sábado, 2 de maio de 2009

Como economizar com VoIP

A tecnologia é um beneficio para todos, mas não de todos.

As frases e as explicações se multiplicam todos os dias, e a partir do momento que Mr.William Gates falou pela primeira vez que um Micro Computador deveria vir a ser um utensílio domestico o negocio da micro informática ganhou uma impulsão que jamais seria imaginada em 1989. Época essa onde as informações chegavam ao Brasil com 2 e até 3 anos de atraso. As revistas de informática estavam todas em inglês e os mais informados as recebiam com 3 até 4 meses de diferença para um leitor americano. Poder-se-ia dizer que nessa época a informação tinha valor comercial diferente do valor que tem hoje.

Hoje tudo esta diferente, as noticias sobre os lançamentos e mudanças saem lá e cá simultaneamente, em alguns detalhes aqui primeiro. Mas o fato de ter a tecnologia hoje acessível a todos como queria Mr.William não significa que todos a usem ou mesmo que todos saibam o que está disponível ou o que é o que em informática, muito se fala e especula, mas os possíveis nem sempre são colocados de forma clara, ou porque são impossíveis dadas às condições ou porque é economicamente desinteressante, isso tem sido regra geral.

Em transmissão de voz através de rede IP, não é diferente. A economia que pode advir do uso não esta necessariamente no preço da ligação e sim nas novas funções que acompanham as chamadas via IP. Filiais e matriz passam a se comunicar com custo zero, recados de secretária eletrônica trafega na rede para um email, mensagens do MSN são transmitidas para um celular e do celular para o MSN, usa-se os Internet messager para passar instruções para empresas e também para envio de relatórios que são usados em reuniões e em publicações, o VoIP esta presente em tudo até mesmo nas transmissões broadcast das televisões onde antigamente somente um canal de TV com muito recurso técnico e financeiro poderia estar passando noticias ao vivo hoje um canal de TV comunitário pode fazer o mesmo.

Claro que nem sempre o cliente usuário é colocado a par de todas as possibilidades, como disse anteriormente existem razões para que isso não aconteça. Hoje podemos ter através de VoIP uma transmissão de dados coletados por GPS usando-se um satélite de alta potencia e um celular de cem reais que está ao alcance de qualquer cidadão, o celular é claro mas é o que ele precisa para ter a informação.

As combinações e os usos das novas tecnologias dependem mais e mais de profissionais especialistas e bem informados, hoje é possível e comercialmente viável financeiramente, uma pequena empresa ou mesmo uma loja comercial ter seu próprio canal de televisão e uma estação de rádio e se for o caso explorá-lo comercialmente.

Com VoIP é possível montar uma empresa de telefonia que até 10 anos atrás era privilegio de grandes conglomerados financeiros e como uma célula municipal ou de bairro com acesso direto aos usuários esta pequena companhia pode competir em condições de igualdade a empresas infinitamente mais poderosas, usando táticas comerciais que se tornam impraticáveis para empresas de grande porte, estes pequenos notáveis fazem o porta a porta e muitas vezes são extremamente agressivos na área comercial com esquemas de pós venda ousado onde o atendimento ao cliente é imediato e a solução é dada na hora, este tipo de relação prestador de serviços – usuário, muitas vezes é suficiente para garantir que um cidadão opte por um serviço muitas mais caro mas que lhe atende naquilo que ele anda de há muito insatisfeito – o atendimento pós venda.

Empresas do tipo Telefônica se esqueceram, ou não tem profissionais que estudaram em boas escolas, que as duas maiores gigantes do planeta em anos passados se fizeram simplesmente dando ao consumidor um atendimento pós venda inesquecível, estamos falando de Xerox e de IBM, e porque não citar também a Dell que se transformou em um grande revendedor de micro computadores usando o serviço de pós venda como seu maior plus de produto.

Passar a informação corretamente, não sonegar esta informação a seu cliente ainda é uma estratégia poderosa, mudar a regra maldita e dar a todos o mesmo direito poderá ser o diferencial que o mercado em tempos de crise esteja almejando, arrisque-se usando todas as ferramentas que muitas vezes você oferece a seus clientes.

domingo, 26 de abril de 2009

Voip ira ter "momentum" do tipo "Big Bang"

Em minha opinião o VoIP tem três funções que são as mais relevantes e que irão impulsionar e dar uma nova definição ao que hoje conhecemos como Comunicação, claro que usando meios eletrônicos.

Eu como um estudioso da Comunicação, que faz parte do meu currículo escolar, tenho uma verdadeira obsessão por sistemas de comunicação, indo muito além do emissor - receptor - feedback, esse é o tripé básico da Comunicação. Quando me deparei com a Usenet na Universidade tive a sensação que tudo iria mudar, e mudou radicalmente. A forma como as noticias são transmitidas, a velocidade com que uma informação é passada, tudo hoje é instantâneo graças a Internet, ou seja graças a interligação das redes mundiais. Em um primeiro momento a rede foi somente uma forma de transmissão escrita e em seu segundo momento a escrita e a auditiva na seqüência a multimídia onde entram todos os meios de comunicação básicos, a escrita a auditiva e as imagens, iniciou o processo que é irreversível, tudo tem uma nova faceta, uma nova perspectiva e os meios de comunicação tradicional têm que se adaptar a essa nova realidade, onde todos que tem acesso a rede são produtores de informação e transmissores.

Transformamos a humanidade em uma grande Aldeia Global de uma forma que o autor da predição jamais teria imaginado, inda que tenha feito essa predição há mais de 50 anos, claro que estou citando Marshall McLuhan. Hoje temos até que repensar - "O meio é mensagem - contestado e discutido com provocações de ambas as correntes - a favor e contra a afirmativa. As hipóteses que viraram conceitos irão ser revistas e as que nunca passaram da condição de ser hipoteticamente verdade irão ganhar novos adeptos e novas discussões serão montadas, para ser fazer uma grande revisão de como nos comunicamos e como nós nos estamos fazendo entender.

Claro que academicamente tudo funciona, mas como já diz o ditado popular ha séculos - "a prática é diferente da gramática”. Os poderes econômicos continuam a produzir as chamadas forças ocultas que impedem o avanço das tecnologias que minimizem a pobreza. Economicamente falando todas as castas são imprescindíveis, ou seja o milionário não existe sem o miserável, não ha branco sem preto, a teoria dos movimentos de há muito estabeleceu a relação entre o estático e a movimentação com todos os relacionamentos possíveis, claro que não precisa ser como no Brasil, não temos que apoiar a industria da miséria. Não é necessário produzir infelicidade para se sentir feliz e não tem graça circular em meio a ignorância absoluta para se sentir um gênio.

Em 2005, Sean Michael Kerner escreveu um artigo interessante sobre o VoIP e hoje relendo o mesmo me pego analisando fatos que na época seriam ate mesmo absurdos, a empresa que fora citada no artigo se chama Stealth Communications, seria cômico se não fosse trágico uma vez que stealth significa invisível. Invisível é o esforço que vejo quando falamos sobre VPF - Voice das empresas para que isso se torne realidade.
Peering Fabric - proposta onde haveria uma abertura do mercado para oferecimento de serviço de intercomunicação telefônica sem ter que usar a rede de telefonia convencional - PSTN.

Na época os críticos a tecnologia afirmaram que o Peering não é ameaça as poderosas Telcos (Telecomunications Companies) somente se pensando em um mundo completo de idiotas para se acreditar que tal afirmação seja verdadeira ou mesmo tenha sido feita com imparcialidade sem o famoso, pelos menos nos meios de comunicação, jabá ou jabaculê, o tal "por fora" ou em ingles UTT (under the table).

O VPF é uma função que estabelece uma comunicação ponto a ponto em uma rede pública ou privada, trabalhando como um ponto de reunião ou troca para possibilitar o tráfico de voz sobre a rede ou como todos conhecemos - VoIP (voice over internet protocol). Ao estabelecer uma conexão de voz através de uma rede, os provedores de serviços VoIP irão permitir a todos os usuários de serviços VoIP se comunicarem gerando um tráfico de voz que não necessita usar a telefonia convencional. Essas pessoas poderão usar o VPF para programar novos serviços e já sabedores que terão todas as funções que um serviço de telefonia convencional tem acrescido de muito mais, possibilitando um aumento da eficiência e produtividade.

Demonstração de que o VPF é um grande problema para o faturamento das Telcos esta nesse comentário: "According to Shrihari Pandit President & CEO of Stealth Communications, Inc the Voice Peering Fabric has over 90 members and last year its VPF Minutes Market processed over 2.4 billion minutes "This year we are on track to process over 9 billion," Pandit told EnterpriseVoIPplanet.com."
Esse número é de 2005, simplesmente façam as contas da evolução do VoIP e irão ter o número de minutos que estão sendo trafegados e sem o pagamento as Telcos.
Informação da nic.br -"2006 – VFP atinge 80 bilhões de minutos ao ano trafegando via VoIP peering"

Leia esse release: "Sometime in the next few months we will see the VoIP peering equivalent of the “big bang.” Up to this point, peering islands have formed, using several different business models and architectures. But two seminal events are about to occur: CableLabs, the U.S. research consortium serving cable operators, will make an announcement of suppliers for a cable-specific peering entity…"

Segundo os administradores e economistas as empresas e os negócios tendem a evoluir de acordo com sua aceitação pelo mercado e que em se são competentes terão o que eles chamam de "momentum" que é exatamente quando passam de um número inexpressivo a um que pode ser estratosférico, a observação acima me leva a crer que o "momentum" do VoIP será este ano, lembrando a todos que em japonês o anagrama de crise também significa oportunidade.

Os que lerem esse texto devem entender que a hora é agora, procure os serviços de VoIP que oferecem a opção de Peering - habilidade de ligar para VoIP de outras redes, caso não consiga ou por qualquer motivo não seja possível, estude a possibilidade de uma segunda opção VoIP com a função Peering.

Ads Inside PostM

Teste