terça-feira, 19 de junho de 2007

Prefixos para múltiplos binários

Há várias formas de se ludibriar as pessoas e a mais usada no Brasil é a manipulação da informação, prática comum altamente exercitada, inclusive pelo Governo, aprendida em anos e anos de desmandos e injustiças, levaremos séculos para varrer do Brasil esse hábito, isso se tivermos determinação e comprometimento. Portanto entendo que uma de nossas obrigações e a elucidação de fatos através da única forma conhecida, a divulgação das informações de forma precisa, pesquisada cuidadosamente.

O IEC é uma Organização Internacional que da a determinação das medidas em eletrônica, nomes e símbolos para os múltiplos de prefixos binários como representações de processamento de dados e para dar demonstrações das transmissões de dados,são suas atribuições.

Os dados abaixo são o resultado da ultima revisão feita pela IEC (International Electrotechnical Commission), em dezembro de 1998, para demonstrações de prefixos binários múltiplos.

*Prefixos:


Prefixes for binary multiples
Factor Name Symbol Origin Derivation
210 kibi Ki kilobinary: (210)1 kilo: (103)1
220 mebi Mi megabinary: (210)2 mega: (103)2
230 gibi Gi gigabinary: (210)3 giga: (103)3
240 tebi Ti terabinary: (210)4 tera: (103)4
250 pebi Pi petabinary: (210)5 peta: (103)5
260 exbi Ei exabinary: (210)6 exa: (103)6

Examples and comparisons with SI prefixes
one kibibit 1 Kibit = 210 bit = 1024 bit
one kilobit 1 kbit = 103 bit = 1000 bit
one mebibyte 1 MiB = 220 B = 1 048 576 B
one megabyte 1 MB = 106 B = 1 000 000 B
one gibibyte 1 GiB = 230 B = 1 073 741 824 B
one gigabyte 1 GB = 109 B = 1 000 000 000 B


*NR: Este quadro acima foi retirado do NIST Reference on Constants, Units, and Uncertainty.

Lembramos aqui que vários são os sistemas matemáticos para unidade de medidas, o Brasil usa o sistema decimal, mas isso não significa que todas as nossas medidas e pesos serão regidos necessariamente nesse sistema. Varias são as situações que teremos sistemas outros, uns específicos e outros híbridos, que irão dar as devidas demonstrações dos numerais.

É importante ressaltar que os novos prefixos para múltiplos binários não fazem parte do SI (International System of Units), o sistema moderno de medidas métricas. Todavia para facilitar o entendimento eles foram derivados dos prefixos SI para potencias de 10, como pode ser observado na tabela acima. O nome de cada novo prefixo é derivado do nome correspondente no SI retendo as duas primeiras letras como prefixo e adicionando as letras "bi" (representação de - binário) subseqüentemente por similaridade o símbolo de cada novo prefixo é derivado do símbolo correspondente do prefixo em SI com a adição da letra "i".

Estes prefixos múltiplos binários que foram desenvolvidos pelo IEC Technical Committee (TC), suas unidades de medida, letras e símbolos têm a aprovação do International Committee for Weights and Measures (CIPM) e do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), estes organismos são os responsáveis por todas as unidades de medidas e simbologias da área chamada ciências Exatas, se passarem a observar todos poderão ver que todas as representações em informática possuem a alusão ao IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) que é o responsável por todas as normalizações na área de engenharia.

Contexto histórico.

Durante um tempo os profissionais da computação falavam que 2 elevado a 10ª potencia seria muito parecido com 1000 e usavam o prefixo SI "kilo" para representar 1024. Isso funcionou bem por uma década ou duas, isso porque todos que usavam a nomenclatura kilobytes a associavam a 1024 bytes. Mas muitos queriam que as medidas fossem colocadas na sua forma devida para assim evitar futuros desentendimentos, uma vez que o crescimento das unidades medidas em um computador chamado "home" é muito veloz, todos sabemos que um kilometro são 1000 metros e que um kilo é igual a 1000 gramas. Os sistemas de armazenamento magnetico (hard disk) estao no final do gigabyte e praticamente já entram em terabytes, para propósitos práticos a aritmética binária é menos conveniente que a decimal. O resultado será que hoje as pessoas não sabem o que significa um megabyte. Nas discussões sobre a memória dos computadores residenciais (home computers) quase todos os fabricantes usam megabyte para demonstrar 2 elevado a vigésima potencia 1.048.576 bytes, e os fabricantes de hard disk usam o mesmo para representar 1.000.000 de bytes. Acontece algo semelhante quando se fala de conexão de Internet, o megabit por segundo é igual a 1 048 576 bit/s, mas os engenheiros de telecomunicações usam a medida para representar 10 elevado a 6ª potencia bits. Como se duas definições de megabytes não fora suficientes um terceiro megabyte 1.024.000 bytes e o megabyte usado para formatar os disquetes de 90mm (3 1/2 inch), "1.44 MB".

A confusão é real, da mesma forma que é incompatível a implementação de standards em sistemas de medidas. Face a essa realidade o conselho do IEEE decidiu que os standards do IEEE irão adotar as convenções de medidas adotadas internacionalmente.

Sei que assunto é chato, até mesmo desagradável, mas eu fiz questão de posta-lo para que todos possam ter uma idéia das unidades de medidas que já foram usadas em postagens anteriores, para os céticos deixarei aqui a fonte de pesquisa que usei, bem como os links das entidades citadas. Espero ter sido claro o suficiente para ter contribuído no esclarecimento das unidades de media

LINKS:
http://physics.nist.gov/cuu/Units/binary.html. The NIST references on Constants, Units, and Uncertainty International Systemof Units (SI); IEEE - www.ieee.org.br/ - www.ieee.org; General Conference on Weights and Measures (CGPM, Conférence générale des poids et mesures); Institute for Reference Materials and Measurements (IRMM); National Institute of Standards and Technology (NIST); CIPM: International Committee for Weights and Measures.

Referências:
Historical context adapted from: Bruce Barrow, "A Lesson in Megabytes," IEEE Standards Bearer, January 1997, page 5. Portions copyright © 1997 by the Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. The IEEE disclaims any responsibility or liability resulting from the placement and use in the described manner. Information is reprinted with the permission of the IEEE.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste