A febre dos esportes está tomando conta do mundo! De League of Legends a Counter Strike Global Offensive, existem muitos torneios de alto orçamento para jogos populares em todo o mundo. No entanto, é tudo diversão e jogos até que os hackers façam a sua jogada. Saiba por que a segurança cibernética para esportes eletrônicos é essencial.
A indústria de jogos online e esportes eletrônicos tem crescido rapidamente nos últimos anos. Na verdade, seu valor é estimado em mais de 100 bilhões em todo o mundo. Como resultado, essa indústria em crescimento se tornou um alvo brilhante para hackers e criminosos cibernéticos . Hoje, a grande maioria dos videogames está sendo entregue por meio de plataformas online como Steam, Battle.net e EA Origin, onde centenas de milhões de jogadores mantêm suas informações pessoais como nome, data de nascimento, endereço residencial e detalhes de cartão de crédito. Não é segredo que essas plataformas estão sendo atacadas regularmente. No entanto, a ameaça cibernética contra a indústria de jogosnão para por aí: gigantescas convenções, torneios e eventos de e-sports são realizados e os hackers são ousados o suficiente para atacá-los. O uso pesado de WiFi público por si só torna esses eventos deliciosos para os ciberataques .
Neste artigo, discutiremos as ameaças cibernéticas iminentes que visam a indústria de esportes eletrônicos e como você pode se proteger.
Por que a indústria de jogos é um alvo atraente?
Existem muitas razões pelas quais os hackers babam pela indústria de jogos. Por uma questão de brevidade e clareza, vamos nos concentrar nas 4 razões mais importantes abaixo.
Popularidade das compras digitais. Hoje, quase nunca compramos a cópia física de um jogo. Em vez disso, usamos plataformas como Steam, EA Origin e outras para comprar nossos jogos. Como resultado, deixamos uma pegada digital. Os cibercriminosos fazem o melhor que podem para hackear essas plataformas para obter informações de cartão de crédito dos jogadores. Resumindo , roubar informações de pagamento é significativamente mais fácil quando a compra é feita online.
Os jogos online estão mais populares do que nunca. Nas últimas décadas, costumávamos jogar principalmente offline, mas isso mudou drasticamente. Agora, os jogos online estão vivendo sua era de ouro, pois realmente gostamos de compartilhar a experiência de jogo com nossos amigos. De MMORPGs a jogos cooperativos online, adoramos estar interconectados. Como resultado, nossos dispositivos, redes e clientes de jogos são mais vulneráveis a ataques.
A abundância de plataformas online: devido à crescente demanda e popularidade dos jogos online, existem centenas de plataformas digitais diferentes: lojas online, clientes de jogos e muito mais. Mesmo um jogador casual pode contar de 4 a 5 deles. Como resultado, é mais fácil encontrar um ponto vulnerável ou uma brecha de segurança em pelo menos uma dessas plataformas.
Eventos de jogos enormes: como os esportes eletrônicos e os jogos online são grandes, seus eventos também são grandes! Dezenas de milhares de pessoas participam de torneios, convenções, festas de lançamento e outros eventos. Nesses eventos, quase sempre há um WiFi público, pronto para ser explorado por criminosos cibernéticos.
Tornando os jogos mais seguros
Se você deseja proteger a si mesmo e sua organização contra os criminosos cibernéticos que visam a indústria de jogos, você precisa de ajuda profissional. Desde a distribuição do jogo até a manutenção do cliente, todos os aspectos da experiência de jogo devem ser protegidos. Testes de caneta, ajuda de especialistas em segurança cibernética, soluções personalizadas e muitas, muitas camadas de medidas de segurança devem estar em vigor.
Além da proteção concedida pelas empresas, os usuários também devem tomar os cuidados necessários. Habilitar a autenticação de dois fatores , manter o software atualizado, usar um gerenciador de senhas e obter uma VPN pode ser muito útil.
Crédito da Imagem:RJA1988 por Pixabay
Referencias:
https://www.sportsmole.co.uk/off-the-pitch/features/cybersecurity-and-esports-hackers-have-entered-the-game_358838.html
https://www.pwc.es/es/publicaciones/entretenimiento-y-medios/assets/ciberseguridad-juego-online.pdf
https://www.zdnet.com/article/cyber-crooks-take-aim-at-their-next-big-target-esports-tournaments-and-players/
https://europeangaming.eu/portal/latest-news/2019/02/26/39683/the-role-of-cybersecurity-in-esports/