sexta-feira, 21 de março de 2008

VOIP dez perguntas para responder

Antes de se fazer uma opção por um VSP (VOIP Service Provider) devemos nos ater a responder pelo menos algumas questões e eu vou relacionar dez nesse post, claro que há muitas outras que poderiam estar elencadas aqui.

1- O serviço que entendemos como o mais apropriado a atender nossas necessidades e anseios tem contrato? Se tiver, qual o prazo mínimo do contrato? Qual o custo para suspender o contrato antes do termino? Há custos embutidos? Eu li e entendi toda a política de uso do serviço?
Lembrando que os serviços e particularmente seus vendedores fazem tudo para atrair o cliente para contratos de longos períodos, essa é uma pratica muito comum na indústria de telecomunicações, portanto não assuma nenhum compromisso com empresas que pratiquem arbitrariedades e excessos em penalidades para cancelamento de contratos.

2- A empresa possui custo inicial de instalação? Alguma insinuação de custos extras se optarmos por uso de hardware ou software de nossa propriedade? Preciso de hardware especial para poder usar o serviço?
Devemos tomar muito cuidado com as ofertas de hardware grátis embutidos em longos contratos com penalidades muitas vezes maiores do que o preço do brinde.

3- No serviço que estou optando tem algum uso do dia a dia que não esteja claro ou explicitado? Você examinou todas as tarifas?
Alguns provedores possuem tarifas diferenciadas para serviços do tipo conferencia ou mesmo taxas adicionais para caixa postal, para que evitemos surpresas o melhor a fazer é uma lista de nossas necessidades e checar com a empresa item por item cuidadosamente.

4- O serviço que estamos contratando envia e recebe fax normalmente? Podemos usá-lo em um equipamento de fax ou precisamos de um equipamento especial?
Passar e receber fax sempre foi um desafio para empresas de VOIP, e velhos sistemas não possuem essa função. Sempre lembrando que só por termos o serviço VOIP não significa que podemos fazer tudo que um VOIP oferece, vamos estar sempre dependente do nosso provedor e o que ele pode nos oferecer.

5- Preciso de serviços extras? Meu provedor possui ou precisarei contratar um serviço extra? Quanto custara esta combinação? As minhas instalações são apropriadas para o uso do VOIP ou tenho que fazer novas instalações? Quanto isso me custará?
Alguns provedores VOIP possuem interface para aparelhos de telefone analógico outros não, e alguns aparelhos telefônicos possuem incompatibilidade quando se trata de sinal VOIP, uma analise previa de nossas instalações pode nos garantir uma grande economia.

6- O serviço que estamos contratando aceita conexão remota, celular? E sua relação com a área rural, poderá ser usado ou não? Quando estou em movimento ele continuará a funcionar?
Claro que se não formos necessitar o uso de celular ou de nos locomover de uma cidade a outra, esse questionamento será desnecessário. Alguns provedores permitem o uso do serviço em celulares outros não e alguns tem seu próprio software para este fim outros irão requerer a instalação de software de terceiros, haverá ai o problema da compatibilidade. Além de termos ainda o problema do callback, pois alguns serviços permitem e outros não.

7- Em caso de haver necessidade de upgrade do serviço após o inicio do contrato, qual é a política do serviço que estamos contratando? Essa é uma possibilidade que deve estar sempre dentro de nossas previsões.
O uso inicial de um serviço VOIP sempre trás algumas novidades que antes eram desconhecidas e por este fato não eram necessárias mas após tomarmos conhecimento das possibilidades estas podem ser tornar importantes, por isso quanto mais facilidades seu plano incorporar dentro do mesmo custo melhor será.

8- O provedor contratado tem política de QoS (quality of service), alguma garantia nessa direção? Em caso de termos algum tipo de problema, como ele poderá ser resolvido, algum tipo de suporte é oferecido? Há algum responsável que poderá ser contatado? Esse suporte tem custo? Esta em uma língua que conheço?
Estas questões devem ser passadas ao provedor diretamente, em caso de contratação de serviço complexo o suporte da empresa ou de algum técnico especializado poderá ser imprescindível para que o serviço não sofra uma parada em tempo desagradável bem como ser tornar inútil por falta de assistência.

9- O provedor em questão possui acesso a serviço de emergência? Assistência em locais remotos? Consegue localização imediata?
Pode parecer até bobagem em principio, mas esse tipo de assistência poderá ser necessário em algum momento e será melhor sabermos qual a direção tomar com antecedência, provedores de serviço têm por hábito não falar sobre como resolver possíveis problemas que advem do uso, se ao questionado a respeito ele não responder como resolverá os possíveis problemas, é porque eles mesmos não sabem como os resolvem, nesses casos não se contente com promessas futuras.

10- Como se posicionar com o poderá estar acontecendo em um ou dois anos?
Não podemos jamais nos esquecer que a contratação de um serviço VOIP nos coloca de encontro com as duas tecnologias de maior velocidade em se tratando de evolução, além de estarmos frente a indústrias que possuem políticas comerciais altamente agressivas. Antes de tomar qualquer decisão leia sobre seu possível provedor, procure seu tempo de vida e suas possíveis mudanças ao longo de sua existência, isso dará um perfil de como ele se comporta frente o mercado e com que velocidade ele acompanha ou introduz mudanças.

Aqui não esta tudo que devemos saber ou procurar, mas espero que de uma idéia de como se comportar antes de contratar um VOIP, lembrando sempre que nos dias atuais informações é o que não falta, a Internet se encarrega de nos abastecer com muita propriedade.

IPPBX ensaio

Uma pequena explicação para introduzir uma das facetas mais importante do VOIP, o IPBBX (Internet Protocol Private Branch eXchange). Hoje temos dois tipos básicos de VSP (Voip Service Provider) um que vende minutos para ligações telefônicas e outro que trás funções ao serviço VOIP tornando-o uma das maiores ferramentas de comunicação que o homem já idealizou, podemos dizer que com o VOIP tudo é possível na área da comunicação, o limite passou a ser nossa imaginação e nossa capacidade de compreensão.

As empresas que usam VOIP ou pretendem usar VOIP como seu meio de telefonia seja ele principal ou mesmo auxiliar devem iniciar a avaliação do IPPBX (Internet Protocol Private Branch Exchange – para uma melhor compreensão serviço PABX através de software (ou mesmo hardware) provendo a comutação telefônica virtual e adicionado a ela serviços que não são possíveis em telefonia convencional).
A diferença básica do IPPBX para o PABX é que o primeiro não requer necessariamente a implementação de um hardware e uma estrutura empresarial cuida de toda a parte técnica dando ao usuário todas as facilidades configuráveis através de menus intuitivos, e também o PABX transmite voz através de linha convencional (PSTN)e o IPPBX envia pacotes de voz (traduzidos por CODECs) através de conexão de dados network (Internet).

Antes de fazer a opção por um serviço IPPBX devemos primeiramente responder a nós mesmos algumas questões primarias do tipo (SOHO client):
Uso telefone Celular? Quem mais usa em minha casa? Com que intensidade?
Qual a avaliação de minha conexão de Internet? Como a estou usando e quanto posso usar para o serviço de telefonia?
Financeiramente como é o meu perfil em telecomunicação?
Quanto me custa mensalmente a telefonia convencional?

Claro que as estes questionamentos podemos adicionar outros, e as perguntas e respostas irão variar de pessoa a pessoa, mas será através das respostas que poderemos fazer nossas opções e termos realmente um serviço que nos atenda, tanto em funcionalidade quanto economicamente.


Espero ter aqui dado uma pequenina contribuição para aqueles que querem fazer uma opção para VOIP e que são pessoas que fazem opção pelo DIY. (do it yourself).

domingo, 16 de março de 2008

Os 10 provedores VOIP mais baratos do mundo

Lista dos 10 provedores VOIP mais baratos do mundo, lembrando que os provedores aqui citados não foram analisados por quesito qualidade ou mesmo foi feita qualquer alusão ao quesito satisfação de cliente, são citados aqui simplesmente com base no critério custo de ligações. Essa lista foi atualizada na primeira semana do mês de março de 2008. Essa é uma analise global e não se atem a um país ou a um continente. Fato que poderemos ter um provedor com proposta melhor se a analise for para um único país no caso Brasil. A ordem de colocação é da esquerda para a direita onde Globe7 é o número um e o décimo é o Pink Global.

Melhor serviço VOIP ou melhor preço ?

Fui atacado por uma dúvida atroz essa semana, não consigo mensurar se os consumidores brasileiros do século 21 estão a procura de um VOIP que funciona ou se procuram o VOIP mais barato. VOIPs de baixo custo podem vir acompanhado de serviço que não funciona e ai acaba no celebre dito popular - "O barato sai caro". Para que isso não acabe fazendo você desacreditar de um serviço ou se quiser considerar uma tendência mundial, leia antes de fazer sua escolha, se informe e estabeleça prioridades.

Como encontrar o que mais convém? Como elencar critérios para escolher um serviço VOIP?

A resposta é simples, se você é um profissional liberal ou um empresário - procure auxilio com um consultor, será mais barato e mais eficiente do que se arriscar em uma aventura. Se você é um amante de tecnologia ou um estudante e tem tempo sobrando, leia e através da Internet procure os serviços, e atente para o fato que a grande maioria dos serviços chamados semi profissionais possuem um - use antes de comprar, e através disso você poderá estar avaliando suas possibilidades.

As repostas podem não ser as esperadas mas são verdadeiras, tudo na vida tem um preço, e a formação do preço tem sua faceta própria, tem o preço cobrado, o preço que posso pagar e o preço justo, mas tudo tem preço. A questão é – eu sei avaliar o que é mais conveniente para mim?

Telefone Grátis

Novo século, novas tecnologias, novas propostas. Muitas novidades e alguns dogmas do passado insistem em permanecer.
Coloquei
nessa página algumas formas de ser contatado, e todas sem custo para o usuário e esse serviço esta com um mês. Até o momento não recebi um só telefonema, impressionado? Não nada disso é que talvez esta página não tenha tido visitantes que precisem de serviços de recuperação de dados, que bom saber disso.

Nós da HDDLAB estamos abrindo um novo serviço, VOIP. E estaremos colocando nesse Blog algumas informações de nossas propostas de serviços e uma dessas propostas é a instalação de telefone gratuito para estudantes e profissionais liberais.

Isso será possível através de contato por e-mail, que será colocado nessa página. O estudante ou o profissional liberal poderá receber o telefone após preencher um formulário para comprovação da sua qualificação.

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