sábado, 9 de janeiro de 2016

A reforma Ortográfica da língua Portuguesa

A nova Reforma Ortográfica foi ratificada em 29 de setembro de 2008 pelo então presidente Luís Inácio Lula da Silva, e entrou em vigor em 1º de Janeiro de 2009, no primeiro momento houve uma resolução que dizia ser obrigatória em 1º de janeiro de 2013 e que até esta data, porém, as duas grafias (a antiga e a nova) iriam poder conviver valendo como regras do idioma, mas o governo brasileiro, após consultas a envolvidos no processo, preferiu dar mais tempo para a implantação. A data de validade definitiva passou a ser primeiro de janeiro de 2016.

Este acordo faz parte do acordo que foi assinado em 1990, entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, (sendo que o Timor-Leste aderiu em 2004 após ter se tornado independente) países onde o Português é o idioma oficial.

Em cada país a nova ortografia gerou uma serie de mudanças, a alteração atingiu o seguinte:

Confira as mudanças segundo texto oficial publicado incialmente no Portal Brasil.

Alfabeto
Hoje tem 23 letras, agora passa a ter 26. O k, w e y voltam ao alfabeto oficial, porque o acordo entende que é um contra-senso haver nomes próprios e abreviaturas com letras que não estavam no alfabeto oficial (caso de kg e km).
Além disso, são letras usadas pelo português para nomes indígenas (as línguas indígenas são ágrafas, mas os linguistas estudiosos desses idiomas assim convencionaram). Na prática: nenhuma palavra passa a ser escrita com essas letras - "quilo" não passa a ser "kilo" - por serem "pouco produtivas" ao português.

Somem da ortografia

Trema
Somem de toda a escrita os dois pontos usados sobre a vogal "u" em algumas palavras, mas apenas da escrita. Assim, em "linguiça", o "ui" continua a ser pronunciado. Exceção: nomes próprios, como Hübner.

Acento diferencial
Também desaparecem da escrita. Portanto, pelo (por meio de, ou preposição + artigo), pêlo (de cachorro, ou substantivo) e pélo (flexão do verbo pelar) passam a ser escritos da mesma maneira. Exceções: para os verbos pôr e pode - do contrário, seria difícil identificar, pelo contexto, se a frase "o país pode alcançar um grande grau de progresso" está no presente ou no passado.

Acento circunflexo 
Desaparece nas palavras terminadas em êem (terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo de crer, ver, dar...) e em oo (hiato). Caso de crêem, vêem, dêem e de enjôo e vôo.

Acento agudo
1 - Nos ditongos abertos éi e ói, ele desaparece da ortografia. Desta forma, "assembléia" e "paranóia" passam a ser assembleia e paranoia. No caso de "apóio", o leitor deverá compreender o contexto em que se insere – em "Eu apoio o canditato Fulano", leia-se "eu apóio", enquanto "Tenho uma mesa de apoio em meu escritório" continua a ser escrito e lido da mesma forma.
2 - Desaparecem no i e no u, após ditongos (união de duas vogais) em palavras com a penúltima sílaba tônica (que é pronunciada com mais força, a paroxítona). Caso de feiúra.
Uso do Hífen
Deixa de existir na língua em apenas dois casos:
1 - Quando o segundo elemento começar com s ou r. Estas devem ser duplicadas. Assim, contra-regra passa a ser contrarregra, contra-senso passa a ser contrassenso. Mas há uma exceção: se o prefixo termina em r, tudo fica como está, ou seja, aquela cola super-resistente continua a resistir da mesma forma.
2 - Quando o primeiro elemento termina e o segundo começa com vogal. Ou seja, as rodovias deixam de ser auto-estradas para se tornarem autoestradas e aquela aula fora do ambiente da escola passa a ser uma atividade extraescolar e não mais extra-escolar.

Os usuários de Word podem verificar se o corretor ortográfico da versão que estão usando esta correta da seguinte forma:

Abra o editor de texto Word e digite as palavras na nova regra ortográfica:



Verifique com o revisor ortográfico e se o Word não indicar erro, é porque o seu Office já está atualizado.
Escreva as mesmas palavras na forma antiga, caso seu Word as marque em vermelho é porque o corretor ortográfico já esta de acordo com as novas regras.

Faça outros testes abrangendo todas as mudanças para fazer uma verificação mais completa.

Ads Inside PostM

Teste