sábado, 13 de junho de 2009

VoIP e os pré testes

O artigo é um pouco técnico e talvez a abordagem fique um pouco longa, mas o que eu penso é que com a continua implantação de novas tecnologias como o tráfego de voz em rede, é de se pensar que a importância do tema irá justificar a quantidade de palavras aqui.

Vários articulistas americanos estão abordando o tema que esta sendo conhecido como "Unified Communications" - ou seja, unificação das formas de comunicação e neste mix estão voz, vídeo, mensagens instantâneas e conferência com presença, mensagens e etc. Neste cenário é de se esperar que VoIP e mensagens instantâneas sejam responsáveis pelo aumento do tráfego na rede nos próximos meses.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos da America pela Network General junto a alguns de seus clientes levou as seguintes conclusões:

80% das empresas entrevistadas entendem que o tráfego na rede irá aumentar consideravelmente por conta da rede de comunicações que esta sendo estabelecida, e isso será um processo continuo ao longo dos próximos doze meses.
Estas empresas estão se fundamentando em suas próprias informações que apontam um cenário onde 75% destas empresas nos últimos três meses confirmaram que 25% do seu trafego de rede já é gerado pelas comunicações unificadas.

Isto posto temos que a demanda por uma maior banda na rede tende a aumentar consideravelmente no período graças a toda essa expansão de comunicações e também pelo aumento de aplicativos que estão sendo usado nesse contexto. Nesse caso a importância dos chamados pré testes aumentam consideravelmente, visto que temos novas tecnologias sendo implantadas e também o avanço do VoIP através de redes Wireless. Fazer levantamentos de consumo e demanda de tráfego alem de estabelecer testes de desempenho para avaliações de desempenho é uma forma fácil de garantir a anexação destas novas tecnologias de uma forma passiva e sem traumas.


Estabelecer testes de analise de consumo e desempenho da rede.
Normalmente, quando se inicia a implantação de uma nova tecnologia tais como VoIP, muitos administradores de rede se deparam com pelos menos dois tipos de abordagens. Alguns destes administradores de rede se deparam com problemas de desempenho e outros se dão conta que com a adição do VoIP gera imediatamente a necessidade de aumento da banda e dessa forma o resultado será a atualização da capacidade da banda.

Estes passos, entretanto podem não solucionar de forma eficaz os problemas potenciais que o VoIP pode trazer, e isso poderá provocar alguma resistência a implantação da nova tecnologia.

Além disso, o VoIP poderá impactar diretamente no andamento dos serviços atuais chegando mesmo a comprometer as atividades empresariais. Realizar um levantamento prévio antes de instalar o serviço VoIP, ter uma compreensão global da sua banda, analisar as novas aplicações, e estabelecer parâmetros aceitáveis para o desempenho da rede são cruciais para determinar a forma como a rede irá lidar com o novo volume de tráfego advindo do VoIP, bem como irá ser determinante para definir as mudanças necessárias que deverão ser feitas tendo como objetivo dar um bom suporte as comunicações através da rede IP.

Uma ferramenta de análise que controla, armazena e analisa de longa atividade irá definir o que é considerado normal para um determinado ambiente com adição do VoIP.


As perspectivas sobre o desempenho de rede e o acompanhamento contínuo do tráfego VoIP adicionado irá ajudá-lo a configurar ferramentas que identificarão e irão dar alertas ao termos uma queda no desempenho da rede em função do volume de tráfego que o VoIP esta criando.

Também é muito importante manter uma base de dados da chamada detalhe de registros (os CDRs) a partir do qual você pode gerar relatórios de gestão ou de prestadores de serviços.

A compreensão global sobre o desempenho da rede através de testes de desempenho é fundamental para sermos capazes de identificar rapidamente anomalias, resolução de problemas, e garantir o sucesso da instalação de um serviço de VoIP. Existem ótimos artigos técnicos que podem auxiliar nas tarefas que expusemos neste artigo.

Ads Inside PostM

Teste