sexta-feira, 24 de abril de 2009

4004-0435 Economia com VoIP sem Internet

Quando usamos VoIP em um primeiro momento a atração, quase fatal, é a possibilidade de fazer algumas ligações gratuitas e fazer com que a conta telefônica seja menor. Isso é extremamente humano e inteligível, mas é necessário que em um determinado momento se busque a real proposição do serviço VoIP, a integração Mundial a aproximação dos Países a cada dia se aprofunda mais e a concorrência esta em todos os lugares, o que estamos vendo é uma virtualização do mundo. Eu que já passei dos 50 me pego assustado a cada vez que ao propor um serviço ou um projeto lá vem a clássica pergunta: O senhor poderia nos dar o endereço de seu Website? Como se isso fosse determinante em minha avaliação profissional, se tem Website é confiável, se o Website for cheio de high tech então é grande conhecedor de tecnologia se o Website for plasticamente bonito e bem paginado então é uma ótima empresa. Bem nesse caso eu vou deixar aqui algo para que as pessoas comecem a raciocinar: O que é necessário para ter um Website que responda de forma inexorável a todas as perguntas acima?

O mundo esta mudando, ou melhor esta mudado. Se é para melhor eu não sei somente a historia, com aga, irá responder a esse questionamento e não será agora e sim em algumas décadas.

Quero deixar nesse artigo uma observação que fiz, de como se usa VoIP para promover facilidade e economia e eficiência. Imagine que eu morando em Sertãozinho estado de São Paulo não tenho acesso a muitas coisas tecnológicas que um morador de uma grande cidade tem, mas posso ter algumas vantagens se usar bem as minhas observações.
As ligações tem variação de preços dependendo do horário e da distância mas usando um ramal da sipcode uma empresa que preze o atendimento poderá ter minha preferência e se usar bem a tecnologia e me atender rapidamente sem me fazer passar por uma tonelada de números e comentários que não me interessam ai ganharão um cliente.

Imagine uma empresa de computadores com filiais no Estado de São Paulo e em capitais Brasileiras mas sem ponto de atendimento em Sertãozinho, o contato com essa empresa poderia me custar o que temos no demonstrativo abaixo, mas se ela tiver um 4004 da Sipcode ela poderia estar me dando a oportunidade de ligar para um 4004 da área 16 e pagar em algumas das situações expostas menos da metade que teria que pagar por uma chamada. Abaixo toda a relação de custo de uma chamada telefônica da área 16 para outras áreas do Estado de São Paulo e no final o custo de uma chamada inter estadual.
Observem que mesmo que o 4004 não seja uma chamada local em Sertãozinho e não é o custo da mesma é de R$0,31545 centavos usando a Telefônica e a empresa estivesse em Santos e eu tivesse que fazer um interurbano para a área 13 essa mesma chamada custaria R$0,69796. O fato da empresa ter uma ramal na rede Sipcode 4004, que de quebra é digital permitindo vários serviços, me proporcionaria mais de 50% de economia e isso eu usando o meu telefone convencional, sem Internet, Computador ligado ou desligado nada disso, simplesmente o meu telefone convencional. Como podemos observar as opções que a Telefonia IP nos permite são inúmeras a nós cabe usar a imaginação de um lado para propor soluções a nossos clientes, amigos, familiares, fornecedores e parceiros e de outro como usuários procurando as empresas que usam essa inteligência para nos facilitar a vida.

Comparativo de preço de ligações
Das cidades da área 16 para o 4004 área 16

EMBRATEL 21 Básico 0,28030
TELESP 15 Básico 0,31545

Das cidades da área 16 para o 4004 áreas 11 / 12 / 14 / 15 / 17 / 19

EMBRATEL 21 Básico 0,53369
TELESP 15 Básico 0,59425

Das cidades da área 16 para o 4004 área 13 / 18

EMBRATEL 21 Básico 0,66915
TELESP 15 Básico 0,69796

Inter Estadual
Das cidades da área 16 para o 4004 Interestadual

EMBRATEL 21 Básico 0,66915
TELESP 15 Básico 0,69796

Um pouco de conhecimento, um pouco de criatividade e ai temos como podemos ter um serviço com várias funções.

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Voip e telefone público

Em matéria publicada no jornal O Estado de São Paulo li que quanto mais celulares são vendidos no Brasil maior é a venda de cartões de telefone público, isso significa que a afirmação de que 80% dos celulares no Brasil são do tipo pré-pago é verdadeira, ou seja, algo em torno de 125 milhões de celulares.

A parceria é do tipo celular "pai de santo" (aquele que só recebe) com cartões de telefone público para responder a chamada, a primeira vista pode parecer que não faz muito sentido, pois se as pessoas carregam um aparelho com elas, por que usar o telefone público? Matemática simples faça as contas da diferença entre o preço do minuto da ligação no celular pré-pago e o do orelhão. O minuto do celular pré-pago esta entre R$1,30 e 1,90 e o minuto de uma ligação em um orelhão está em aproximadamente R$0,08 (calculando-se os cartões vendidos a 3,5 reais com vinte unidades e cada unidade falando 2 minutos). Essa é a informação oficial da empresa Telefônica, não significa que na prática ira funcionar, pois é necessário encontrar os cartões com 20 unidades por R$3,50 e claro fazer um teste para ver se ele fala local o prometido que são 40 minutos.

Já quando se trata de Interurbanos começa o grande negócio da telefonia seja fixa ou móvel, pois ai temos os chamados degraus na fixa e em celular os VCN, na fixa são ou eram 4 níveis e cada um com uma tarifa e é exatamente ai que começa a desinformação pois é bem possível se dizer que um interurbano custa R$0,30 centavos e ao olhar a conta lá esta R$,90, da mesma forma que se compra planos de celulares com promessas de R$0,35 e na conta aparece ate mesmo ligações com preços perto de R$2,00 o minuto isso faz parte dos chamados VCN, onde temos a área onde se encontra o celular e ai é local depois temos a área de cobertura da empresa que lhe vendeu o celular e ai temos outro preço e após isso temos a área onde a empresa é obrigada a pagar outra empresa de celular para usar a rede e as células, além disso tem um custo de deslocamento e muitas vezes o preço do minuto vem acompanhado de letras que o engordam em até 45%, exatamente esse é o valor do imposto cobrado nas tarifas telefônicas, claro que tem estados brasileiros onde esse número chega a 63% conforme já expus aqui no Blog.

Ao optar pelo uso de um serviço VoIP é possível se valer do mesmo expediente do usuário de um celular pré pago e ir além pois o VoIP da muito mais opções do que a telefonia fixa e a móvel.
As combinações são tantas que muitas vezes nos confundimos, e temos que montar diagramas para poder ter uma visão mais clara de como se processam as chamadas, mas é certo que VoIP e telefone público lhe propiciará uma economia fantástica além de dar uma liberdade que nem mesmo o celular poderá dar.

Hoje os serviços VoIP contam com muitos números de acesso que permitem chamadas locais para acessá-lo e podemos ter a chamada local de duas formas: paga na origem ou no destino e para você ter acesso a esses serviços é necessário que procure um profissional que conheça VoIP e não um vendedor de minutos que pode ser comparado ao vendedor de cartões de telefone público que geralmente não sabe nem mesmo quanto se pode falar com um cartão de 20 unidades.

Nos últimos anos, a venda de cartões para uso em orelhão cresceu 12,6% no Estado de São Paulo, alcançando em 2007 a marca de 169 milhões. Dados de pesquisa informam que temos mais de 1,1 milhão de telefones públicos no Brasil.

Somente em São Paulo o número de orelhões já supera 250 mil, e capital responde por 25%. “Em 2007 foram 1,4 bilhão de chamadas a partir de telefones públicos em São Paulo”. A regulamentação do setor obriga a ter pelo menos um aparelho nas localidades com mais de 100 habitantes e que, nas áreas urbanas, as pessoas não podem andar mais de 300 metros para encontrar um telefone público.

Claro que ao se confirmar o boom dos celulares era dada quase certa uma substituição do uso dos orelhões pelos celulares, mas isso não só não se confirmou como o que aconteceu foi exatamente o oposto e têm dados apontando que nada mais nada menos do que 76% dos usuários de celulares estão fazendo uso de telefone público.

Uma chamada interurbana VoIP usando um telefone público, custa em média R$0,20 centavos contando com o preço do minuto do orelhão e o preço do minuto VoIP, e na telefonia fixa seria por volta de R$0,70 centavos (Telefônica R$ 0.66, Embratel R$ 0.66, Oi R$ 0.67, Intelig R$ 0.84 e Brasil Telecom R$ 0.87, estes preços foram retirados do site da ANALTEL e a ligação é de Ribeirão Preto estado de São Paulo para Aracajú - Sergipe o horário usado foi 9:30 da manhã).

Mesmo usando-se o VoIP combinado com a telefonia fixa a economia é muito significativa, em alguns casos chega-se a mais de 60% como podemos atestar nos preços acima, e outro agravante é que essa combinação do VoIP com a telefonia fixa terá o mesmo preço não importando a hora e nem mesmo a localidade para a qual estaremos fazendo o interurbano, claro que estamos falando de longa distancia no território nacional e em se tratando de um DDI as diferenças poderão ser bem mais altas em favor do VoIP.

Agora estamos diante de uma mobilidade sem precedentes, pois o VoIP pode ser usado nessa combinação com um orelhão tendo um DID - número VoIP que se contrata para receber ligações - que custa entre R$5,00 reais mensais a 20,00, ou mesmo um ramal 4004 da Sipcode que tem um custo inicial de R$99,00 e não se paga mensalidade.

Claro que para quem ainda não se deu conta esse uso do VoIP e do orelhão denota que o VoIP pode ser usado com ou sem Internet, como já dissemos a implantação de um serviço VoIP tendo um profissional para implantar ou para orientar irá dar ao usuário seja ele residencial, profissional liberal ou empresa, um número muito grande de possibilidades e uma economia muito significativa, e em tempos de crise isso deverá ser fundamental tanto para diminuir o custo da comunicação quanto para aumentar as formas de se comunicar com clientes e fornecedores.

terça-feira, 21 de abril de 2009

Mizutech um softfone com codec G723, G.729, G.722

Na grande maioria das vezes o único empecilho para se usar VoIP é o fato de se ter uma conexão de Internet que não atende as necessidades de uma chamada VoIP. Para poder aumentar o universo de usuários VoIP teremos que aumentar a quantidade de usuários com conexão ADSL, claro que as conexões ADSL comercializadas no Brasil nem sempre estão a altura de um ADSL Europeu ou Americano e sendo assim mesmo com uma conexão ADSL o uso do VoIP fica comprometido e é nessa hora que um profissional que conhece a tecnologia VoIP ira fazer a diferença, pois existe algumas alternativas para se propiciar o uso do VoIP e a mais comum é o estudo do codec que irá ser usado na chamada VoIP.

Para se ter uma idéia de como isso se processa vamos colocar o consumo de banda de uma chamada VoIP usando um codec comum em Softfones e ATAs que é o G711 e a seguir colocarei o consumo da mesma chamada usando o codec G723.
O codec G.711 possui algumas variantes e também algumas divergências em seu consumo alguns dizem que ele consome 64 Kbps e outros dizem ser 87 kbps isso para todas as variantes. O codec G.723.1 tem duas variantes uma que consome 5.3 Kbps e outra que consome 6.3 Kbps.

Essas informações são importantes se analisarmos a Internet comercializada no Brasil que é do tipo compartilhada onde o que se contrata é uma coisa e o que realmente se recebe é outra (coisa comum no País), a ADSL de maior penetração no Brasil tem um download de 1 mb e um upload de 300kbps e o que realmente é entregue varia de 8 a no máximo 10% desse valor e pasmem esta no site da ANATEL e lendo o que la esta escrito entendemos que é praticamente proibido entregar mais, pasmem!!!!

Com base nos dados acima temos então que o download que é usado para receber a voz estará em 1000 kbps chegando ao usuário 100 kbps e o upload que é a banda que será usada para enviar a voz 300 kbps e o que realmente o usuário tem são 30 kbps. Não é preciso ser muito bom de matemática para ver que uma chamada usando o codec G.711 com esse tipo de conexão fica completamente comprometida.

A alternativa para operar VoIP nesse cenário é usar um ATA (todos possuem codecs de compressão do tipo do G.723) e para os não irão usar esse tipo de dispositivo por razão qualquer que seja, um softfone que tenha um codec que possa transmitir a voz nas condições acima e é nesse momento que ficamos com problemas, primeiro por que softfones com codecs de baixo consumo são na maioria das vezes mais caros que um ATA e geralmente não possuem o G.723 e em se tratando de grátis complica mais ainda.

Em nossas pesquisas e buscas de melhores alternativas para o enfrentamento das necessidades já apresentadas encontramos a Mizutech que se apresenta como desenvolvedora de um dos melhores e mais completo softfone do mercado e ela não fica somente nisso, mas apresenta outras soluções igualmente fantásticas com produtos para Callcenter, CRM, IVR e um Webphone.

Todos os produtos da Mizutech podem ser encontrados em seu site na versão demonstração, inclusive o Webphone que lá encontramos como um telefone público, você coloca sua conta VoIP e pode ligar como se estivesse com seu ATA ou seu softphone. Mizu SoftPhone - is a sip client software designed especially for VoIP service providers.

O softfone da Mizutech é do tipo classe 5 e isso significa que ele tem funções do tipo voicemail, call transfer, conference, presence, IM, video, FAX, SMS, e de quebra todos os codecs que são usados em conexões com banda de 30 kbps (as comuns no Brasil), a lista de codecs do Mizuphone: G.729, G.723, iLBC, G.722, G.726, GSM, iLBC, Speex e claro os G.711 Ulaw e Alaw.

O MizuPhone tem como base o protocolo SIP, conecta-se através de Internet pública ou em uma rede local, tem função de P2P e é gratuito para uso não profissional e comercial.

As funções disponíveis acima se juntam um IVR, acesso remoto, compartilhamento de arquivos e o "HD video capability and scriptable actions", função high definition tão propalada em anúncios de TV digital.

Os dados da empresa

MizuPhone is developed by MizuTech LTD, VOIP software and services company based in Hungary, Budapest, with more than 10 year experience in telecom industry.

Produtos: Mizu Softphone – versão Professional e versão Corporativa; WebPhone -VOIP for website; Mizu VOIP Server Class 5 SoftSwitch, Mizu CallCenter e desenvolvimento de IVR customizado e integração CRM.
Contato: Mr. Fenesi Istvan, que nos atendeu com extrema educação, atenção e presteza em todas as nossas duvidas e questionamentos.

Entre no site da Mizutech e confira o Webphone público que eles gentilmente disponibilizam para teste, e claro não deixe de testar o softfone, provavelmente muitos dos problemas de áudio e chamadas ruins poderão estar sendo resolvido.

segunda-feira, 20 de abril de 2009

4004-0435 chamadas gratis

Agora o 4004 é um número de acesso nacional ao alcance de todos, graças a iniciativa de uma empresa do sul a SIPCODE (www.sipcode.com.br).

Os números 4004 são números que cobrem todo o território nacional, estando presente em todas as capitais e nas cidades mais importantes de cada estado Brasileiro, esses números sempre foram privilegio de grandes empresas como Bancos e Multinacionais, mas agora todos os Brasileiros poderão ter por um preço extremamente acessível.

O 4004 da Sipcode é um número nacional onde quem faz a ligação paga o preço de uma ligação local e quem recebe a chamada não paga nada, mas isso é um dos benéficos do 4004 pois na realidade a SIPCODE esta com outros serviços agregados ao 4004 que dão a ele um custo beneficio sem igual. É possível acessar bancos, empresas aéreas e outros serviços sem que o usuário tenha custo, é possível ter também um serviço VoIP atrelado ao seu 4004 para que alem de receber chamadas grátis você possa fazer chamadas locais, interurbanas e internacionais a custos que começam em 3 centavos de real.

O 4004 da Sipcode é muito simples de usar, o número é único para todo o território nacional e cada usuário recebe um ramal que poderá ser um numero de quatro ou cinco dígitos e funciona de forma muito simples – liga-se para o 4004-0435 e após ser atendido digita-se o número do ramal.

Para se ter uma idéia da economia desse serviço analise um 0800, onde existe um pagamento para instalação do serviço, um pagamento mensal para ter o serviço e paga-se pelas ligações recebidas o preço de um DDD e ao ter um volume considerável de chamadas começa-se a ter descontos de 5% e subseqüentes na medida em que aumenta seu tráfego, já o Sipcode é um pagamento único em duas opções de rede onde uma rede custa R$99,00 ( conforme anunciado no site da Sipcode – www.sipcode.com.br) e outra rede com custo de R$199,00, mas este é um pagamento único.

Tendo contratado o serviço da Sipcode o usuário passa a fazer parte de uma elite do serviço VoIP pois a Sipcode é associada a Sipbroker e essa associação faz com que você tenha acesso gratuito a 3000 outros provedores de serviços VoIP, e ai você tem um universo de alguns milhares de milhões de usuários espalhados pelo mundo, no Brasil por exemplo existem alguns serviços VoIP que já aderiram a essa rede mundial de interconexões gratuitas a TELLFREE é uma dessas redes.

Usuários da rede Sipcode tem outros benefícios como por exemplo: todas as ligações feitas de um Betamax (o serviço VoIP com o maior número de usuários do Mundo) para um usuário Sipcode são ligações gratuitas. Mas não são somente os usuários da Betamax que podem chamar grátis um usuário Sipcode, mais e mais empresas estão aderindo a essa tecnologia conhecida como PEERING(que já foi discorrida aqui mesmo nesse Blog)e que agora, além disso, tem também o Inum number que é um DDI o +883 um código de País Global criado pela ITU (International Telecommunication Union) nada mais nada menos do que a empresa mais importante do mundo em se tratando de comunicação telefônica, e de quebra a Voxbone entrou no projeto também criando a maior rede de inter operações do mundo, vendo a grandiosidade do Projeto as seguites empresas já se adiantaram e aderiram: Callcentric, Gizmo5, Jajah, MIXvoip, Mobivox, Net Oxygen, Rebtel, Ribbit,Synapse Global, TrueVoIP, Truphone ,Voiparea, Voipbuster, Voipuser, Voxalot, Voxeo, Blasterphone, e todas as semanas mais e mais novidades como por exemplo - O usuário de um ramal Sipcode poderá estar recebendo chamadas de um “Internet Messager” e o primeiro a aderir foi simplesmente o Google Talk da Google.

Se a poderosa Google esta apoiando o Projeto é por entender a dimensão do mesmo, só falta as pessoas no Brasil começarem a usufruir dessa facilidade e dar um basta na crise aumentado a sua capacidade produtiva através da ampliação de seus mercados e de seus contatos, sim senhores porque a gama de serviços esta só começando e nos ainda temos o que escrever, um usuário da Sipcode tem Portal de acesso em trinta países do mundo, como por exemplo: Portugal, Itália, Alemanha, França, Alemanha, Inglaterra, Japão, China, Canadá, México, e para incrementar ainda mais o seu negócio nos Estados Unidos o serviço tem um 0800 para que os súditos de Barack Obama chamem, sem pagar nada, a sua empresa. Nos outros países todas as ligações originadas o chamador paga uma ligação local e você que tem o privilegio de ter um Sipcode não paga nada.

As informações acima nos foram dadas gentilmente por Tony, um jornalista carioca, que é um apaixonado por tecnologia e telefonia IP, e em nossa opinião um dos maiores conhecedores de VoIP, do lado prático do uso, e o Tony por ser um grande conhecedor esta atendendo as pessoas e empresas que queiram fazer uso do serviço 4004, liguem para ele pelo 4004-0435 – ramal 1010 e peçam uma demonstração ou façam como eu, compre imediatamente o seu.

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