda larga no chamado mercado Soho (Small Office and Home Office), esse é o termo que os mercadólogos importaram para designar o usuário que trabalha em casa, o usuário residencial, e o profissional liberal que tem um escritório pequeno. Esse mercado é muito grande e é onde as informações sobre as novidades em Informática ganham força e se propagam. Hoje temos, segundo informações que podemos garimpar na Internet, que 20% da população brasileira já teve algum contato com a Internet, e que 3% já possuem uma conexão do tipo banda larga, esse número da uma idéia do tamanho do mercado brasileiro que já pode ingressar no VOIP. Não devemos nos esquecer que a evolução desse mercado é bem significativa e, portanto os números mudam mês a mês. Uma conexão VOIP depende da velocidade de entrada para receber a voz e da velocidade de saída para que a voz seja enviada. Isso significa que tanto a velocidade de download quanto à velocidade de upload são importantes para o bom funcionamento do VOIP. Usando-se o computador para receber e fazer chamadas usando VOIP, temos ainda outros fatores a serem analisados que são as interferências que existem, a velocidade de processamento, a quantidade de dados que estão sendo processadas no momento da transmissão, a memória do micro, o tamanho do swap disk ( o espaço que o windows reserva em seu hard disk para ser usando como memória adicional - pagefile), a placa de som do micro e o microfone que esta sendo usado. Muitas vezes dizemos que o serviço de VOIP é ruim ou que não funciona perfeitamente, mas em 90% dos casos os fatores que discorri não são analisados nem levados em conta. Para termos um bom serviço de VOIP, precisa-se de um provedor de VOIP que tenha boa plataforma que proporcione boa qualidade, mas temos que analisar todos os ingredientes que irão fazer parte do serviço, inclusive os fatores que controlamos, uma analise técnica evitara muitos problemas e reclamações futuras.

Eu tenho escutado constantemente a respeito de venda de VOIP, e tenho percebido que as perguntas técnicas incomodam, muitas vezes percebo que existe até um certo incomodo ao ter esse tópico colocado na pauta. Acredito que a clareza e a transparência nos negócios nos dá a confiança do usuário, é necessário que ele seja esclarecido das necessidades do VOIP, para que não haja mal entendidos, para que o produto não acabe sendo responsabilizado por algo que ele próprio não tem controle.

Eu estou usando um serviço VOIP, e estou preparando todo o aparato para que o serviço tenha o máximo de recursos depois de tudo pronto, eu irei escrever sobre minhas experiências e sobre meus testes, o que deu certo e o que falhou. Eu sou um tecnólogo, e sou do tipo "médico cure a ti mesmo" isso significa que antes de dizer o que é bom e o que não é, eu testo primeiro.

Para os interessados em VOIP, em explicações e documentos técnicos sobre o serviço, vou postar um quadro que uso para minha própria orientação e acredito que isso de a todos material suficiente para entender, configurar e poder se beneficiar com o serviço VOIP.

Protocolos VOIP Standards.

Signalling

ITU-T Standards and Recommendations

H.323 V2

Packet-based multimedia communications systems

H.225.0

Call signalling protocols and media stream packetization for packet-based multimedia (includes Q.931 and RAS)

H.225.0 Annex G

Gatekeeper to gatekeeper (inter-domain) communications

H.245

Control protocol for multimedia communications

H.235

Security and encryption for H-series multimedia terminals

H.450.x

Supplementary services for multimedia:
1. Generic functional protocol for the support of supplementary services in H.323
2. Call transfer
3. Diversion
4. Hold
5. Park & pickup
6. Call waiting
7. Message waiting indication

H.323 Annex D

Real-time fax using T.38

H.323 Annex E

Call connection over UDP

H.323 Annex F

Single-use device

T.38

Procedures for real-time group 3 facsimile communications over IP networks

T.120 series

Data protocols for multimendia conferencing

IETF RFCs and Drafts

RFC 2543

SIP: Session initiation protocol

RFC 2327

SDP: Session description protocol

Internet Draft

SAP: Session announcement protocol

Gateway Control

ITU

H.GCP

Proposed recommendations for gateway control protocol

IETF

Internet Draft

MGCP: Media gateway control protocol

Internet Draft

MEGACO protocol

Draft

SGCP: Simple gateway control protocol

Internet Draft

IPDC: IP device control

Media Transport

IETF

RFC 1889

RTP: Real-time transport protocol

RFC 1889

RTCP: Real-time transport control protocol

RFC 2326

RTSP: Real-time streaming protocol

Media Encoding

ITU

Voice

Standard

Algorithm

Bit Rate (Kbit/s)

Typical end-to-
end delay (ms)
(excluding
channel delay)

Resultant Voice Quality

G.711

PCM

48, 56, 64

<<1

Excellent

G.723.1

MPE/ACELP

5.3, 6.3

67-97

Good(6.3), Fair(5.3)

H.728

LD-CELP

16

<<2

Good

G.729

CS-ACELP

8

25-35

Good

G.729
annex A

CS-ACELP

8

25-35

Good

G.722

Sub-band ADPCM

48, 56, 64

<<2

Good

G.726

ADPCM

16,24,32,40

60

Good(40), Fair(24)

G.727

AEDPCM

16, 24, 32, 40

60

Good(40), Fair (24)

Video

Standard

Algorithm

Bit Rate (Kbit/s)

Picture Quality

H.261

Discrete cosine transform (DCT) with motion compensation

px64 (p=# of ISDN B channels)

Low

H.263

Improved version of H.261

Various

Medium


sexta-feira, 18 de maio de 2007

A DENGUE e o Estado de São Paulo.

Informações do CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) alertam para os perigos da DENGUE, noventa cidades paulistas estão de sobre alerta pelo número de casos de DENGUE, o que acontece é que nestas cidades a DENGUE já esta sendo considerada epidemia.
Devemos nos colocar a disposição das autoridades Sanitárias para colaboramos com o controle da DENGUE, não é possível que queiramos ver um de nossos entes queridos com essa doença.
Apesar de termos números que são considerados pelo CEV alarmantes, a Secretaria Estadual da Saúde, informa que só considera estado de epidemia quando existem mais de 300 casos por 100 mil habitantes. A cidade de São Paulo não está entre as 90 cidades. Se você é morador do Estado de São Paulo, da cidade de São Paulo, ou mesmo de outro estado ou cidade Brasileira e que ver como esta a DENGUE em dados estatísticos, leia aqui na Divisão de Zoonoses - CVE-SES/SP.

Dados catalogados até a última sexta-feira (11/05), mostram que já foram confirmados 31.571 registros da doença. A Secretaria Estadual da Saúde só irá decretar epidemia em todo o Estado se for atingido o número de 136 mil casos, vamos colaborar para que o motor do Brasil não chegue a esse ponto. A Secretária Estadual da Saúde aponta como um dos principais motivos para o aumento dos casos é que grande parte dos moradores não permitem que os agentes entrem no imóvel para procurar os focos do mosquito, e o segundo fator são as residências fechadas para reforma e para locação. Nosso dever de cidadão é cobrar dos responsáveis por estes imóveis uma atitude de colaboração, bem como cabe aos melhor informados conversarem com amigos e vizinhos e alertarem sobre a importância da colaboração com os Agentes Sanitários.

As três cidades com o maior número de casos por habitantes são: Ilha Solteira (658 km de SP), Itapura (692 km de SP) e Sales (458 km de SP).

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

O QUE É DENGUE
DEFINIÇÃO: dengue é uma doença febril aguda, de etiologia viral e de evolução benigna, na maioria dos casos. Pode apresentar duas formas clínicas: Dengue Clássico e Febre Hemorrágica do Dengue (FHD) / Síndrome do Choque do Dengue (SCD). É a virose urbana mais difundida no mundo. Com exceção da Europa, ocorre em todos os continentes. É uma doença de áreas tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.

AGENTE INFECCIOSO: o vírus do dengue é um Arbovírus (vírus transmitido por inseto). São conhecidos quatro sorotipos (Den 1, Den 2, Den 3 e Den 4).

MODO DE TRANSMISSÃO: a transmissão se faz da através da picada do mosquito fêmea Aedes aegypti infectado. Uma vez infectado, o homem demora de 4 a 10 dias para apresentar os sintomas do dengue. O mosquito macho não transmite a doença, pois alimenta-se de seiva de plantas.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS: na forma clássica a doença tem início súbito, com febre alta, mialgia e artralgia, dor retrorbital, cefaléia, anorexia, náuseas, vômitos, prostração, além de rush cutâneo, podendo assim ser confundida com sarampo ou rubéola.

TRATAMENTO

Não há tratamento específico para o dengue. As medidas terapêuticas visam à manutenção do estado geral do paciente. Não devem ser usados derivados do ácido acetilsalicílico para combater a dor e a febre, pois podem provocar sangramentos. A mesma contra-indicação aplica-se aos demais antiinflamatórios não hormonais, mesmo quando usados por via intramuscular. Recomenda-se tomar paracentamol ou dipirona.

Nos pacientes com suspeita de FHD ( aumento de hematócrito e/ ou plaquetopenia) deverão ser acompanhados e tratados conforme fluxograma abaixo.

Os casos suspeitos de Dengue Hemorrágico deverão ser notificados pelos telefones 3085-0234 (Divisão de Zoonoses) ou 0800-555466 ( Central CVE).

As informações que estamos colocando aqui foram fornecidas pela SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE, Centro de Vigilância Epidemiológica, Ministério da Saúde, Pan American Health Organization.

Tendo a real noção do que é ser cidadão, de ter tido um privilegio que a maioria não tem ( INFELIZMENTE) acredito ser meu dever e obrigação colocar aqui neste espaço um alerta, mas o nosso dever e obrigação só estará cumprido se nós nos doarmos mais, e dermos o nosso máximo para ajudarmos no combate a DENGUE. NÃO SE ESQUEÇAM ELA PODE MATAR.

Esse MATERIAL pode e deve ser DISTRIBUÍDO, cabendo a todos nós esse dever , ele não é meu, não é teu, essa INFORMAÇÃO é nossa, imprima, espalhe, fale para os amigos. CONTRIBUA.

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Are You Ready for the 2007 Hurricane Season?.

Brasileiros que tenham negócios ou mesmo viagens de lazer para os Estados Unidos, no periódo de primeiro de junho a trinta de novembro, podem, e devem em minha opinião se informar a respeito do assunto, isso é serio e estar bem informado sobre o que poderá estar acontecendo no período de sua viagem irá evitar vários transtornos como já aconteceram no passado.

O texto a seguir é do Techrepublic e estou publicando-o na integra.

This year forecasters are predicting a very active Atlantic hurricane season,
which officially runs from June 1st through Nov. 30th. If you have facilities
in vulnerable areas, the question to ask is, can your systems and data survive
another Katrina-like onslaught?Live Webcast: Ensuring System & Data Availability Throughout the 2007 Hurricane Season
Para se informar melhor ou assistir as apresentações atravez da Internet use o link abaixo.
http://whitepapers.techrepublic.com.com/webcast.aspx?docid=295027&promo=099&tag=nl.e099.em051607

Próximos assuntos que serão abordados no BLOG:

Virus no MSN, que envia páginas de Internet para sua lista de contatos.
Bem rodrigo depois do trabalhão que me deu a pesquiza não seria justo que eu não permitisse que outros se benefiem dela, voce não acha!!!.

Lista de ações para conferir em caso de acidente com seu hard disk.

Detectar uma falha em seu hard disk antes que aconteça.

Esse é um Blog voltado a segurança de dados, eventualmente abordarei outros assuntos, sempre seguindo minha linha de conduta que vem orientando meus passos desde sempre.

Você conhece “O Segredo?”.

VOIP e Videoconferência.

A telefonia é uma tecnologia utilizada para a comunicação a distância usando a voz.

"O telefone é um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais elétricos. Ele foi inventado cerca de 1860 por Antonio Meucci que o chamou de teletrophone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Antes desta resolução, sua invenção era geralmente atribuída a Alexander Graham Bell. A primeira demonstração pública registrada da invenção de Meucci teve lugar em 1860, e teve sua descrição publicada num jornal de língua italiana de Nova Iorque".(Eg.Wikepedia.)

"É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações entre dois ou mais assinantes. É lógico que, para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica". (Eg.Wikepedia.)

"Atualmente vem crescendo o uso da telefonia pela internet, usando VoIP (Voz sobre IP, do inglês Voice over IP) e Voz sobre Frame Relay. Há muitos programas que usam esta tecnologia, entre os quais pode-se destacar o Skype, que tem sido muito bem sucedido na missão de usar a internet como meio de transmissão de voz. Com a disseminação da telefonia pela internet começaram a ser fabricados os ATAs - Adaptadores para Telefones Analógicos, dispositivos que permitem a conexão de um telefone convencional à internet". (Eg.Wikepedia.)

Lendo um artigo sobre VOIP, não consigo me envolver em nada se não disseco o assunto, entendi algo que não estava claro em minha forma de pensar. VOIP e um protocolo que usa protocolos. Não entendeu? Mas vai. Para transmitir uma comunicação de IS ( Internet Service) para IS o protocolo VOIP standart ´s suficiente, mas para o uso de todos os serviços e benéficos do VOIP, não. O VOIP usa outros protocolos que são conhecidos como VOIP Protocols, existem protocolos dedicados ou próprios para cada uma das funções que podem ser executadas usando VOIP. Temos o SIP (Iniciação de Sessão -Session Initiation Protocol) que é um protocolo de aplicação, que utiliza o modelo “requisição-resposta”, similar ao HTTP, para iniciar sessões de comunicação interativa entre usuários. É um padrão da Internet Engineering Task Force. Uma explicação mais técnica e detalhada poderá ser encontrada no RFC 3261, e no website do IETF SIP Working Group.

O protocolo H.323 faz parte da família de recomendações ITU-T (International Telecommunication Union Telecommunication Standardization sector), e é usado (VOIP) para tramissões de Video Conferência. O protocolo H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêem uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. O H.323 estabelece padrões de codificação e decodificação de fluxos de dados, áudio e vídeo, e esses padrões irão garantir que produtos baseados no H.323 de um fabricante sejam compatíveis com produtos H.323 de outro fabricante. Você leitor, poderá se informar com maiores detalhes e especificações sobre o protocolo H.323 e suas aplicações na Interntional Telecommunication Union.

O protoclo MGCP (Media Gateway Control Protocol) também conhecido pela alcunha de MEGACO, é um protocolo do IETF (Internet Engineer Task Force) que define o uso da integração da arquitetura SS#7 em redes VOIP. O SS#7 é usado na telefonia tradicional, uma documentação sobre o SS7 e sua aplicação no VOIP pode ser lido aqui.

O MEGACO é composto por um Call Agent, pelo menos um media gateway (MG), responsável pela conversão dos sinais entre circuitos e pacotes, e pelo menos um signaling gateway (SG), quando conectado a um PSTN (public switched telephone network), telefonia convencional. Informações técnicas detalhadas do MEGACO pode ser encontrada no documento RFC 3015.

Estes protocolos que citei não são os únicos protocolos que o VOIP usa ou tem a sua disposição existem outros e como no direito o VOIP tem o contraditório, linhas de pensamento diferente que definem normas e conduta para o uso de uma tecnologia seguindo correntes de estudos de física diferentes, democraticamente.

Nos idos anos de 1860 Alexandre Graham Bell, fez sua primeira chamada telefônica e segundo a historia relata foi isso que foi dito por ele -"Watson, come here. I need you" ( Watson, venha aqui. Eu preciso de você.) essa fala não foi o que o imortalizou e sim sua contribuição na telefonia. A empresa telefônica que leva o nome de Alexandre, anos mais tarde iniciou a reinvenção do telefone, eles estavam desenvolvendo o "picture phone" ou seja, o telefone com imagem, a transmissão falhou na época porque a qualidade da imagem era muito pobre e o custo da operação era astronômico. Hoje a tecnologia VOIP torna esse serviço acessível a todos que possuem uma conexão de Internet banda larga.

Esse material foi escrito pela HDDLAB e será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998). Definicões e explicações sobre a permissão podem ser encontradas no link no rodapé do Blog. Obrigado pela compreensão.

quarta-feira, 16 de maio de 2007

I-Mate JAMin com hard disk ?

A única certeza que temos é que vamos morrer, começamos
a morrer no instante que nascemos, ou melhor, que somos concebidos, ao
iniciarmos nossa caminhada descobrimos que temos uma vida mutante e que nada
permanece igual, todos os momentos de cada dia que vivemos somos surpreendidos
com algo novo. Estamos preparados? Aceitamos?


Li há algum tempo que o mundo pertence aos inconformados,
e observando-os podemos afirmar que o mundo e as coisas a nossa volta se
modificam graças aos inconformados, eles alteram o nosso modo de viver, eles
subvertem a ordem natural das coisas, mas esse tipo de ser humano não é assim
por acaso, ele não é um informado simplesmente. Ele tem uma característica
interessante ele é antes de qualquer coisa um observador, uma testemunha da
vida, uma alma aberta a novas experiências, preparado para viver em um ambiente
que se modifica a cada minuto. As novas tecnologias fazem isso com nosso mundo,
com nossas vidas e se não abrimos nossas mentes, acabaremos nos conformando com
nossa sorte ou falta de sorte.


Por isso - "para cima e para o alto"; devemos nos
lembrar que a celebre frase "Ave Cesar, moriture te salutant" é dos
tempos das batalhas de arena, dos gladiadores romanos, agora os tempos são
outros estamos na era Digital e sua maior defesa será a quantidade de informação
que você tem, isso aliado ao numero de pessoas com as quais você se relaciona.
Continuo firme, acreditando que "Labor omnia vincit", então vamos a
ele.


Para não deixarmos os leitores com uma única opção de
aparelho de celular de terceira geração, hoje iremos mostrar o I-Mate JAMin,
um telefone com sistema operacional Windows Mobile 5, e muitas funções para
que possamos agilizar ainda mais nosso dia a dia.


Vou tentar em poucas palavras dar uma explicação
sobre o i-mate JAMin, fabricado pela HTC este aparelho de telefone celular
extrapola qualquer que seja sua capacidade imaginativa. Na realidade o aparato
encontrado nessa maravilha o credencia a ser um escritório móvel que cabe em
seu bolso, nele há tudo o que nós poderíamos ter em um escritório dos
sonhos, mas esses que nos sonhamos quando nos imaginamos um executivo na Big
Aple, tipo lá de Wall Street. O que temos a mão ao adquirimos um i-mate JAMin
é um Pocket PC Fone, ele poderá ser encontrado pelo codinome de HTC Prophet e
suas funções são tantas que o que irei fazer é colocar um descritivo mínimo, lhe dar uma idéia do apararelho e colocarei um link para os que quizerem ver todo o aparato técnico.


Características básicas
- Windows Mobile 5
- Quadriband
- Bluetooth 2.0
- Wi-Fi b/g
- Câmera de 2 MP
- Expansão de memória através de SD/MMC
- 64 Ram / 128 Rom
- Processador de 200MH
Link para ficha técnica completa:

i-mate JAMin

terça-feira, 15 de maio de 2007

Hard disk VOIP e Celular.

Hard disk VOIP e Celular


Teremos uma combinação de tecnologia que ira mudar
definitivamente nossa forma de trabalhar, e alterará nosso “modus vivendis”
de forma indelével. Novos tempos? Sinal dos tempos? Não tenho essas repostas,
mas antevejo oportunidades maravilhosas para todos, em minha opinião é a
chegada da democracia na telefonia moderna, será a massificação da comunicação
digital, onde teremos no primeiro momento a inclusão de uma grande maioria. Se
minhas previsões se confirmarem teremos um pouco mais de justiça, finalmente.

A tecnologia VOIP vem atraindo mais e mais consumidores, e no Brasil ela deverá
ganhar muita força este ano, e deverá se transformar no novo boom. Todas as
empresas Brasileiras já estão colocando seus profissionais de IT em busca de
informações sobre o serviço, já existem muitas usando e um sem número
testando. A economia aliada a mobilidade do serviço agora esta também atrelada
a um mix de produtos e opções. Já se pode ter reuniões com vídeo usando-se
VOIP, e agora iremos assistir ao lançamento do VOIP no celular, para isso só
dependia dos fabricantes de celulares disponibilizarem modelos que suportassem o
uso de software de terceiros, o que já esta acontecendo e a NOKIA anteviu esse
mercado, tanto que em julho de 2006 lançou uma nova linha de celulares já
preparada para este mercado, a linha N80.

Essas maravilhas da tecnologia funcionam de forma espetacular e podem ter seu
firmware trocado por versões mais atualizadas. Com o upgrade do firmware os N80
se transformam em N80 Internet Edition, já muito próximo de um pocket computer
ou um Palm com um "extra-power" a conexão de Internet que hoje é a mãe
com todas as respostas.

O N80 vem equipado com um ecrã (visor) de 352x316, um sensor fotográfico de 3
Megapixeis, 40Mb de memória interna, porta para cartões de memória miniSD,
leitor multimídia compatível com MP3 / WMA / AAC, sintonizador FM, Bluetooth e
WiFi, e foi incluído uma nova função para encontrar e configurar redes de
acesso sem fio.O modelo tem suporte às coberturas GSM e WCDMA.

O N80 também oferece várias aplicações PIM (Personal Information Manager), o
serviço Yahoo Go!, sistemas de buscas como o MobiPocket Reader, da Amazon,
aplicação que facilita a leitura de livros e o Mobile Search do Yahoo,
chamadas VoIP graças à ligação WiFi, e também um cliente que permite
descarregar aplicações e atualizações para o seu telefone. O Internet
Edition traz ainda outros softwares da Nokia, incluindo seu navegador e um
cliente chamado Download que pode ser usado para baixar outros programas compatíveis
com o aparelho, segundo a Nokia.









Características fornecidas pelo fabricante:


GPRS; EDGE; WCDMA; VoIP; WLAN; Bluetooth; USB; IrDA; extensão de memória Slot miniSD

Redes UMTS /GSM 850/900/1800/1900

Máquina fotográfica 3 mégapixels, tecla dedicada, modo paisagem ecrã cheio, flash, gravação vídeo CIF de 15 imagens por segundo com estabilidade do vídeo.

E-mails e carregamento de conteúdos de alta velocidade via WLAN ou 3G

Acesso à casa digital graças ao WLAN e a conectividade UPnP

Dimensões Slider, 95.4 x 50 x 26 mm / 134 gramas.


A HDDLAB já possui um aparelho com essas características em seu laboratório,
o aparelho foi desmontado e esta sendo dissecado pelo Hugo, que hoje é o
responsável pelo desenvolvimento de técnicas de recuperação de dados em
sistemas de armazenamento magnético, quando a tônica é defeito físico em
partes eletrônicas e mecânicas. Como você leitor deve ter lido os novos
aparelhos denominados 3G (terceira geração) vem com um hard disk interno, e a
HDDLAB não se furtaria de ser uma das pioneiras no estudo desses mecanismos,
estamos também avançando em alternativas de backup para esses aparelhos e em
breve estaremos publicando aqui no Blog.


segunda-feira, 14 de maio de 2007

Hard disk e o bisbilhotamento dos meus dados, seus dados, nossos dados.

Microsoft e a indexação dos dados, dos nossos dados.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Estado de direto, permissão, contrato de uso, invasão de privacidade, observação de dados, espionagem.

Já foi dito e redito que sem a copia ilegal o Windows jamais teria alcançado o sucesso que alcançou.

Pirataria, tema desagradável, mas que precisará ser discutido, precisamos de uma solução e precisamos AGORA. Estamos vendo que estão usando tudo para nos atingir e precisamos reagir, reagimos ou ficamos a mercê, precisamos nos lembrar que somos a maioria, "não somos um, somos muitos e por isso nos denominam LEGIÃO". Necessário se faz que não nos esqueçamos desta verdade.

A pirataria é crime. Somos todos criminosos? Ou somos vítimas de uma situação a que fomos compelidos? A sociedade nunca discute temas que podem feri-la ou que incomoda a maioria, isto é histórico e não é privilegio de brasileiro. Fomos transformados em "usuários" e nos deixamos levar pelas propostas de uma vida melhor, mais produtiva, com mais tempo para nós e para os nossos, e num piscar de olhos nos transformaram em verdadeiras máquinas industriais, trabalhamos e trabalhamos e até nosso lazer virou trabalho, seguimos seguindo a canção mas não a canção do Vandré, não vamos em busca dos sonhos de liberdade e de felicidade, seguimos sim uma canção que é um velho adágio popular - "pobre quando esta descansando, carrega pedra".

E ai, os que possuem mais informações continuam a subjugar os menos informados, os desfavorecidos, os descuidados, os que não lêem ou os que lêem, mas não compreendem a extensão das implicações implícitas no texto. O Contexto nos desfavorece e como sempre a maioria perece em favor da minoria, será que Charles Darwin previa isso quando escreveu sobre a evolução?

E é nesse contexto que nos deparamos com um tema interessante, que atinge diretamente o meu, o seu estado de direito, e atinge de forma categórica nas entranhas, levando consigo os nossos segredos mais íntimos, nossas mazelas, nossos reclamos, nossas preces e nossas esperanças. Sim leitores, a Microsoft está de posse de tudo isso e muito mais, esta se apossando de nossas vidas, subtraindo de nós tudo que fazemos ao usarmos um computador, para tal basta estarmos de posse de uma versão do Windows e estarmos conectados a Internet. Infelizmente isso é uma realidade, que eu previ de há muito, mas sou como se diz "voto vencido", não sou uma Legião sou uma andorinha.

Por ignorância nos calamos, e quem cala consente, ao calado não caberá o direito a justiça? Por usarmos algo que não nos pertence estamos permitindo toda essa apropriação. Mas não somos proprietário de forma alguma, o que é dado é o direito de usar e nada mais, nem mesmo reclamar se essa prática levar a uma situação de prejuízo seja ele que prejuízo que for. Esta previsto no pseudo contrato que fazemos com a Microsoft (digo isso porque desconheço nesse procedimento o mesmo que é considerado normal e mesmo legal pela justiça, não há a assinatura das partes e sim o consentimento pelo silêncio), ao darmos a ela nossa pequena mas eficaz contribuição, e contribuímos sempre, começamos quando do aparecimento dela, no tempo em copia ilegal do windows nem era tão ilegal, pois era dada para teste a todos os usuários que se prontificassem a se sujeitar as mazelas que isso causava, e nos transformamos a época em uma Legião, sim senhores mas essa LEGIÃO foi de milhares de milhões de empregados gratuitos. Sou um de seus primeiros usuários, fui um beta teste, me calar? Jamais.

Pirataria é crime assim como é apropriação indébita. Prevista no artigo 168 do código penal
Art. 168. Código penal Brasileiro.
Capítulo V
Da Apropriação Indébita:
Art. 168 - Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção.

Porque tudo isso? Simplesmente para alertar a todos que todas as informações de seu hard disk estão sendo levadas de modo ilegal (segundo a lei) para um banco de dados na Microsoft. Ela é poderosa hoje, imagine amanhã quando estará de posse de toda a informação do mundo. Não pense senhores que as instituições estão fora do contexto ora apresentado, porque não estão. Não pensem que as empresas por maiores que sejam estão fora do contexto ora apresentado, porque não estão. E não pensem que escrevi a repetição porque estou com a agulha estragada, porque não estou. Ninguém no mundo esta livre da ação da Microsoft, a partir do momento que usa o Windows e está conectado a Internet você também faz parte do grupo de associados da Microsoft, ou melhor, do grupo de informantes beneméritos da Microsoft, uma vez que não me recordo de nenhum pagamento por parte dela em minha conta bancaria, e na sua há?

Procure em seu hard disk, arquivos com extensão .dat, veja quantos você encontra. Esses arquivos são mini bancos de dados com informações sobre seus dados e sobre seus hábitos de uso do computador e sobre seu histórico de navegação na Internet e são todos enviados a Microsoft.

O serviço de indexação dos dados do Windows, sim senhores, aquele que fazemos para manter e organizar nosso hard disk, que nos permite ter acesso com mais velocidade (assim teremos tempo, de trabalhar mais), esse serviço que temos como um presente da Microsoft com vistas a nos beneficiar, não passa de um Cavalo de Tróia. O banco de dados que se faz ao usarmos a indexação de nosso hard disk fica gentilmente e sem custo algum armazenado no servidor da Microsoft. Quanta gentileza, quanta benesse, mais uma das boas ações do benemérito "Comendador" William Gates.

Você pode impedir que a Microsoft se beneficie hoje e transforme amanhã o mundo em um estado ditatorial, sendo ela o grande e único mandatário.

O serviço de indexação da Microsoft cataloga todo o conteúdo de seu hard disk, e até o conteúdo de seus arquivos, para dar maior velocidade nas buscas locais, isso é a explicação que é dada no help do serviço e nos manuais do Windows, e até mesmo em livros de "autoridades" sobre o assunto. Ledo engano.

Este serviço cria inúmeros bancos de dados (.dat) com todo o conteúdo de seu hard disk, inclusive dando as diretrizes para a pratica de higienizar de hard disk. O serviço cria índices de volumes de seus dados e não podem ser excluídos de seu hard disk pelo uso de um wipe, e utilitários que são usados para apagar traços de navegação na Internet.

Você poderá impedir essa prática, simplesmente desabilitando o serviço e excluindo as fontes de informação da Microsoft, e se isso for de seu interesse siga as instruções abaixo. Não vou traduzi-las para não correr o risco da má interpretação, minha ou sua.

"Begin by disabling the service and wiping the old index files by following these instructions:
1. Go to the Start menu and choose Run. (if using Vista, you will need to log in as Admin.
2. Type in services.msc and click OK. The Services dialogue will launch.
3. Right-click on the Indexing Service to bring up the Properties dialogue, and click Stop if the service is running. Then select Disabled. Click Apply and close the dialogue.
4. Go to My Computer. Next, select (Local Disk C:) under “Hard Disk Drives”.
5. Right-click on the (Local Disk C:) icon and choose Properties from the right-click menu. The Local Disk Properties dialogue will pop up. Near the bottom you will see a tick box beside the option: “Allow Indexing Service to index this disk for fast file searching” (the option will not be available on all systems, so don’t worry if you don’t see it).
6. Clear the tick box, click Apply, and in the next dialogue, select the option “Apply changes to C:\, subfolders and files.” Click OK, and reboot.

Esta ação ira ajuda-lo a impedir que o "diabo" se aposse de sua alma, lendo seus mais íntimos segredos.
Este pequenino trabalho, dedico a meu pai, Gabriel Jose Pinto. Que foi um homem com talvez muitos defeitos e poucas virtudes. Mas que tinha consigo algo que hoje nada vale, por isso digo poucas virtudes, tinha força de caráter, honestidade e integridade em todas as atitudes que tomou durante sua vida, e isso é em minha opinião o seu maior legado, a demonstração mais purista que não é preciso ser um homem de grandes posses materiais para ser grande. Sua preocupação com o próximo o levou a alguns atos que irão perdurar, na cidade que escolheu para viver e morrer, para sempre. Mesmo que não perpetuem a sua memória. Segundo o maior profeta que a existência humana conheceu "o pecado não precisa de nota promissória, para ser dívida, ele já o é por definição intrínseca". Gabriel você nunca procurou em vida retribuição de seus atos, não seria na morte isso necessário, daqui nada levamos "... de terra sumptus terrae traderis". Não se preocupe ou fique triste, eu sei o que você fez durante sua vida, eu conheço seu legado. Dizem que constituímos família porque temos necessidade de nos perpetuarmos e sentirmos que temos testemunhas de nossa existência, você tem.
Do zezinho, como poderia esquece-lo ?

domingo, 13 de maio de 2007

Hard disk noticias do domingo dia das mães.

Um novo golpe na Internet. Vimos ontem no Blog Code Oracle que estão usando a policia federal para forjar um e-mail com um comunicado de IP criminoso. Leia na integra Novo Golpe de e-mail na praça!. Continuo aguardando uma autorização do Tim Oreilly para postar na integra o artigo "Call for a Blogger's Code of Conduct" e também sua tradução, mas até o presente momento nada. Mas nem tudo esta perdido o doutor Peter Guttman, um especialista em remoção de dados de mídia magnética e autor de vários artigos e estudos sobre as técnicas usadas em recuperação de informação em meios magnéticos, nos enviou a autorização para transcrevermos seu trabalho o que ocorrera nos próximos dias, em contraponto teremos também um matéria de como agencias de espionagem e investigações Federais dos EUA podem recuperar dados mesmo depois de usados métodos de deleção considerados eficazes. Durante a semana que passou escrevi vários artigos sobre o trojan Kardphisher e foi com muita satisfação que vimos muitos outros Blogs brasileiros reportando sobr eo problema e no meio do caminho nos deparamos com Alexandro Almeida Figueira, ele é baiano e escreve sobre segurança de dados e hoje o Blog dele, A segurança da Informação presente na Bahia, tem um artigo muito importante que acredito que todos devemos ler "Projeto de lei torna envio de spam crime punido com prisão".

Ads Inside PostM

Teste