segunda-feira, 11 de abril de 2016

Cloud Storage e Cloud Computing

Tudo o que se relaciona ao mundo digital tem mercado garantido nos dias de hoje, a única coisa que eu não vejo evoluir na mesma velocidade são os serviços de Cloud (Nuvem), uma das grandes “invenções”  que tem dificuldade de expansão mesmo aritmética, pois nesse universo tudo é geométrico.

Acredito que o que mais atrapalha seja a compreensão do significado da filosofia do serviço e sua definição. Alguns usuários falam em segurança por isso resistem ao uso, ora segurança? Não entendo porque, uma vez que todos os usuários nos dias hoje fazem tudo online, compras, pagamentos de contas, operações na conta bancaria, envio de mensagens, envio de materiais, projetos, propostas, boletos, duplicatas etc., tudo isso e muito mais nos dias de hoje são tarefas que acontecem no mundo digital.

Então decidi escrever sobre o assunto juntando aqui algumas definições que podem ser encontradas na Internet e alguns conhecimentos próprios como já dizia Lavoisier “na natureza nada se cria nada se perde tudo se transforma”.

Primeiro é necessário que se entenda que o serviço Cloud tem duas áreas muito distintas e muitas vezes confundidas ou mal interpretadas, que são a Cloud Storage e a Cloud Computing. O melhor de desse pseudo desconhecimento, exato digo isso e explico, é que o Cloud Storage tem dificuldade de expansão mas o Cloud Computing nem tanto porque as pessoas o usam sem terem a menor ideia de que estão fazendo uso deste tipo de serviço, essa observação venho fazendo faz algum tempo.

O serviço Cloud Storage (me desculpem, mas fica mais simples não traduzir o termo) é na sua grande maioria gratuito e isso devemos a dois Gigantes a Microsoft e o Google, exatamente isso, uma vez que façamos um e-mail (grátis) no serviço Hotmail da Microsoft ele vem acompanhado de muitas facilidades e todas grátis, uma dessas facilidades é o serviço de armazenamento em Cloud chamado Onedrive que em seu primeiro momento chamava-se Skydrive, esse serviço vem acompanhado de uma serie de utilitários que nada devem ao pacote Office que é pago e no caso do Onedrive esse pacote é grátis, impressionante é que ainda tem pessoas que insistem em usar o Word e a Excel pirata mesmo tendo um e-mail no Hotmail (um dos serviços de e-mail grátis mais antigos, se não o mais), eu realmente não entendo.

Ainda sobre Cloud Storage podemos abordar o Google que a cada dia me deixa mais e mais impressionado com sua politica, um usuário de e-mail do Google – Gmail -  tem uma serie de serviços gratuito que se compra ao serviço pago que a Google oferece, mas ao meu ver o usuário não percebe a magnitude do que tem a disposição, e eu não vou discorrer sobre isso porque levaria muito tempo e o artigo ficaria quase um livro. Mas vamos abordar o Cloud Storage da Google que nosso proposito aqui. O Cloud Storage da Google é o Gdrive que é um serviço que também vem acompanhado de uma serie de utilitários como o Onedrive mas vai além muito além.

Em termos de Cloud Storage o que temos gratuito no mercado nos dias de hoje é algo que considero fantástico, você encontrara serviços de armazenamento online grátis com espaços de ate 100 GB, dizem que existem de até um terabyte, tem serviços grátis com possibilidade de se colocar senha nos arquivos, de compartilhar o arquivo com outros usuários, de se colocar senha no arquivo, de se colocar tempo de duração no armazenamento deste arquivo, e até mesmo serviço que faz backup de arquivos de seu computador tablete notebook para uma cloud e de quebra automaticamente e com encriptação, temos serviços de backup de uma cloud para outra, a certeza que tenho é que quanto mais explorarmos mais encontraremos, claro que se deve tomar cuidado, mais isso é assunto para outro artigo.

A tradução de Cloud storage é Armazenamento em Nuvem, ou seja, é um modelo de armazenamento on-line. Permite que você sincronize os dados de um equipamento (Micro, Notebook, smartphone, tablete, etc) e acessá-los de qualquer outro equipamento ou em qualquer local, desde que, esteja conectado na internet. Este serviço, também pode ser chamado de Armazenamento Virtualizados ou Backup Online.

Definição do serviço de Cloud que você encontra na Wikipédia: O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e da capacidade de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade.

O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados. O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem. O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.

Num sistema operacional disponível na Internet, a partir de qualquer computador e em qualquer lugar, pode-se ter acesso a informações, arquivos e programas num sistema único, independente de plataforma. O requisito mínimo é um computador compatível com os recursos disponíveis na Internet. O PC torna-se apenas um chip ligado à Internet — a "grande nuvem" de computadores — sendo necessários somente os dispositivos de entrada (teclado, mouse) e saída (monitor).
Vamos ao Cloud Computing e como ele é muito e o que muitas pessoas não sabem é que, esta tecnologia já vem sendo usada a um bom tempo.

Quando você usa um serviço online você esta usando Cloud Computing, por exemplo, hoje em dia você pode usar um Photoshop online grátis oferecido pela própria Adobe, você esta fazendo uso de Cloud Computing porque o Photoshop esta sendo executado no servidor da Adobe. Como este exemplo podemos dar muitos outros e nos estenderíamos por muitas linhas ou melhor por muitas laudas.

serviço Cloud Computing esta divido em sete grandes classes:

IaaS - Infrastructure as a Service ou Infra-estrutura como Serviço: quando se utiliza uma porcentagem de um servidor, geralmente com configuração que se adeque à sua necessidade.

PaaS - Plataform as a Service ou Plataforma como Serviço: utilizando-se apenas uma plataforma como um banco de dados, um web-service, etc. (p.ex.: Windows Azure).

DaaS - Development as a Service ou Desenvolvimento como Serviço: as ferramentas de desenvolvimento tomam forma no cloud computing como ferramentas compartilhadas, ferramentas de desenvolvimento web-based e serviços baseados em mashup.

SaaS - Software as a Service ou Software como Serviço: uso de um software em regime de utilização web (p.ex.: Google Docs, Microsoft SharePoint Online).

CaaS - Communication as a Service ou Comunicação como Serviço: uso de uma solução de Comunicação Unificada hospedada em Data Center do provedor ou fabricante (p.ex.: Microsoft Lync).

EaaS - Everything as a Service ou Tudo como Serviço: quando se utiliza tudo, infraestrutura, plataformas, software, suporte, enfim, o que envolve T.I.C. (Tecnologia da Informação e Comunicação) como um Serviço.

DBaas - Data Base as a Service ou Banco de dados como Serviço (em português): quando utiliza a parte de servidores de banco de dados como serviço.

Ao ler as definições acima você irá perceber exatamente o que é Cloud Computing e poderá ver que as principais características da computação em nuvem são a agilidade, escalabilidade, acesso em qualquer local e por diferentes aparelhos (telefones celulares, laptops, tabletes, PDAs), permite o compartilhamento de recursos por um grande grupo de usuários, serviços fáceis de usar, não sendo necessária instalação, isso da ao usuário a liberdade de ter um computador de baixo custo sem a necessidade de um grande processador e de um grande hard disk e mesmo uma memoria gigantesca.

O que podemos ver é que os serviços Cloud irão popularizar ainda mais o uso do mundo digital e como pode-se perceber ao baixar o custo do investimento para se ter acesso a serviços de boa qualidade o serviço Cloud esta fazendo a maior inclusão digital do mundo, uma verdadeira revolução a única ação necessária são os usuários se darem conta do que tem a disposição. 

domingo, 10 de abril de 2016

Bitrix24 um SaaS gratuito

Um CRM SaaS pode te beneficiar sobremaneira fazendo uso de inteligência analítica no varejo usando a Tecnologia da Informação na implantação de um sistema CRM para aumentar seu conhecimento de mercado consumidor aumentando seu relacionamento e identificando o seu consumidor preferencial, unindo uma estratégia de diferenciação da concorrência ao tornar o cliente o centro do seu negocio.

Fique um passo à frente da concorrência, em uma analise rápida de mercado pode-se observar que todas as campanhas atualmente focam em preço e oferta, sem se preocupar em atender as necessidades do cliente passam na realidade a vender prestações que cabem no bolso dos consumidores. Com um sistema CRM adequado você ira perceber que o importante é entender o comportamento do cliente e realizar campanhas específicas que atendam às necessidades e expectativas do consumidor.

Toda ação de mercado com vistas a melhoria nas relações com o cliente são baseadas em experiências anteriores que forma o histórico da empresa, o sistema CRM Bitrix24 permite que você comece a fazer uso dessas experiências montando arquivos de seu histórico e permitindo o acesso a essas informações muito rapidamente, a empresa poderá centralizar todo o conhecimento do mercado amealhado pelas suas diversas áreas e a partir deste conhecimento desenhar campanhas, selecionando publico ideal, colocando em pratica e avaliando performance dos resultados a partir destas experiências a empresa terá as experiências do passado sedimentando o sucesso do presente e do futuro.

A busca pelo estoque ideal através de previsões de demandas mais acuradas proporciona menor custo de inventário, que resulta em maior disponibilidade de capital de giro e, consequentemente, investimentos em áreas estratégicas, como, por exemplo, em expansão da rede ou em um novo centro de distribuição.

Para ilustrar os benefícios da solução, um exemplo de funcionalidade é a padronização na dinâmica de troca de arquivos com fornecedores. A própria solução se encarrega de enviar arquivos como mala direta, e-mail e outras ferramentas de relacionamento com o cliente, no layout correto e em um prazo menor.
Se você esta a procura de um CRM SAAS, então você esta procurando pelo Bitrix24. A maioria dos sistemas CRM SaaS que estão sendo oferecidos no mercado tem planos gratuitos com limites o que não é o caso do Bitrix que é gratuito para até 12 usuários, isto no caso das ferramentas administrativas porque em se tratando das ferramentas de comunicação o Bitrix é ilimitado, você poderá adicionar quantos colaboradores tiver e o mesmo vale para seus fornecedores e para os seus clientes, o uso ilimitado não se restringe somente a comunicação mas também a sistemas s e gerenciamento de cotações, orçamentos, todo material necessário ao processo de vendas, automações, agendamentos, tarefas, catálogos todas essas funções são de uso ilimitado para todas as pessoas cadastradas no sistema.
O Bitrix24 Saas CRM também tem aplicações gratuitas para Android, IOS, Mac e Windows. E pode ser usado para muitas tarefas mais além do gerenciamento de clientes, tem ainda o Call Center, o gerenciamento de documentos,  gerenciamento de projetos, e muitas outras possibilidades.
Explicando o que é um service SAAS, os serviços Cloud que hoje são oferecidos têm algumas diferenças que nem sempre ficam muito claras para as pessoas em geral, o fato é que em um primeiro plano os serviços Clouds são divididos em duas classes muito distintas, uma classe é chamada Cloud Storage e outra conhecida como Cloud Computing, existe entre essas duas classes um diferença muito grande pode-se dizer brutal. O Cloud Storage tem como serviço simplesmente ser um “hard disk” ou se preferirem um HD online e tudo o que podemos fazer é usa-lo para guardar nossos arquivos como nossas planilhas, nossos textos, nossas apresentações, nossas fotos, e etc., a exemplo o Google Drive.

No caso do Cloud Computing já é outra historia, ao contratar este tipo de cloud o que nos é oferecido é um computador que processa nossas aplicações, por exemplo, um software administrativo e no caso aqui deste artigo o nosso CRM é processado em uma Cloud Computing e por isso chamamos nosso CRM de SAAS que significa Software as a Service, os usuários alugam o software para uso online e não precisam instalar somente fazer as configurações. Quero aqui abrir um parêntesis – O Bitrix24 tem as duas versões uma na Cloud e outra chamada de self-hosted que é instalada no servidor “in house” do comprador.


O CRM Bitrix24 é uma plataforma completa de colaboração social, comunicação e ferramentas de gestão para a sua equipe, gratuita para 12 usuários.

Programa de Parceiros Bitrix24
Os parceiros Bitrix24 oferecem demonstrações, desenvolvimento, personalização, integração e serviços de treinamento. Eles também podem desenvolver um aplicativo de marketplace para você. Comprar o Bitrix24 por meio de parceiros custa o mesmo, mas oferece uma série de vantagens, tais como suporte prioritário e consultas de parceiros por telefone/online.

Você tem perguntas sobre sistemas CRM? Quer ter mais detalhes sobre o Bitrix24? Fale com um especialista, ligue +5516992337851 ou envie um e-mail (josepinto at imbrazil.info).

Jose Muanes Pinto representante do Bitrix24 para o estado de São Paulo

Ads Inside PostM

Teste