segunda-feira, 16 de abril de 2007

Como escolher uma boa mídia de CD/DVD para o backup do hard disk.

Vamos colocar aqui algumas considerações primeiro, começando pelo volume de informações a serem arquivadas e pela periodicidade que o backup deverá ser feito. As respostas destas questões nos darão a indicação se nosso backup deve ser em DVD ou em CD, se devemos ou não optar pela mídia RW.
Irei estabelecer alguns comentários onde não entrarei no mérito da questão acima, mas irei abordar a escolha da mídia, através de analise da qualidade da mesma e deixo a cada um dos leitores a decisão se Cd ou DVD e se será melhor o uso de um RW, mas quero colocar que mesmo optando pelo RW uma gravação definitiva deve ser sempre considerada.
Após varias pesquisas temos por dados estatísticos que uma das melhores mídias do mercado atualmente são as do fabricante Taiyo Yuden, e coloco como fabricante (claro que poderemos achar mídias com essa marca também) porque a Taiyo Yuden fabrica mídias para marcas de renome no mercado como, por exemplo, as Fuji, Maxell.Panasonic, Sony, Plextor, TDK, Verbatim, essas são as que eu tenho conhecimento.
Gostaria de lembrar a todos que os CD/DVD gravados falham por vários motivos, razões essas que não existem em caso de CD/DVD prensado, na realidade temos cinco fatores que devem ser levados em contam em CD/DVD gravados e são: o método de gravação, a qualidade da reflexão da mídia, a qualidade do material orgânico da mídia, local de fabricação e o hábito de cada usuário no manuseio das mídias.
Explicando CD/DVD prensado e gravado, é bem comum tratarmos os CD/DVD industriais como "prensados" que é como são produzidos, e os CD/DVD que usamos para nossos trabalhos são chamados de "gravados".
Em um novo artigo irei abordar alguns dos itens que coloco aqui para elucidar o usuário, como por exemplo, o que vem a ser o substrato colocado no CD/DVD que permite a sua gravação esse material é conhecido pelo nome de DYE.
Lembre-se que o objetivo dos artigos que escrevemos é a elucidação do usuário, então vamos deixar claro que não estamos recomendando o uso de CD, DVD, seja ele do tipo ROM ou RW, para seus backups permanentes. O que nós acreditamos é que o backup é imprescindível, mas cabe aos profissionais de IT estudarem qual o melhor dispositivo para cada situação.
Os CD/DVD por terem substrato orgânico são muito suscetíveis a ação do tempo tanto pela sua temperatura, umidade como pela sua longevidade, e não podemos nos esquecer de que a qualidade das mídias pode ditar a qualidade do backup.Os artigos que escrevemos são produtos de nossa experiência e é claro que não podem ser encarados como lei absoluta, mas como uma fonte de informação para orientação, a HDDLAB também se coloca a disposição para fornecer informações mais técnicas, em caso de necessidade não hesite em entrar em contato conosco por telefone ou por e-mail.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste