sábado, 17 de maio de 2014

Segurança digital online

Segurança digital online, o que as grandes empresas online estão fazendo para nos garantir que nossos dados não estão sendo clonados ou disponibilizados para o Governo? 

Talvez por estar ha muito tempo usando a Internet, ou porque em 35 anos vi e vivi muita coisa em computação, sou fascinado (talvez obcecado) por segurança digital e por isso mesmo tenho estudado e trabalhado com recuperação de dados desde 1986 quando dei meus primeiros passos usando um utilitário chamado Norton Edit. Com essa visão não coloco dados de cartão de credito em sites de internet, não faço compras online que não seja com pagamento através de boleto e não movimento conta bancaria online.

Claro que nos últimos 10 anos a segurança online melhorou muito, mas ainda assim continuo cético.

Esta semana estive pesquisando sobre segurança online, em especial sobre a situação do Google, porque tenho pensado em usa-lo com mais frequência, não o buscador, mas os utilitários que o Google coloca a nossa disposição e que são grátis, como o Google Drive (uma nuvem para guardarmos arquivos online), Google Docs (um administrador de negócios) que tem planilha, editor de texto e outras ferramentas do Office da Microsoft, e também o Google Calendar onde você agenda compromissos e ele te comunica, e tudo isso pode ser operado através de um smartfone.

Em minhas “andanças” pelo Google search, me deparei com a EFF - Electronic Frontier Foundation, em português, Fundação Fronteira Eletrônica, é uma organização sem fins lucrativos sediada em San Francisco, Califórnia, cujo objetivo declarado é proteger os direitos de liberdade de expressão, tais como definidos pela Primeira emenda da constituição dos Estados Unidos da América, no contexto da era digital. Para tanto, propõe-se a atuar na defesa de liberdades civis bem como instruir a imprensa, os legisladores e o público sobre esses direitos e suas relações com as novas tecnologias. A organização se mantém à base de doações. Além do pessoal alocado na sede, conta com representantes em Toronto, Ontário e Washington DC.1 (fonte:Wikipédia Electronic Frontier Foundation)

Esta Fundação disponibilizou, esta semana, um relatório anual onde ela pesquisa e avalia serviços online de acordo com os esforços que estes fazem para proteger nossos dados do governo, e é claro de pessoas mal intencionadas também, em paralelo.

A Fundação classifica vários provedores de conteúdo e serviços de acordo com as exigências que eles fazem para o governo para a liberação de dados, informa aos usuários quando o governo recolhe seus registros, publica relatórios de transparência, faz lobby para privacidade no Congresso, garantia que é dada aos usuários no tramite das comunicações e outras medidas de segurança que são providas.

“Essas questões são cada vez mais importantes na esteira das revelações do ano passado sobre a vigilância em massa, que demonstrou como o governo dos Estados Unidos tem tomado vantagem do rico tesouro de dados que nós confiamos às companhias de tecnologia para lançar mão do monitoramento de milhões de pessoas inocentes”, informou a EFF.

As principais conclusões do relatório atual incluem:
Apple, CREDO Mobile, Dropbox, Facebook, Google, Microsoft, Sonic, Twitter e Yahoo Top Chart, receberam seis Estrelas cada uma.
A Apple e Yahoo mostram melhorias enormes em Políticas de liberação de informações para o Governo.
A Snapchat, AT & T, Comcast  tiveram avaliações piores.
Na esteira das divulgações de Snowden, mais e mais empresas estão fazendo revisões em suas Políticas sobre liberar para o Governo o acesso aos dados do usuário, relata a EFF que todas as empresas pesquisadas estão trabalhando para melhorar e aumentar suas politicas de segurança digital.


Fonte das informações: Electronic Frontier Foundation, Mike Francis (mfrancis@oregonian.com). Você pode ler o relatório completo "Who Has Your Back?" no site da EFF.

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Como escolher um bom negocio

Oh, você está pensando em montar um negocio? Adivinhe, eu sei algo sobre você! Sei que tem uma tonelada de ideias sobre o que fazer e como fazer.

Você literalmente tem milhões de ideias, não se preocupe isso é normal. Você passa o dia todo pensando sobre o seu negocio. Graças a Deus você está a frente das outras pessoas que podem vir a ser seu concorrente porque você é mais esperto, mais inteligente mais preparado e não há nenhuma de forma alguma nem mesmo remotamente que eles tenham pensado e idealizado a mesma ideia também, certo?

Errado !!!!!!

Existem outras pessoas que também estão obcecadas por montar um negocio e alguma dessas pessoas certamente esta pensando o mesmo negocio que você e eles provavelmente já pensaram a maioria das ideias que você esta tendo. Assim como você vai garantir que vai construir o melhor negocio, quando varias outras pessoas estão tendo as mesmas ideias?

 Eu vou dizer agora o que penso.

Para se idealizar o melhor negocio é necessário colocar as ideias na ordem correta, tendo em mente que 99% da ideia se baseara na execução correta e 1% na ordem a ser seguida, esta é a chave para uma grande gestão de negócios.

"Você não deve fazer uma lista de prioridades real de seus milhões de ideias. Você não deve nem mesmo escrevê-las. Pois se uma ideia é importante o suficiente você vai se lembrar dela mais tarde, e na prática os seus planos vão mudar muito após as primeiras coisas o que é um desperdício de tempo planejando longe do tempo de execução". Bram Cohen, criador do BitTorrent

Ótimo, como faço para priorizar continuamente minhas ideias de negocio?  É simples, vamos a algumas orientações.

Tudo que você faz deve pensar é que o negocio tem que ser no mínimo minimamente viável. Isso significa que você só deve planejar a funcionalidade do mesmo com um mínimo necessário para atingir o seu objetivo, a qualquer momento. Sem extras ou coisas extravagantes. Lembre-se, se ele não ajudá-lo a melhorar a sua situação atual não perca tempo em pensa-lo.

Mostre sua ideia para pessoas, amigos, parentes, se conhecer professores de faculdade (de preferencia liados a área de negócios). Faca isso imediatamente, você sozinho não ira conseguir imaginar o que o mercado ira pensar sobre ele, não espere que estas pessoas achem sua ideia brilhante, analise os comentários friamente principalmente os que criam empecilhos, pois os impedimentos são os melhores conselheiros para encontramos melhores soluções.

Escolha uma método para melhorar. Defina uma meta a ser atingida até o final da semana. Aumente esse objetivo a cada semana. Este deve ser um método que melhorando ira levar sua empresa para o próximo nível (se o meu negocio tinha mais xxxxx minha empresa poderia ou estaria fazendo melhor?). Acompanhe quantas recomendações você recebe semanalmente. Avalie o sucesso de seu negocio baseado em quão rapidamente o método que você escolheu esta ajudando a melhorar cada semana. O método deve estar focado na melhoria que irá promover à medida seu negocio cresce, isso é natural.

Não cometa o erro de copiar cegamente um conjunto de recursos de um concorrente. Eles estão seguindo este processo analítico na tomada de decisões de produtos? Não faço ideia. Será que eles irão manter essas características porque elas promovem um bom desempenho ou porque um de seus estagiários realmente gostou? Eu não tenho nenhuma ideia, e nem você. Não copie as pessoas quando você não tem ideia de como elas tomam decisões.

Vá a luta, seja ousado, e não tenha medo de colocar sua criatividade para fora. Pense no texto, leia para outras pessoas e interaja com eles, faça como os grandes empresários fazem, coloque-os para trabalhar para você.

Eu acredito em empreendedores e em novos negócios. Gosto de discutir, projetar e construir novos negócios com novas ideias.

Podemos colocar algumas ideias para praticarmos, mas o negocio certo é aquele que ao escolhermos fazemos um espelho de nossa infância e o transformamos em um brinquedo que estamos sempre querendo usar.

 Hoje é sexta e eu não estou com vontade de escrever um texto técnico, acho que este é um bom texto para reflexão.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Viber função radio, mensagens e chamadas

O Viber é um aplicativo multiplataforma que permite que você faca ligações, envie mensagens e imagens, tudo grátis, para outro usuário Viber.

Uma grande característica do Viber é a função Push-to-talk onde você passa mensagens usando sua e voz, para quem esta familiarizado com o Nextel esta função é igual a função radio onde você economiza o tempo gasto escrevendo mensagens. Você pode enviar mensagens de voz para outro usuário  ou para vários usuários de uma vez em uma conversa de grupo. Você poderá compartilhar o que você está pensando instantaneamente e sem problemas com esse recurso incrível, como também poderá promover reuniões e palestras.

Como usar a função Push-to-talk em um smartfone

1.      Entre no modo de envio de mensagens

2.      Selecione o ícone que fica do lado direito do campo onde escrevemos as mensagens


3.      Pressione e segure o botão e fale, sua mensagem será enviada assim que você acabar de dizê-la.




Um pequeno lembrete para envio de mensagens de voz

Auto play (live voice message streaming) será habilitado somente se o outro usuário estiver com o modo Hold & Talk  habilitado.

A gravação da mensagem de voz começa ao se apertar o botão de espera por mais de meio segundo e a gravação pode ser no máximo de 30 segundos de duração. Durante a gravação de sua mensagem, você verá um anel em volta do botão de espera e que se transforma em vermelho, indicando que há cinco segundo à esquerda até o fim da mensagem.

 Enviar mensagens com o Viber

1- Abra seu Viber
2- Abra a sua lista de contatos

3- Selecione o contato que você quer enviar a mensagem
4- selecione mensagem grátis (Free mensagem)


Eu posso apagar a mensagem que já enviei?
Sim a mensagem enviada pode ser apagada do histórico, mas lembre-se isso não garante que a mensagem não foi lida.

Para apagar a mensagem
1- Coloque o cursor sobre a mensagem e segure pressionado
2- Selecione "Delete"

Mensagens apagadas (deletadas) não podem ser restauradas

Atendendo uma chamada no Viber

Quando alguém te faz uma chamada Viber, aparece na tela do smartfone uma imagem de um telefone vibrando.

Você tem inicialmente três opções:
1- Atender a chamada.
2- Não atender.
3- Não atender, mas enviar uma mensagem.


Se você optar por não atender com mensagem, você terá quatro opções de mensagens prontas para enviar e também a opção de fazer uma mensagem sua, a mensagem será enviada automaticamente.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Viber e Skype fazendo chamadas telefônicas

Vamos traçar um pequeno comparativo entre dois aplicativos gratuitos que podem ser usados para fazer chamada telefônica com celulares usando uma conexão de internet. Ambos fazem chamadas telefônicas usando uma conexão 3G.

O Viber e o Skype fazem ligações telefônicas VOIP gratuitas, mas ambos os aparelhos celulares (ou o notebook ou o computador desktop) precisam ter os utilitários instalados. O que entendo ser muito bom em ambos é que como eles coexistem em diferentes plataformas, o usuário pode fazer chamadas para outros usuários com aparelhos diferentes, por exemplo, um aparelho com sistema Androide (Sony, Samsung, Motorola) pode chamar outro com Sistema IOS (Iphone, Ipad, Ipod).

O Viber e o Skype também podem fazer chamadas usando um notebook ou um computador desktop e ai temos conexões computador para computador, computador para notebook e vice versa, notebook e computador desktop para celular e vice versa, essa flexibilidade é muito interessante como todos podem ver.

Em termos de facilidade de uso podemos afirmar que ambos, Skype e Viber, são ambos simples e bem fáceis de usar, mas o funcionamento destes utilitários é completamente diferente, o Skype usa nome de usuário e senha onde o nome será o identificador de localização no caso do Viber o identificador será o seu numero de celular o que facilita bastante quando se esta usando um celular para fazer a chamada, claro que em chamadas usando computador o Skype é mais apropriado.

As chamadas telefônicas usando-se Viber ou Skype são gratuitas, quero dizer: em termos, porque você esta pagando pela conexão de internet e ai temos um dado importante, as chamadas com Skype consomem 3 mb por minuto e as chamadas telefônicas usando o Viber consome 0,5 mb.

O  numero de usuários do Viber no Brasil (declarado pela empresa) é de 12 milhões,  o Skype conta com 17,6 milhões de usuários brasileiros, os números do Viber são de 2014 e os do Skype de 2013. Quero lembrar a todos que o Skype tem muitos usuários que usam Computador e Notebook já o Viber só tem usuários de celular o que entendo que no final a conta acaba se equilibrando. Mas se falarmos de mobilidade o Viber leva vantagem.

O Skype leva vantagem sobre o Viber quando se trata de quem pode ser contatado usando o aplicativo, enquanto quem tem Viber só pode falar com quem tem Viber, quem tem Skype pode contatar quem tem e-mail no Hotmail, mas se for chamada telefônica a vantagem se perde, a chamada no Skype tem melhor qualidade, mas em se tratando de Voip isso é muito relativo.

Skype tem hardwares especialmente projetados para ele como fones de ouvido, microfones e câmeras web, a lista de recursos do Skype é maior do que a do Viber claro que temos que lembrar que o Viber é um utilitário bem mais novo que o Skype.

Em termos de qualidade o Skype é superior, tem mais opções, tem mais usuários, mas a questão é que se formos usar em celular para fazer chamadas telefônicas seja para outro celular smartfone, Iphone., computador desktop ou um notebook o Viber esta um passo a frente.


Se você tem experiência no uso destes aplicativos ou outro, de sua opinião nos comentários e claro que também estaremos atentos a duvidas que possam aparecer.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Video chamada com celulares

As chamadas de voz com celulares fazem parte do nosso cotidiano isso não é novidade para ninguém, mas as chamadas telefônicas com celulares com imagens são no momento em pequeno numero em que pese o fato de todos quererem faze-la, ora para ver o namorado, a namorada, para fazer reuniões presenciais, para matar a saudade de quem esta fora do país e varias outras situações. Mas a velocidade da internet e os vários aparelhos celulares são parte do impedimento e da diminuta quantidade de telefonemas com imagens.

Você poderá efetuar vídeo chamada para outros usuários que tenham Skype, Tango, Hangout, Fring instalado, usando sua conexão 3G, gostaria de dizer que é sempre melhor usar a conexão WiFi. Neste artigo iremos fazer uma pequena alusão ao Skype e ao Tango e em um próximo faremos comparativos e abordaremos outros utilitários.



Mas temos que nos lembrar que a internet Brasileira (a comercializada para pessoas físicas no geral) é do tipo compartilhada, isso significa que você contrata uma conexão de internet de 10 mb mas na realidade acaba recebendo algo como 10% algumas vezes menos, tendo este cenário em vista temos que analisar a vídeo chamada 3G segundo o site 9to5Mac o resultado foi um consumo de aproximadamente 3,5 MB por minuto, as chamadas são como uma via de mão dupla nos enviamos sinal e simultaneamente recebemos, a vídeo chamada no Skype consome 1,3 MB ao estar enviando e 2,1 MB recebendo.



O Tango faz o mesmo serviço do Face Time do Iphone e do Skype. A conexão é excelente, mesmo 3G. Outro dia eu recebi o relato de uns amigos que fizeram  uma chamada para os pais e me relataram que ficarão, conversando por mais de uma hora, e a comunicação foi excelente. Fantástico para matar a saudade. Se você ligar para um contato desconectado, ou que não atenda é possível deixar uma mensagem de voz. O consumo de uma vídeo chamada de baixa qualidade no Tango será de aproximadamente 4 mb por minuto usando 3G, 4G OU WIFI.



Estas informações foram as que eu encontrei nos fóruns e nos help desk ate este momento, mas encontrei uma informação que pode ser relevante para que você possa ter uma ideia de consumo de sua internet ao fazer vídeo chamadas.

Tabela de consumo de banda de internet ao fazer vídeo chamada

Chamadas de voz somente:
100kbps/100kbps = 200kbps total.
200kbps = 25KB/sec.
25KB/sec = 1.5MB/min
1.5MB/min = 90MB/hour
Chamada com Vídeo com baixa qualidade (Low Quality):
300kbps/300kbps = 600kbps total.
600kbps = 75KB/sec.
75KB/sec = 4.5MB/min
4.5MB/min = 270MB/hour

Chamada com Vídeo com alta qualidade (High Quality):
500kbps/500kbps = 1mbps total.
1mbps = 125KB/sec.
125KB/sec = 7.5MB/min
7.5MB/min = 450MB/hour

Chamada com Vídeo com alta definição (High Definition):
1.5mbps/1.5mbps = 3mbps total.
3mbps = 375KB/sec.
375KB/sec = 22.5 MB/min
22.5MB/min = 1.35GB/hour

Chamada com Vídeo em grupo de 3 pessoas:
2mbps/512kbps = 2560kbps
2560kbps = 320KB/sec.
320KB/sec = 19.2MB/min
19.2MB/min = 1.15GB/hour

Chamada com Vídeo em grupo de 5 pessoas:
4mbps/512kbps = 4608kbps
4608kbps = 576KB/sec.
576KB/sec = 34.5MB/min
34.5MB/min = 2.07GB/hour

Chamada com Vídeo em grupo de 7 pessoas:
8mbps/512kbps = 8704kbps
8704kbps = 1088KB/sec.
1088KB/sec = 65.2MB/min
65.2MB/min = 3.91GB/hour



As diferenças entre os diversos programas que permitem fazer vídeo chamadas são pequenas ficando entre três e cinco mb por minuto para chamadas de baixa qualidade de vídeo e para uma qualidade melhor entre 12 e 18 mb e para chamadas com qualidade HD (High Definition) entre 20 e 25 mb, não ha declaração oficial sobre consumo nos sites dos programas. Vamos continuar pesquisando e ao encontramos alguma informação relevante iremos postar imediatamente. Usamos uma media maior em nossa opinião será melhor avaliar o consumo pelos dados maiores que encontramos, mas fica uma proposta faça seu teste e nos envie sua experiência através dos comentários.

Ads Inside PostM

Teste