sábado, 31 de maio de 2014

Você é (quer ser) um editor?

Escrever, bem mesmo que você cometa algumas gafes no inicio não significa que deva desistir, as primeiras publicações tendem a ser prejudicadas pela falta de habito, costuma-se dizer que a repetição leva a perfeição, claro que muitas vezes não sendo um jornalista ou mesmo da área de comunicação você queira escrever, e pode ser sobre uma ideia que teve, uma opinião sobre determinado assunto ou passar para outrem suas observações e emoções, tudo isso é valido.

Alguns cuidados devem ser tomados que você quiser ser levado a serio, mas quem se importa? As copias estão às toneladas espalhadas pela internet e em alguns casos acabam sendo extremamente uteis em outros meros registros.

Com o advento da internet muita coisa mudou na área da informação e da noticia, penso que a filtragem da informação ficou muito complicada, são muitas e em varias línguas e sob vários pontos de vista, é praticamente impossível ter-se uma unanimidade, educações diferentes, ambientes diferentes e quadro de valores diferentes fazem com que a formação humana seja imensamente diversa.

O fato de escrever e transcrever faz com aprendamos, aumenta nosso vocabulário e aprimoram nossa construção de frases e também na própria forma de arranjarmos nossas ideias.

Existem varias formas de se aprender a escrever artigos e textos, eventualmente podemos reler um de nossos artigos ou mesmo texto e tentar reescreve-lo, lendo-o atentamente podemos retirar uma parte dele e a partir dai ao reescrever poderemos ter outras ideias pois passado um tempo temos outras formas de vermos os acontecimentos e de catalogarmos as informações. Essa atitude ajudara muito no processo de criar textos e artigos.

Imagine ter um Blog ou um caderno que seja com vários textos que foram acumulados durante algum tempo, passe um tempo relendo, folheando essas publicações, pare em uma qualquer e tente mudar o titulo se não houver um mude a primeira linha, você poderá ter uma grande surpresa nesse momento.

"O processo de criação de um texto é muito parecido com a vela, horas e horas de tédio, pontuados por alguns momentos de puro terror, emocionante."

Existem frases que ajudam nas ideias e na compilação de matérias, textos e artigos, em jornalismo temos o quê - a ocorrência, quem - o sujeito em questão, onde - local da ocorrência, quando - momento da ocorrência. o por quê - aborda a causa da ocorrência, como - "modus operandi ".

As ideias podem partir de fatos e informações que temos arquivadas em nossa "lembrança" e que ao nos depararmos com um texto ou com uma palavra, vem imediatamente a tona algumas pessoas sentem nesse momento uma vontade incontrolável de contar, escrever ou mesmo de gravar.

Somos todos produtores de informações e participes da historia,  não importa idade, sexo, cor, nacionalidade.


Boa escrita.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Essa foto foi editada com Photoshop?


Antes de entra na definição de Exif e dar uma pequena explanação do que poder ser conseguido conhecendo o termo, vamos fazer uma introdução de dois outros termos que tem relação profunda - Metadata e Artifacts.

Exemplo de edição de fotografia com Photoshop
Fotografia publicada no site Uol. (http://tecnologia.uol.com.br/album/celebridades_photoshop_album.jhtm)

Começamos então dizendo que são termos usados em investigação forense e estão intimamente ligados como poderemos ver a seguir no decorrer da postagem. Claro que toda explicação técnica é maçante, mas não sei como mudar essa questão, tentarei, entretanto ser o mais breve possível sem que com essa brevidade eu tire o entendimento dos termos.

Todas as ações que executamos em um computador deixam traços que com um pouco de recurso e conhecimento podem ser coletados, estudados e analisados. Estes traços dão informações de toda natureza, exemplo site visitado, pagina vista, tempo de permanência na pagina, isto mesmo depois de termos deletado o cache, no caso de fotos as informações são diversas mas vamos entrar no tema mais a frente.

O que são “Artifacts”?
Qualquer elemento de um projeto de desenvolvimento de software, isto inclui documentação, testes, imagens, arquivos de dados e módulos executáveis.
A distorção de uma imagem ou som causado por uma limitação ou defeito no hardware ou software.
Artifacts (tradução literal = Artefatos) podem ou não podem ser facilmente detectáveis. Fazendo-se uma inspeção intensa podemos estar encontrando vários Artifacts, mas alguns detalhes importantes podem passar despercebidos.

Temos "Artifacts" analógicos e digitais, os analógicos são encontrados em vídeos, filmes, imperfeições nas lentes das câmeras ou do próprio filme (os filmes analógicos possuem grãos de prata), podemos também encontra-los em gravações de áudio analógicas em forma de ruído.
Os "Artifacts" digitais são um subproduto natural de métodos de compressão digital, como JPEG e MPEG, que permanentemente descartam pixels. Quanto maior for a compressão utilizada, mais provavelmente serão os “Artifacts”, e as sequências de movimentos em velocidade são um dos principais contribuintes. Como telas de TV tornaram-se maiores, as distorções ficaram  mais visíveis. Nas câmeras digitais, os artefatos podem surgir ao se usar o zoom digital.

O que é Metadata? 

Metadata (Metadados) é o dado de outros dados. Ela fornece informações sobre o conteúdo de um determinado item. Por exemplo, uma imagem pode incluir Metadata que descrevem o quão grande a imagem é, a profundidade de cor, a resolução da imagem, quando a imagem foi criada, e outros dados. Os metadados de um documento de texto podem conter informações sobre quanto tempo o documento é quem é o autor, quando o documento foi escrito, e um pequeno resumo do documento.

Páginas da Web muitas vezes incluem Metadata na forma de meta tags que são palavras-chave são usadas ​​para descrever o conteúdo da página web. A maioria dos motores de busca se utiliza desses dados para adicionar páginas em seu índice de pesquisa e também para posicionar a pagina.

Exif

Exif tags que significa Exchangeable Image File é a Metadata das fotos, que nos fornece vários dados sobre as fotografias como, por exemplo, qual a maquina que tirou a foto, em que horário foi batida a foto, qual a lente usada pela maquina, algumas fotos arquivam o local em que foram tiradas. Com o exif é possível  se estabelecer se a foto que estamos vendo é a foto original ou se a foto foi editada ( usando-se por exemplo o Photoshop).

Muitos proprietários de câmeras estudam o Exif para comparar fotos de sucesso com outras que não são. Os dados fornecem insights sobre como as configurações da câmera afetam  as características das fotografias, como a exposição, profundidade de campo e movimento do motivo fotografado (Corrida de cavalo, foto do cavalo correndo. Foto de um carro de formula 1 em disputa de uma corrida).

Por incrível que possa parecer algumas das melhores coisas da vida são gratuitas, incluindo programas e utilitários para ajudá-lo com sua câmara digital, abaixo temos  programas  para editar e aprimorar imagens digitais, para ver e organizá-los, e até mesmo para ajudar a recuperar arquivos digitais que você pode ter excluído. Alguns dos programas podem mudar o status de grátis para pago.

§  Neat Image –  editor digital de imagem para reduzir  noise.
§  Paint.NET  editor de imagem que suporta layers
§  PanoramPlus Starter Edition – cria automaticamente fotos panorâmicas
§  PhotoFiltre – editor de imagem com filtros.
§  Photo Story – Programa para adicionar movimento, musica e outros efeitos digitais.
§  Picasa – Editor e organizador
§  Pandora Recovery – Encontra e recupera fotos deletadas.

§  PC Inspector File Recovery – Programa para recuperar fotos.

Edite suas fotos como o Photoshop online, é gratuito
Estamos planejando alguns tutoriais para ensinar a recuperar fotos e dados deletados.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Sobre a forma de vermos as situaçoes

Em setembro de 1974 eu abandonei a escola de engenharia onde cursava o curso de Engenharia Civil, a época era brava o DOI-CODI estava perseguindo universitários e o Rio de Janeiro não me parecia seguro para estudantes universitários com ideias revolucionarias (ideias estas baseadas em ideais para tornar o mundo um lugar mais justo e melhor para se viver), hoje o Rio de Janeiro não o e para ninguém mais.

Voltando a Sertãozinho decidi que deveria procurar uma Universidade para ver se minha nova escolha seria realmente a mais adequada a meus planos de futuro, e fui parar na UNAERP na época a única faculdade em Ribeirão Preto que oferecia cursos de comunicação e eu tinha decidido que iria cursar o curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Na faculdade tive meus primeiros contatos com a relação: produto, necessidade, empresa e também foi onde me contaram as primeiras estórias sobre comercialização e técnicas mercadológicas e é uma dessas estórias que passarei a relatar a seguir:

Na região de Ribeirão Preto tem uma cidade muito famosa, internacionalmente conhecida pelo seu sustentáculo econômico, o sapato. Franca (que já foi do Imperador) possui uma das maiores produções de sapatos do mundo. Na década de 80 muito se trabalhava para expandir as exportações e os fabricantes de sapatos de Franca não eram exceção, e em suas conjecturas os diretores da associação Francana dos fabricantes de sapato tiveram uma ideia que logo puseram em pratica. Enviar os melhores vendedores, das maiores fabrica de sapato de Franca a outros países para estudar o mercado local com vistas à ampliação do mercado de compra de sapatos.

Escolhidos dois senhores, com base em sua experiência e quantidade de sapatos que vendiam no mercado nacional, estes foram enviados para aquele que seria o primeiro mercado a ser estudado – a África.

Saíram os dois, de São Paulo com destino a Angola (lá também se fala português e a língua não seria um fator de complicação a mais) ao mesmo tempo no mesmo avião. Após algumas horas desembarcaram no aeroporto e ao saírem do avião com destino ao saguão onde iriam receber a bagagem, começaram a observar um fato que chamou a atenção de ambos, a maioria das pessoas não usava sapato e estava descalça, após alguns minutos de uma talvez ate mesmo incredulidade, os vendedores saíram em disparada gritando e procurando por um telefone publico que pudessem usar, deixando o aeroporto em polvorosa. Ao se depararem com os telefones cada um deles entrou na cabine e fez uma ligação, cada qual a sua fabrica.
Aqui a transcrição do telefonema do primeiro vendedor:

- Alo, e da fabrica x?
- Sim,
- Vocês estão todos loucos, estou retornando imediatamente não ficarei aqui nem mais um minuto, perdendo meu tempo.
- Sim, mas por quê?
- Ora como vocês esperam que eu venda sapatos em um lugar onde ninguém usa sapatos...
- Como?
- Sim, é isso mesmo que você ouviu aqui ninguém usa sapatos estão todos descalços.
- Verdade? Então volte imediatamente porque teremos que procurar outra solução.
- Claro, já estou voltando.

Na cabine ao lado outra ligação também estava em andamento, a do segundo vendedor e esta e a transcrição do telefonema:

- Alo????. E da fabrica... Por favor, rápido...
- Calma, calma, devagar não se afobe. Você está muito desesperado.
- Claro que estou, preciso que vocês me enviem uma fabrica inteira agora
- Como? Uma fabrica inteira?
- Sim, e pra já não podemos perder um minuto.
- Ótimo, mas me explique por que.
- Vocês não vão acreditar, mas esse e o maior mercado de sapatos do mundo, esta todo mundo aqui precisando de um sapato, esta todo mundo descalço.
- Nossa mãe, já iniciarei o processo para atender o pedido.

Aqui temos uma mesma situação com dois pontos de vista, que poderíamos classificar como otimista e pessimista? Não. Mas como percepção e oportunidade.
Tudo na vida é assim, tem sempre mais de uma face para observarmos, mais de uma forma de abordagem, mais de uma opinião, a questão é: onde nos encaixamos?

Escrito por Jose Pinto em 30/04/2007 às 12h08

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Brasil Copa 2014 quanto custara aos brasileiros?

Senhoras e senhores, brasileiros e brasileiras segue abaixo um pequenino apanhado sobre a copa de 2014, material que podera servir de ponto de partida para todos que queiram se inteirar, se informar sobre o quanto nos custara a Copa do Mundo.

Investimentos por área:
Mobilidade urbana – R$ 8,9 bilhões
Aeroportos – R$ 8,4 bilhões
Estádios – R$ 7,6 bilhões
Estruturas, equipamentos e capacitação em segurança – R$ 1,9 bilhão
Portos – R$ 700 milhões
Telecomunicações – R$ 400 milhões
Turismo – R$ 200 milhões.

Do valor total da Matriz de Responsabilidades, que contempla todas as áreas de investimento:
R$ 8,7 bilhões são de financiamento federal
R$ 6,5 bilhões do orçamento federal
R$ 7,3 bilhões de recursos locais (governos estaduais e municipais)
R$ 5,6 bilhões de recursos privados.
Dados do Portal Brasil (http://www.brasil.gov.br)

PRESIDENTE
"Dilma volta a vetar uso de recursos do FGTS para Copa e Olimpíada. Possibilidade de usar os recursos havia sido aprovada pelo Congresso. Dilma justificou veto dizendo que a proposta desvirtua a prioridade de aplicação do Fundo."
26/03/2012 | 12:24 | AGÊNCIA O GLOBO
http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/investimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1237646&tit=Dilma-volta-a-vetar-uso-de-recursos-do-FGTS-para-Copa-e-Olimpiada

INFRAESTRUTURA
"Governo federal volta atrás e destina R$ 4 bilhões do FGTS à Copa
Montante, anunciado no Diário Oficial da União desta quarta-feira, será destinado para obras e projetos de transporte urbano ligado ao Mundial."
28/12/2011 | 11:44 | AGÊNCIA ESTADO
http://www.gazetadopovo.com.br/copa2014/investimentos/conteudo.phtml?tl=1&id=1207570&tit=Governo-federal-volta-atras-e-destina-R-4-bilhoes-do-FGTS-a-Copa



"O custo da Copa do Mundo no Brasil será maior do que a soma do total investido nas últimas três edições do evento, no Japão, Coreia, Alemanha e África do Sul. Além disso, se os orçamentos das obras dos estádios e de infraestrutura urbana e de transporte continuarem a ser reajustados para cima no ritmo atual, a Copa do Mundo do Brasil terminará custando mais do que todas as outras juntas."
Matéria publicada em 2011 pelo site UOL

Ainda no site do UOL temos uma declaração da Consultoria Legislativa do Senado Federal.
“Segundo o consultor do Senado Alexandre Guimarães, que ancorou seus cálculos em estudos feitos por institutos econômicos internacionais, as copas do mundo de Japão e Coreia (2002), Alemanha (2006) e África do Sul (2010) consumiram, juntas, US$ 30 bilhões (US$ 16 bilhões, US$ 6 bilhões e US$ 8 bilhões, respectivamente), enquanto todas as Copas da história juntas teriam consumido US$ 75 bilhões. No Brasil, afirma Guimarães, os gastos atuais, segundo as autoridades de governo e empreiteiras envolvidas nas obras somam US$ 40 bilhões.”

“Trata-se de uma previsão conservadora, baseada no que se espera consumir de recursos em obras que, em muitos casos, ainda nem começaram. Tais projetos costumam ser concluídos com gastos finais muito superiores aos previstos no início da empreitada. Nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro de 2007, por exemplo, o custo final foi dez vezes superior ao calculado no início das obras.”

"Sediar uma Copa significa disponibilizar infraestrutura adequada para a realização de 64 partidas de futebol e hospedar e garantir o deslocamento, durante um mês, de 32 equipes, suas comitivas e torcedores vindos de todas as partes do mundo.”
Matéria publicada em 2011 pelo site UOL.


“O custo final das obras quase sempre superior ao previsto. Na Copa 1994, nos Estados Unidos, houve prejuízo de 9 bilhões de dólares ao invés do lucro estimado de 4 bilhões (Matheson e Baade, 2004). No Japão e Coréia do Sul, na Copa de 2002, os custos das obras de infraestrutura foram bem superiores aos previstos inicialmente. No Brasil, o custo atual estimado está quase 300% maior que o previsto em 2007.”
(Brasil, 2012)
Matéria publicada em 2011 pelo site UOL.


"Falta mais de um ano para o início da Copa do Mundo, mas a FIFA tem muito a comemorar. Estudo da consultoria BDO aponta que a entidade máxima do futebol vai lucrar  e muito  com o Mundial disputado no Brasil, em 2014: cerca de R$ 10 bilhões."
"A estimativa leva em conta as receitas que a FIFA projeta para o Mundial. Direitos de transmissão, patrocínio e licenciamentos compõem o montante, que, segundo o estudo, vai ultrapassar em 36% o faturamento com a Copa do Mundo da África do Sul 2010. O crescimento é ainda maior se comparado ao torneio disputado na Alemanha, em 2006: 110%, a mais."
No site do PT você poderá ler isso:

FIFA vai pagar ao Brasil R$ 16 bi em impostos
"A receita fiscal no evento deve chegar a US$ 7,2 bilhões (R$ 16 bilhões), nas contas da Ernst & Young e da Fundação Getúlio Vargas – uma soma muito superior ao investimento público nos estádios."

Mas ai...

"Dois meses após pedir a anulação de parte da Lei Geral da Copa, o MPF (Ministério Público Federal) entrou com mais uma ação na Justiça contra a concessão de isenções fiscais à FIFA durante o Mundial de 2014. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) 5030, proposta pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, está sendo analisada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) desde o dia 15 – mesmo dia em que Gurgel deixou o cargo."
UOL Copa

"Com a renúncia de impostos feita à FIFA, suas afiliadas e empresas estrangeiras que prestam serviço à entidade máxima do futebol para a organização do Mundial,
o País deixará de arrecadar cerca de R$ 1,08 bilhão, segundo estudo feito no início do ano pelo TCU (Tribunal de Contas da União). A isenção fiscal foi uma das promessas feitas pelo governo federal durante a candidatura para sediar o evento."
UOL Copa


Aqui tem um pouco do que são as contas e a “grana Brasileira” envolvida na Copa de 2014, e porque a FIFA grita e logo se cala. Eu não sei o que as “personalidades” do Futebol, tanto as recentes como as do passado, pensam do que está ai para todo mundo ver, mas eu particularmente penso ser uma verdadeira pouca vergonha. 

Cabe a você Brasileiro e Brasileira procurar mais, se informar mais e fazer seu julgamento, eu não escrevi as informações que estou postando, somente as coletei, os autores e os sites estão referenciados nos links apos os parágrafos que se encontram entre aspas.

HDDLAB - USB Flash memory drives

O artigo abaixo foi escrito há sete anos, o inglês não é muito bom mas a preocupação era passar a ideia sobre o que podia ser executado pelos técnicos da Hddlab e tivemos sucesso, pois recebíamos um grande volume de serviços que era enviado para nosso laboratório vindo de vários países.

New service, during the last 5 years one of the storage product that has the biggest grow in the market is the USB Flash memory drives, his size, portability and simplicity contribute to becomes a great companion to all kind of Computer´s user. We see that in first moment users was using it instead of the diskettes, once diskettes they are very slow and also we cannot trust them, but in second moment they also has a lot of others uses as a backup system, and people also are using them to listen music, to see presentation and now even to see big artist performance shows and a entire big screen movie, even the most of the computer´s lover, in early 80´s could not dream that this could happen. But they are here and we as a specialized data storage hardware repair have a good notice, do not become scared if something wrong happen to your USB Flash memory drives, just send it to us or give us a call and we will be proud in help you. As all of our others Storage systems repair services we also are specialized in physical problems of USB Flash memory drives.

HDDLAB is the first Latin America laboratory to have all tools that is necessary to repair USB Flash memory drives and we are proud to say that our mark in recover this kind of Storage system are high as 80% when physical problem are the cause of data lost. During five years part of our staff give all their time and efforts in study the USB Flash memory drives hardware parts, testing them, duplicating "in vitro" the problems that could happen with the use, getting them as hot as possible in use, stressing them, trying many accident that can happens because of a bad use and so. All the study and the experience becomes the background  that we had use to learn how to fix this kind of storage and now we are offering  this learning to all companies and users in case of an accident with any USB Flash memory drives.


In case you are in a data loss situation with a USB Flash memory drives do not hesitate and give us a call or send us an email , tell us what is your case and we will be happy in help you. 

We want to be your insurance policy.


Escrito por Jose Pinto às 08h27 em 24 de Abril de 2007

Ads Inside PostM

Teste