Voce já passou por isso?, perdeu seus dados? Queimou seu USB drive?
Essa situação pode ser evitada tomando-se algumas precauções.
Recentemente eu re-formatei meu disco rígido, porque estava muito lento e corrompido. Além disso, após o meu laptop ter sido infectado por um vírus, nem tudo operava corretamente mesmo após a limpeza. Depois de instalado o Windows, eu restaurei todos os meus arquivos e reinstalei os programas que eu uso mais comumente. Quando tudo estava pronto, eu tentei remover com segurança o meu disco rígido externo, mas não consegui. Toda vez que eu ia removê-lo usando o ícone de remoção com segurança, recebo uma mensagem de erro "O dispositivo genérico não pode ser retirado agora, tente parar o dispositivo mais tarde”.
Estranho essa coisa, mesmo eu fechando todos os programas em execução, e eu ainda posso ver a luz do meu disco rígido externo piscando. Significa que há alguma atividade e algo está acessando o meu disco rígido externo. A melhor ferramenta que conheço para descobrir o que está acessando o disco rígido externo é o Unlocker.
Eu presssiono o botão direito do meu mouse sobre o meu disco rígido externo e seleciono o Unlocker, ele mostra claramente que o explorer.exe está acessando as pastas da minha unidade externa.Eu clico no botão de desbloquear tudo, e tento remover com segurança o meu disco rígido, e ainda assim eu recebo a mensagem "O dispositivo genérico não pode ser parado agora. Tente parar o dispositivo mais tarde." Mais uma vez eu uso Unlocker para verificar o que está acessando o meu drive, e ele continua mostrando o explorer.exe mas desta vez ele está acessando uma pasta diferente. A única solução que posso pensar é parar o explorer.exe usando o “Windows Task Manager” e depois tentar o “Safely Remove" utilizando a linha de comando. Funciona. No entanto, esta é apenas uma solução temporária, e não uma verdadeira solução para este problema. Para corrigir esse problema, é preciso saber por que razão o explorer.exe não para de acessar todas as minhas pastas no meu disco rígido externo.
Na parte de Serviços, existe uma opção "Serviço de Indexação", que indexa o conteúdo e as propriedades dos arquivos em locais remotos e computadores; proporcionando um acesso rápido a arquivos. Mesmo eu parando o serviço, ainda não se resolve o problema. Eu também paro a execução offline do Sistema de Arquivos e a Restauração, e continua o mesmo problema. Por fim, decidi que instalar um programa antivírus e ele detectou que o meu explorer.exe está infectado por JAMBANMU, Alman ou Almanahe vírus! Fiquei chocado ao saber sobre isso porque eu só reinstalei o Windows, os programas e restaurei meus arquivos. As chances de serem infectadas pelo vírus Almanahe é bastante escassa. Depois de um tempo, eu também descobri que muitos dos meus arquivos executáveis (EXE) ainda estão infectados pelo vírus. Parece que o vírus Almanahe ainda pode infectar arquivos executáveis e ele irá faze-lo.
A próxima coisa que fiz foi tentando utilizar o “AVG Win32/Alman Removal Tool”, desinfetar o vírus de meus programas exe. Após a digitalização e de limpeza com a ferramenta de remoção, reparei que a minha unidade externa LED não piscar quando não estou acessando a conduzir e que eu possa usar Safely Remove Hardware. O que eu aprendi com esta experiência é que o Explorer.exe não deve acessar discos rígidos externos. Se isso acontece, é porque muito provavelmente um vírus infectou o explorer.exe.
A exepriência que narrei me foi contada por um cliente da HDDLAB que teve seu notebook infetado pelo vírus JambanMu, e decidi escrever sobre o ocorrido para que os leitores possam aproveita-la e se possivel evitar o mesmo problema.