domingo, 15 de abril de 2007

Protegendo um sistema contra falhas em múltiplos hard disk.

Um disco em um computador é uma fonte de preocupação constante, quatro ou cinco podem se transformar em uma grande de dor de cabeça e estresse.Por isso sempre ressaltamos a necessidade do backup e de sua constante conferencia e atualização.
A era moderna trouxe muitas inovações com novas e poderosas tecnologias, mas com isso veio também a necessidade de uma eficiência quase que infinita e com ela a constante preocupação com os custos, e assim vivem as empresas uma feroz batalha para sobreviver aos tempos atuais. E é nesse cenário que os micro computadores se encaixaram maravilhosamente, maquinas de pequeno porte altamente eficientes com custos praticamente irrisórios e se comparados aos computadores dos anos 70 ai então vira covardia. Acompanhando toda a evolução nos pegamos num verdadeiro mar de dados, a cada dia eles se tornam maiores, mais necessários e seu acesso tem que acompanhar todo esse movimento. Para dar aos micro-computadores a eficiência que dele se exige desenvolveu-se uma solução fantástica que é conhecida como RAID (Redundant Array of Independent Disks), mas como diz o ditado popular “toda boa ação não ficará sem perdão”, com ele também vieram alguns problemas que pouco a pouco passaram a fazer parte da rotina e onde se tinha uma fonte de possíveis problemas passamos a ter duas, quatro, cinco fontes. A perda de dados em uma empresa pode causar danos maiores do que uma mudança no cenário nacional ou mesmo internacional, e isso poderá ser ocasionado por uma simples alteração de voltagem na rede elétrica que em questão de segundos pode provocar uma verdadeira catástrofe. Os sistemas RAID são sem nenhuma sombra de dúvida o meio mais econômico e eficiente para manuseio de dados de uma empresa. Existem vários tipos de Sistema RAID que começam com a união de 2 discos e seguem configurações com números impressionantes. Nós chegamos a presenciar um RAID com 99 discos, em nossa passagem pelo México. O RAID tem como uma de suas funções a preservação da integridade dos dados, mas na sua maioria especialmente no seguimento chamado mercado médio, pode-se ver que este tipo de arquitetura de disco somente consegue compensar a falha de um único disco claro que a possibilidade de uma falha simultânea em vários discos e baixa, mas não deve ser descartada. Bem como se sabe, acontecem muito mais problemas durante o processo de reorganização do sistema quando necessário em função da substituição de um disco com defeito, e isso acontece porque esse trabalho de reorganização é realizado com um número impressionante de requisição de leitura e escrita.
Uma tecnologia ideal de armazenamento de dados deve estar apropriadamente adaptada as necessidades de proteção e preservação destes dados e foi com base nessa necessidade que se realizou a pesquisa de um algorrítimo que pudesse realizar a tarefa de proteger os sistemas de um possível acidente com vários discos simultaneamente, essa função está bem além das possibilidades de uma técnica de RAID convencional e é conhecida como RAIDn.A HDDLAB, é
um laboratório que está em constante evolução e acompanha todos os acontecimentos que favoreçam a proteção dos dados em sistemas, por isso tomou conhecimento deste trabalho e esta de posse de toda a informação técnica pertinente a ele.
Todos os descritivos técnicos bem como todas as explicações que envolvam um aprofundamento maior em sistemas de armazenamento de dados poderão ser encontradas no website da HDDLAB ou se preferir entre em contato conosco, nós não nos furtaremos de lhe orientar ou mesmo de estudar seu problema sem compromisso.


Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste