domingo, 15 de abril de 2007

Backup dos dados do hard disk em CD-ROM.

Grave seus backups em CDs, mas lembre-se eles terão data de validade: de dois a cinco anos.

Não quero causar nenhum pânico, mas sim deixar um alerta a todos os usuários que usam cds para fazer seus backups, um estudo realizado por um profissional da IBM Alemã o físico Mr. Kurt Gerecke um especialista em sistemas de armazenamento descobriu apos varias experiências que o material usado no Cd para a gravação (tecnicamente conhecido com DYE) após um período que pode variar de dois a cinco anos se deteriora e com ele os dados gravados no cd, para dados que devem ser armazenados por um período maior do que o mencionado o Mr. Gerecke que atualmente é um consultor da IBM para assuntos relacionados com armazenamento, esta recomendando o uso de tape magnético ou um disco óptico magnético (UDO), este tipo de dispositivo traz em seu manual a validade de cinqüenta anos.Algumas providencias podem ser tomadas para aumentar a durabilidade dos cd gravados na forma de acondiona-los, lembrando-se de que o melhor local para mante-los deve ser necessariamente escuro e frio.Sobre sua pesquisa Mr Gereck faz algumas afirmações: "Many of the cheap burnable CDs available at discount stores have a life span of around two years", "Some of the better-quality discs offer a longer life span, of a maximum of five years." Traduzindo: os CDs mais vendidos, os mais barato tem uma vida útil de aproximadamente dois anos e os melhores um máximo de cinco anos.Mr. Gerecke adverte também sobre o uso do hard disk como fonte de backup de dados, e aponta os motores "ball bearing" como uma das causas de sua preocupação especialmente nos hard disks mais recentes onde este material tem menor qualidade em função do uso de "bearings" mais barato. Claro que temos que levar em conta que nenhum tipo de mídia é para sempre e Mr. Gereck diz "Empresas de um modo geral precisam constantemente supervisionar seus backups, bem como estarem atentos a novas tecnologias para que possam migrar com segurança".
Um estudo do NIST (National Institute of Standards and Technology) nos mostra que as mídias ópticas de alta qualidade podem durar muito tempo, mas temos que levar em consideração que existem significantes diferenças entre os diversos fabricantes e produtos.De qualquer forma é sempre bom lembrar que um bom backup é aquele que esta sempre em dia e funcionando então o mais aconselhável será inspeciona-lo constantemente para não sermos pego de surpresa.
Esclarecimento e consultas técnicas sobre o assunto poderão ser dirigidas a HDDLAB,
por telefone ou por e-mail.A HDDLAB disponibiliza todo o seu conhecimento tecnológico aos clientes para assegurar que tenham um atendimento com o que há de mais moderno em armazenamento de dados no momento e essa filosofia faz parte dos objetivos do laboratório desde sua abertura.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Um comentário:

Unknown disse...

HD MAXTOR de 40 Gb, após FDISK não reconhece mais pela BIOS da Placa-Mãe PCCHIPS. Substituído Placa mãe e persiste o problema. O que devo tentar ? Sou profissional de Informática (free-lance), mas nunca havia passado por isso.

Ads Inside PostM

Teste