quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Será que eu realmente preciso de um Voip?

Aqui neste Blog nós estamos sempre procurando escrever sobre o que acontece com a nova tendência Voip, pesquisamos e mostramos não somente o lado das vantagens, mas também as desvantagens, não somente o que se ganha e o que se economiza mas também o quanto custa em termos de infra estrutura, treinamento e adaptação. O que entendemos é que na década de 80 nós fomos uns dos primeiros brasileiros a entender que o micro computador tinha vindo para ficar, no meado de 80 cheguei a ser expulso de reuniões por defender aplicativos desenvolvidos com base em bancos de dados, em 90 fui atém mesmo vaiado quando disse em público em uma feira no Brasil que o CD-ROM iria aposentar os disquetes, e por ai a fora. Muitas das usuais tecnologias que hoje praticamente todos no Brasil usam com naturalidade já foram em tempos bem recente motivo de desconfiança, com o Voip não esta sendo nada diferente. Tivesse eu escrito nas épocas apropriadas o que estava fazendo e onde apostava e hoje com toda certeza me tachariam de Guru, mas esse nunca foi meu objetivo.

De qualquer forma uma questão que não foi de fato motivo de se perguntar é: Você realmente precisa de Voip?
E se a resposta é sim, como você esta preparando ou pretende se preparar para estar usando em seu ambiente seja ele Professional ou mesmo em sua casa no seu dia a dia?
Tecnologias emergentes têm a estranha capacidade de se tornar um peso morto quando mal interpretada ou mesmo quando não entendida.

Vamos dar uma olhada em um checklist para que ele nos ajude a decidir se o Voip tem sentido, e como poderemos estar nos planejando para o futuro de forma que não fiquemos petrificados se de repente tivermos que repentinamente fazer mudanças drásticas em nossa rotina para acompanharmos a evolução mundial.

Você realmente precisa de Voip?

Essa pergunta é porque você esta sempre pensando em implantar de alguma forma o Voip?

Esta dica é o que soa por causa de todos os exageros do excesso de entusiasmo das hordas de vendedores. Você também tem que se precaver do seu pessoal de TI, é sempre bom ter funcionários que estão antenados nas novidades tecnológicas e que gostam de explorar coisas novas, mas você tem que equilibrar os entusiasmos com as necessidades reais.

Suponha que você é uma empresa de contabilidade com quinze funcionários. Você executa todos os trabalhos em um único local, e você tem um recepcionista que atende todos os telefonemas e recebe os visitantes. Você não quer substituir a sua recepcionista por um atendimento robotizado, simplesmente porque seus clientes esperam um serviço personalizado. A recepcionista atende os chamados e responde um lote de perguntas por ela própria, sem ter que incomodar o pessoal da contabilidade com coisas triviais, de modo que ela os acalma e ajuda a manter a sua calma. Seus clientes são todos locais, e você não faz um monte de chamadas. Nenhum dos seus funcionários tem de atender chamadas quando eles estão fora; é somente um escritório agradável e normal, onde, quando o seu funcionário vai para casa ou sai de férias, eles estão com os trabalhos em dia. Neste cenário tudo o que você precisa é um simples PBX que gerencia várias linhas e um correio de voz.

Existem várias opções para a implementação do presente. Se o seu escritório está em uma área empresarial, você provavelmente tem um sistema de PBX compartilhado. E sua empresa de Telefonia local deve ter um pacote de serviços atraentes.

Porém, se você realmente quiser mergulhar nas águas VoIP, nos estamos sempre escrevendo aqui sobre sistemas e você também pode entrar em contato conosco. Nós abordamos aqui no Blog serviços e sistemas que poderão ser úteis a você bem como guias de implantação e planejamento que permitem fazer bons projetos. Mas dai a montar e instalar seu próprio IPBX é um pouco diferente de administrar um sistema de PBX tradicional, porque você necessita ter ou ser um especialista em redes de informática e de telefonia, bem como diferentes tipos de hardware, e um bom provedor de serviços Voip.

Por outro lado, atualmente é muito menos assustador e dá menos trabalho do que costumava há bem pouco tempo atrás. O atual lote de servidores e a popularidade do VoIP autônomos e as ofertas dos chamados PBX-in-a-box, tais como o Trixbox, SipXecs / SIPxchange ECS, AsteriskNOW, e os PBX em Flash (eu sei, existem mais, fique à vontade para escrever para mim e me fale sobre você e a sua opinião) são significativamente mais fáceis de gerir do que um sistema de PBX tradicional. Sistemas de PBX híbridos hospedados, tais como o PBXtra são excepcionalmente fáceis de configurar. Qualquer administrador de rede com um pouco de conhecimento e habilidade pode lidar com essas configurações.

Mesmo se você pensar que você nunca precisará mais do que um PBAX convencional, existem muitas vantagens em migrar um sistema de PBX tradicional para um IPBX. É o primeiro passo na sua preparação para o futuro, e se abre todo um novo leque de opções. Você pode usar qualquer combinação desde analógico, digital e telefones IP, e você poderá migrar com um ritmo próprio. Esta flexibilidade se estende aos que utilizam celulares e telefones móveis (tipo nexus), altamente configuráveis com desvios de chamadas para praticamente qualquer dispositivo, correio de voz para e-mail, fax, e text-to-speech.

Eu quero fazer chamadas Interurbanas e Internacionais pagando menos.

Seja cuidadoso aqui e faça suas contas, porque chamadas telefônicas através da Internet são diferentes de convencionais, e o que é poupado nem sempre é o que você está esperando. Você não quer ser como as pessoas que vão correndo as liquidações cada vez que um selo de primeira classe passa a valer um tostão, e depois protestar por ter que dirigir por toda a cidade por entregar cartas em mãos. Há muitas maneiras de se obter chamadas de longa distância baratas usando o sistema de telefonia tradicional. Chamadas pela Internet ainda tem problemas com a qualidade e ainda é inconsistente e às vezes a voz fica fina, por vezes, fica horrível. Valerá a pena economizar alguns reais para afastar o risco de ter problemas de comunicação com clientes, investindo em hardware e profissionais que possam garantir o bom funcionamento de seu sistema de comunicação usando IP. Lembre-se como sempre, você recebe o que você paga. Ignore todas aquelas propagandas insanamente otimistas para que você iniciar a sua Telco. Você deve querer lidar com quem controla a tecnologia, e não se cercar de terceiros prestadores de serviços que revendem minutagem a granel, e que recebe rejeitados para o fim da linha.

E sobre o Skype? Você poderia perguntar. O Skype oferece uma série de vantagens: excelente qualidade nas chamadas, criptografia, conferencia livre de contas individuais, baixo custo de serviços empresariais, vídeo chamadas e serviços móveis. É uma forma fácil e barata de obter bons serviços Voip. Mas esse sistema te conduz a um cenário muito semelhante ao começo da década de 80 quando tínhamos os IBM-PC de um lado e os MAC do outro, e como ficou provado: as ilhas tecnológicas tendem a não evoluir como os sistemas que são abertos. O Skype é um sistema fechado onde há uma dependência exclusiva de um único fornecedor com tecnologia fechada. Não como competir no mundo atual enfrentando um open source, onde são milhares e as vezes milhares de milhões de usuários trabalhando na evolução, isso é o Voip.

Assim, a moral da história é começar a pensar sobre o que você precisa e o que você quer preencher e como se pode criar uma experiência tecnológica mais agradável para os seus clientes e funcionários, ao invés de tentar esta nova tecnologia em seus negócios só porque é nova. Se uma máquina multi-line barata esta respondendo as suas necessidades, e se você é do tipo que não esta preparado para mudanças ou não gosta de investir no seu negócio, é de tecnologia “pau com pedras” que fará com que seja feliz.
Não se apresse, faça testes, se prepare sem traumas. Mas lembre-se que você deve estará atento pois o futuro não espera ele é agora.

domingo, 10 de agosto de 2008

Asterisk algumas perguntas e respostas

A plataforma PBX Asterisk esta comemorando nove anos durante esse período vem conquistando uma gama enorme de admiradores, usuários e desenvolvedores. Atualmente muitas empresas ao analisar sua base de comunicação já esta colocando o Asterisk como uma das opções a serem implementadas para ampliação de sua telefonia e também para dar novas opções de comunicação e maior mobilidade ao sistema, dada a quantidade de opções que são oferecidas pelo Asterisk.

Afinal de contas o que vem a ser Asterisk?
Asterisk faz parte da enorme gama de aplicativos Open Source que vem de forma inexorável ganhando espaço no mercado, primeiramente por ser em sua maioria gratuito e na seqüência por ter muitos profissionais envolvidos em seu aperfeiçoamento, dada a diversidade das situações essa questão se tornara mais e mais crucial para a evolução dos aplicativos.
Seguindo a filosofia dos softwares open source o Asterisk que foi desenvolvido por Mark Spencer pode ser encontrado para download gratuito no site http://www.asterisk.org/. Uma versão simplificada para teste esta disponível no site AsteriskNow - http://www.asterisknow.org/.

O Asterisk é um aplicativo que pode ser usado para desempenhar as funções de um PBX ou pode ser um Gateway entre os PBX TDM convencionais e as chamadas Network IP. Nele estão inclusas as aplicações de Voice mail, ligações em conferência, sistemas automáticos de distribuição de chamadas, menus de voz e muitas outras aplicações e funções.

O Asterisk esta disponível para Linux, Solaris, Mac OS, NetBSD, FreeBSD, OpenBSD e também ja existe versão para Windows.
A plataforma suporta os protocolos SIP, MGCP, H.323 e o IAX ( Inter Asterisk Exchange).

O que podemos dizer da popularidade do Asterisk?
A Digiun, empresa que foi criada por Spencer para gerenciar o Asterisk, reportou que no ano de 2007 o download do Asterisk ultrapassou a marca do milhão, lembrando que a empresa foi fundada em 1999, a marca é bem impressionante. Claro que esse numero não significa que todos esses downloads foram executados por empresas e ou usuários que iram montar ou montaram um sistema de telefonia, mas mostra que o interesse no Asterisk é considerável, gostaria de lembrar que o número que falamos é da Digium e que o Asterisk é distribuído gratuitamente por outros web sites e temos também as distribuições de versões comerciais que dominam o mercado profissional. Esses distribuidores de Asterisk não informam os números de suas vendas, para termos uma idéia a Infonetics Research, que monitora as vendas de IP PBX fez um questionário em 2007 e distribuiu para 240 empresas que comercializam o Asterisk perguntando as mesmas qual o numero de plataformas que colocaram no mercado, somente duas responderam.

Uma das perguntas mais comuns no mercado é: Qual o número de telefones que o Asterisk suporta? A resposta para essa questão vem da Digium que relata que na Universidade da Pensilvânia já tem um Asterisk com mais de 10.000 telefones.

Outra questão que levantamos no mercado foi: Porque usar uma Plataforma PBX Asterisk sem suporte?
As plataformas Asterisk gratuitas que existem no mercado não possuem suporte e as implementações e possíveis correções são esporádicas e ocorrem de acordo com a boa vontade e tempo de profissionais que se dispõem a fazer essas alterações gratuitamente. Já a as plataformas comerciais com suporte, estão o tempo todo sofrendo alterações bem como dispõem de ajustes para casos específicos.
Com base nesse cenário, a única resposta para a questão acima é: Preço. Se você ou sua empresa possui um departamento técnico e tempo disponível, você é candidato a implantação de uma Plataforma gratuita em sua empresa, isso poderá ser mais barato mas poderá ser terrivelmente mais caro e mais demorado, é mais uma questão de analise de custo, investimento, tempo e necessidade.

Qual o custo de um servidor Asterisk comercial?
Em nossas pesquisas este custo é muito variável sendo que encontrei preços de R$500,00 reais a R$18.000,00 dependo das funções, propostas, suporte, customização e também do tempo dos update e upgrades que as plataformas terão.
Para analises entendo que alem do composto preço é necessário uma avaliação da empresa que esta atrás e também da base instalada que essa empresa possui.
O investimento em uma plataforma Asterisk tem como ROI de 90 dias a 2 anos e dependerá dos componentes a serem instalados e da intensidade de sua implantação e uso.

Qual a estrutura mínima requerida para a instalação de uma plataforma Asterisk?
Para começar é necessário um IBM-PC compatível com um cartão de rede que tenha suporte para Asterisk, adaptadores para telefônicos analógicos e ou telefones Voip compatíveis com Asterisk, claro que a isso se adiciona um plano de ligações e a configuração das varias facilidades que o sistema possui e que você irá usar.

E possível o desenvolvimento e implantação de funções customizadas em uma plataforma Asterisk?
O Asterisk tem uma interface aberta chamada "Asterisk Gateway Interface" que permite que sejam desenvolvidos aplicativos e funções em varias linguagens, como por exemplo C, Perl e PHP, e estas customizações são facilmente incorporadas na plataforma.

Existem outras opções para a telefonia IP para substituir o Asterisk?
Existem, e são plataformas desenvolvidas em SIPX ECS (Enterprise Communications Server), OpenPBX o projeto inicial foi desenvolvido em PERL e agora pode ser localizado sob o nome CallWeaver, PBX4Linux é uma plataforma PBX com base em ISDN, Yate, que quer dizer, Yet Another Telephony Engine, o software é escrito em C++ e ele tem suporte scripting em várias linguagens, outra plataforma open source é o FreeSwitch que teve a versão 1.01 lançada agora em julho próximo passado. Maiores informações sobre essas plataformas se encontram disponíveis em seus respectivos web sites ou mesmo usando-se o Google.

Quem é o criador do Asterisk?
Mark Spencer é o idealizador do Asterisk e o projeto foi em função da necessidade do seu criador de ter um sistema de PABX, mas por falta de fundos para comprá-lo ele decidiu usar seu conhecimento em Linux para desenvolver um, o Asterisk. Hoje a maior parte das inovações e implementações do Asterisk é proveniente dos colaboradores.

Porque o nome Asterisk?
Asterisk é o símbolo -*- e é usado em todos os sistemas operacionais, mas em Unix se você o associar, por exemplo, a rm -> rm*.txt, significa que é para apagar todos os arquivos que tenham a extensão txt.

Nós da HUNGUP fizemos opção por representar uma Plataforma Comercial e nossa escolha recaiu sobre a Virgos de São Carlos, nesse artigo não há quase nada sobre o Asterisk, mas já nos demonstra a sua supremacia sobre as alternativas, nós fizemos muitas pesquisas antes de optarmos, aos que queiram se lançar no mercado sugerimos que façam o mesmo.

IAX e SIP

Atualmente nem temos como perceber as mudanças que acontecem a nossa volta, tantas são e a velocidade dos acontecimentos nos coloca em posição de desvantagem a todo o momento, uma vez que nossa velocidade de processamento não esta de acordo com nossa velocidade de absorção. Sem informação nos tornamos obsoletos da noite para o dia e da forma como vejo do café da manha para o almoço em muito pouco tempo.

Quem nada melhor o peixe ou o cachorro? Quem voa melhor o pássaro ou o elefante? Alguma vez você já se fez esse tipo de pergunta? Já questionou a sua competência ou mesmo de um profissional que tenha contratado ou conhecido ou convivido? Eu sou um profissional da classe dos incomodados e me pego com essas dúvidas o tempo todo, por isso mesmo passo a maior parte de meu tempo a procura de respostas.
Com base nas primeiras perguntas eu ando me perguntando onde será que a Telefonia IP irá? Qual será a melhor alternativa nos próximos anos? E o Asterisk, será ele a melhor opção para as empresas?

Como o Asterisk esta avançando a passos largos é muito importante que os envolvidos em sistemas de comunicação se informem a respeito e mais da forma como estou vendo é possível que o protocolo nativo do Asterisk o IAX avance sobre o SIP e se torne a opção primaria em telefonia IP relegando aos demais a posição de coadjuvante, com base nessa reflexão vou colocar aqui algumas informações sobre o protocolo IAX.

IAX2 - IAX (acrônimo para “Inter Asterisk eXchange”) é um protocolo desenvolvido pela Digium com o objetivo de estabelecer comunicação entre servidores Asterisk. IAX é um protocolo de transporte, tal como o SIP, no entanto faz uso apenas de um único porto UDP (4569) tanto para sinalização como para streams RTP. O fato de utilizar apenas um porto é uma vantagem em cenários de Firewall e ou NAT. IAX2 é versão 2 do IAX.

Atualmente este protocolo já é utilizado, para além de comunicação entre servidores Asterisk, em telefones Voip. Assim como existem telefones SIP existem também telefones IAX2.

IAX é usado pelo Asterisk Voip PBX alternativo ao SIP, H.323, para conectar a outros dispositivos que suportam IAX (uma lista limitada no momento, mas com rápido crescimento).

Atualmente está na versão 2. O Asterisk suporta tanto o IAX quanto o IAX 2.

IAX versus SIP segundo seu criador.

Data: Seg, 5 de Julho de 20004 De: Mark Spencer markster@digium.com

Deixe-me sumarizar algumas diferenças entre SIP e IAX, e isto poderá ajudá-lo na decisão de qual deles é o melhor para você.

1) IAX é mais eficiente do que o RTP para qualquer número de ligações e qualquer codec. O benefício é algo como 2.4Kbps para uma única chamada podendo até triplicar o número de chamadas possíveis a cada 1Mbps com o codec G.729. esta medição é feita no nível de rede(MAC) e o canal em modo trunk.

2) IAX é um elemento de informação codificado ao invés de ser codificado como ASCII. Isto torna as implementações substancialmente mais simples e mais robustas contra ataques de buffer overflow, pois não existe a necessidade de interpretação (parsing) de texto. O tamanho de uma sinalização IAX é fenomenalmente menor que as do SIP, mas isto não significa nada se a implementação não for grande o suficiente, onde várias requisições de registro são freqüentemente realizadas em termos gerais, IAX2 é mais eficiente na sua codificação, decodificação e verificação da informação, isto torna difícil a não compatibilidade de uma implementação IAX feita por um autor e outra feita por outro autor, pois muito pouco é necessário para a interpretação de código.

3) IAX tem uma separação clara entre as camadas 2 e 3, significando que tanto a sinalização quanto o áudio, tem estado definido, são transmitidos robustamente de maneira consistente. Quando uma chamada termina abruptamente, a chamada irá terminar de maneira tranqüila, mesmo que não exista áudio e/ou sinalização. SIP não tem este tipo de mecanismo, e sua confiabilidade do ponto de vista de sinalização é obviamente pobre, necessitando de padrões adicionais dentro do seu código RF3261.

4) Os modos unificados de sinalização e tráfego de voz permite ao IAX fluir de forma transparente por NAT´s e proporciona a um Administrador de firewall ter que abrir somente uma porta para permitir o seu uso. Ele não requer que um cliente IAX saiba absolutamente nada a respeito da rede na qual ele está em operação. Colocado de forma mais clara, nunca existirá uma situação que possa ser criada pelo firewall na qual o IAX não consiga completar uma chamada e não seja capaz de passar o tráfego de voz (exceto, é claro, se não existir banda suficiente).

5) O sistema de transferência autenticada do IAX permite você transferir voz e controle de chamada de um servidor- de - meio de um jeito robusto de tal forma que se as duas pontas não poderem se verem por alguma razão, a chamada continua através do servidor central.

6) O IAX separa claramente o Caller*ID do mecanismo de autenticação do usuário. O SIP não tem um método claro de fazer isso a não ser que o Remote-Party-ID seja usado.

7) O SIP é um padrão do IETF. Apesar de existir alguma documentação recente cortesia de Frank Miller, o IAX ainda não é uma publicação padrão neste momento.

8) O IAX permite a uma ponta verificar a validade de um número de telefone para saber se o número está completo, possa ser completado, ou esteja completo mas possa estar grande demais. Não existe uma maneira para suportar completamente isso no SIP.

9) O IAX sempre envia DTMF fora de banda de sorte que nunca existe qualquer confusão sobre qual método a ser usado.

10) O IAX suporta transmissão de linguagem e contexto, que é muito útil em um ambiente Asterisk.

Está de bom tamanho é o que veio na mente neste momento.

O material aqui não é tudo, e muito menos suficiente para entendermos o protocolo, mas acredito que seja um começo, um despertar para algo que esta acontecendo nesse momento e que devemos nos preparar para uma possível tendência.

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