quinta-feira, 19 de abril de 2007

Low level format, badblock, badcluster.

Os Hard disk possuem (desde 540mb) o mesmo tamanho de Platte (prato; disco) e o que os diferenciam em sua capacidade de armazenamento são: o numero de cilindros, seu translator determinado pelo numero de SPT (Sector per track) e a densidade de área (areal density) hoje temos noticia de discos com capacidade de 300gb por face e com a nova tecnologia de gravação perpendicular esse numero devera aumentar consideravelmente.

BadBlock (bad sectors) possuem várias fontes de origem, e podem ser: lógicos ou físicos. Os chamados lógicos são os que podem ser "consertados" por utilitário que normalmente e disponibilizado pelo próprio fabricante, já os físicos exigem um equipamento proprietário para sua realização, para explicar como isso se processa teríamos que nos prolongar em definições e explicações técnicas que não é o caso nesse instante. A chamada formatação de um hard disk tem inicio na determinação da "formação de sua estrutura interna" ou seja na formatação da fabrica onde e definido a quantidade de cilindros, o numero de setores por track o tamanho do espaço que será ocupado pela system engineering área, o espaço reservado para a lista de defeito do fabricante, e o espaço reservado para a lista de defeito do usuário. Após essas operações o disco estará apto para a chamada formatação de baixo nível e nessa etapa será definido o tamanho da partição, o sistema operacional a ser instalado e o tipo de file system que determina a estrutura da gravação dos dados e o tamanho do cluster que também será definido pelo sistema operacional. Definições: Track = divisões de cilindros. Sectors = um seguimento da track (512 bytes) Clusters = "conjunto" de sectors. Bad Sector, e a referencia que fazemos a um setor com um dano lógico ou físico, ainda que um disco possa operar com setores danificados, todos os dados que forem gravado nesses setores serão perdidos Lost Cluster, essa e a definição de clusters que são classificados com parte do disco em uso mas não contem dados, o utilitário scandisk do windows poderá procurar por este tipo de cluster a torna-lo usável novamente.
Ainda sobre o mistério do Low Level Format.
Nos hard disk moderno (ATA specifications ; since july 1994) não é mais possível o Low Level Format. Não na forma como era antes desta data. Por favor não façam confusão são simplesmente definições onde os Fabricantes não estão realmente interessados que o assunto seja amplamente discutido e que os usuários venham a saber exatamente a verdade. Este novo conceito de Low Level Format na realidade não passa de um "write on" onde em alguns utilitários nós podemos determinar a pattern e em outros não. O Low Level Format real é na realidade determinado pelo TMOS - Tecnological Manufactur Operating System, e cada fabricante possui o seu. Dai podemos afirmar que não há utilitário no mundo (não neste momento) que reúna TMOS de todos fabricantes. Portanto o que pode ser feito (sem o uso de um hardware específico) é o Low Level Format que "limpa" virus e que "corrige" defeitos lógicos. Fora isso é simplesmente manipulação de palavras e conceitos com propósito único e exclusivamente mercadológico.

Será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste