sábado, 1 de março de 2008

SIP usando tecnologia para se comunicar com eficiência

Protocolo para iniciar sessão (Session Initiation Protocol) onde será estabelecida uma conexão entre dois endereços conectados a Internet.
Esta sessão pode ser um simples telefonema entre duas pessoas ou uma multissessão comumente chamada de conferece call onde mais de duas pessoas são conectadas na mesma chamada e todas podem conversar entre si, isso permite que se faça uma reunião usando uma metodogia de comunicação simples, pode-se também usando essa sessão fazer troca de arquivo e também envio de fax, ou mesmo trocar mensagens de texto entre os participantes da sessão.
Por esses motivos temos que a habilidade de poder estabelecer este tipo de comunicação possibilita varias formas de comunicação, é uma simples questão de adaptar as facilidades a necessidade.

Porque toda essa explanação? Simples, o badalado e incompreendido VOIP (Voice or Internet Protocol) usa o protocolo SIP para seu funcionamento.

O SIP em rápidas e simples palavras nada mais é do que um protocolo de envio e resposta muito semelhante aos protocolos HTTP (esse permite que os usuários possam acessar as páginas de Internet) e o SMTP (usado para envio e recebimento de e-mails).

O SIP permite o uso de comunicação de Voz usando uma conexão de Internet, com a integração de vários serviços que só são possíveis através da própria Internet.( como por exemplo: Deixar uma mensagem em um telefone e a mesma ser enviada para o e-mail do proprietário daquele número telefônico).

Varias funções de comunicação só são possíveis aliando a telefonia a Internet, essa união bem balanceada proporciona variáveis muitas vezes inimagináveis em um primeiro momento, só requer um bom conhecimento do negocio e das tecnologias disponíveis.
Claro que o uso de telefone através da Internet necessita outros protocolos que juntos irão garantir o transporte da comunicação (RTP) a autenticação do usuário (Radius, Diameter), a qualidade da voz (RSVP, YESSIR) e também a área de arquivos (LADP).

Ads Inside PostM

Teste