sábado, 12 de abril de 2008

ADPHONE 900 minutos mensais gratuitos

A ADPHONE é uma empresa de telefonia VOIP, usando os seus serviços você pode ligar para qualquer número do mundo por um preço bem acessível. São muitos os locais onde os dois primeiros minutos são gratuitos, o Voip da empresa é do tipo que chamamos Outgoing, ou seja é um VOIP para fazer ligações não sendo possível receber ligações com ele, a não ser de outro usuário ADPHONE.

A ADPHONE esta localizada em Copenhague na Dinamarca e faz parte da Proark Concern, já possui uma subsidiária no Brasil com a finalidade de atender o mercado latino-americano.

Atualmente a ADPHONE esta com uma política comercial onde você se cadastra e ganha 30 minutos diários para fazer suas ligações para o Brasil inteiro e também para outros paises.

Se você precisa de mais de 30 minutos diários para suas ligações ou realizar chamadas para telefones celulares , e se você entende que a ADPHONE esta funcionando bem no ambiente que você a instalou, confira os preços das ligações e compre créditos pois os preços são bem acessíveis, podemos usar o ADPHONE em um ATA ou mesmo em outro softfone mas para isso é necessário que tenhamos créditos na conta.

As ligações da ADPHONE tem os custos de minutos calculados em Units.

Hoje uma Unit na ADPHONE é igual a 0.014 de EUROs ou R$0.038 centavos de real, não podemos nos esquecer que os preços em real variam de acordo com a cotação do EURO no Brasil.

As ligações para telefones fixos no Brasil custam
R$0.038 centavos de real cada minuto e para celulares o preço é de R$0.376 centavos de real, isso com o calculo do EURO de hoje. Para ver o preço dos minutos para outros locais do mundo e estar sempre atualizado entre na pagina de preços no link http://www.adphone.com/Rates.aspx, esta página esta sempre atualizada.

A ADPHONE ira a partir de 1 de maio de 2008 reajustar as chamadas para celulares no Brasil, passando de 0.140 € centavos de EUROS para 0.176 € centavos de EUROS o minuto.

Os minutos gratuitos que a ADPHONE disponibiliza para os usuários são pagos por anunciantes e parceiros da empresa.

Fazendo sua inscrição no serviço você terá a sua disposição 30 minutos para usar gratuitamente todos os dias em ligações para linhas fixas em qualquer um dos países listados abaixo. As ligações gratuitas são de 2 minutos e você não pode ligar gratuitamente para o mesmo número mais de uma vez a cada 10 minutos.

  • ARGENTINA
  • AUSTRALIA
  • AUSTRIA
  • BELGIUM
  • BRAZIL
  • BULGARIA
  • CANADA
  • CHILE
  • CHINA
  • CYPRUS
  • CZECH REPUBLIC
  • DENMARK
  • ESTONIA
  • FRANCE
  • GERMANY
  • GREECE
  • GUAM
  • HONG KONG
  • HUNGARY
  • ICELAND
  • IRELAND
  • ITALY
  • JAPAN
  • JORDAN
  • KOREA SOUTH
  • LUXEMBOURG
  • MALAYSIA
  • MONACO
  • NETHERLANDS
  • NEW ZEALAND
  • NORWAY
  • PANAMA
  • PERU
  • POLAND
  • PORTUGAL
  • PUERTO RICO
  • SINGAPORE
  • SPAIN
  • SWEDEN
  • SWITZERLAND
  • TAIWAN
  • THAILAND
  • TURKEY
  • UNITED KINGDOM
  • UNITED STATES
  • UNITES STATES ALASKA
  • UNITES STATES HAWAII
  • VENEZUELA
  • VIRGIN ISLANDS US


Para poder começar a usar o serviço e fazer ligações gratuitas todos os dias o procedimento é esse:
Entre no website da ADPHONE e faça o download do softfone, feito isso instale o ADPHONE no seu Windows e crie um nome de usuário, coloque uma senha e de seu e-mail, a ADPHONE ira enviar um e-mail para você e ai ative sua conta com o link que você receberá em seu endereço de e-mail, isso faz parte da verificação da empresa. Terminado esse processo já estará a iniciar o ADPHONE no seu PC, coloque seu headset entre na opção configurações acerte os parâmetros e já pode digitar um número de telefone, como você pode ver na figura abaixo o softfone esta em português.




Use este link para fazer o download do softfone
http://affiliate.adphone.com/click.asp?pid=13877&pcode=711926

A ADPHONE tem um programa de parceria para seus usuários, que voe poderá se filiar e ganhar Units para fazer mais ligações. A cada pessoa que entrar na ADPHONE e ativar a conta (gratuitamente, não se esqueça) através de seu convite (e se você usar o link acima eu agradeço de coração) você ganha 10 Units, se você não quiser usar para fazer ligações poderá retirar o credito, lembramos que cada Unit é igual a 0,014 € e seu crédito pode ser lançado para sua conta PayPal, conta bancária ou conta ADPHONE (nesse caso o saldo é convertido em unidades).Para transferir o saldo para uma conta PayPal ou para uma conta bancária, exigimos valor superior a 50 €, as eventuais taxas de transferência serão descontadas de sua comissão.

Endereços da ADPHONE:

ADPHONE ApS
Trianglen 2, 1
DK-2100 Copenhague
Dinamarca
Danish Company Number (CVR): 31-08-25-95
E-mail: info@adphone.com
Proark Concern
ADPHONE América Latina Ltda.
Av. Dos Búzios, 570, Jurerê Internacional
Florianópolis/SC
88053-300
Brasil
CNPJ: 07.878.493-0001/06
E-mail: info@adphone.com.br

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Audio no X-lite

Para configurar o áudio no X-lite, pressione o primeiro botão e aparecerá o menu de opções como esta na figura abaixo. Selecionando a primeira opção (está circundada de vermelho na figura) teremos acesso a janela de configurações do X-lite.



Na figura abaixo podemos ver a janela do menu de configurações e as opções que vemos na figura são parte das opções gerais (General).
Ao selecionarmos a opção Devices (circulo vermelho) veremos as opções de configuração de áudio, e ai teremos a configuração do Headset e do Speaker fone, nas opções Speaker device e Microfone devices você deve colocar o seu sistema de áudio, se sua placa tiver audio on board provavelmente será o que esta na figura - Realtek.
Após ter selecionado o seu sistema de áudio selecione as opções como estão nos retângulos vermelho.

A opção AEC é usada para evitar que você tenha retorno de sua própria voz.
A opção AGC é usada para ampliar o som de seu sistema
A opção noise reduction é usada para diminuir o ruído em seu sistema de som.




Após termos o áudio configurado clique em apply e em ok.
O seu X-lite esta pronto para fazer as ligações, mas acredito que seja melhor você testar o sistema de áudio primeiro e para isso voce poderá usar um Voip de teste.

X-Lite mensagens de erro

Um dos fatos que mais assustam o usuário comum são as mensagens de erro, e quando não há informação sobre o significado dessas mensagens o que acontece é algo impressionante, ficando as situações muitas vezes tão estapafurdia que nem mesmo o dito popular -" quem conta um conto aumenta um ponto", consegue explicar.

Vou relacionar aqui os principais erros, a mensagem e o significado.

401 – "Unauthorized" → Ocorre quando o 'Domain' e 'Address' do provedor Voip não estão corretos.
Aparecendo na tela do X-lite essa mensagem, procure conferir a configuração de domínio e o endereço do seu provedor Voip, pois é certo que um dos dois ou ambos estão incorretos!
Siga os procedimentos para editar sua conta, clicando com o botão direito do mouse em cima do aplicativo, e clique em "Sip Account Settings" na tela com seus dados faça as conferencias e as correções necessárias.

"Forbidden (Bad auth)" → Número de cliente ou senha box estão incorretos, ou seja a autenticação da conta esta dando erro.
Edit sua conta Voip seguindo os procedimentos já descritos acima, e faça a verificação de seu login e de sua senha, um ou ambos estão incorretos, no caso de estarem corretos, o seu provedor Voip pode não ter validado sua conta Voip, ligue para o suporte e faça a verificação.

408 – "Request time out" → Algo está bloqueando o X-Lite (anti-vírus, firewall, servidor proxy, outro programa etc). Muitas vezes o Voip instalado em uma rede poderá estar se defrontando com uma situação de pequena quantidade de banda e ao ter isso constatado o programa poderá enviar a mensagem de erro, verifique sua conexão de internet, fale com seu suporte e verifique se você tem alguma configuração destinando uma parte ou toda a sua banda de internet para um determinado serviço.

503 – "Service unavailable" → Falta de conexão com servidor, trocando o 'Domain' e 'Address' do seu provedor Voip para o DNS da empresa dá certo ou algo está bloqueando o X-Lite (anti-vírus, firewall, servidor proxy, outro programa etc). Procure um serviço de verificação de dns no Google e veja se o seu provedor Voip esta funcionando, confira na configuração de seu Windows como estão as permissões do Firewall, veja se seu Antivírus não bloqueou a sua conexão Voip ou o seu softfone já aconteceram alguns casos do antivírus ter identificado o X-lite como vírus e impedido o seu funcionamento total. Entre no menu iniciar de seu Windows e na opção iniciar escreva cmd isso fará com que uma janela Dos se abra em seu windows nessa janela terá o prompt do Dos nele digite – ping “o nome do servidor de seu provedor Voip. E veja se você esta tendo comunicação aproveite e verifique os tempos de acesso e qual o percentual de perda de pacote, envie estes dados para seu suporte Voip ou mesmo para seu suporte técnico e peça uma avaliação.

Voip vulnerabilidade

Li hoje uma matéria que está na Computerworld, e achei o artigo muito importante para as pessoas que usam ou implantam Voip.
A área de segurança deve ser analisada com muito cuidado e as empresas que irão usar Voip tem que estar atualizada sobre a segurança, tenho escrito aqui alguns artigos sobre o ponto e espero que as pessoas passem a pensar mais sobre o assunto, pois segurança é fundamental, para empresas produto de primeira necessidade.
A transcrição do artigo na integra:

Conheça as 14 maiores vulnerabilidades do VoIP

Autores do livro 'Securing VoIP Networks' analisam as vulnerabilidades existentes na infra-estrutura de uma rede de voz sobre IP. E alertam: muitas delas dizem respeito a falhas humanas.

O livro "Securing VoIP Networks" ("Garantindo a segurança de redes VoIP", na tradução para o português), escrito por Peter Thermos e Ari Takanen, analisa as vulnerabilidades existentes na infra-estrutura de uma rede de voz sobre IP. E muitas das ameaças, segundo eles, dizem respeito a falhas humanas.

Confira aqui as principais vulnerabilidades identificadas pelos autores:

1.Verificação insuficiente de dados: em uma implementação de VoIP, isso permite que usuários entrem na rede para promover ataques.

2. Falhas de execução: bancos de dados padrão são normalmente utilizados como o backbone de serviços de VoIP e seus registros. Na hora da implementação, é preciso olhar com atenção para filtros de conteúdo ativo, como solicitações SQL envolvendo nomes de usuários, senhas e URLs de sessões. A maioria dos problemas relacionados a falhas de execução resulta da má implementação de filtros e programação insegura.

3. Pacotes mal formados, com conteúdo e estruturas inesperadas existem em qualquer protocolo de mensagem, incluindo SIP, H.323, SDP, MGCP, RTP e SRTP. A maioria das mensagens mal formadas envolve ataques de buffer overflow. O resultado é que o input dado pelo invasor é escrito sobre outros conteúdos de memória interna, como registros e pointers, que permitirão ao invasor total controle sobre o processo vulnerável.

4. Poucos recursos: especialmente em equipamentos embutidos, os recursos disponíveis para implementações VoIP podem ser muito escassos. Pouca memória e baixa capacidade de processamento podem ajudar o invasor a derrubar os serviços VoIP nesses equipamentos.

5. Pouca largura de banda: o serviço precisa ser criado de forma a suportar a demanda mesmo que todos os usuários decidam utilizá-lo simultaneamente. Um serviço pode receber uma série de falsas solicitações ou mesmo, por engano, carga de usuários reais. Se não tiver capacidade suficiente, o resultado é a paralisação do serviço.

6. Falhas de manipulação de recursos e arquivos: estes são resultados típicos de erros de implementação e programação, e incluem o acesso inseguro a arquivos.

7. Gerenciamento de senhas: a única identificação que um usuário de VoIP tem é o número de seu telefone ou a URL SIP e uma eventual senha para o serviço. A senha é armazenada tanto no cliente quanto no servidor. Se as senhas forem armazenadas no servidor em um formato que possam ser revertidas, qualquer um com acesso a esse servidor pode obter o nome de usuário e a senha referente a ele.

8. Permissões e privilégios: recursos precisam ser protegidos tanto da perspectiva do sistema operacional quanto da plataforma e da rede. Os serviços de VoIP rodando sobre a plataforma precisam levar em consideração os seus privilégios. Um serviço VoIP não necessariamente requer privilégios administrativos para rodar.

9. Criptografia: dados confidenciais precisam ser protegidos de qualquer tipo de ataque. A vulnerabilidade mais comum nesta categoria é não criptografar os dados, mesmo quando os mecanismos de criptografia estão disponíveis.
10. Erros de autenticação e certificados: tantos os usuários quanto os seus equipamentos precisam ser autenticados. Além disso, outros serviços, como gerenciamento de equipamentos, existem nos aparelhos VoIP e também precisam de autenticação do usuário.

11. Erro de registro: o perigo por trás dos erros de registro em implementações SIP aumentam conforme o tamanho do equívoco no momento do registro. Uma mensagem de erro para um telefone inexistente, por exemplo, pode retornar o código 404, quando na realidade deveria ser 401. Essa troca de números pode facilitar ataques.

12. Redes homogêneas: uma vulnerabilidade existente em diversas infra-estruturas de redes é a grande dependência em um número limitado de marcas e aparelhos. Se uma rede inteira depender de uma marca específica de telefones, proxy ou firewall, um ataque automatizado, como vírus ou worms pode paralisar uma rede inteira.

13. Falta de sistema de restabelecimento: quando uma rede de VoIP sai do ar, é necessário que haja um sistema de backup para o qual os usuários possam ser direcionados. Isso requer um planejamento cuidadoso para a infra-estrutura.

14. Qualidade da conexão física: se você perde pacotes em sua infra-estrutura de dados, você provavelmente ainda não está preparado para o VoIP. A latência da rede precisa ser mínima, pois todos os gargalos na comunicação virão à tona no momento em que o VoIP for implementado, mesmo que eles não fossem aparentes com na infra-estrutura de comunicação tradicional.

Fonte: Computer World

quinta-feira, 10 de abril de 2008

Democracia mas com respeito

Montei um Blog, para colocar nele minha opinião e o resultado de meu trabalho, minhas pesquisas que são muitas que tomam muito tempo e que hoje já me cansam afinal não sou mais um menino e nem mesmo um senhor, estou a caminho da terceira idade. E quando falo isso me recordo com prazer que só de informática já são 36 anos.

Aqui é e sempre será um espaço democrático onde todos sem exceção podem se expressar, desde que não haja exageros no palavreado e nem ofensas, assim poderemos manter o nível do Blog.

Mas hoje tive um desagradável encontro com um comentário de uma pessoa que não sei quem é e nem mesmo estou interessado em saber, e se eu quisesse podem apostar e alto que eu conseguiria a informação. Voltando ao infortúnio o "elemento", porque bandido tem que ser tratado como “elemento” veio ao Blog e escreveu um comentário com uma indicação de um link malicioso, e com uma piada sem graça, típico de um verdadeiro idiota sem imaginação. Foi retirado, o comentário e esse "elemento" não mais postara esse tipo de coisa em meu Blog, onde o grande problema seria um outro usuário clicar no link e acabar tendo sérios problemas em sua máquina.

Como fatos iguais a esse acabam sempre dando porcaria, para não dizer outra coisa nós decidimos que a partir de agora os comentários serão moderados, isso significa que passarão antes por minha verificação.

Espero que os leitores entendam que a minha atitude é simplesmente uma forma de preservar a integridade de todos.

Atenciosamente
José Pinto

Gtalk2voip agora com DID

O Gtalk2voice é um serviço do Google que permite que você adicione ao seu MSN uma interface e com essa interface passe a ter no seu MSN uma forma de acessar SIP fones e também usuários do Gtalk, e do Yahoo dessa forma você poderá ampliar sobremaneira o seu numero de contatos pessoais ou de negócios.

Com o Gtalk2voice você passa a ter:
Chamadas de voz entre Google Talk, MSN/LiveMessenger e Yahoo, e também um serviço de mensagens, conferencias com numero de participantes ilimitados, enviar mensagens e notificações off-line, chamadas sip para outros Voip, ligações telefônicas para telefone convencional (PSTN), recebe chamadas de telefones Voip no seu IM, recebe chamadas de celular no seu IM e até mesmo fazer ligações gratuita para os Tool Free americanos.

O GTalk2VoIP possui vários tipos de serviços, tanto os gratuitos quanto serviços pagos.
Receber ligações de telefones fixos ou celulares através de numero DID essa é a ultima novidade do Gtalk2voip:
Você poderá comprar um número de telefone real nos 40 paises da lista de disponíveis e o Brasil esta na lista, acontece que todo o material de divulgação diz que o número DID custa U$2,00 o que em nosso caso se transforma em U$11,20 para instalar e U$8,75 mensais, estão disponíveis para o Brasil os seguintes DDs: 11 - São Paulo, 21 - Rio de Janeiro, 27 - Vitória, 48 - Florianópolis, 61 - Brasília, 71 - Salvador através do número as pessoas podem ligar de uma linha convencional e você irá receber a ligação em seu IM (Internet Messenger).
De uma olhada no site e teste o serviço, para colocar o Gtalk2voip em seu MSN é gratuito.
O link é http://www.gtalk2voip.com

Para ter acesso a pagina para comprar o DID se estiver interessado, entre na página do Gtal2voip e faça a inscrição no serviço apos fazer a sua inscrição adicione ao seu MSN o service@gnail.com, esse será o gateway entre o MSN e o Gtalk2voip, após coloca-lo em seu MSN chame-o e digite Help ele ira mostrar a ajuda e logos após aparecerá a sua página pessoal do Gtalk2voip, ao entrar em sua página pessoal você verá as opções que são oferecidas e uma das opções é para o DID.

Ligar do Voip para Skype

No mundo virtual diz-se que tudo, ou quase tudo, é possível. Todos sabem que o Skype tem uma das maiores base de dados do mundo, ou seja, é hoje a maior comunidade de telefonia via Web, acontece que o Skype não é um aplicativo que usa o protocolo SIP, que é o protocolo do Voip e dessa forma o usuário de Voip fica sem poder contar com essa grande comunidade em sua rede de contatos, ficava.

Sim ficava porque em nosso “garimpo” diário encontramos uma solução para o problema e também no mesmo local encontramos um softfone gratuito que faremos um review em próxima oportunidade, como já disse anteriormente as mudanças são muitas e nem sempre conseguimos seguir o planejado, claro que essa informação em minha opinião é de suma importância para todos os usuários de Voip e de Skype porque ele faz tanto o Voip to Skype quanto o Skype to Voip.

O aplicativo é da empresa NCH Swift Sound, um dos líderes em áudio business, atua em desenvolvimento desde 1993 e possuem aplicativos para Windows, Mac, Palm e Pocket PC. O softfone da NCH chama-se ExpressTalk e esta com uma versão novíssima, agora com suporte a vídeo e é gratuito.

Uplink é o cliente que conecta Skype ao protocolo SIP, lembrando que trabalha nas duas direções. Portanto com o Uplink teremos conexões entre os dois sistemas o Voip e o Skype.

Suas aplicações:

Callcenters que querem trabalhar com o banco de dados do Skype, fazendo anúncios.

Empresas que possuem PBX como o Axon e que deseja fazer anúncios com seu número Skype.

Pemissão para usar o Skypeout em dialplan e assim aproveitar para usar o Skype onde o mesmo tiver tarifas melhores que o Voip.

Usar o sistema de voicemail do Voip ou o sistema IVR do Voip no Skype.


O uso do Uplink é intuitivo não requerendo grande tempo em treinamento, as pessoas poderão aprende-lo em minutos, e após isso já poderão estar fazendo uso das novas facilidades que terá disposição em seu sistema de telecomunicações.

O Uplink está disponível para download no website da NCH Swift Sound e pode ser utilizado por um período gratuitamente, o processo de instalação leva alguns minutos, o preço do Uplink é de U$19,25, promocionalmente porque de lista é U$55,00.

Imagem ilustrativa do Uplink

Conta Voip no X-lite

Como configurar o X-Lite 3.0
Em sua parte superior o X-Lite tem 3 botões e cada um desses botões tem uma função, clique com o mouse e verá as funções do botão. O primeiro botão é o botão que contém as opções que poderão ver na figura abaixo e o ultimo botão com a seta para a direita coloca o X-lite na barra inferior do Windows.


Options: Nessa opção você poderá configurar o seu X-lite, o som, os codecs as opções de QoS e suas opções de rede.
Sip Account Setting: Essa é a opção para adicionar e configurar a conta Voip no X-Lite.
Privacity Rules: Regras de privacidade, telefones e contatos que você não quer atender etc.
Estas são as opções importantes para que voce coloque o seu softfone em funcionamento.

Apos escolher a opção Sip Account Setting a tela que você terá será a abaixo:



Clicando no add a sua direita acima ( esta com um circulo vermelho na figura) aparecera a tela de configuração de conta como podemos ver na figura.

Display Name: Entre com o seu nome completo, esta informação irá aparecer no identificador de chamada.
User Name: Entre com o número do seu ramal fornecido pelo seu Voip, o que você escolheu durante o cadastramento no serviço, ou o número que você recebeu.
Password: Entre com a senha que você escolheu durante o cadastro do seu serviço Voip.
Domain: Coloque aqui o nome do servidor do seu Voip.
Deixe as demais opções como estão na figura.

Stun Server:




Próximo passo é configurar o Stun server:
Seguindo o menu, clique em: Sip account Settings, Properties, Topology, marcar
Use specified server: stun.xten.net (stun.counterpath.net)

Até aqui temos a conta Voip configurada, próxima matéria será a configuração do áudio que se estiver errada ou desconfigurada poderá fazer com que o seu Voip não funcione

Voip 500 minutos grátis

O mundo mudou radicalmente após o advento da Internet, e esse será o maior marco da humanidade, a Internet deu um novo conceito ao próprio conceito da Globalização, e ao aproximar os continentes, os paises e os mais longínquos rincões em um país ela transformou a "Aldeia Global", agora o que acontece do outro lado do mundo ficamos sabendo em minutos. Usando bem toda essa informação teremos em breve um novo mundo com novo "modus viventis" isto é certo.

E o Voip terá nesse novo universo um papel preponderante, ao permitir a aproximação das pessoas ao dar um novo formato nas comunicações. São tantas novas opções que corremos o risco de nos perdermos e fazermos escolhas erradas ou mesmo tomarmos decisões precipitadas, mas como diz uma velha máxima "decida ainda que errado, decida".

Hoje tomamos conhecimento que um laboratório de Voip - Jaduka - colocou no mercado através de uma de suas empresas comerciais a oferta de 500 minutos mensais gratuitos para serem usados em ligações para os Estados Unidos.

Quem tem parentes, familiares e mesmo amigos nas terras do tio San agora podem se comunicar gratuitamente, são os tempos modernos. Não os imaginados pelo senhor Chaplin, mas um tempo em que se o homem souber aproveitar teremos realmente um mundo maravilhoso como o da canção, que é o que prefiro ter em meus pensamentos.

A empresa é a Earthcaller que permite a conexão Pc para um telefone convencional (Voip - PSTN) grátis para qualquer lugar da América do Norte, em se tratando de terem colocado dessa forma poderemos ter também ligações gratuitas para o Canadá. Uma vez que infelizmente o México que apesar de estar na América do Norte é considerado parte da América Latina por sua cultura ser mais próxima aos seus colonizadores os Ibéricos (os paises da península Ibérica são a Itália, Espanha e Portugal) não está incluso nessa promoção, "sorry hermanos".

Mas a Earthcaller não é só ligações gratuitas para a América do Norte, e sim um conjunto de novidades fantásticas que em próxima oportunidade estaremos colocando aqui. São tantos os acontecimentos que a realidade muitas vezes se precipita e me confunde e ao mesmo tempo faz com que meus planos para o Blog mudem todo o tempo. Para os mais céticos informamos que a promoção iniciou em 2007 com 120 minutos e agora passou a 500 minutos.

O endosso nós colocaremos na língua pátria da empresa.

“Earthcaller is powered by:

Jaduka

Jaduka provides Web-integrated communication tools that enhance user experience by merging telephony with interactive media. Earthcaller utilizes Jaduka's versatile, Web Services API that empowers developers to easily create voice-enabled applications that access the global public switched telephone network.

Network

Network connectivity is managed by Jaduka’s parent company, NetworkIP. For the past decade, NetworkIP has been at the forefront in providing connections to over 100 carriers directly into 92 different countries. With a platform capable of processing over 5 million transactions per day and volume of over 1 billion minutes per month, NetworkIP’s patented iQT™ carrier quality monitoring system insures that customers are satisfied with call clarity for each and every call."

Confira, e se você quiser conferir saiba que não é preciso instalar nada, as ligações podem ser feitas da página da empresa usando-se somente o browser. Se não conhecer ninguém em terras alhures como diziam os patrícios de uma ligada para nossos telefones que estão à esquerda do Blog.

terça-feira, 8 de abril de 2008

Review do X-lite 3.0



CounterPath X-Lite 3.0

Background

O X-Lite é um Softfone desenvolvido pela Counterpath que já foi um dia a X-Ten, e atualmente a versão que esta sendo distribuída é a 3.0, e essa versão é gratuita, o softfone da Counterpath que é vendido tem mais funções e é o Eyebeam, ambos tem a mesma interface e umas das coisas mais importantes é: o X-lite não tem suporte para o codec G.729, e é ai que as pessoas de conexão até 512k poderão ter problemas com seu Voip.

Trabalhando com o softfone

Após vários testes ligando para vários números e usando muitas contas Voip mundo afora e tendo muitos problemas graças ao suporte de codec e também em função de termos nessa verão a supressão de varias funções que havia nas anteriores ( claro que isso é uma forma "sutil" que a empresa encontrou para forçar a saída da verão paga) vamos revelar aqui um pequeno segredo para que você possa fazer o seu X-Lite funcionar de forma a atender suas necessidades, o X-lite praticamente exige que você use um Stun server, e mais precisamente o Counterpath´s Stun server, claro que os usuários podem e devem fazer mais testes e se puderem coloquem nesse artigo seu comentário com sua experiência e dessa forma colabore com outros leitores e usuários. descobrimos também um pequeno detalhe com relação ao endereço de rede predefinido como seu "contact adress", nessa verão isso acontece e mais não importa se você esta diretamente ligado a internet ou se você esta usando o seu modem roteado fazendo com você tenha um situação Nat/Firewall, seu endereço de contato (contact adress) será o endereço da rede, até o presente momento não fui capaz de mudar essa situação, não consegui colocar nesse campo um endereço especifico diferente do endereço da lan local.

Operando o X-Lite

Com essa versão do X-lite é possível você ter uma conexão de voz e ao mesmo tempo vídeo, para isso só é necessário que você tenha instalado em seu PC uma câmera de vídeo do tipo webcam, e é claro sua conexão e seu VSP ( Voip service Provider) terão que suportar esse tipo de conexão, eu não faço uso de webcam ou outro tipo de câmera em meu computador no escritório ou em casa e portanto não realizei este teste, mas li bastante em fóruns e todos dizem que funciona a contento claro que não tive acesso aos detalhes de provedores e tamanho de conexões que foram usados para este tipo de conexão, então espero que algum leitor o faça e que coloque nos comentários assim poderemos ter esse fato mais detalhado.
Quero lembrar que o X-Lite somente tem capacidade para configurar uma linha VOIP, se você só opera um Voip ou se você usa algum serviço do tipo IPPBX virtual isso não será problema.

Aspectos funcionais do X-Lite.

O X-Lite tem limitações várias, mas o que mais conta é o seu suporte a codecs, para vídeo não haverá problema pois ele tem suporte para o H263 e para o H263 plus, agora já para voz encontramos vários codecs mas o mais importante codec em nossa opinião (G.729) o X-lite não suporta. A relação dos codecs de audio suportados pelo X-lite é essa: BroadVoice-32, BroadVoice-32 FEC, DVI4, DVI4 Wideband, G711 aLaw, G711 uLaw, L16 PCM Wideband, GSM and iLBC.

Temos também o suporte para QoS (Quality of Sevice) o DCSP/TOS e outras opções para tipos diferentes de serviços que na realidade em nosso caso não são de muita valia o que salientamos é o tempo de checagem da conexão que é de 3600 segundos e entendemos que 120 é um número mais apropriado.

Bem temos um pequeno detalhe no X-lite, os usuários que procurarem a transferência de linhas e a função Conference Call não as encontrarão na versão X-Lite 3.0 que é grátis, nesse caso terão que adquirir a versão comercial (Eyebeam) que custa U$60,00 dólares e que possuem 6 linhas para uso além das funções de Conferencia e transferências de chamadas, e o suporte para o codec G.729, que permite realizar ligações Voip em para usuários de Internet com conexões banda larga de até 512k.

Nossa conclusão

Para um softfone gratuito o X-lite 3.0 esta de muito bom, sua qualidade de ligação é boa, tem bons controles para configuração de áudio o controle do echo (retorno) está presente na versão e funcionou me nosso teste testamos ainda ringtones mp3 que importamos na Internet e não encontramos nenhuma dificuldade ou problema, além de outras facilidades e também consideramos sua configuração bem simples.

Colocaremos na seqüência artigos com a configuração do provedor VOIP no X-lite 3.0 e também a configuração do áudio.

Os links para download do X-Lite 3.0:

Cnet:
http://www.download.com/X-Lite/3000-2349_4-10547103.html

Counterpath
http://www.counterpath.com/13#Download

Suporte do X-lite 3.0
http://support.counterpath.net/viewforum.php?f=6

X-Lite 3.0 para MAC e MAC Leopard
http://counterpath.s3.amazonaws.com/downloads/X-Lite_Mac_1014k_47051.dmg

OBS:

Stun server and X-lite:
O
pen NAT port 5060-5080 and 8000-65535 (tcp and udp) and stun serv port tcp 3478
Informação do Forum X-lite suporte.
Dependendo de verão 3.0 que voce tiver a configuração do Stun server não aparece amsi

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Pingo Voipguides Tipsity

A grande sensação dos mais interessados pelo assunto VOIP é conseguir fazer ligações grátis, são tantas as manobras que se cria que fico maravilhado com poder de criação, claro que ao mesmo fico triste, pois os exageros acontecem e a grande maioria acaba sendo penalizada por algo que não deveria e não precisa ser feito. Muitas promoções nem chegam ao conhecimento do grande público e o Brasil já esta banido.

O mais interessante aspecto desse ponto é que VOIP é extremamente barato, a ponto de se ter vários serviços gratuitos sem a necessidade de manobra alguma, um simples cadastro e já poderá fazer ligações grátis, há serviços que ao se inscrever você compra EU$10,00 dez euros para usar em um celular e por 120 dias você pode ligar gratuitamente para 30 paises, e os concursos distribuindo minutos grátis estão as dezenas se não as centenas na internet, o que nos mostra que não necessidade alguma de se fazer manobras.

Há alguns dias eu escrevi aqui no Blog um artigo sobre a Pingo Business nesse artigo eu falei do concurso que o Blog VoipGuides e a Pingo Business estavam fazendo, onde através de várias ações seria possível ganhar um cartão de ligações de até 500 minutos e como eram 10 cartões o concurso distribuiria 5000 minutos.

A Pingo Business é uma empresa que possui vários serviços administrativos para controlar contas VOIP, O VoipGuides é em minha opinião uma das maiores fontes de informação sobre Voip que tem na rede, e o fórum Tipsity é um fórum que se dedica a Voip, para que o fórum possa decolar a Pingo Business fez um novo concurso e nessa nova fase serão distribuídos 15.000 minutos de ligações free em 100 cartões e para ganhar um cartão você tem que ir ao fórum se inscrever e ler as regras do concurso.

No concurso anterior ao atual uma das tarefas a serem premiadas seria a confecção de um artigo sobre o concurso em seu Website ou Blog e nós do Hard Disk fomos os premiados, quero aqui agradecer ao Pingo Business e ao Vinay (auto descrição: VOIP Enthusiast. entrepreneur and firm believer in Open source SIP based VOIP Systems.) do Voipguides pelo premio.

Faça uma visita ao fórum Tipsity e participe do novo concurso você poderá estar ganhando um dos cartões com 150 minutos de ligações grátis, aproveite e leia as matérias se informe sobre Voip e se achar algo que não esta claro nos envie um e-mail e nós faremos o nosso melhor para esclarecer.

Se você tiver dois minutos de tempo faça uma visita a Pingo Business e preencha uma ficha, ao fazer isto você terá direito a U$5,00 dólares para fazer ligações para qualquer lugar do mundo, a Pingo Business tem uma taxa de 3,5 centavos de dólar o minuto de ligação para o Brasil. Se informe sobre os serviços da Pingo Business e use o cartão para testar o serviço de ligações.

Os vencedores do Pingo Business 5000 International Calling Minutes Giveaway

We have noticed that comments part got the most response, so I decided to move some of the cards to comments category so we have more winners. We still have 1 card leftover, which we are moving to Tipsity 100 Calling Card Contest

Finally the winners in each category:

1) Comments on Pingo Business VOIP Guide contest Post: Randomly Picked.

a)Jhanavi Bachu
b)Paul
c)nil@muftonline

2) Write about Pingo Business Contest on your website.

Jose Pinto

3) Digg the post

a) Harish Kapoor
b) Priyan
c) superfish_oil

4) Make video on VOIP Guide and how it helped you to make free international calls worldwide.

No Winners.

5) Write articles on
Free International Calls or Cheap International Calls.

Rohin Adalja

6)Special Winner: For contributing to VOIP Guide numerous times and adding value.

Ramesh Kumar

domingo, 6 de abril de 2008

SIP Trunk

O serviço de linha tronco com protocolo SIP (session initiation Protocol) permite que se instale um PABX virtual e através dele torna possível para o VOIP realizar comunicações em tempo real.

Conectando um tronco SIP a uma linha de telefone convencional as empresas podem fazer conexões com qualquer local do mundo.

Isso permite que se possa substituir a telefonia tradicional pelo VOIP, e através desse sistema usar todos os recursos de multimídia, onde temos voz, voz e imagens, e também a transferência de dados simultaneamente. Paralelamente a toda essas facilidades aumentamos a eficiência da comunicação sua velocidade e de quebra, cortamos custos.

Com a tecnologia provida pela Internet e com o protocolo SIP temos que podemos trafegar voz e dados pela mesma linha e simultaneamente. O SIP permite ligações locais e longa distancia, Serviços de emergências, identificadores de chamadas, automação total e tudo isso integrado a um sistema de telefonia existente em uma empresa.

Como exemplo hipotético podemos dizer que o SIP permite que um usuário estando em São Paulo ligue para seu cliente em Paris e isso usando o prefixo de ligação local de Paris e com custo de ligação local. Esta ligação poderá ser originada através de uma chamada IP para PSTN ou vice-versa.

Um tronco SIP tem originalmente três componentes primários, e estes são:

IPPABX virtual. Permite a comunicação de todos os pontos de comunicação através de uma rede IP, bem como transfere ligações entre usuários Voip para linha local convencional, simultaneamente outro usuário poderá estar usando o mesmo numero para uma ligação de longa distancia e um terceiro fazendo uma conexão ponto a ponto na rede, na realidade não limite nas conexões possíveis, tudo dependerá da capacidade da network instalada e quanto de trafego é permitido na rede. Inimaginável em se tratando de telefonia convencional.

ITSP. internet Telefone Service Provider. Garante a conexão de um terminal telefônico convencional e um ponto de rede através da Internet, isso poderá ser através de um terminal desktop ou de um notebook com wifi ou ainda por um celular conectado a rede pode Wifi, Wan ou mesmo pacote de dados de um provedor de serviço para celular, em redes privativas e também em redes públicas.

Elementos de borda. São os elementos que trazem a conectividade para a rede IP e assim permite o acesso ao serviço VOIP e pode ser um SIP que trafega através de um firewall, ou mesmo a permissão para simples transferências de IPs para PSTN e estes elementos são fornecidos e controlados pelo seu VSP, se não forem suficientes para suas necessidades você poderá estar adicionando essas facilidades através de um segundo ou terceiro VSP.

Os benefícios de uma linha tronco SIP para seu usuário são:

Eliminação de altos investimentos em hardware e infra-estrutura;
Anulação da necessidade de comprar equipamentos do tipo gateway para fazer a interface entre uma linha IP e uma linha PSTN;

Redução drástica de custos, isso porque a linha rede que é usada para trafegar dados é mesma que é usada para trafegar voz.

Redução dos custos de comunicação longa distancia

Permite pontos de presença em vários locais ao mesmo tempo sem que isso venha onerar a empresa.

Aumento da capacidade de atendimento da empresa através de conexões do tipo 0800 com custos extremamente accessíveis.

Os custos envolvidos para implantação de linhas tronco com protocolo SIP são bem menores do que os custos para implantação de linhas troncos convencionais, bem como a quantidade de serviços que oferecem serem extremamente maiores, os sistemas de segurança oferecidos por conexões SIP são extremamente mais eficientes que os da linha convencional.

O grande desafio esta em mostrar todos esses aspectos aos empresários uma vez que é do conhecimento de todos a velocidade com que os custos em informática caem e também o aumento da capacidade de resolução de problemas e soluções.

Voip na micro e pequena empresa

Em minha busca diária por matérias sobre Voip, me deparei nesse domingo com uma muito interessante e bem apropriada a situação da comercialização de Voip nos dias atuais.

Vou traduzir a matéria aqui e vou colocar um pouco de minha experiência pessoal assim ficaremos com um artigo mais abrasileirado tendo facetas do comportamento de empresas, profissionais e utilizadores de telefonia em geral do Brasil, espero que consiga retratar um pouco da nossa realidade nas entrelinhas.

A matéria foi originalmente publicada no site BusinessSolutions e seu título original é "Selling Voip to SMBs"; Business Solutions, July 2007 Written by: Sandra Gault, principal and EVP of marketing, Allworx.

Como podemos observar já temos nove meses da publicação da matéria, mas é muito atual o retrato que iremos ver.

O vendedor de VOIP procura oferecer o mais motiva as SMBs (Small business) ou como aqui são conhecidas empresas de pequeno porte e entra nessa classificação as micro empresas (uma invenção brasileira para incentivar as pessoas a saírem da informalidade). Economia em telefonia, esse é o principal apelo que temos hoje aqui no Brasil, nada de apelo ao que pode ser feito com o Voip que com a telefonia convencional seria impossível, nada a respeito da velocidade, da eficiência que se torna um processo fácil de ser aprimorado, nada de melhorar a relação com os clientes, nada de diminuir as distancias e melhorar o atendimento, nada disso somente economize até 90% em ligações telefônicas.

Importante ressaltar que como as pequenas e micro empresas estão sempre a procura de preço, são de uma forma bem geral abordadas pelo que há de pior no mercado Voip, e ai criou-se o estigma de que VOIP é ruim e não funciona, ledo engano e se essas empresas não se permitirem falar com pessoas de maior conhecimento vão perder o timing e a chance de ter algo realmente inovador e fantástico em sua comunicação.

Esta você abordando as micros e pequenas empresas com propostas de VOIP? Se não esta saiba que será inevitável para você estar e em um futuro muito mais breve do que imagina. O Voip veio para ficar e até 2012 estará presente na maioria das micros, pequenas, medias,e ate mesmo grandes empresas do mundo todo. Acredita-se que até o final de 2010 a grande maioria dos Profissionais liberais e consumidores residenciais já tenham uma opção de Voip em seu uso diário de comunicação telefônica.

Parte do grande problema de oferecer o VOIP é a imagem que ele tem, e como comentei anteriormente, essa visão esta distorcida, citarei aqui os pontos de acordo com a matéria original e farei comentários aplicando nossa realidade.

1-É complicado mudar a telefonia para VOIP.

Sim, mas pode-se adotar uma política paralela e com isso já ir aprimorando o serviço alem do aprendizado as experiências possíveis irão enriquecer sua comunicação

2- A qualidade do Voip é ruim

Não é verdade, a qualidade do Voip é boa e posso afirmar que é tão boa quanto a de um celular, o que é necessário é a aquisição do serviço adequado as condições oferecidas para sua implantação na empresa.

3- Voip é complicado de operar.

Não é verdade porque o Voip esta diretamente ligado a informática e isso faz com que possamos automatizar todos os procedimentos tornando muito mais sofisticado e ao mesmo tempo muito mais simples de operar que a telefonia convencional.

4- Uma vez instalado o Voip é impossível retornar ao método de telefonia antigo.

Outra grande inverdade, isso só acontece quando a empresa não avalia o profissional ou a empresa que esta contratando para assessorá-la e prover o serviço, a única verdade é que ao passar a usar Voip ninguém quer voltar ao sistema tradicional tamanha a diferença que ambos possuem.

5- O Voip não acessa serviços de emergências

Outra grande inverdade, o que acontece é que nos estados unidos o serviço de emergência é o 911 e a grande maioria de VSP (Voip service Provider) são os vendedores de minutagem e esses serviços não acessam esse tipo de número, mas isso é possível de ser contornado fazendo-se uma programação ao se instalar o IPPABX virtual é quase impossível pensar em algo em telefonia e na se achar a solução usando Voip, devemos nos manter sempre com o fato de que estamos lidando com um sistema ligado a informática, isso significa que os centros de apoio são muito poderosos.

A grande chance da pequena e micro empresa de se colocar a altura das grandes é o VOIP, uma vez que normalmente não possuem um pequeno orçamento para investimento em sua estrutura e também a dificuldade de contratação de profissional para desempenhar tarefas específicas, e o Voip não requer nada disso.

O que temos é uma forma de democratizar a tecnologia dando um pouco mais de competitividade a empresas com recursos parcos, o que esta em jogo é a criatividade e velocidade na tomada de decisão o que pelos menos em teoria a micro e pequena empresa possui.

Oito questões para as micro e pequenas empresas.

A lista de questões abaixo foi baseada em uma pesquisa realizada pela Allworx’ *, e você poderá estar usando ou adaptando as questões para determinar se a empresa que você esta em contato esta preparada para comprar e usar Voip.

1- Ao analisar a conta telefônica da empresa o número é significativo confrontado com o faturamento da mesma e com a relação das outras despesas estruturais?

2- A empresa que você esta contatando tem website? Faz uso da internet como parte de seus recursos estruturais?

3- Após analise da forma como a empresa usa o telefone você detectou alguma dificuldade nas transferências da ligações? Como se processa o atendimento telefônico na empresa?

4- A empresa em questão pensa em ter um contato com seus clientes e potenciais consumidores? Possuem serviço de assistência técnica?

5 - Essa empresa trabalha com e-mail? Usam voice mail?

6- Como é a instalação de computador na empresa, possuem uma rede? Quantos micros? Eles têm problemas com a rede.

7- Qual a relação que a empresa mantém com a sua provedora de serviços telefônicos atuais? Qual o nível de satisfação da empresa face a esse provedor?

8 Como esta o contrato da empresa com o provedor de serviços telefônicos? Esse contrato existe? Qual a condição do mesmo? Ele esta para vencer? Qual o seu prazo.

O mercado hoje oferece um grande número de empresas provedoras de soluções de comunicação, tanto na área de serviços para serem implantados quanto para aquisição de hardware, faça consultas, contate peças propostas e avalie-as.

* Allworx , is a provider of VoIP solutions for small to medium-sized businesses (SMBs) and it has been included in Deloitte’s New York Technology Fast 50 list, as one of the fastest growing technology companies in the state

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