segunda-feira, 25 de maio de 2009

Voip peering chamadas gratis

A Informática hoje está presente em nosso cotidiano, no dia a dia vemos que mais e mais será necessário aprender como usá-la. Serviços bancários com seu auto-atendimento já nos mostram o que deveremos ver em um futuro próximo, a automação de serviços. Aliado forte e imprescindível a Internet prova que democracia existe e pode ser usada em seu conceito inicial – “do povo, pelo povo e para o povo” – sem discriminações.

Hoje temos quase tudo virtualizado (quero colocar minhas contas no projeto), na Internet temos opções para tudo, comprar, vender, pagar, receber, educar e entreter e claro todos os desmembramentos pertinentes a vida do ser humano em escala social.
Como o modelo que deu certo e que não há volta, a parte do “sociopata” vem se mostrando mais e mais forte, para os que não conhecem o termo – sociopatas são pessoas que entendem que todos devem ter as mesmas oportunidades e em razão da premissa todos devem ter acesso aos recursos que os levem a condições de igualdade, ou seja, um mundo “quase” perfeito (Candido – Voltaire) já imaginado séculos antes.
Aliada às tecnologias da informática, a Internet quebra regras e tabus e coloca a disposição do cidadão, sem distinção, todos os recursos que já foram de uma camada elitizada da população, hoje todos podemos ser um provedor de notícias, podemos publicar nossas idéias por meio da escrita, do áudio ou mesmo televisiva, temos os recursos à nossa disposição e todos com versões gratuitas.

Com base nas idéias e acontecimentos que relatamos, podemos afirmar que VoIP seguirá o caminho, da mesma forma que todos podemos ter os recursos já citados, também é possível ter um email gratuito, um local de publicação de idéias e até de negócios e produtos que é gratuito, podemos estudar sem termos que pagar, e claro podemos usar o meio telefônico gratuitamente através do “Peering”. A idéia avança vagarosamente, mas tem um caminhar a frente inexorável como o velho ditado – “água de morro abaixo, fogo de morro acima.” – não há como frear e o que pode ser feito é usar a criatividade procurando uma forma de usar a tecnologia para produzir renda, como é o caso da montagem de empresas virtuais, rádios com stream, TV transmitida por IP, tudo já é realidade.

Nós da HDDLAB entendemos que o VoIP tem que seguir o caminho da gratuitidade e desde nossos primeiros passos nessa área procuramos nos aliar a pessoas e empresas que tenham esse pensamento e essa filosofia. Daí termos sido um dos primeiros brasileiros a usar Sipbroker e os VoIP que permitiam a comunicação IP-IP sem custo.

Como funciona na prática o conceito Peering?

Partindo da premissa que VoIP ainda é um conjunto de ilhas isoladas, o caminho para mudar essa situação é o Peering de VoIP, ou seja, provedores VoIP de redes diferentes se interconectarem em um modelo parecido com o Peering da Internet (onde não importa onde você esteja ou com que provedor você se conecta o fato é que podemos ver os website sem que nada interfira), conseguindo assim oferecer comunicação entre usuários de diversos provedores de serviços VoIP, onde teremos acesso através de Computadores, telefones digitais ou analógicos, e essa comunicação não passa por uma rede PSTN, usa exclusivamente a rede IP (Internet).

Os VSP (Voip Service Provider) que estão provendo o VoIP Peering no momento são em número pequeno, isto quando dizemos os que estão usando a filosofia inicial do serviço, que é prover a Interconexão gratuita. O grande entrave para o avanço da tecnologia é que ela irá substituir os grandes pontos mundiais de interconexão da rede de telefonia TDM, como 60 Hudson Street, NY, 1 Wilshire Blvd, LA e outros, porém em uma escala muito maior, locais, regionais, nacionais e internacionais, usando a Internet. Claro que ao ler e entender todos tomamos ciência de que será um processo lento, pois as telcos gigantes não estão interessadas nesse modelo, uma vez que fere os interesses comerciais, nesse tom porem seguem algumas empresas que já se tornam detentoras de um grande número de usuários e ai temos que esperar para ver o que acontecerá.

No Brasil a empresa pioneira em oferecer o VoIP Peering é a Sipcode, já seguida por algumas empresas como a Tellfree e a Taho e outras que iremos levantar e publicar em próxima oportunidade.
Nosso modelo de VoIP passa por esse conceito, trabalhamos na Infra Estrutura e já estamos orientando aos clientes e consumidores que nos procuram, a questionar seus provedores e exigir que eles caminhem nessa direção.

A HDDLAB fornece seus serviços a Hang-up que é uma empresa que esta colocando um VoIP no mercado e já tem em seu escopo essa tecnologia, da mesma forma que a HDDLAB adicionou a seus produtos o 4004 da Sipcode e dessa forma o VoIP das empresas que usam a consultoria e a base de infra estrutura da HDDLAB já terão a disposição uma rota de entrada, ou seja um VoIP que ao mesmo tempo em que da saída a ligações também recebe.

O SipCode é um sistema Peering de Voip, interconectado as bases ITAD, Enum (e164.org) e SipBroker, e disponibiliza aos seus usuários acesso a mais de 2.500 provedores Voip no mundo inteiro.
Através de códigos numéricos (SipCodes) que são atribuídos aos provedores de serviços VoIP como se fossem um prefixo DDD, as chamadas destes provedores são encaminhadas para usuários que possuam um Voip com tecnologia Peering, dessa forma o usuário desse serviço faz e recebe chamadas a custo zero para outros usuários integrantes de um outro VoIP que tenha a tecnologia Peering.

A tecnologia permite ainda que os usuários recebam ligações de um telefone convencional no caso da Sipcode o 4004-0435 da Embratel com cobertura em mais de 2500 cidades Brasileiras, mas isso não é tudo o Sipcode permite receber chamadas de outros números PSTN que estão por todo o mundo .

As chamadas entre os ramais SipCode são gratuitas, isso significa que um usuário poderá estar em São Paulo e outro em Brasília ou em Paris e eles se comunicam com tarifas zero.

A política comercial da Sipcode é a comercialização dos ramais a um custo simbólico e único, ou seja, paga-se uma taxa de aquisição e nada mais, não havendo, portanto mensalidades ou custos para recebimento de ligações. Esse serviço permite a inclusão de uma rota de saída e dessa maneira o usuário de um ramal Sipcode poderá fazer ligações locais, interurbanas e internacionais com o VoIP que já possui ou um de sua preferência, quero colocar aqui que a Sipcode não vende terminação, é na realidade um fomentador do serviço VoIP que em sua diretriz empresarial entende que o VoIP dever ser gratuito, o que a Sipcode tem são produtos ligados ao ramal provendo soluções como URA, IVR, DISA, Gravações de chamadas, secretária eletrônica, Voip para quem não tem Internet ou quem a possui mas sem a devida qualidade para usar o VoIP e mais soluções estão em desenvolvimento, todas objetivando soluções para usuários de VoIP sejam eles do tamanho que for.

Maiores informações sobre a tecnologia Peering e sobre a Sipcode favor ligar:
4004-0435 – ramal 2020 ou ramal 1010, ou ouça uma explicação sobre o serviço no ramal 50000.

Ads Inside PostM

Teste