terça-feira, 17 de abril de 2007

MTBF e hard disk

MTBF significa Mean Time Between Failures, ou seja, período médio entre falhas, não é um predicado exclusivo dos hard disk, mas sim uma representação estatística que da aproximadamente quanto um produto ira durar até apresentar uma falha, esse número é dado pelo fabricante de uma peça em suas especificações técnicas e indica, de acordo com o procedimento de testes usado, qual foi o tempo médio de falhas daquele produto ocorrido nos laboratórios do fabricante. Este tempo normalmente é dado em horas. Algumas vezes vemos o MTBF sendo descrito erroneamente como Mean Time Before Failure que seria período antes da falha. O MTBF é muito usado pelos fabricantes para atestar a confiabilidade de um produto de sua fabricação.
Para tal o MTBF tem um calculo com base em teorias da matemática e da física e é feito da seguinte forma. O fabricante de um determinado produto define o procedimento de teste a partir da definição do número de peças a serem testadas simultaneamente bem como o número de horas que o produto ira ser submetido a teste. A multiplicação das variáveis do teste nos irá dar o total de horas ligado ou TPOH (Total Power-On Hours). Na seqüência temo que o total de horas que o produto esteve ligado é dividido pelo número total de peças que apresentaram defeito no período. Um exemplo do teste no nosso caso seria assim um fabricante de discos rígidos colocar 1000 discos para serem testados durante 30 dias (720 horas) e um dos discos apresentar um defeito, dai o MTBF seria de 720.000 horas (1.000 discos x 720 horas / 1 defeito), não é tão complicado assim, mas pode-se muito bem manipular essa informação dando entendimentos que possam confundir o usuário, basta usarmos artifícios mercadológicos.
O MTBF e o fator ambiental, os números do MTBF podem se alternar radicalmente em função do ambiente ao qual ele foi realizado, como por exemplo, carga de energia com oscilação imprópria ou variações de temperatura brusca, ou mesmo temperatura e energia impróprias para um determinado teste, estes são alguns dos fatores que podem mudar o resultado de um teste para avaliação de MTBF.
Um exemplo da ação ambiental em hard disk seria a diferença de MTBF entre hard disk instalado em um Notebook e um hard disk instalado em um PC Desktop.
Definindo o tempo em MTBF, o tempo utilizado para testes para avaliação do MTBF pode ou não ser o tempo medido por horas corridas, mas sim o tempo ao qual o teste é submetido, por exemplo, um dia tem 24 horas, mas o dia de trabalho de uma maquina pode ser considerado um dia de 8 horas dai poderíamos ter uma diferença de MTBF de um componente dessa maquina que opera 8 horas por dia para uma outra com o mesmo componente, mas operando 24 horas por dia, no caso os dados para avaliação do MTB são calculados em tempo de horas que o componente foi submetido ao teste.
Todo produto tem as chamadas curvas de aprendizado, curva de produção, curva de custo, curva de eficiência e outras tantas que são dados para avaliação de desempenho, o MTBF também esta sujeito a esse fator, os produtos tendem a ter um alto grau de falha em seu período de lançamento e são estas demonstrações que colaboram para que os fabricantes corrijam os defeitos, a partir de uma segunda etapa os defeitos tendem a diminuir gradativamente.
O MTBF não pode ser tomado como um dos únicos indicativos de confiabilidade, bem como não podemos comparar os MTBFs de fabricantes diferentes pois eles podem estar usando metodologias diferentes para a avaliação.Acredito que a leitura desse artigo vá clarear o que vem a ser MTBF e sua relação com os hard disks.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste