Desde seu aparecimento o homem usa a comunicação, no começo teve uma finalidade e com o passar dos séculos essa necessidade de se comunicar aumentou e os sistemas evoluíram ate a chegada do VoIP, a transmissão de todas as formas de comunicação usando uma rede IP, publica ou privada.
Em 1974 acontece a primeira transmissão de voz sobre IP, e em 1993 a Vocaltec inicia suas operações tendo como premissa a transmissão de voz através da rede e em 1999 o que conhecemos com a alcunha de VoIP começa a ganhar contornos comerciais que estão em franca evolução até hoje.
Em Novembro de 1996 quatro jovens israelenses, Yair Goldfinger, Arik Vardi, Sefi Vigiser e Amnon Amir, empreendedores fundam uma empresa chamada Mirabilis, com objetivo de proporcionar uma nova forma de comunicação pela internet, nasce nesse momento o ICQ - que se pronuncia : I seek you. Passando para o português - Eu te encontro.
Quando não existia o ICQ as pessoas que se conectavam a Internet não tinham o hábito de conversar usando voz e tempo real, a Vocaltec era uma empresa que não tinha uma proposta de massificação da transmissão de voz e o seu comunicador trabalhava em par como um sistema de radio comunicação. O advento do ICQ fez uma verdadeira revolução na Internet e com seu Marketing agressivo conquistou um enorme numero de usuários em um mínimo espaço de tempo, tendo inclusive sido o software de maior número de downloads da década de 90, atingindo a impressionante marca de 400 milhões de downloads em seis anos.
Em 1999, a Time Warner Inc. adquiriu a Mirabilis, englobando o serviço e compatibilizando o programa com o AIM (AOL Instant Messeger), o qual os usuários do ICQ podem adicionar e compartilhar recursos. Hoje a Mirabilis se chama ICQ.LLC e ainda tem seu escritório em Israel.
Em 2003 nasceu o Skype, um sistema de comunicação via Internet, permitindo comunicação de voz e vídeo grátis entre os usuários do software e disponível em 27 línguas isso faz com que sua popularidade alcance um numero inimaginável logo no primeiro momento e chegando a 2009 com o impressionante numero de 16 milhões de conexoes simultâneas, em 2007 foi divulgado que o número de downloads do Skype chegou a meio bilhão, essa marca não é superada por nenhum outro sistema de transmissão de voz a exceção do MSN se assim for considerado e lembrando a todos que o MSN é popular por ser parte do sistema operacional Windows que domina os micro computadores do mundo todo.
Mas essa semana o eBay alertou o mundo que uma disputa judicial com a Joltid podera resultar no encerramento do seu serviço de telefonia por voz sobre IP, o Skype. O processo entre as empresas envolve o licenciamento da tecnologia peer-to-peer (P2P) utilizada pelo sistema de comunicação.
A Joltid, desenvolvedora do software vendido em 2005, por US$ 2,6 bilhões, acusa o eBay de ter publicado parte dos códigos da tecnologia do Skype sem autorização, o que teria colocado em risco a propriedade intelectual da patente. Com intuito de proteger seus negócios, a Joltid informou também o cancelamento unilateral do acordo de licenciamento com o eBay.
O julgamento ainda não possui uma data definida, mas provavelmente não deverá acontecer antes de junho de 2010. O Skype é o maior provedor de software de telefonia no mundo e também o mais abrangente.
15,996,686 esse foi o numero de conexões simultâneas alcançado pelo Skype em 26 de janeiro de 2009 as 10:58 horário do Pacifico, informação dada pela assessoria do Skype, na terça feira 27 de janeiro de 2009.
Se o Skype for finalizado, pelo menos 480 milhões de usuários serão afetados… isto é mais do que todos os usuários do Facebook.
Em minha analise o Skype não é um concorrente direto dos sistemas de comunicação com base em SIP e sim mais uma forma de comunicação, onde o maior foco e mercado são os usuários caseiros que se comunicam gratuitamente e que por isso mesmo não se importam tanto com a qualidade ou com as dificuldades que ele apresenta na realidade o Skype é um concorrente direto do MSN. O fato de estar ameaçado em nada contribui para o mercado das telecomunicações, não abrira mais espaço e muito ao contrário será uma grande perda para todos os envolvidos na área.
Um usuário de Skype que se comunica gratuitamente não será um usuário de um sistema SIP que lhe cobrara para que ele possa fazer o mesmo que fazia usando o Skype, mesmo porque as funções do Skype não são oferecidas pela maioria das operadoras de VoIP que atuam no mercado, estas operadoras hoje focam muito as chamadas VoIP - PSTN deixando toda as possibilidade que o VoIP pode oferecer em segundo plano.
sábado, 8 de agosto de 2009
quinta-feira, 6 de agosto de 2009
VoIP e o consultor
Como um consultor pode ajudar uma Pequena e média empresa a escolher VoIP?
Um estudo encontrou uma demanda crescente por consultores independentes que estão ajudando pequenas e medias empresas a tomas decisões na contratação e serviços VoIP, uma vez que o serviço a cada dia se torna mais complexo.
Comprar um sistema de telefonia está ficando mais complicado para as PME (pequenas e médias empresas). Em parte é porque os sistemas estão se tornando mais complexos, e em parte é devido ao fato de que as pequenas empresas estavam esperando mais dos sistemas que escolheram. Por estas razões, essas empresas estão dependendo muito dos consultores para ajudá-los a fazer as escolhas certas. Os consultores são também dependentes das PME para uma maior percentagem dos seus rendimentos.
O fato como evidencia
Um estudo recente realizado pela The Group LLC Brookside de Mendham, NJ narra a história. A pesquisa da empresa "Um estudo do status do mercado 2008" mostra que ao se inquirir sobre as atividades de telecomunicações que os consultores independentes não compromissados com os vendedores de serviço VoIP é que estão encabeçando os projetos tanto na apresentação das soluções como no gerenciamento da implantação destes serviços. Neste estudo foram analisadas as respostas de 342 consultores e os perfis de 1.750 profissionais atualizados atuantes que foram escolhidos para fazerem parte da amostragem.
Os dados obtidos nesse estudo indicaram que nesse momento 54 por cento dos clientes dos Consultores são agora PME, definidas como empresas entre seis e 999 empregados. Empresas acima de 1.000 empregados são responsáveis por 46 por cento. Isso é acima dos números de 2001 quando as SMB representavam 45% e as grandes empresas 55 por cento, já em 2005 o cenário era de 49% para a clientela SMB contra 51% de grandes empresas. O crescimento dos clientes SMB tem sido particularmente acelerado ao longo dos últimos três anos, isso foi o resultado apresentado pelo relatório. A maioria desses clientes está na categoria de dimensão média, que o relatório define como entre empresas que possuem entre100 e 999 empregados.
As causas que estão conduzindo os fatos
O principal impulso por trás desta tendência tem sido o "crescente interesse das pequenas empresas nos sistemas PBX IP e a telefonia IP, de acordo com o sócio fundador da Brookside, o senhor Michael Sawka.
Outro fator essencial são os interesses nas comunicações unificadas e também o crescimento das redes de banda larga que são o suporte desse tipo de tecnologia.
Mas para fazer escolhas sábias na complexa tecnologia de sistemas de comunicação baseada em IP requer uma considerável experiência, o que aumenta a procura pelos consultores. Seu know-how é considerável, uma vez que 72 por cento dos pesquisados estão em atividade há mais de 10 anos.
Os consultores estão fazendo tudo o que podem para aumentar ainda mais a procura para poderem ampliar o leque de serviços que podem oferecer.
Passando a trabalhar com Consultores
Os clientes têm uma série de razões para a utilização de consultores para ajudá-los com as suas necessidades de telefonia, de acordo com o relatório.
A primeira destas razões é que os consultores irão ajudá-los a poupar dinheiro em sistemas e serviços de telefone, este é o motivo de 69 por cento das empresas.
Em segundo lugar, com 52 por cento, esta o interesse específico em uma nova tecnologia, produto ou serviço.
Outros incluem o desejo de poder fazer mais com os atuais sistemas de telefonia e redes, para aumentar a eficiência e melhorar a sua rede de negócios a serem executados.
Melhorar a comunicação e a colaboração entre os envolvidos no negocio é o motivo de 33 por cento das empresas, enquanto que melhorar simultaneamente a sua vantagem competitiva é o mais importante para 29 por cento.
Segundo a Sawka, o serviço mais fundamental oferecido pelos consultores é a avaliação das necessidades, ajudando as empresas a determinar quais equipamentos e serviços irão funcionar melhor para eles.
Além disso, os consultores se mostram úteis em uma variedade de ações, dependendo das necessidades do cliente e dos recursos a serem usados ou mesmo arregimentados para as tarefas.
Eles podem ajudar a avaliar e escolher os fornecedores, por exemplo, e até mesmo chegando a escrever requerimentos de propostas e ajudando nas negociações contratuais.
E nos últimos 12 a 18 meses, Sawka acrescenta, os consultores se envolveram na concepção e configuração das redes por causa da telefonia IP da dependência da redes de dados nos serviços mais complexos, por problemas de dependência com o cabeamento da telefonia tradicional.
Os consultores estão cada vez mais se envolvendo, até mesmo na implantação e gestão dos sistemas de redes de telefonia em base terceirizada, de acordo com Sawka. _ "Há uma crescente área cinzenta entre consultores e integradores", explicou. Uma das grandes diferenças é que os consultores não recebem compensações financeiras por parte do vendedor de serviços VoIP."
O relatório constatou que um considerável número de profissionais da indústria entendem que os consultores são essencialmente úteis.
No topo dos clientes estão os sistemas de saúde, seguidos pelos Bancos e Financeiras, Governo Estadual e aos centros Educacionais tanto em nível intermediário quanto o superior. Profissionais liberais, como advogados e contabilistas também dependem significativamente dos serviços de consultores.
Um estudo encontrou uma demanda crescente por consultores independentes que estão ajudando pequenas e medias empresas a tomas decisões na contratação e serviços VoIP, uma vez que o serviço a cada dia se torna mais complexo.
Comprar um sistema de telefonia está ficando mais complicado para as PME (pequenas e médias empresas). Em parte é porque os sistemas estão se tornando mais complexos, e em parte é devido ao fato de que as pequenas empresas estavam esperando mais dos sistemas que escolheram. Por estas razões, essas empresas estão dependendo muito dos consultores para ajudá-los a fazer as escolhas certas. Os consultores são também dependentes das PME para uma maior percentagem dos seus rendimentos.
O fato como evidencia
Um estudo recente realizado pela The Group LLC Brookside de Mendham, NJ narra a história. A pesquisa da empresa "Um estudo do status do mercado 2008" mostra que ao se inquirir sobre as atividades de telecomunicações que os consultores independentes não compromissados com os vendedores de serviço VoIP é que estão encabeçando os projetos tanto na apresentação das soluções como no gerenciamento da implantação destes serviços. Neste estudo foram analisadas as respostas de 342 consultores e os perfis de 1.750 profissionais atualizados atuantes que foram escolhidos para fazerem parte da amostragem.
Os dados obtidos nesse estudo indicaram que nesse momento 54 por cento dos clientes dos Consultores são agora PME, definidas como empresas entre seis e 999 empregados. Empresas acima de 1.000 empregados são responsáveis por 46 por cento. Isso é acima dos números de 2001 quando as SMB representavam 45% e as grandes empresas 55 por cento, já em 2005 o cenário era de 49% para a clientela SMB contra 51% de grandes empresas. O crescimento dos clientes SMB tem sido particularmente acelerado ao longo dos últimos três anos, isso foi o resultado apresentado pelo relatório. A maioria desses clientes está na categoria de dimensão média, que o relatório define como entre empresas que possuem entre100 e 999 empregados.
As causas que estão conduzindo os fatos
O principal impulso por trás desta tendência tem sido o "crescente interesse das pequenas empresas nos sistemas PBX IP e a telefonia IP, de acordo com o sócio fundador da Brookside, o senhor Michael Sawka.
Outro fator essencial são os interesses nas comunicações unificadas e também o crescimento das redes de banda larga que são o suporte desse tipo de tecnologia.
Mas para fazer escolhas sábias na complexa tecnologia de sistemas de comunicação baseada em IP requer uma considerável experiência, o que aumenta a procura pelos consultores. Seu know-how é considerável, uma vez que 72 por cento dos pesquisados estão em atividade há mais de 10 anos.
Os consultores estão fazendo tudo o que podem para aumentar ainda mais a procura para poderem ampliar o leque de serviços que podem oferecer.
Passando a trabalhar com Consultores
Os clientes têm uma série de razões para a utilização de consultores para ajudá-los com as suas necessidades de telefonia, de acordo com o relatório.
A primeira destas razões é que os consultores irão ajudá-los a poupar dinheiro em sistemas e serviços de telefone, este é o motivo de 69 por cento das empresas.
Em segundo lugar, com 52 por cento, esta o interesse específico em uma nova tecnologia, produto ou serviço.
Outros incluem o desejo de poder fazer mais com os atuais sistemas de telefonia e redes, para aumentar a eficiência e melhorar a sua rede de negócios a serem executados.
Melhorar a comunicação e a colaboração entre os envolvidos no negocio é o motivo de 33 por cento das empresas, enquanto que melhorar simultaneamente a sua vantagem competitiva é o mais importante para 29 por cento.
Segundo a Sawka, o serviço mais fundamental oferecido pelos consultores é a avaliação das necessidades, ajudando as empresas a determinar quais equipamentos e serviços irão funcionar melhor para eles.
Além disso, os consultores se mostram úteis em uma variedade de ações, dependendo das necessidades do cliente e dos recursos a serem usados ou mesmo arregimentados para as tarefas.
Eles podem ajudar a avaliar e escolher os fornecedores, por exemplo, e até mesmo chegando a escrever requerimentos de propostas e ajudando nas negociações contratuais.
E nos últimos 12 a 18 meses, Sawka acrescenta, os consultores se envolveram na concepção e configuração das redes por causa da telefonia IP da dependência da redes de dados nos serviços mais complexos, por problemas de dependência com o cabeamento da telefonia tradicional.
Os consultores estão cada vez mais se envolvendo, até mesmo na implantação e gestão dos sistemas de redes de telefonia em base terceirizada, de acordo com Sawka. _ "Há uma crescente área cinzenta entre consultores e integradores", explicou. Uma das grandes diferenças é que os consultores não recebem compensações financeiras por parte do vendedor de serviços VoIP."
O relatório constatou que um considerável número de profissionais da indústria entendem que os consultores são essencialmente úteis.
No topo dos clientes estão os sistemas de saúde, seguidos pelos Bancos e Financeiras, Governo Estadual e aos centros Educacionais tanto em nível intermediário quanto o superior. Profissionais liberais, como advogados e contabilistas também dependem significativamente dos serviços de consultores.
terça-feira, 4 de agosto de 2009
VoIP Peering um caminho difícil de trilhar
Quando será que o VoIP poderá seguir o seu caminho natural? A unificação da comunicação através de rede, e a permissão de interconexão entre as diferentes redes de transmissão de comunicação que usam a Internet como veículo de transporte. Hoje somente os usuários mais experientes conseguem fazer valer a interconexão usando redes que permitem esse tipo de comunicação através de links montados em seus servidores.
Cada indivíduo tem uma necessidade e uma forma de ver os diferentes cenários que se apresentam no dia a dia, por isso mesmo sempre haverá espaço para empreendedores que visualizem uma nova forma de propor soluções de comunicação usando a transmissão por IP.
O que acontecerá no futuro é uma incógnita, mas há quem aposte que um dia todos os usuários de VoIP serão uma grande família, todos interligados e se conectando como hoje é possível conectar-se a Internet e pesquisar uma página ou enviar um email, um dia será possível fazer chamadas para outro usuário usando a conexão de internet sem ter que se preocupar com qual é o provedor de serviços VoIP que esta usando ou que o outro esteja conectado.
Imaginemos que o envio de mensagens de texto, chamadas com vídeo serão possíveis e poderão ser acionadas por um simples toque em seu mouse ou através de uma tecla de seu teclado. Nada importara: quem faz a chamada, de onde vem, qual a forma e por que tipo de dispositivo, a interconexão alcançará os celulares, as redes privadas, as redes públicas, as redes sem fio, os telefones da rede convencional através dos telefones da rede IP, a comunicação será finalmente global em todos os sentidos.
Quando insistentemente falo de interconexão, de Peering, normalmente alguns usuários se posicionam com ceticismo, mas o fato é que a interconexão em comunicação existe e existe desde que Graham Bell tornou as comunicações telefônicas possíveis, então não estou profetizando nada, não falo e escrevo sobre novidade alguma, simplesmente analiso o que temos hoje no mercado: a telefonia convencional faz Peering de voz a cada vez que um usuário da Telefônica chama um usuário da Embratel e vice versa, cada celular Vivo que liga para um celular TIM. A discussão esta no campo do como iremos fazer a interconexão VoIP e não se ela é possível, pois isso esta mais do que provado, testado e aprovado. O caso esta em será grátis ou não? Que tipo de tratamento as empresas irão dar a esse tipo de conexão, hoje em dia todos usam a conexão gratuita na mesma rede como um brinde a seus usuários, mas na realidade isto não é brinde e sim um direito.
As empresas de telefonia móvel já se movimentam na interconexão usando-a para prover sua marca, e muitos planos contemplam a gratuitidade entre dois ou mais celulares que façam parte de um mesmo plano, isso é interconexão grátis.
O fato é que o avanço do celular e sua tendência de se transformar em um pequeno substituto do computador que conhecemos como pocket computer levará fatalmente as empresas de celular a um beco sem saída. Imaginem esse avanço na trilha dos pacotes de dados, ao ter um em seu celular e sendo isso comum aos usuários de celulares será possível contatar outro usuário usando o pacote de dados para acessar o MSN e a partir dele conversar com outro usuário esteja ele na rede que estiver com a modernização do Windows e com o aperfeiçoamento do MSN essa interação poderá ter uma transmissão de voz e vídeo, isso é uma questão de tempo nada mais. Então porque as companhias de VoIP estão esperando isso acontecer? Não tenho resposta, mas tenho uma certeza - ao termos essa possibilidade uma realidade de mercado todos vão perder espaço para o MSN, tanto a telefonia convencional seja ela fixa ou móvel como os provedores de serviços VoIP sendo que os últimos perderão muito mais uma vez que os primeiros estarão no mercado de comercialização de pacotes de voz.
As atuais ilhas VoIP tem que iniciar um processo de modernização de seus serviços e repensar as propostas para que não desapareçam em um futuro próximo, acredito que os usuários devam começar a entender como se processa a transmissão de voz em rede, a interconexão das redes VoIP permite a transmissão de pacotes de voz sem que se use o protocolo RTPC que é um dos causadores do aumento de custo e degradação da qualidade na chamada. A criatividade e a implantação de serviços é o único caminho para os provedores de serviços VoIP que estão hoje no mercado.
Já temos várias empresas que estão se adiantando nessa direção como, por exemplo, a Google, a Sipbroker, a Sipcode Brasil, e as mais de 500 empresas que fazem parte do VPF. Os sistemas de interconexão com adição de serviços é o futuro dos provedores de serviços VoIP, e este é um campo que pode ser explorado e tem um grande caminho a frente.
Nesse momento nos somente podemos dizer que, VoIP pode nunca ser exatamente como a Internet em termos de conectividade universal sem restrições e sempre manterá alguns controles reminiscente do modelo tradicional de telecomunicações. O fato é que os hackers conseguem burlar a segurança em todos os níveis existentes e em todos os tipos de conexão, dessa forma o controle tradicional começa a soar como uma coisa boa.
Cada indivíduo tem uma necessidade e uma forma de ver os diferentes cenários que se apresentam no dia a dia, por isso mesmo sempre haverá espaço para empreendedores que visualizem uma nova forma de propor soluções de comunicação usando a transmissão por IP.
O que acontecerá no futuro é uma incógnita, mas há quem aposte que um dia todos os usuários de VoIP serão uma grande família, todos interligados e se conectando como hoje é possível conectar-se a Internet e pesquisar uma página ou enviar um email, um dia será possível fazer chamadas para outro usuário usando a conexão de internet sem ter que se preocupar com qual é o provedor de serviços VoIP que esta usando ou que o outro esteja conectado.
Imaginemos que o envio de mensagens de texto, chamadas com vídeo serão possíveis e poderão ser acionadas por um simples toque em seu mouse ou através de uma tecla de seu teclado. Nada importara: quem faz a chamada, de onde vem, qual a forma e por que tipo de dispositivo, a interconexão alcançará os celulares, as redes privadas, as redes públicas, as redes sem fio, os telefones da rede convencional através dos telefones da rede IP, a comunicação será finalmente global em todos os sentidos.
Quando insistentemente falo de interconexão, de Peering, normalmente alguns usuários se posicionam com ceticismo, mas o fato é que a interconexão em comunicação existe e existe desde que Graham Bell tornou as comunicações telefônicas possíveis, então não estou profetizando nada, não falo e escrevo sobre novidade alguma, simplesmente analiso o que temos hoje no mercado: a telefonia convencional faz Peering de voz a cada vez que um usuário da Telefônica chama um usuário da Embratel e vice versa, cada celular Vivo que liga para um celular TIM. A discussão esta no campo do como iremos fazer a interconexão VoIP e não se ela é possível, pois isso esta mais do que provado, testado e aprovado. O caso esta em será grátis ou não? Que tipo de tratamento as empresas irão dar a esse tipo de conexão, hoje em dia todos usam a conexão gratuita na mesma rede como um brinde a seus usuários, mas na realidade isto não é brinde e sim um direito.
As empresas de telefonia móvel já se movimentam na interconexão usando-a para prover sua marca, e muitos planos contemplam a gratuitidade entre dois ou mais celulares que façam parte de um mesmo plano, isso é interconexão grátis.
O fato é que o avanço do celular e sua tendência de se transformar em um pequeno substituto do computador que conhecemos como pocket computer levará fatalmente as empresas de celular a um beco sem saída. Imaginem esse avanço na trilha dos pacotes de dados, ao ter um em seu celular e sendo isso comum aos usuários de celulares será possível contatar outro usuário usando o pacote de dados para acessar o MSN e a partir dele conversar com outro usuário esteja ele na rede que estiver com a modernização do Windows e com o aperfeiçoamento do MSN essa interação poderá ter uma transmissão de voz e vídeo, isso é uma questão de tempo nada mais. Então porque as companhias de VoIP estão esperando isso acontecer? Não tenho resposta, mas tenho uma certeza - ao termos essa possibilidade uma realidade de mercado todos vão perder espaço para o MSN, tanto a telefonia convencional seja ela fixa ou móvel como os provedores de serviços VoIP sendo que os últimos perderão muito mais uma vez que os primeiros estarão no mercado de comercialização de pacotes de voz.
As atuais ilhas VoIP tem que iniciar um processo de modernização de seus serviços e repensar as propostas para que não desapareçam em um futuro próximo, acredito que os usuários devam começar a entender como se processa a transmissão de voz em rede, a interconexão das redes VoIP permite a transmissão de pacotes de voz sem que se use o protocolo RTPC que é um dos causadores do aumento de custo e degradação da qualidade na chamada. A criatividade e a implantação de serviços é o único caminho para os provedores de serviços VoIP que estão hoje no mercado.
Já temos várias empresas que estão se adiantando nessa direção como, por exemplo, a Google, a Sipbroker, a Sipcode Brasil, e as mais de 500 empresas que fazem parte do VPF. Os sistemas de interconexão com adição de serviços é o futuro dos provedores de serviços VoIP, e este é um campo que pode ser explorado e tem um grande caminho a frente.
Nesse momento nos somente podemos dizer que, VoIP pode nunca ser exatamente como a Internet em termos de conectividade universal sem restrições e sempre manterá alguns controles reminiscente do modelo tradicional de telecomunicações. O fato é que os hackers conseguem burlar a segurança em todos os níveis existentes e em todos os tipos de conexão, dessa forma o controle tradicional começa a soar como uma coisa boa.
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peering de voz,
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domingo, 2 de agosto de 2009
O VoIP na Universidade da Califórnia
A Sipphone promoveu a instalação de um sistema de telefonia VoIP na Universidade Californiana de San Diego que permite aos usuários do sistema fazerem chamadas telefônicas gratuitas, usando o sistema de telefonia voz por IP.
Este trabalho foi realizado no ano de 2004, e a parceria entre a Sipphone e a Universidade propiciou a interconexão de 20000 telefones na UCSD.
Na época a UCSD e a empresa Sipphone instalaram um sistema de interconexão das suas redes privadas, a Sipphone é uma empresa que foi idealizada por um empreendedor ex-aluno da UCSD Michael Robertson que também é o idealizador e fundador da MP3.com e da Linspire. Inc.
Através da interconexão das redes, UCSD e Sipphone ficou possível fazer o seguinte:
1- 10.000 telefones da UCSD passaram a contar com chamadas gratuitas de todos os usuários da rede Sipphone que estavam espalhados por 100 países pelo mundo.
2- Os usuários Sipphone poderiam fazer ligações gratuitas para qualquer telefone da UCSD usando o telefone Voip instalado em um adaptador telefônico analógico (ATA) ou um softfone instalado em um computador pessoal com sistema operacional Windows, Mac ou Linux.
3- Todo o corpo docente da UCSD, seus colaboradores e funcionários passaram a ter os mesmo privilégios de poderem fazer chamadas gratuitas.
4- Todos os participantes do projeto passaram a contar com serviços do tipo: Conferencia online, sistema de caixa postal com envio de mensagens de voz para um email predeterminado, chamadas de interconexão, ligações grátis para telefones 0800, chamadas grátis para serviços de informações e outros benefícios que são próprios de um sistema de transmissão de voz por IP.
Michael Robertson, disse na oportunidade que: “As Universidades por serem o berço da Internet devem ser as primeiras a incentivar as chamadas telefônicas usando o sistema de transmissão de voz por IP.” E após a instalação do projeto Michael declarou:”O sistema de telefonia da UCSD esta agora modernizado e pode usufruir de chamadas grátis usando o sistema de transmissão de voz por IP.”
“A Universidade UCSD esta sempre investindo em pesquisas na busca de serviços e produtos que possam promover aos alunos e ao corpo docente da Universidade, uma forma mais fácil de interação.” Estas foram as palavras do então assistente Vice-Reitor da área de administração encarregada da Informática e Telecomunicações da UCSD o Dr. Elazar Harel, e ele continua dizendo “Através da interconexão do sistema de rede privado da UCSD com o sistema de rede de interconexão da Sipphone não importara onde os estudantes e os envolvidos com a UCSD estiverem eles poderão estar o tempo todo em contato com a Universidade. O projeto nessa primeira fase experimental nos dará a oportunidade de aprender e de continuar a expandir através dos anos.”
Como podemos perceber os alunos de outras cidades, estados ou países ser beneficiarão com o fato de poderem falar com seus familiares e amigos sem serem onerados pelo alto custo da telefonia convencional, por exemplo, um estudante Indiano poderá ligar para seus familiares na Índia e falar com eles por horas. Professores e técnicos da UCSD poderão estar em contato com a Universidade mesmo quando estiverem em trabalho pelo mundo afora.
“Minha família em Nova Deli não acreditou que isso fosse possível.” Foram as palavras de Puneet Sharma um graduado pesquisador de eletrônica do departamento de Engenharia Computacional da UCSD. “Chamadas entre a Índia e os Estados Unidos são normalmente muito caras quase que proibitivas, o que significa que as ligações eram obrigatoriamente muito esporádicas e bem sucintas. Com esse sistema que foi implantado eu posso ligar para minha família todos os dias e o preço é muito pequeno. Isto é muito louco, não acha.”
Completando o fato de que as chamadas nacionais e internacionais ficaram muito baratas e algumas grátis no primeiro momento do projeto, o sistema de interconexão implantado na UCSD permitiu aos 10.000 telefones que foram colocados na rede IP se comunicarem sem custo. Todos os participantes do projeto puderam adicionar ao telefone VoIP um número virtual de vários locais dos EUA e de outras partes do mundo como por exemplo a Inglaterra e isso permitiu que as pessoas que estavam nos locais destes números virtuais pudessem fazer chamadas para os mesmo pagando o preço de uma chamada local.
A Hang-Up (1993) acompanhou este projeto passo a passo e domina essa tecnologia que permite a ela propor e implantar este tipo de projeto em Universidades, Faculdades ou mesmo em empresas que se encaixe no mesmo cenário, o custo do projeto é muito baixo nos dias atuais, a comunicação muito eficiente e a qualidade é ótima pelo fato de propor uma interconexão de redes privadas.
Se você estiver interessado no projeto para que ele seja implantado ou apresentado em sua Empresa, Faculdade ou Universidade ligue para 4004-0435 ramal 2020 ou então para 16-3942-3760 e peça uma explicação ou demonstração de como isso é possível, posteriormente havendo interesse real será possivel agendar uma visita.
Este trabalho foi realizado no ano de 2004, e a parceria entre a Sipphone e a Universidade propiciou a interconexão de 20000 telefones na UCSD.
Na época a UCSD e a empresa Sipphone instalaram um sistema de interconexão das suas redes privadas, a Sipphone é uma empresa que foi idealizada por um empreendedor ex-aluno da UCSD Michael Robertson que também é o idealizador e fundador da MP3.com e da Linspire. Inc.
Através da interconexão das redes, UCSD e Sipphone ficou possível fazer o seguinte:
1- 10.000 telefones da UCSD passaram a contar com chamadas gratuitas de todos os usuários da rede Sipphone que estavam espalhados por 100 países pelo mundo.
2- Os usuários Sipphone poderiam fazer ligações gratuitas para qualquer telefone da UCSD usando o telefone Voip instalado em um adaptador telefônico analógico (ATA) ou um softfone instalado em um computador pessoal com sistema operacional Windows, Mac ou Linux.
3- Todo o corpo docente da UCSD, seus colaboradores e funcionários passaram a ter os mesmo privilégios de poderem fazer chamadas gratuitas.
4- Todos os participantes do projeto passaram a contar com serviços do tipo: Conferencia online, sistema de caixa postal com envio de mensagens de voz para um email predeterminado, chamadas de interconexão, ligações grátis para telefones 0800, chamadas grátis para serviços de informações e outros benefícios que são próprios de um sistema de transmissão de voz por IP.
Michael Robertson, disse na oportunidade que: “As Universidades por serem o berço da Internet devem ser as primeiras a incentivar as chamadas telefônicas usando o sistema de transmissão de voz por IP.” E após a instalação do projeto Michael declarou:”O sistema de telefonia da UCSD esta agora modernizado e pode usufruir de chamadas grátis usando o sistema de transmissão de voz por IP.”
“A Universidade UCSD esta sempre investindo em pesquisas na busca de serviços e produtos que possam promover aos alunos e ao corpo docente da Universidade, uma forma mais fácil de interação.” Estas foram as palavras do então assistente Vice-Reitor da área de administração encarregada da Informática e Telecomunicações da UCSD o Dr. Elazar Harel, e ele continua dizendo “Através da interconexão do sistema de rede privado da UCSD com o sistema de rede de interconexão da Sipphone não importara onde os estudantes e os envolvidos com a UCSD estiverem eles poderão estar o tempo todo em contato com a Universidade. O projeto nessa primeira fase experimental nos dará a oportunidade de aprender e de continuar a expandir através dos anos.”
Como podemos perceber os alunos de outras cidades, estados ou países ser beneficiarão com o fato de poderem falar com seus familiares e amigos sem serem onerados pelo alto custo da telefonia convencional, por exemplo, um estudante Indiano poderá ligar para seus familiares na Índia e falar com eles por horas. Professores e técnicos da UCSD poderão estar em contato com a Universidade mesmo quando estiverem em trabalho pelo mundo afora.
“Minha família em Nova Deli não acreditou que isso fosse possível.” Foram as palavras de Puneet Sharma um graduado pesquisador de eletrônica do departamento de Engenharia Computacional da UCSD. “Chamadas entre a Índia e os Estados Unidos são normalmente muito caras quase que proibitivas, o que significa que as ligações eram obrigatoriamente muito esporádicas e bem sucintas. Com esse sistema que foi implantado eu posso ligar para minha família todos os dias e o preço é muito pequeno. Isto é muito louco, não acha.”
Completando o fato de que as chamadas nacionais e internacionais ficaram muito baratas e algumas grátis no primeiro momento do projeto, o sistema de interconexão implantado na UCSD permitiu aos 10.000 telefones que foram colocados na rede IP se comunicarem sem custo. Todos os participantes do projeto puderam adicionar ao telefone VoIP um número virtual de vários locais dos EUA e de outras partes do mundo como por exemplo a Inglaterra e isso permitiu que as pessoas que estavam nos locais destes números virtuais pudessem fazer chamadas para os mesmo pagando o preço de uma chamada local.
A Hang-Up (1993) acompanhou este projeto passo a passo e domina essa tecnologia que permite a ela propor e implantar este tipo de projeto em Universidades, Faculdades ou mesmo em empresas que se encaixe no mesmo cenário, o custo do projeto é muito baixo nos dias atuais, a comunicação muito eficiente e a qualidade é ótima pelo fato de propor uma interconexão de redes privadas.
Se você estiver interessado no projeto para que ele seja implantado ou apresentado em sua Empresa, Faculdade ou Universidade ligue para 4004-0435 ramal 2020 ou então para 16-3942-3760 e peça uma explicação ou demonstração de como isso é possível, posteriormente havendo interesse real será possivel agendar uma visita.
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