sexta-feira, 22 de junho de 2007

Celular. Parece que foi ontem.

Se tem um povo na face da terra que compra tecnologia e se aventura esse é sem duvida o Brasileiro, tanto assim que em consumo de telecomunicação móvel nos somos da parte de cima da tabela, conquistamos respeitabilidade internacional, o mundo nos vê como o mercado mais promissor do século XXI e nós correspondemos sendo o segundo pais do mundo em número de aparelhos celulares.

Estados Unidos da América inicio dos anos 70, o primeiro "alô" móvel, nascia ai o pai do nosso celular.
A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Divisão de Sistemas da Motorola.

Pelas mão da Motorola iria chegar ao mercado o primeiro telefone celular, o Dynatac 8000X, o ano era 1983. O modelo pesava 794 gramas e por isso ganhou o apelido de "tijolo". Tal como seu peso seu preço também era muito pesado: U$3.995,00 (dólares americanos)
1990. Brasil, ano em se acreditava ser o inicio de uma nova era, a modernidade e a prosperidade estava cantada em prosa e verso. E aos trinta dias do mês de dezembro do ano da era cristã de 1990 o celular tem sua estréia no Brasil. Na cidade do Rio de Janeiro temos o inicio da chamada comunicação móvel, a capacidade instalada 'a época era de 10.000 terminais, e nós iriamos conhecer o MicroTac o celular da Motorola com Flip, pesando 290 gramas foi considerado o telefone celular mais leve da categoria, a capacidade de duração de sua bateria era de 90 minutos quando em uso e 15 horas quando em stand by. Tempo dos PT950, PT550 entre outros.
1996. Uma inovação. Neste mesmo tempo era lançado no mercado aquilo que daria o retrato definitivo ao mercado de telefonia celular brasileiro - O celular pré-pago. Estava ai a oportunidade que todos no Brasil precisavam para "comprar" a idéia do celular em definitivo. A primeira empresa a lançar um terminal pré-pago no Brasil foi a mineira CTBC. A idéia se popularizou com o modelo Baby da Telesp Celular (LG Electronics 330 W CDMA, na foto) em 1998.
Setembro de2002, novo século novas tecnologias novos avanços e a Samsung se mostra ao público como uma empresa de vanguarda (como sempre tem sido em vários segmentos da tecnologia de ponta) e nos premia com a tecnologia CDMA, lançando no mercado Brasileiro o primeiro celular de display colorido o Samsung SCH-A565 Colors.

Apesar dos governos e de nossos governantes, nós teimosos e perceverantes que somos, fazemos história. Nós seguimos intuitivamente a premissa, apesar de muitos nunca terem tido a oportunidade de ter conhecimento da frase - "Não pergunte o que seu pais pode fazer por você e sim o que você pode fazer por seu pais" JFK, de estarmos sempre procurando uma nova maneira de prosperar, de fazer acontecer. Esse é o espirito do povo brasileiro - Guerreiro, e como diz o poeta "Eeee vida de gado, povo marcado, povo feliz"

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Proponha-se e mova o mundo!

Arquimedes (287 a.C. - 212 a.C.) foi um matemático e inventor grego, nascido na cidade-estado grega de Siracusa, na ilha da Sicília. Foi o mais importante matemático da Antiguidade. Criou um método para calcular o número π (3,1415926535...; razão entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro) com aproximação tão grande quanto se queira. Seus trabalhos abrangem os campos da: Geometria Plana e Sólida, Astronomia, Aritmética, Mecânica e Hidrostática.

Acreditava que nada do que existe é tão grande que não possa ser medido. Aperfeiçoou, pois, o sistema grego de numeração, criando uma notação cômoda para os números muito grande, semelhante ao atual sistema exponencial.

Na mecânica são atribuídas a ele algumas invenções tais como a rosca sem fim, a roda dentada, a roldana móvel, a alavanca.

“Eureka, Eureka”

Em física o seu "Tratado dos Corpos Flutuantes", estabeleceu as leis fundamentais da estática e da hidrostática. Um dos princípios fundamentais da hidrostática tem esse enunciado: "todo corpo mergulhado total ou parcialmente em um fluido sofre uma impulsão vertical, dirigido de baixo para cima, igual ao peso do volume do fluido deslocado, e aplicado no centro de impulsão”.

Afirmam alguns escritores que Arquimedes teria notado que uma quantidade de água correspondente ao seu próprio volume transbordava da banheira quando ele entrava nela e que, utilizando um método semelhante, poderia comparar o volume da coroa com os volumes de iguais pesos de prata e ouro: bastava colocá-los em um recipiente cheio de água, e medir a quantidade de líquido derramado. Feliz com essa fantástica descoberta, Arquimedes teria saído à rua nu, gritando Eureka! Eureka! (Encontrei! Encontrei!). O autor mais antigo conhecido a descrever essa história foi Marcus Vitruvius Pollio, um arquiteto romano do século I A.C., em sua obra De architetura. Vitruvius não viveu na época de Arquimedes e sim dois séculos depois, portanto as suas palavras não constituem relato de primeira mão, e não se sabe em que tipo de fonte ele se baseou.

Noticia-se que teria sido morto acidentalmente por um soldado romano após a tomada de Siracusa durante a segunda guerra Púnica. Dizem que, quando os soldados romanos invadiram a praia de Siracusa, encontraram um senhor - o próprio Arquimedes - desenhando círculos na areia, e sem imaginar que esse era o gênio responsável pela criação das poderosas armas sicilianas, teriam assassinado Arquimedes.

Escrevi esta coletânea de palavras sobre Arquimedes, primeiro para apresenta-los aos que não tiveram a oportunidade de ler ou ouvir algo a respeito e segundo para poder colocar aqui uma frase atribuída a Arquimedes:

“Dêem-me um ponto de apoio e uma vara e eu levantarei o Mundo...”

Entre um artigo técnico e outro, muitas vezes procuro me distrair e minha distração é ler, e leio sobre os mais diversos assuntos, algumas vezes essa leitura me provoca ao fazer conexões com o que vivo no momento e assim nasce algumas de minhas postagem, da necessidade de me expressar, de ordernar as minhas próprias idéias, muitas vezes escrevo não tão somente para que outros leiam, mas para mim mesmo.

Encontre sua alavanca, apoie-se em sua família e em amigos verdadeiros, e você também poderá mover o mundo.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

O que é Web Callback

O que é Web Callback - uma tecnologia onde o interlocutor pode entrar com um número telefônico em um formulário de uma página de um website, e a empresa que é a dona ou mantenedora do website irá receber a chamada em um call center (e.g. simplificado: call center é uma central telefônica usada com o propósito de receber e transmitir grandes quantidades de chamadas telefônicas) e este irá chamar a pessoa de volta, no número que foi colocado no webiste. Isso é uma versão de um serviço que todos conhecem o 0800, simplesmente uma forma de atrair um cliente, dando a ele a possibilidade de falar com a empresa sem que isso venha onera-lo.
Em marketing quando uma empresa adota esse tipo de atitude podemos chamar de serviço agregado, mas isso também pode ser usado como parte do mix de produto da área de suporte de uma empresa ou mesmo da área do controle de qualidade para se poder mensurar a aceitação de um produto ou serviço.

Para darmos uma explanação que irá nos elucidar melhor o que vem a ser um Web Callback, podemos dizer que ao clique do mouse em um formulário ou mesmo um ícone em uma página web poderemos ter em resposta algumas situações:

A- Poderemos ser levados a um formulário que devera ser preenchido para agendamento de uma chamada em uma determinada data e hora.

B- Pode ser gerado uma conexão telefônica de internet (IP voice) entre o interlocutor e um call center, ou ainda

C- Usando-se um cookie e dados previamente coletados, criarmos uma chamada do tipo "outbound call" de um centro ( treinamento, suporte, feedback, recall, etc) para o telefone do interlocutor, e na chamada pode-se oferecer ao mesmo: explicações, fazer pedidos de avaliação de produto e ou serviço, resolver problemas concernentes a produtos e ou serviços, chamada de retorno ao distribuidor de um produto para reposição de peça ou ajustes, e etc.

Relações comumente em um Web callback: PSTN to VoIP, PSTN to PSTN

Estudando-se bem as situações, e com um pouco de imaginação pode-se fazer uso da tecnologia a favor da empresa, as alavancagem acontecem em inovações que nem sempre são tão novas, mas adaptações de facilidades que são colocadas a nossa disposição, bastando a nós olharmos por outro prisma.

Configurar Dial Plan em ATA VoIP

Proxima materia do Blog

VoIP no smartphone Nokia E61

Sera postado toda a Instrução para fazer esta configuração

terça-feira, 19 de junho de 2007

Presidente: o cargo dá indigestão.

Aproveitando os últimos acontecimentos no reino da carochinha peguemos uma carona no carro de boi de sua excelência ilustríssimo ilmo sr doutor presidente do senado da república das bananas, quero dizer do país do faz de conta.

E tentemos entender a sumária explicação dos bois magros suportados, melhor dizendo legalizados por notas gordinhas, ou seriam verdinhas? Até eu que sisudo nasci estou começando a achar que minha veia humorística bem pode me angariar fundos, e eu não sou o único uma vez que o jornal O Globo numa alusão bem mais cômica que a minha já declarou que em 40 anos nenhuma ação criminal no singular e laborioso STF brasileiro deu em punição, será que a fábula do Ali-Baba foi quem serviu de inspiração, afina 40 é um numero bem sugestivo, feliz foi o emir dessa época imagine ele hoje enfrentando o grito de uma lado com 513, e o arfar do abafa do outro com 81? Bem como quem grita representa o povo e quem abafa representa o estado, não sei porque o salário é tão pequeno e o imposto é tão grande, isso não seria subverter a ordem, ou seria remete que eu aprovo?

Com um salário mínimo de trezentos e sei lá quantos não dá para nada, ficamos assim enquanto eu faço de conta que trabalho você faz de conta que me paga, e segue a carruagem com o ladrar dos cães, assim já dizia o cronista que sofria do mal crônico de ter sido promovido por ter alto QI. Voltando a Alice no país das maravilhas ou seria mais Jason o sétimo retorno? Minha opinião é gastaram toda a linha na costura do planalto que além de fechar a porta ficaram sem linha na hora de costurar a lateral do curral e ai deu no que deu, o gado se evadiu e invernou, foi tanto que nas últimas semanas amarguei uns 8 graus pela manhã, está certo que isso não é problema afinal que levanta para trabalhar de madrugada? Brasília esta mais para “Nine to Five”, do que o filme. Ta lôco meu!!! Menos as sextas e claro segundas também não, o que nos resta são os demais maravilhosos três dias, e como ninguém vai dar mole, sessão mesmo só em um deles, porque os outros dois são reservados para as extraordinárias, e depois ainda tem gente que sai falando que eu pago o pato, hummmm!, mentiroso! Eu só pago a fauna e a flora, nada a ver com pato ou com a pata, afinal ela bota um ovo grande e sem colesterol e isso não tem valor. Não é mesmo? Duvida? Então me diz quando foi que você gritou ou ouviu gritar - "Manhê, ponhe o zoião de pato na malmita". Bem como já disse - lá está escrito que a casa é do povo, então nesse caso estou fazendo um convite a todos - Venha almoçar na nossa casa, o convite é estendido a todos que tenham ou irão ter mais de 16 anos na data que já estou marcando: 3 de outubro. Para que todos possam ter um almoço memorável aqui vai o que deve ser feito - Fiquem sem comer até a data (o que não é muito difícil diga-se de passagem, afinal todos já temos curso de faquir), não tragam garfo porque sabe-se que escorre pelas frestas, tragam a caneta e de casa porque essa é garantido que não vai escrever sozinha, não é? Assim não fico aqui tentando entender porque saio na rua e não consigo encontrar um dos 7 em 10, não vá me dizer que esta envergonhado, vai? Afinal a fila do SUS nem é tão grande assim e veja três dias dá para conhecer todo mundo, e relacionamento é a chave do sucesso, ou seria a Chavez? Cuida-te Globo, que te quero só com ponto com.

Bem segundo a cronista da Folha Eliane Cantanhêde, a presidência do senado tem contra indicações e faz mal a saúde, minha filha, só for a saúde do povo, eles estão assim - bebem no fim de semana e nós o povo ficamos de ressaca na segunda. Louvo o artigo, mas acho muito brando e sutil (ELIANE CANTANHÊDE - "Cadeira ou caldeirão" - Folha de São Paulo Opinião). De qualquer forma amei o ultimo parágrafo "A imprensa é que cria constrangimentos, alardeando um escândalo atrás do outro. Mas isso também tem jeito: chama o Chávez!" Mas clamo aqui por uma ajuda de todos os brasileiros, qual dos Chavez estamos falando? Eu vou votar no Chavez do Silvio Santos, afinal ele tem mais tempo de casa, e não tem intimidades com a República. Xi dei mancada!!!

No Brasil da transparência, a turbulência se dá durante a tempestade que insiste em se esconder atrás da bonanza, e transforma o rio de águas cristalinas em caudaloso, a correnteza é forte e a água se torna tão turva que peixe de aquário não duraria mais do que um minuto, e já passei dos cinqüenta anos, sou ou não sou um herói? Sou nada, sou brasileiro.

Prefixos para múltiplos binários

Há várias formas de se ludibriar as pessoas e a mais usada no Brasil é a manipulação da informação, prática comum altamente exercitada, inclusive pelo Governo, aprendida em anos e anos de desmandos e injustiças, levaremos séculos para varrer do Brasil esse hábito, isso se tivermos determinação e comprometimento. Portanto entendo que uma de nossas obrigações e a elucidação de fatos através da única forma conhecida, a divulgação das informações de forma precisa, pesquisada cuidadosamente.

O IEC é uma Organização Internacional que da a determinação das medidas em eletrônica, nomes e símbolos para os múltiplos de prefixos binários como representações de processamento de dados e para dar demonstrações das transmissões de dados,são suas atribuições.

Os dados abaixo são o resultado da ultima revisão feita pela IEC (International Electrotechnical Commission), em dezembro de 1998, para demonstrações de prefixos binários múltiplos.

*Prefixos:


Prefixes for binary multiples
Factor Name Symbol Origin Derivation
210 kibi Ki kilobinary: (210)1 kilo: (103)1
220 mebi Mi megabinary: (210)2 mega: (103)2
230 gibi Gi gigabinary: (210)3 giga: (103)3
240 tebi Ti terabinary: (210)4 tera: (103)4
250 pebi Pi petabinary: (210)5 peta: (103)5
260 exbi Ei exabinary: (210)6 exa: (103)6

Examples and comparisons with SI prefixes
one kibibit 1 Kibit = 210 bit = 1024 bit
one kilobit 1 kbit = 103 bit = 1000 bit
one mebibyte 1 MiB = 220 B = 1 048 576 B
one megabyte 1 MB = 106 B = 1 000 000 B
one gibibyte 1 GiB = 230 B = 1 073 741 824 B
one gigabyte 1 GB = 109 B = 1 000 000 000 B


*NR: Este quadro acima foi retirado do NIST Reference on Constants, Units, and Uncertainty.

Lembramos aqui que vários são os sistemas matemáticos para unidade de medidas, o Brasil usa o sistema decimal, mas isso não significa que todas as nossas medidas e pesos serão regidos necessariamente nesse sistema. Varias são as situações que teremos sistemas outros, uns específicos e outros híbridos, que irão dar as devidas demonstrações dos numerais.

É importante ressaltar que os novos prefixos para múltiplos binários não fazem parte do SI (International System of Units), o sistema moderno de medidas métricas. Todavia para facilitar o entendimento eles foram derivados dos prefixos SI para potencias de 10, como pode ser observado na tabela acima. O nome de cada novo prefixo é derivado do nome correspondente no SI retendo as duas primeiras letras como prefixo e adicionando as letras "bi" (representação de - binário) subseqüentemente por similaridade o símbolo de cada novo prefixo é derivado do símbolo correspondente do prefixo em SI com a adição da letra "i".

Estes prefixos múltiplos binários que foram desenvolvidos pelo IEC Technical Committee (TC), suas unidades de medida, letras e símbolos têm a aprovação do International Committee for Weights and Measures (CIPM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), estes organismos são os responsáveis por todas as unidades de medidas e simbologias da área chamada ciências Exatas, se passarem a observar todos poderão ver que todas as representações em informática possuem a alusão ao IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que é o responsável por todas as normalizações na área de engenharia.

Contexto histórico.

Durante um tempo os profissionais da computação falavam que 2 elevado a 10ª potencia seria muito parecido com 1000 e usavam o prefixo SI "kilo" para representar 1024. Isso funcionou bem por uma década ou duas, isso porque todos que usavam a nomenclatura kilobytes a associavam a 1024 bytes. Mas muitos queriam que as medidas fossem colocadas na sua forma devida para assim evitar futuros desentendimentos, uma vez que o crescimento das unidades medidas em um computador chamado "home" é muito veloz, todos sabemos que um kilometro são 1000 metros e que um kilo é igual a 1000 gramas. Os sistemas de armazenamento magnetico (hard disk) estao no final do gigabyte e praticamente já entram em terabytes, para propósitos práticos a aritmética binária é menos conveniente que a decimal. O resultado será que hoje as pessoas não sabem o que significa um megabyte. Nas discussões sobre a memória dos computadores residenciais (home computers) quase todos os fabricantes usam megabyte para demonstrar 2 elevado a vigésima potencia 1.048.576 bytes, e os fabricantes de hard disk usam o mesmo para representar 1.000.000 de bytes. Acontece algo semelhante quando se fala de conexão de Internet, o megabit por segundo é igual a 1 048 576 bit/s, mas os engenheiros de telecomunicações usam a medida para representar 10 elevado a 6ª potencia bits. Como se duas definições de megabytes não fora suficientes um terceiro megabyte 1.024.000 bytes e o megabyte usado para formatar os disquetes de 90mm (3 1/2 inch), "1.44 MB".

A confusão é real, da mesma forma que é incompatível a implementação de standards em sistemas de medidas. Face a essa realidade o conselho do IEEE decidiu que os standards do IEEE irão adotar as convenções de medidas adotadas internacionalmente.

Sei que assunto é chato, até mesmo desagradável, mas eu fiz questão de posta-lo para que todos possam ter uma idéia das unidades de medidas que já foram usadas em postagens anteriores, para os céticos deixarei aqui a fonte de pesquisa que usei, bem como os links das entidades citadas. Espero ter sido claro o suficiente para ter contribuído no esclarecimento das unidades de media

LINKS:
http://physics.nist.gov/cuu/Units/binary.html. The NIST references on Constants, Units, and Uncertainty International Systemof Units (SI); IEEE - www.ieee.org.br/ - www.ieee.org; General Conference on Weights and Measures (CGPM, Conférence générale des poids et mesures); Institute for Reference Materials and Measurements (IRMM); National Institute of Standards and Technology (NIST); CIPM: International Committee for Weights and Measures.

Referências:
Historical context adapted from: Bruce Barrow, "A Lesson in Megabytes," IEEE Standards Bearer, January 1997, page 5. Portions copyright © 1997 by the Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. The IEEE disclaims any responsibility or liability resulting from the placement and use in the described manner. Information is reprinted with the permission of the IEEE.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Hard Disk Information Tool

Entrando em contato com a HDDLAB por e-mail, e enviando seus dados cadastrais para ela você ira se qualificar para receber gratuitamente um utilitário que lhe permitirá tirar varias informações de seu hard disk.

Para exemplificarmos, digamos que você queira sabe quanto espaço livre tem seu hard disk, que tipo de interface ele tem, o numero de setores do seu disco, essas informações não estão disponíveis em um único lugar, a seqüência acima nos leva a meu computador, ao gerente de dispositivo e no Website do fabricante do hard disk. Com o utilitário que iremos disponibilizar você poderá ter todas essas informações em um único local.

Para poder usar o utilitário requer que se tenha instalado um desses sistemas: Windows 98/2000/XP ou Windows Server 2003. O Hard Disk Information Tool usa para seu funcionamento o Windows Management Instrumentation (WMI) e este dispositivo vem junto com os sistemas operacionais Windows. (mais detalhes na the WMI page in the Microsoft Download Center)

Instalação

Os arquivos que fazem parte do pacote WMI, um arquivo readme, um arquivo TheHardDiskTool2.doc (onde esta o código do programa). O utilitário esta em VBScript, e a instalação e somente mudar a extensão doc. pra vbs.

domingo, 17 de junho de 2007

Vírus do fim de semana

Relação dos vírus que mais infectaram e-mails nas últimas 24 horas

Win32.Worm.Mytob.GZ.dam
Win32.Netsky.P@mm
Exploit.Iframe.Vulnerability.B
Win32.Nyxem.E@mm
Win32.Worm.Blackmal.F
Win32.Zafi.B@mm
Win32.NetSky.AA@mm.dam
Win32.Bagle.GM@mm
Win32.Worm.Happy99.A
Win32.Mydoom.M@mm

Fonte: Bitdefender

01. a variant of Win32/Stration.XW worm
02. Win32/Stration.XW worm
03. Win32/Netsky.Q worm
04. Win32/Netsky.B worm
05. Win32/Zafi.B worm
06. Win32/Netsky.S worm
07. Win32/Bagle.HE wor
08. Win32/Sality.NAJ virus
09. Win32/Mydoom.R worm
10. JS/TrojanDropper.Tivso.gen trojan

Fonte: Vírus radar on-line

No Brasil as maiores infecções estão sendo reportadas como ataque do Virus Mydoom e segundo o Globo Online,nas últimas 24 horas, o número de infecções pelo Mydoom cresceu 3.133% no Brasil. O ataque do vírus é através de mensagens de email com um texto como "A mensagem não pode ser representada em código 7- bit ASCII e está sendo enviada em binário (anexo)", e com um arquivo anexo no formato zip disfarçado com um ícone de arquivo de texto.
O laboratório de antivirus da McAfee já possui em seu site uma vacina contra o vírus, que pode ser baixada pelo endereço http://vil.nai.com/vil/content/v_100983.htm.


Fonte: Globo Online

Ads Inside PostM

Teste