domingo, 18 de janeiro de 2009

VoIP a arma contra a crise

2009 seria o ano marcado pela crise não fosse a situação em que se encontra o Brasil, e na contramão da historia temos os avanços tecnológicos e entre esses o que mais se destacou em 2008, o VoIP. Nesse ano que entra podemos afirmar com toda a certeza que o VoIP é a evolução tecnológica com inovações estratégicas que dará subsídios as empresas para enfrentar à recessão da economia mundial e nesse caminho poderão pegar carona os profissionais liberais e os usuários chamados soho.
Foram tantas as mudanças e tamanha a evolução do Voip que iremos escolher algumas para esse primeiro momento, ou corremos o risco de ter aqui um texto extremamente comprido e complexo.

Um dos acontecimentos mais importantes para o VoIP foi sem dúvida alguma o iNum, a sua implantação da a dimensão e importância da tecnologia no campo da comunicação.
A UIT (União Internacional das Telecomunicações) criou um novo código de país para chamadas internacionais específico para o VoIP. Essa mudança significou a criação do código 883 para chegar a um assinante VoIP em qualquer lugar do mundo, esse código é igual ao convencional de cada país como 1 para os Estados Unidos ou o 55 para o Brasil.
Esse novo código esta em vigor desde novembro próximo passado e nesse primeiro momento ele será valido para as chamadas entre os assinantes do serviço VoIP, mas a partir desse ano o objetivo será a implantação da possibilidade de uso na área comercial, possibilitando as chamadas para telefones fixos e celulares e desses para os VoIP com INum.
Em nosso caso, todos os VoIPs que implantamos ou seja todos os nossos clientes ja tem o INum e poderão de imediato se beneficiar dessa nova possibilidade que ampliara ainda mais as possibilidades do VoIP.

iPhone e rede Android - essas redes de telefones móveis se juntaram as ja conhecidas do público 3G e GPRS, e agora temos possibilidade de usar VoIP em todas esses celulares.

A mudança do GIPS de Global IP Sound para Global IP Solutions, em Janeiro de 2007 determinou a ampliação da tecnologia de voz e streaming de vídeo e fez com que importantes redes como a AOL, Net2phone, Gizmo5 e Yahoo entre outras passassem a utilizar a tecnologia de processamento de voz GIPS para garantir a qualidade da comunicação em redes de variados tipos e condições.

Quem tem VoIP pode e deve procurar fazer uso do PBX IP ou hospedado, pois ele adiciona os serviços que um VOIP pode ter.

O VoIP passa a ser visto não como uma alternativa a telefonia convencional mas como uma nova modalidade de comunicação e nesse tom ele passa a ser uma ótima alternativa para a área de publicidade e propaganda. São muitas as possibilidades a serem exploradas e as alternativas vão de chamadas telefônicas patrocinadas a anúncios com links que possibilitam a chamada direta no fornecedor com identificação do produto que originou a mesma, isso passando por todos os tipos de anúncios como as mensagens de Voz e os SMS.

Em 2008 a evolução do VoIP fez com que os profissionais vissem sua aproximação a World Wide Web, tudo o que se pode fazer em uma pagina de Internet tem um similar usando VoIP, o Sip uri é uma dessas características pois nada mais faz do que transformar o numero Voip em um endereço de Internet, os Widgets podem ser desenvolvidos usando Voip, o Mashup usado para aplicativos complexos esta usando Voip associado a sinal de satélite possibilitando que ao se fazer uma chamada Voip de um celular o usuário possa ter no seu celular um mapa com sua localização e pedir para que seja traçado uma rota do ponto de onde se encontra para outro na mesma região ou em outra.

Acredito que o VoIP esta para o mundo das telecomunicações como o carro a álcool esta para o brasileiro que comprar um carro, na década de 80 tínhamos até mesmo um slogan assim : Carro a álcool – você ainda vai ter um. Portanto eu irei vaticinar - VoIP todos nós ainda iremos usá-lo como nossa primeira alternativa de comunicação, por isso os que começarem a sua incursão no primeiro momento terão um tempo de aprendizado e absorção da tecnologia que lhes permitira tirar o máximo dessa tecnologia.

Ads Inside PostM

Teste