Quanto tempo leva para aprovar uma lei que favorece o cidadão? Alguém já procurou saber? Quantas leis e ou quantos decretos o atual Governo fez ou assinou que beneficie ou garanta o direito do povo? Se fosse somente o Governo eu ficaria até feliz, mas quando lemos os jornais temos muitas ironias, muita hipocrisia e muita gente se aproveitando de tudo nesse país, até mesmo esse negocio de direitos humanos se aproveita do acontece no Brasil. Uma das situações mais infames, do tipo – seria cômico se não fosse trágico - , é a que observamos todos os dias ao saber que um marginal sofreu qualquer tipo de agressão ou foi “assassinado”. É impressionante, na mesma hora aparece jornalista, organismos nacionais e internacionais e os espaços de primeira página e o horário nobre da TV imediatamente é colocado a disposição do fato. Mas e quando é um homem comum? E quando é um trabalhador de classe média baixa que é assinado? Alguém já viu um organismo buscar defesa dessa pessoa? A família recebe algum conforto? Ele recebe ao menos algum respeito por parte da mídia? Só vai virar notícia se for trucidado, esquartejado, ou seja, se sair muito, mas muito sangue. Isso senhores e senhoras é a chama da desigualdade, isso é a água que está a ferver na panela de pressão, esse é o verdadeiro caldeirão que mais dia menos dia ira explodir.
Voltando ao mote atual de nosso Blog, quero mostrar a todos como em todas as situações o cidadão comum é desprezado e alijado do processo e só recebe alguma vantagem quando alguém esta ganhando muito com a situação. Abaixo uma notícia de 2001 a respeito de uma grande função da tecnologia que poderia estar a serviço das comunidades e dos cidadãos, mas não saiu do papel até hoje e o que existe é tão tímido e com tão pouco espaço na mídia que não tem um cidadão comum que tenha ouvido falar ou faça idéia do que seja. Leia a matéria abaixo e entenda porque o rio corre sempre para o oceano.
O Estado de São Paulo – Caderno: tecnologia da Informação.
Domingo, 22 de julho de 2001 - 22h36.
ENUM: a integração de acesso a serviços em redes
Com a explosão do uso de máquinas de facsímile (fax) no início dos anos 90, o que coincidiu no EUA com o início da Internet comercial, não tardou para alguém descobrir a possibilidade de economizar telefonemas de longa distância, combinando o uso de correio eletrônico para envio de fax. A idéia seria de enviar a mensagem via correio até um servidor de fax, de onde seria reenviada via chamada telefônica local à máquina fax do destinatário. Isto foi descrito primeiro por Carl Malamud e Marshall Rose em 1993, e pode ser encontrado, por exemplo em RFC 1529. Estes dois montaram uma cooperativa de entidades e pessoas dispostas a operar servidores fax para suas localidades, que passou a oferecer um serviço público e gratuito de fax (v. www.tpc.int). Desde 1995, o serviço é administrado por Darren Nickerson, e hoje atinge mais de 30 países. No Brasil, servidores operam apenas nas cidades de Rio de Janeiro, Campinas e Manáus, possivelmente por desconhecimento da existência deste serviço de outras entidades que pudessem participar da cooperativa.
Ao que eu saiba, foi esta a primeira aplicação que usava a Internet junto com a rede de telefonia para implementar um serviço. Mais recentemente surgiu a telefonia IP, que estendeu para a Internet alguns padrões de comunicação usadas em telefonia convencional, e que possibilita que duas (ou mais) pessoas conversarem usando transmissão via a Internet, quando pelo menos uma delas está usando um telefone convencional. A tendência é que a comunicação entre as pessoas passe a ter sempre mais opções de se realizar, e já podemos citar correio eletrônico, fax, pager, mensagens instantâneas, telefone IP, telefone celular e telefone fixo. A lista continua crescendo, e envolvendo diferentes redes e sistemas de entrega. Em conseqüência, criou-se um problema sério, o de gerir as informações sobre estas alternativas de acesso. Afinal, um cartão de visitas pode-se tornar pequeno para caber todas as alternativas, e ainda mais não resolve o problema de manter atualizadas as informações.
Uma solução muito interessante apareceu há menos de um ano com a proposta de uma modificação do Domain Name System (DNS), o diretório global de nomes usados na Internet, para incluir nele a capacidade de tradução de nomes DNS para outros nomes, e não apenas para endereços de computadores. O novo objeto guardado em repositórios DNS se chama um NAPTR (Naming Authority Pointer), e ele inclui uma fórmula (algoritmo) usada para fazer esta tradução (v. RFC 2915). Para um dado nome de consulta, poderá haver várias objetos NAPTR, que gerariam diferentes opções para fazer acesso ao recurso remoto, e estas alternativas poderiam incluir serviços alternativos, como telefonia, fax e correio eletrônico. Através deste mecanismo poderíamos associar todas estas diversas formas de acesso a um único nome de referência, desde que este pudesse ser bem definido.
Uma solução possível para este nome de referência é o número de telefone do interessado, que muito bem poderia identificá-lo unicamente. Para permitir criar um nome DNS a partir de um número telefônico, o RFC 2916 propõe a seguinte correspondência: a partir do número internacional do telefone, no formato +55 21 2717 0970, por exemplo, forma-se o nome DNS 0.7.9.0.7.1.7.2.1.2.5.5.e164.arpa. Nesta transformação invertemos a ordem dos dígitos e separamos estes por pontos, acrescentando o sufixo e164.arpa. (E.164 é a recomendação da União Internacional de Telecomunicações (ITU) que define o plano de numeração dos telefones.) Este esquema foi batizado de ENUM, de número eletrônico. A combinação do ENUM com o uso de registros NAPTR permitiria então indicar as diferentes formas de contatar uma pessoa, por exemplo, através de telefonia Internet, correio eletrônico, telefone convencional ou fax, em ordem de preferência, e o sistema de quem deseja realizar a ligação poderá escolher a forma mais apropriada na hora. Em função disto seria necessário anunciar, portanto, apenas um número de contato, o número de telefone, para cada pessoa, e o DNS proveria todas as demais informações.
Este esquema caiu no gosto de muitos, por causa da escala da operação necessária para montar a base de dados do DNS correspondendo ao domínio e164.arpa. Isto já provocou um cabo de guerra entre duas empresas potentes da era moderna, por um lado, a Network Solutions Inc. (NSI), que agora pertence à Verisign Inc, a gigante da certificação digital, e administra os nomes DNS dos domínios .com, .net e .org, e, por outro, a NeuStar Inc., que supervisiona a lista de números telefônicas para América do Norte.
Mais significativo, talvez, seja o súbito interesse da própria ITU pela Internet. Durante muitos anos, a ITU, órgão da ONU que representa os interesses da comunidade de empresas de telecomunicações até recentemente monopólios estatais na maioria de países, defendia fortemente uma alternativa à tecnologia Internet chamada OSI (Open Systems Interconnection). Em muitos países, inclusive no Brasil, a tecnologia OSI chegou a ser decretada como a única solução admissível legalmente para montar redes de computadores, sob o controle do monopólio estatal de telecomunicações. Esta camisa de força acabou sendo rompida pelas vantagens técnicas, administrativas e econômicas da alternativa Internet, que subverteu o esquema OSI, inicialmente na comunidade acadêmica internacional e nas redes corporativas das grandes empresas. A OSI ruiu nos anos 90 com a explosão da Internet comercial. Mais recentemente os interesses tradicionais da ITU têm sido ainda mais pressionados pelo aparecimento da telefonia IP, que poderá transitar na Internet, esculhambando todo o esquema cuidadosamente montado pela ITU para manter controle da telefonia internacional nas mãos das empresas tradicionais de telecomunicações.
A proposta da criação do domínio e164.arpa objetiva estender o DNS para o terreno da ITU, que administra a numeração E.164. Seria, portanto, algo natural que a ITU assumisse a responsabilidade por administrar o novo domínio. Ainda não se sabe exatamente o que isto significa, mas o pessoal da ITU já saiu em campo em defesa deste novo projeto (www.itu.int/infocom/enum). E é um projeto vultoso, porque é de se esperar que o tráfego de consultas a este domínio seja pelo menos tão intenso quanto o tráfego atual do DNS, que passa pelos 12 servidores do domínio raiz. A principal preocupação da ITU é com os níveis mais altos da hierarquia da numeração E.164, que dependerá de servidores continentais, e depois nacionais. Aliás, é explícito que haveria uma administração nacional em cada país para seu quinhão do domínio e164.arpa, e é mais do que claro que esta deveria ser exercida por empresas de telecomunicações. Resta ver quais as conseqüências disto em termos de custo ao consumidor, quando hoje em dia vemos que o Registro.br cobra R$40 por ano para cadastrar um nome DNS convencional. Devemos lembrar também que, enquanto cadastrar um domínio DNS convencional dá o direito de criar outros subdomínios, isto não seria uma alternativa para o cliente final do domínio e164.arpa, por este domínio não ser organizado hierarquicamente para usuários finais (exceto para aquelas organizações que utilizem DDR - discagem direta ao ramal). Dá para entender porque poderia interessar a muitos a existência deste mercado, e seria de esperar que pudesse ser encontrada uma forma de descentralizar seu atendimento e promover concorrência em ofertar o serviço para beneficiar os usuários.
Como cada país terá que resolver este problema individualmente, este será mais um que futuramente cairá no colo tanto do Comitê Gestor Internet, como da Anatel.
Michael Stanton (michael@ic.uff.br), que é professor titular de redes do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, escreve neste espaço todas as semanas sobre a interação entre as tecnologias de informação e comunicação e a sociedade.
Enum - Eletronic number mapping. Em 2004 nos Estados Unidos foi formada uma LLC ( Limited Liability Company)por um grupo de empresas de Telecom que incluia a AT&T Corp. (NYSE: T) e MCI Inc. (Nasdaq: WCOEQ, MCWEQ). Este grupo de empresas deveria estar montando um diretório que faria o link dos numeros telefônicos com as URLs, e com os endereços IP.
Definição:
Telephone Number Mapping (ENUM or Enum, from E.164 NUmber Mapping) is a suite of protocols to unify the telephone numbering system E.164 with the Internet addressing system DNS by using an indirect lookup method, to obtain NAPTR records. The records are stored at a DNS database.
Para esclarecer como isso fucniona na prática: Voce tendo um serviço VoIP, disque a partir dele um número telefônico e o seu serviço VoIP primeiro iria fazer uma busca para ver se esse número pode ser alcaçado atraves de SIP URI e se assim for a ligação não tem custo. Para ligar para um Enum: digite código do país+ddd+número.
sexta-feira, 10 de abril de 2009
A Telefônica e o serviço Speedy
Moro em uma cidade de 100 mil habitantes no norte do estado de São Paulo, Sertãozinho, considerada uma das cidades mais importantes do Brasil por ser responsável por 30% da produção do álcool do estado de São Paulo número bem representativo, seria de bom tom que a cidade fosse bem servida de infra-estrutura e que tivesse bons serviços de telefonia entre outros, qual o que, a Internet tem estado instável desde que o sol abrilhantou o primeiro dia do ano atual. Alem da instabilidade vários períodos do dia ficamos sem o sinal - um completo apagão. Ao ligar para a central de atendimento raras são as vezes que não somos maltratados, humilhados e tratados como verdadeiros idiotas, ah se o individuo (deveria tratá-lo por elemento, mas vou dar um desconto) do outro lado tivesse um mínimo de conhecimento, ah se ele ao menos se lembra-se que também pleiteia o cargo de “cidadão, mas não nessa hora a ignorância se torna a mãe e o pai e vamos tocando por falta da tão falada concorrência que motivou a “venda” da telefonia brasileira financiada com o dinheiro do povo, isso é democracia na integra, do povo pelo povo e para o povo, será que eu me encaixaria na categoria? Que nada. Mas não se alegrem se o passado condena o presente e o futuro não é e não será diferente, enquanto a covardia nos fizer brasileiros e Gerson.
Já que o que falamos, nós os humildes, não tem valor e nem o devido peso espero que o órgão abaixo lhe de a confiabilidade que procura para se cercar da verdade.
O Estado de São Paulo sessão Tecnologia – Telecom
quinta-feira, 9 de abril de 2009, 15:26
Ataque externo afeta serviço de banda larga da Telefônica
da agência Reuters.
SÃO PAULO - Falhas no serviço de banda larga oferecido pela Telefônica em São Paulo estão sendo provocadas por "ações deliberadas e de origem externa", informou a companhia nesta quinta-feira.
A companhia, que no ano passado concordou em oferecer desconto aos mais de 2 milhões de usuários do serviço Speedy que gerou impacto de 24 milhões de reais na receita operacional da empresa, informou que as ações externas têm ocorrido nos últimos dias e que comunicou o fato a autoridades para apurar sua origem.
Nos últimos dias, reclamações de usuários insatisfeitos com falhas no serviço de banda larga da empresa têm se propagado em serviços de redes sociais como Twitter e Orkut.
Segundo comunicado da companhia de origem espanhola à imprensa, "estas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de Internet".
Procurada, a empresa informou que não dará mais informações sobre o assunto.
Na nota, a companhia afirma que "em geral" não há interrupção de serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos. "Da mesma forma, não são afetados serviços de comunicação e rede de dados corporativos e de suporte a serviços públicos."
No início de julho do ano passado, uma pane na rede de dados da Telefônica afetou milhões de pessoas no Estado de São Paulo ao cortar por várias horas serviços de Internet rápida fornecidos pela operadora a empresas e órgãos do governo estadual. Depois de solucionado o problema, a Telefônica concedeu cinco dias de desconto na fatura dos assinantes do Speedy.
A empresa, que anunciou investimentos de 2,4 bilhões de reais este ano no Brasil, foi alvo em fevereiro de abertura de ação civil pública pela Promotoria da Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo. O processo pediu multa à empresa de 1 bilhão de reais por "danos materiais e morais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos diante da má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários".
http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,ataque-externo-afeta-servico-de-banda-larga-da-telefonica,352577,0.htm
(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Taís Fuoco)
O fato de admitir que esta tendo problemas e que o serviço esta falhando é o que interessa nessa matéria, o resto é bazofia e desculpa de incompetente bem como abuso endossado pelo Governo, a empresa tem que investir na melhoria da infra estrutura e aumentar o seu backbone para atender a demanda já contratada, além de colocar mais qualidade em seu quadro de funcionários. Mas isso custa dinheiro e eles não estão dispostos a investir, e o Governo que deveria exigir que isso fosse feito esta muito mais preocupado com a contribuição do caixa da próxima campanha. E o povo? Bem, o povo que se dane é desmemoriado mesmo
Já que o que falamos, nós os humildes, não tem valor e nem o devido peso espero que o órgão abaixo lhe de a confiabilidade que procura para se cercar da verdade.
O Estado de São Paulo sessão Tecnologia – Telecom
quinta-feira, 9 de abril de 2009, 15:26
Ataque externo afeta serviço de banda larga da Telefônica
da agência Reuters.
SÃO PAULO - Falhas no serviço de banda larga oferecido pela Telefônica em São Paulo estão sendo provocadas por "ações deliberadas e de origem externa", informou a companhia nesta quinta-feira.
A companhia, que no ano passado concordou em oferecer desconto aos mais de 2 milhões de usuários do serviço Speedy que gerou impacto de 24 milhões de reais na receita operacional da empresa, informou que as ações externas têm ocorrido nos últimos dias e que comunicou o fato a autoridades para apurar sua origem.
Nos últimos dias, reclamações de usuários insatisfeitos com falhas no serviço de banda larga da empresa têm se propagado em serviços de redes sociais como Twitter e Orkut.
Segundo comunicado da companhia de origem espanhola à imprensa, "estas ações externas caracterizam-se pela criação artificial de um número elevado de solicitações simultâneas aos servidores DNS. Esta ação intencional visa esgotar a capacidade dos servidores e fazer com que as solicitações artificiais concorram com as solicitações legítimas, gerando as dificuldades de navegação em páginas de Internet".
Procurada, a empresa informou que não dará mais informações sobre o assunto.
Na nota, a companhia afirma que "em geral" não há interrupção de serviços de mensagens instantâneas e de trocas de arquivos. "Da mesma forma, não são afetados serviços de comunicação e rede de dados corporativos e de suporte a serviços públicos."
No início de julho do ano passado, uma pane na rede de dados da Telefônica afetou milhões de pessoas no Estado de São Paulo ao cortar por várias horas serviços de Internet rápida fornecidos pela operadora a empresas e órgãos do governo estadual. Depois de solucionado o problema, a Telefônica concedeu cinco dias de desconto na fatura dos assinantes do Speedy.
A empresa, que anunciou investimentos de 2,4 bilhões de reais este ano no Brasil, foi alvo em fevereiro de abertura de ação civil pública pela Promotoria da Justiça do Consumidor do Ministério Público de São Paulo. O processo pediu multa à empresa de 1 bilhão de reais por "danos materiais e morais causados a milhões de consumidores nos últimos cinco anos diante da má qualidade dos serviços prestados e violação dos direitos dos usuários".
http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,ataque-externo-afeta-servico-de-banda-larga-da-telefonica,352577,0.htm
(Por Alberto Alerigi Jr.; Edição de Taís Fuoco)
O fato de admitir que esta tendo problemas e que o serviço esta falhando é o que interessa nessa matéria, o resto é bazofia e desculpa de incompetente bem como abuso endossado pelo Governo, a empresa tem que investir na melhoria da infra estrutura e aumentar o seu backbone para atender a demanda já contratada, além de colocar mais qualidade em seu quadro de funcionários. Mas isso custa dinheiro e eles não estão dispostos a investir, e o Governo que deveria exigir que isso fosse feito esta muito mais preocupado com a contribuição do caixa da próxima campanha. E o povo? Bem, o povo que se dane é desmemoriado mesmo
Celulares com problemas
Há mais de dois meses que os usuários de sistemas VoIP vem sofrendo com os problemas em suas ligações para celulares , todas as nossas investigações sempre deram em nada, todos os testes, todos os esforços sempre em vão e o que podíamos fazer fizemos, avisamos todos os clientes que todas as chamadas celulares usando VoIP deveriam ser suspensas pois a única explicação plausível seria – As empresas de celular estariam boicotando o VoIP, ou estariam tendo graves problemas.
Nesse período nós os técnicos e os envolvidos em VoIP ouvimos tudo, gentilezas e adjetivos que não se encontram em dicionários, nesse tempo as mães dos juízes de futebol nos agradeceram por terem sido esquecidas momentaneamente e em seu lugar entram as nossas mães.
Bem como diz um velho ditado popular – “ não há bem que sempre dure e muito menos mal que nunca se acabe. E hoje transcrevemos uma matéria do Jornal –“ O ESTADO DE SÃO PAULO – para que todos possam saber porque as chamadas de celular seja ela realizada através de rede convencional ou de VoIP, estão todas com problemas.
Anatel investiga falhas em serviços da Telefônica, VIVO e TIM
quinta-feira, 9 de abril de 2009, 20:08 O Estado de São Paulo – Tecnologia – da agência Reuters.
SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que abriu investigações sobre três falhas de prestação de serviços de telecomunicações que afetaram os consumidores nos últimos dias.
O órgão regulador investiga problemas nos serviços de banda larga da Telefônica no Estado de São Paulo, uma falha em equipamento da Vivo, em Belo Horizonte (MG), e outra ocorrência com equipamento da TIM, que teria afetado várias regiões do país.
A agência explica, em comunicado à imprensa, que as operadoras já foram notificadas e, "caso comprovadas as responsabilidades, haverá a exigência de ressarcimento dos danos causados aos consumidores prejudicados pelas falhas".
No caso do serviço Speedy da Telefônica, o atendimento aos usuários sofreu quedas de qualidade entre os dias 6 e 9 de abril, segundo a Anatel. "A falha do serviço de comunicação multimídia da Telesp, causada aparentemente por sobrecarga anormal, afetou todos os cerca de 4 milhões de usuários do Speedy", diz a agência.
Em nota mais cedo, a própria Telefônica informou que "parte da infraestrutura que dá suporte ao acesso à Internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da Internet aos seus clientes".
A operadora disse que está comunicando formalmente os fatos às autoridades para investigar a autoria e motivação das ações e "tomar as medidas que forem cabíveis".
No caso da Vivo, a agência apura um problema ocorrido nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG). De acordo com a Anatel, uma falha no PTS (elemento de rede responsável pela sinalização de tráfego) da Vivo prejudicou a prestação do serviço de 1,8 milhão dos 45 milhões de usuários da companhia.
A falha detectada na rede da TIM foi anterior aos problemas de Vivo e Telefônica. A agência investiga uma anormalidade de hardware no dia 27 de março que gerou indisponibilidade nos sinais de voz, mensagens de texto e mensagens multimídia para usuários no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo os cálculos da Anatel, o número de usuários afetados é de aproximadamente 1,6 milhão, de um total de 36 milhões de usuários da TIM.
"Após a análise das ocorrências, a agência procederá às devidas autuações e, se for o caso, aplicar as sanções regulamentares", diz a nota da Anatel.
(Reportagem de Taís Fuoco, Edição de Eduardo Simões)
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,anatel-investiga-falhas-em-servicos-da-telefonica-vivo-e-tim,352672,0.htm
Nesse período nós os técnicos e os envolvidos em VoIP ouvimos tudo, gentilezas e adjetivos que não se encontram em dicionários, nesse tempo as mães dos juízes de futebol nos agradeceram por terem sido esquecidas momentaneamente e em seu lugar entram as nossas mães.
Bem como diz um velho ditado popular – “ não há bem que sempre dure e muito menos mal que nunca se acabe. E hoje transcrevemos uma matéria do Jornal –“ O ESTADO DE SÃO PAULO – para que todos possam saber porque as chamadas de celular seja ela realizada através de rede convencional ou de VoIP, estão todas com problemas.
Anatel investiga falhas em serviços da Telefônica, VIVO e TIM
quinta-feira, 9 de abril de 2009, 20:08 O Estado de São Paulo – Tecnologia – da agência Reuters.
SÃO PAULO - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira que abriu investigações sobre três falhas de prestação de serviços de telecomunicações que afetaram os consumidores nos últimos dias.
O órgão regulador investiga problemas nos serviços de banda larga da Telefônica no Estado de São Paulo, uma falha em equipamento da Vivo, em Belo Horizonte (MG), e outra ocorrência com equipamento da TIM, que teria afetado várias regiões do país.
A agência explica, em comunicado à imprensa, que as operadoras já foram notificadas e, "caso comprovadas as responsabilidades, haverá a exigência de ressarcimento dos danos causados aos consumidores prejudicados pelas falhas".
No caso do serviço Speedy da Telefônica, o atendimento aos usuários sofreu quedas de qualidade entre os dias 6 e 9 de abril, segundo a Anatel. "A falha do serviço de comunicação multimídia da Telesp, causada aparentemente por sobrecarga anormal, afetou todos os cerca de 4 milhões de usuários do Speedy", diz a agência.
Em nota mais cedo, a própria Telefônica informou que "parte da infraestrutura que dá suporte ao acesso à Internet tem sido alvo de ações deliberadas e de origem externa que acarretaram dificuldades de navegação em páginas da Internet aos seus clientes".
A operadora disse que está comunicando formalmente os fatos às autoridades para investigar a autoria e motivação das ações e "tomar as medidas que forem cabíveis".
No caso da Vivo, a agência apura um problema ocorrido nesta quarta-feira, em Belo Horizonte (MG). De acordo com a Anatel, uma falha no PTS (elemento de rede responsável pela sinalização de tráfego) da Vivo prejudicou a prestação do serviço de 1,8 milhão dos 45 milhões de usuários da companhia.
A falha detectada na rede da TIM foi anterior aos problemas de Vivo e Telefônica. A agência investiga uma anormalidade de hardware no dia 27 de março que gerou indisponibilidade nos sinais de voz, mensagens de texto e mensagens multimídia para usuários no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e nas regiões Norte e Nordeste do país.
Segundo os cálculos da Anatel, o número de usuários afetados é de aproximadamente 1,6 milhão, de um total de 36 milhões de usuários da TIM.
"Após a análise das ocorrências, a agência procederá às devidas autuações e, se for o caso, aplicar as sanções regulamentares", diz a nota da Anatel.
(Reportagem de Taís Fuoco, Edição de Eduardo Simões)
Fonte: Jornal O Estado de São Paulo
http://www.estadao.com.br/noticias/tecnologia,anatel-investiga-falhas-em-servicos-da-telefonica-vivo-e-tim,352672,0.htm
Assinar:
Postagens (Atom)
Ads Inside PostM
Teste