sexta-feira, 4 de maio de 2007

Comprando um hard disk.

Voltando ao assunto sobre a decisão de qual disco comprar, e para poder distinguir um hard disk de outro, vamos colocar aqui não um binômio, mas um quadrinômio: capacidade, performance, durabilidade e preço.

Eu como técnico de reparo de hard disk leio constantemente tudo que acho sobre hard disk e li um corolário sobre a capacidade dos hard disk que achei muito apropriada: “Os dados aumentam na mesma proporção em que aumenta a capacidade de armazenamento a disposição". Ou seja, o disco vai estar sempre com a maior parte de sua capacidade tomada nã importando o seu tamanho.

Em um planejamento para a compra de um novo hard disk pergunta como: Que tamanho de disco comprar, é uma das primeiras que nos vem a mente. Ai desfila a nossa frente o que se faz nos dias de hoje, se empresa a quantidade de dados de clientes, o volume de contas a pagar e receber, os projetos, enfim tudo o que se controla usando o computador e quantos usuários terão, bem haja espaço disponível. Se usuários do tipo residenciais ai terão as musicas, os vídeos, os filmes, os trabalhos, as fotos, os programas, e os jogos (ai..., os jogos). Muitas propagandas de hard disco já não informam o tamanho do hard disk e sim quantas musicas podemos ter, quantas horas de filmes, quantos jogos, quantas fotos podermos ter arquivado, e até quantos sistemas operacionais poderemos ter.

De qualquer forma devemos nos lembrar que a esmagadora maioria usa Windows e um hard disk tem que ter sempre um espaço reservado para o bom funcionamento do Windows, as gravações também usam espaço extra em forma de buffer (para aumentar a velocidade de gravação) e alguns outros programas também usam essa alternativa de swap de memória me disco (uso de espaço do hard disk para aumentar a memória do computador) além de praticamente todos os jogos. Em nossa busca pela resposta de qual disco comprar, devemos nos lembrar qual o computador que possuímos e ter conosco as suas possíveis limitações tanto de capacidade de disco que ele aceita como também de que tipo de disco ele aceita alem do chamado IDE, temos o SATA e também os SATA 2. Algumas placas mães não suportam os hard disk de LBA 48 e também os sistemas operacionais possuem limitações que podem ser corrigidas com pacotes de atualizações.

Performance de hard disk tem por base sua rotação, taxa de transferência e o seu tempo de acesso. As rotações são 5.400 rpm, 7.200 rpm, 10.000 rpm e 15.000 rpm. A taxa de transferência de um hard disk talvez seja o fator mais importante para analise de sua performance, mas é necessário que não haja desentendimento ou confusão na analise deste ponto. Há muita desinformação sobre esse detalhe e a mais gritante e a ATA-133 e a SATA-150, isso não é verdadeiro porque toda as aferições já executadas nesses hard disk encontraram velocidades muito inferiores a esses números, isso porque o mais importante nessas aferições são as médias e não o máximo que podem alcançar, e os números que geralmente vemos são as taxas máximas que nunca se repetem em condições de trabalho as quais são submetidos no dia a dia. Porque essa diferença então poderiam me questionar os leitores, a resposta é muito simples os fabricantes de disco não só não passam a média como usam um artifício para declarar essa taxa, eles testam até sete tipos de transferências para aferir a taxa e passam (claro) a melhor condição. Colocarei aqui uma tabela que encontrei na Internet, é uma tabela demonstrando as taxas de um hard disk IBM modelo Deskstar 120GXP, esse hard disk é considerado um dos ATA (IDE) mais rápidos do mercado, tem rotação de 7.200 rpm e declara ATA-100 - isso significa taxa de transferência de 100 MBps.

Media Transfer Rate Specifications for the Hitachi (IBM) Deskstar 120GXP Drive

Media Zone

Sectors/Track

Rotational Speed

Transfer Rate

Outer Zone

928

7,200rpm

57.02MBps

Inner Zone

448

7,200rpm

27.53MBps

Average

688

7,200rpm

42.27MBps

Como podemos ver a taxa de transferência real para este hard disk esta entre 52.02MPps e 27.53MBps, a média é de 42.27MBps ficando bem abaixo da metade dos 100MBps declarados pelo fabricante como sua taxa de transferência.

Você ira ter um disco com muito boa performance com a taxa de transferência igual a essa apresentada acima porque nos testes que são realizados por especialistas essa performance é considerada excelente. Muitos outros discos com especificação ATA-100 não alcançam nem mesmo essa taxa.

Há dois fatores que contribuem para a performance da média da taxa de transferência, a velocidade rotacional e a densidade de gravação linear. Hard disk com o mesmo número de setores por trilha diferenciam em velocidade de transferência os de maior rotação da mesma forma hard disk com a mesma rotação terá nos de maior número de setores por trilha o mais rápido.

A durabilidade dos hard disk tem como primeira avaliação técnica o MTBF declarado pelo fabricante, outro fator seria os controladores do SMART nos predicados: Head floating height, Data throughput performance, Spin-up time, Reallocated (spared) sector count, Seek error rate, Seek time performance, Drive spin-up retry count, Drive calibration retry count. O que esta acontecendo é que em todos os testes que são realizados pelos maiores especialistas em hard disk e até mesmo pelos maiores distribuidores de hard disk do mundo é que estes números são na maioria das vezes simplesmente iguais. O que eu encontrei que os diferenciam foi a garantia, fabricante que dá o maior prazo de garantia tem naquele momento um disco melhor.

O custo do hard disk cai a cada dia a cada novo lançamento a cada aumento de capacidade de armazenamento, por isso o que entendo e que temos que colocar todos os itens que conseguimos dos discos em uma planilha e analisarmos as igualdades e seus preços, a cada ponto que apresente uma melhor condição quanto mais vou pagar e ai temos que apelar para o famoso "custo x benefício" para cada caso.

A leitura desse artigo em combinação com a leitura dos artigos anteriores devera servir para uma melhor orientação na escolha de nosso próximo hard disk ou em caso da necessidade de um upgrade.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Soluções de armazenamento ou... .

Lendo um artigo da DELL Computers, me fez refletir por um momento e pensar na pergunta que lá encontrei:
"Pare por um momento e pense sobre a importância dos sistemas de armazenamento tem para seu negocio, e após essa reflexão faça algo por ele".
A pergunta me pôs a pensar em como as pessoas envolvidas na administração de um negocio tratariam desse tema, e como um profissional liberal também o faria, todos temos uma dependência desses sistemas e a sua falha nos coloca em uma posição desagradável, mas não vejo muito interesse em se informar, não tenho visto esses sistemas serem sequer colocados no planejamento dos chamados CPDs, o que percebo é que só se tem olhos para esse detalhe ao estar de frente com o problema: "o hard disk falhou", algumas vezes não há o backup outras vezes o backup esta desatualizado, outras foi o fator localização da operação que impediu de se realizar o backup, ou mesmo durante o procedimento de backup aconteceu o inimaginável - um crash no sistema - e o desastre causou a perda dos dados. Em meus 13 anos de contato com a área de reparo de hardware e 8 anos de única e exclusivamente tratar reparo, manutenção e recuperação de sistemas de armazenamento nunca presenciei uma única vez sequer a devida preocupação com esse detalhe. Não tenho idéia de qual a causa, mas talvez se empresas como DELL dessem mais atenção e publicassem mais matérias sobre o assunto, poderíamos ter uma mudança no cenário afinal de contas tudo em um computador pode ser substituído, mas o que esta armazenado não.
Seguindo minha leitura me deparo com uma pergunta, e me vem imediatamente a mente porque existem empresas e paises séculos a frente de outros. "Seu negócio cabe em um disco?, pergunta boba claro, seu negócio e feito de pessoas, clientes, sistemas, processos, por vezes estoque, e suas idéias para hoje e para o futuro. Companhias são complexas, mas é impressionante a quantidade de informações críticas - como contabilidade, cadastro de clientes, banco de dados de documentos, mensagens e outras mais - são armazenadas em servidores, computadores pessoais e em notebooks".
Grande colocação não é mesmo, será que só agora a DELL descobriu ou mesmo lembrou que todos os trabalhos realizados em um computador precisam de um hard disk para serem armazenados? Ainda que após o primeiro momento possa ser arquivado em outro sistema de armazenamento (o bom e já tão propalado por mim - BACKUP).
Estou impressionado, e ao mesmo tempo intrigado e a pergunta que não cala e a mesma - O que acontece nesse momento que levou a poderosa DELL a se preocupar com Storage Systems?, um novo produto ou o fato de ter observado que esse é um aspecto que seus concorrentes ainda não exploram?.
Bem ao continuar minha leitura me deparo com observações e colocações que para mim são comuns nada de novo ou anormal, talvez a combinação de minha formação profissional tenha me colocado de frente com essa realidade muito antes do contato com o micro computador, eu sou um publicitário e para nós a INFORMAÇÃO não é só o fator mais importante, mas é simplesmente tudo. Percebo em relances as colocações sobre a importância da Informação e de sua proteção.
Os sistemas administrativos devem sim se preocupar com os sistemas de armazenamento, mas devem ter em conta antes de mais nada da sua complexidade, o funcionamento como um todo no planejamento do tráfego das informações, da velocidade da requisição e da resposta, da quantidade a ser armazenada, da periodicidade com que isso será realizado, acredito que isso requer planejamento.
Seguindo no artigo da DELL, começo a perceber o que me falta, vejo que minha preocupação com a parte técnica não deixou espaço para a parte comercial, e fico feliz em poder ter essa percepção.
Do ponto de vista comercial (já que em artigos de minha inteira autoria, poderemos ver os sistemas de armazenamento do ponto de vista técnico) a DELL descreve os hard disk não como sistemas de armazenamento puro e simples mas da até um toque de humanização e isso me causa satisfação por uma lado porque percebo que apesar de tudo ainda posso aprender e por outro a sagacidade me deixa feliz por poder perceber que ainda há inteligência no marketing, ainda há a colocação de um prisma não explorado em detrimento da maçante massificação pela repetição.
"O que é sistema de armazenamento?.
Não pense nisso como um simples hard disk e um tape que foram comprados no meio do caminho. Isso seria como pensar em um ser humano ser um conjunto de peles, órgãos e ossos....".
"Atuando corretamente o sistema de armazenamento usado por seu sistema poderá guardar, compartilhar e proteger os dados valiosos de sua empresa..."
Eu realmente nunca teria tido essa antevisão, como publicitário ou como técnico em reparo de hard disk.
Me rendo aos que considero seres superiores e aceito a minha submissão aproveito a oportunidade para colocar as observações e recomendações daquela que é líder de mercado, com todo o direito diga-se de passagem.
"Se você em sua jornada teve informações errôneas, talvez esteja vivenciando uma dessas situações...:
- O sistema de armazenamento que acompanha o seu servidor não possui capacidade suficiente;
- O seu servidor pode não ter a implementação de proteção contra a falha de um hard disk (falha que a maioria das companhias enfrentarão algum dia);
- Suas aplicações e seu compartilhamento de arquivos podem estar seriamente comprometidos em função de uma má projeção do hard disk em seu sistema.
-O dados importantes são dispersos através de seus laptops, desktops e servidores;
- O conteúdo poderá se perder através da comunicação entre os vários setores da companhia;
- Dados críticos e bancos de dados podem não estar tendo a devida proteção.
A falta de uma estratégia backup pode expor sua companhia à perda completa dos dados com nenhuma chance de ser revertido, em casos de eventual incêndio, roubo ou desastre natural.
Vamos discutir soluções de cada uma dessas situações, começando primeiramente com algumas idéias tradicionais sobre o armazenamento e como algumas novas opções surgiram para melhor atender as necessidades dos negócios“.

Bem ai tem algumas colocações que podem ajudar empresários e profissionais liberais sem que necessariamente tenham que optar por esta ou aquela empresa leia pense anote e discuta as idéias propostas, use o que eles têm de bom e faça o seu melhor.

Esse material foi escrito pela HDDLAB e será permitido o uso do artigo desde que seja citada a fonte e o autor (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998).

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Código de conduta blogueiros.

Tim O'Reilly, criador do termo Web 2.0 e Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia online Wikipedia, tiveram a idéia de criar um Código de Conduta para Blogueiro. Segue abaixo uma de suas versões em português, baseado no documento disponível na Wikipedia, que sofre ajustes e adaptações a cada nova hora.

Código de conduta para editores de Blogs " blogueiros"
Nós celebramos a blogoesfera pela adoção das conversas francas e abertas. Franqueza não significa falta de civismo, e assim é apresentado um código de conduta para aqueles que escrevem Blogs “ blogueiros”, na esperança que o mesmo ajude a criar uma cultura de respeito, de conversas construtivas e capacidade de expressão pessoal. Alguém pode discordar não sendo desagradável.

Assumimos a responsabilidade pelas palavras e comentários publicados no nosso Blog. Nós estamos comprometidos com o “Esforço de civismo”, e assim não serão publicados artigos com conteúdo inaceitável, bem como os comentários que contiverem esse tipo de conteúdo serão apagados.Consideramos conteúdo inaceitável tudo que inclua ou contenha um link para:

- Usado para abusar, perseguir ou ameaçar outros
- Falso, injurioso e difamatório sobre outras pessoas
- Infrinja os direitos de autor ou marca
- Viole uma obrigação de confidencialidade
- Viole a privacidade de Outros

Definimos e determinamos o que é “ conteúdo inaceitável” caso a caso, e as nossas definições não estão limitadas a esta lista. Se apagarmos ou retirarmos um comentário ou link, comunicaremos o ato e explicaremos o porque de ter sido realizado (Reservamo-nos o direito de mudar estes pressupostos a qualquer altura sem aviso prévio.)

2. Nós não diremos nada on-line que não diríamos pessoalmente.

3. Damos preferência a comunicação em privado antes de respondermos publicamenteQuando existirem conflitos e mal entendidos na “blogosfera”, faremos todo o possível para falarmos em privado e diretamente com a(s) pessoa(s) envolvidas, ou se possível através de um intermediário, por forma a só em ultimo recurso publicarmos artigos ou comentários sobre o assunto.

4. Quando acreditarmos que alguém está a atacar outro de forma injusta, nós tomamos uma atitude e agimos.Quando alguém estiver a publicar comentários ou artigos que são ofensivos, nós comunicaremos com eles o fato (de forma privada, se possível – ver ref. acima) e pediremos publicamente que façam as correções.Se os comentários publicados poderem ser considerados como ofensivos, e quem os realizou não os retirar e pedir desculpa, realizaremos todas as diligências de forma a colaborar com a lei e autoridades para que o alvo das mesmas seja protegido.

5. Não serão permitidos comentários anônimosNós solicitamos a quem comenta que introduza um e-mail valido antes de poder executar o seu comentário, no entanto autorizamos os comentadores a identificarem-se através de alias - nick name ( “apelido”) em vez do nome próprio.6. Ignoramos os “trolls” (Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão. O Troll costuma deixar comentários provocadores ou difamatórios em Blogs.).Preferimos não responder a comentários maliciosos sobre nós ou sobre o nosso Blog, desde que esses não sejam injuriosos ou difamatórios. Acreditamos que alimentar os “trolls” apenas os incentiva – “Nunca lute com um Porco” pois ambos nós sujamos, mas o porco gosta. Ignorar os ataques públicos é na maior parte das vezes a melhor solução para os travar. Foi decidido que para alem disso era necessário um “tudo possível” badge (pin) para aqueles sites que querem avisar os possíveis comentadores de que estão a entra numa zona livre de tudo. O texto para este seria mais ou menos assim:Este e um fórum aberto e sem censura. Não somos responsáveis pelos comentários de nenhum artigo, e quando a discussão ficar mais quente, ou com linguagem mais ofensiva, ou mesmo com insultos ou outro tipo de comentários indesejáveis não fique admirado. Participar neste site é por sua conta e risco.

7. Nós incentivamos os hospedeiros de Blog quanto à imposição mais rigorosa de suas condições de serviço.

OBS: Material compilado do http://feeds.feedburner.com/rss/Webmarketing, contendo algumas pequenas adições e modificações que consideramos necessárias, mas não podemos ter o crédito da mesma, pois não é de nossa autoria. Estamos procurando obter autorização para publicação do texto integral de Mr. Tim O'Reilly, bem como sua tradução para o português.

Proposta de Código de conduta para blogueiros.

Em minha opinião todo profissional tem como primeira regra em seu quadro de valores a preservação de sua profissão, o bom andamento das relações interpessoais e interempresariais. Por isso decidi transcrever o artigo sobre a proposta de código de conduta dos Blogueiros, uma iniciativa maravilhosa de Mr.Tim O'Reilly.”Código de conduta para editores de Blogs "blogueiros" é uma proposta de Tim O'Reilly que tem por objetivo tornar os Blogs mais civilizados, e assim possibilitar aos editores de Blogs tornar-se mais civilizados bem como os que comentam os seus Blogs.Este código foi proposto em conseqüência das ameaças feitas ao "blogueira" Kathy Sierra. Esta idéia do código foi primeiro referida na BBC News, que citou as palavras de O'Reilly: " Eu penso que precisamos de algum código de conduta que defina o que é um comportamento aceitável, bem como espero que este não venha por uma regulamentação imposta mas sim por auto – regulação"O'Reilly pediu a comunidade de blogueiros que ajudassem a desenvolver um código usando para o efeito o Wikia que já tem um wiki acerca do assunto: O Blogging Wikia e também o primeiro draft do código baseado nas linhas mestras da comunidade blogueira.Por fim comentou, dando um reconhecimento tácito a proposta de gestão de comentários de Jon Garfunkle's " Jon, o teu artigo de responsabilidade pela gestão de comentários e sem duvida uma proposta muito detalhada e que provoca um corrente de pensamento, sendo para alem disso bastante fácil de entender e que suplanta alguma coisa que eu tenha pensado até ao momento."

Matéria transcrita de http://feeds.feedburner.com/rss/Webmarketing, não encontrei nenhuma alusão a não pode publica-la, ou mesmo a qualquer tipo de autorização previa, de qualquer forma acima esta o link de onde veio o material, não sendo pois de minha autoria.

terça-feira, 1 de maio de 2007

Qual o valor da informação?

Quanto vale seus dados pessoais?

O que é arquivado em seu servidor pode ser lido por qualquer pessoa? Os seus projetos têm valor comercial? A sua contabilidade é pública? Os dados comerciais dos sócios podem ser divulgados? As senhas de banco, as senhas de cartões de credito? Quem é o responsável em resguardar as informações em sua empresa? Ao usar um computador todas essas informações que trafegam pelo hard disk ficam arquivadas em vários locais, muitas vezes a própria técnica para prevenção de perda de dados colocara dados em uma situação de risco, ao permitir que sejam examinados por pessoas não autorizadas. Hard disks formatados, apagados, que estiveram sob a água, incendiado e em alguns casos ate mesmo discos quebrados podem através de técnicas modernas ser recuperados. O que é feito em sua empresa em caso de troca de hard disk? Como sua empresa lida com essa questão? Muitas vezes as pessoas me perguntam - Mas é tão fácil assim o roubo de identidade? E eu repondo - Depende, você usa um computador? Já fez um upgrade de seu computador? Já trocou seu hard disk?

A essas perguntas juntam-se outras tantas mais, e em todos os meus anos de profissional de reparo de disco ainda não vi muitas empresas com política definida para a segurança dos dados. O que leio e vejo são relatos de pessoas que compraram um hard disk usado e nele havia dados do usuário anterior, contabilidade de empresa, e-mails comerciais, recibos de transações bancarias e mais um sem fim de informações que fazem parte de nosso dia a dia.

Uma ação preventiva para se evitar aborrecimentos futuros não custa nada, muitas empresas de recuperação de dados estão preparadas tanto para realizar o serviço de "sanitização" de um hard disk como também para passar a instrução de como faze-lo sem que essa informação tenha necessariamente que ser cobrada (a HDDLAB passa a instrução gratuitamente bem como possui hardware especifico com ISO 9000 e com técnicas do tipo da recomendada pelo US Department of Defense, a “clearing standard DOD 5220.22-M”), o melhor mesmo seria faze-lo com um hardware mas em caso de se resolver por uma solução caseira uma sanitização com software é melhor do que nenhuma ou mesmo do que uma simples formatação.

O caso é tão serio que já foi ate motivo de grandes discussões em vários simpósios nos Estados Unidos, e mesmo assim encontramos IT que desconhecem o fato ou mesmo simplesmente não dão a devida atenção. Medidas preventivas sempre foram as melhores opções e as mais baratas bem como as mais confiáveis.

Os métodos de recuperação de dados nos dias de hoje evoluem não só pela necessidade de se recuperar os dados em caso de desastres, mas também pela própria exigência do mercado em casos de investigações policiais, e as investigações de dados em sistemas de armazenamento estão tão evoluídas que já existe uma ciência que é conhecida como “Forensic Investigation”, com técnicas que impressionam bem como com hardwares e softwares especialmente desenvolvidos para essas situações. Uma das técnicas que mais impressionam e a do uso do magnetic force microscopy (MFM) esta técnica é usada para ler imagens magnetizadas em material ferroso, esta técnica e derivada da “scanning probe microscopy (SPM)” e usa princípios de nanotecnologia.

Temos visto alguns laboratórios propalarem a contratação de cientistas para desenvolvimento de hardware e técnicas para recuperar dados em sistemas de armazenamento de dados. Isso porque os serviços de investigação forense são bem mais rentáveis que os serviços de recuperação de dados.

segunda-feira, 30 de abril de 2007

Os Hard disks definições e história.

Os hard disks possuem varias denominações, e a primeira delas foi Winchester em uma alusão direta a arma isso em 1956 quando a IBM colocou no mercado sua invenção o 305 RAMAC (Random Access Method of Accounting and Control). Nos anos 80 época em que os hard disk são disponibilizados para os recém nascidos Computadores pessoais (que não demoraram muito a ocupar todos os espaços inclusive o empresarial) pela então Shugart que viria a ser a Seagate os hard disks também são inicialmente chamados de winchester e diferentemente do seu precursor de 24 polegadas ele tinha 5 1/4, mas já em 1983 a Rodime muda o tamanho dos hard disk para aquele que ele tem hoje em dia (os hard disk para computadores desktop, claro) 3,5 polegadas, e em 1986 é desenvolvida a interface que todos conhecem como IDE, as empresas que a desenvolveu foram: uma divisão da Control Data Corporation (CDC) chamada Imprimis, a Western Digital e a Compaq Computer. No inicio essa interface que uns chamavam de IDE (Integrated Drive Electronics) e outros de AT Attachement (ATA) era usada somente pela Compaq e os discos eram fabricados pela Conner Peripherals e é a Conner que inicia a comercialização dos hard disk para serem usados por todos os chamados IBM-PC compatíveis ( a IBM é a inventora dos computadores pessoais e numa estratégia mercadológica decidiu abrir a arquitetura para que outras empresas pudessem fabrica-los também dai a denominação inicial dos computadores pessoais ser IBM-PC compatível) e nessa iniciativa os hard disk passam a serem realmente populares. Os hard disk possuem uma entidade (T13) que define todo seu funcionamento, o primeiro documento com as definições de um hard disk IDE/ATA foi elaborado em 1989 e foi submetido a um Comitê chamado Common Access Method (CAM), e esse documento foi originalmente denominado de CAM/ATA e foi escrito por Gene Milligan (falecido em novembro de 2000).

Os hard disk por definição do T13 são assim descritos dispositivos de armazenamento com interface ATA, o termo IDE foi usado inicialmente pela Conner e EIDE pela Western Digital.

Em um próximo artigo para fazer valer a historia vou escrever sobre Gene Mulligan, a quem todos que usam computadores devem muito, mas que quase nunca é citado quando vemos artigos sobre hard disk.

domingo, 29 de abril de 2007

VOIP, quem nao se comunica...

VOIP, voz sobre o protocolo da Internet (Voice Over Internet Protocol), também conhecido por Telefone IP, telefone de Internet, telefone de banda larga, nada mais e do que o roteamento de voz usando a Internet como meio de comunicação ou ate mesmo um IP de uma Network.

As empresas que provem este tipo de serviço o VOIP são conhecidas como provedores, o protocolo que e usado para mover os sinal de voz na rede IP (Internet) e também chamado de voz sobre IP (Voice over IP) ou mesmo protocolo VOIP. Usando uma conexão de Intenet podemos trafegar pela chamada rede mundial que e a WWW = World Wide Web, esse tipo de rede (network) pode usar vários protocolos, aqui temos uma pequena explicação do protocolo mais usado na Internet que e o que nos permite navegar pelos Websites: HTTP, acrônimo (inglês) de Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) que é um protocolo utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores a World Wide Web e que também transfere dados de hiper-midia (imagens, sons e textos).

O VOIP e um protocolo usado na Internet e tem como um de seus princípios o Voice Procedure que e um protocolo com varias técnicas para permitir a comunicação com sistemas de radio usado pelos militares, na aviação civil, policia, na chamada faixa cidadão e etc. Com base nesses princípios pode-se usar o VOIP em uma conexão de Internet, comercialmente já temos varias opções de VOIP, e uma de seus maiores apelos e a redução do custo da comunicação. O sistema pode ser usado por dois ou mais pontos conectados na Internet simultaneamente e nesse caso não ha custo adicional ao já existente para se ter a conexão de Internet. A redução que se propala e quando usamos o VOIP para substituição da telefonia convencional e ai podemos usar o já conhecido parelho telefônico e mesmo os celulares.

O precursor do VOIP atual foi o Network Voice Protocol e teve sua primeira aparição em 1973 quando a hoje conhecida WWW era a ARPANET (rede mundial usada por universidades e pesquisadores para divulgação de trabalhos e troca de informações).

Como já coloquei anteriormente o VOIP dispõe de muitas opções e a mais comumente divulgada e usada nos dias de hoje são as computador-computador (sem custo), computador-telefone (custo VOIP) e esta comunicação e conhecida como PSTN - Public Switched Telephone Networks.

O PSTN em serviços VOIP são dois tipos: os DID (Direct Inward Dialing) e o Access Number. O DID conecta o chamador diretamente ao usuário VOIP e o Access Number ira requerer ao chamador a inclusão do numero VOIP de identificação do usuário VOIP. Normalmente o Access Number e cobrado como uma ligação local para o chamador e gratuita para usuário de VOIP, enquanto que o DID tem normalmente um custo mensal. Existem também os DID que são gratuitos para o usuário de VOIP e cobrado do chamador.

Em se tratando de funcionabilidade os sistemas VOIP podem facilitar as tarefas que seriam muito mais complicadas usando-se um serviço de telefonia tradicional.

Chamadas telefônicas podem ser automaticamente roteada para seu telefone VOIP, independente da network que você esta conectado, leve seu VOIP junto em uma viagem e onde estiver faca a conexão na Internet e você terá o serviço funcionando podendo ligar e receber ligações. Já são muitas as organizações VOIP e muitos também os usuários, e o contato com esse publico e gratuito.

Tendo uma boa conexão de Internet você poderá montar Call Centers usando telefone VOIP, para assistência técnica, contatos comerciais, telemarketing, e muitos outros serviços.

Hoje os VOIP já possuem em suas facilidades um mix de serviço em pacotes usando PSTN, que as empresas de telefonia convencional não possuem e quando possuem cobram a parte, exemplo temos o siga me, as teleconferências com imagens, re ligações programadas, e ate mesmo identificadores de chamada e serviço de secretaria eletrônica com mensagem de orientação.

Os sistemas VOIP dão aos usuários a mobilidade que a Globalização exige e impõe, os assinantes de um serviço de celular podem receber chamadas se estiverem fora de sua sede (roaming) mas terão automaticamente que pagar por um custo extra, bem como terão que acionar a sua operadora ou mesmo a operadora local para um acordo e apos isso ter seu telefone funcionando, isso não e necessário usando o serviço VOIP. Serviços de mensagens também podem acompanhar o usuário em suas viagens se for VOIP, bem como não devemos nos esquecer que o VOIP em uma viagem pode ser usado como telefone convencional, usando-se uma conexão de internet local. As possibilidades do serviço VOIP são inúmeras e só dependem da imaginação e criatividade do usuário, as teleconferências em sistemas VOIP ganham outra dimensão e as possibilidades chegam a ser quase que infinita, as relações comerciais ganham outros recursos como por exemplo o envio de material escrito ao mesmo tempo em que se comunica pelo telefone, na verdade todos os serviços e facilidades oferecidos pela Internet podem ser utilizados quando o serviço telefônico e VOIP.

Ate quando?

Quando o principio da isonomia valera para o povo brasileiro? Quando a lei será aplicada igualmente? Quando os poderosos pagarão pelos seus erros? Quando rico deixara de ser cleptomaníaco? Quando poderemos ganhar o pão nosso de cada dia? Quando teremos o devido respeito que merecemos? Quando as sanções serão iguais? Quando eu terei paz? Quando a justiça me será oferecida com honestidade? Quando eu poderei ter direito ao direito que me ensinam? Quando a constituição valera para o cidadão comum? Quando os funcionários de uma empresa que esta me prejudicando entenderá que a injustiça cometida comigo hoje será a mesma justiça que ele recebera amanha? Quando nos faremos valer nossos direitos? Quando será que o povo brasileiro crescerá? Quando deixarão de tratar a todos como ignorante? Quando pararão de usar os grandes meios de comunicação para me enganar? Ate quando todos acreditarão que esta tudo bem? Quando a honestidade deixara de ser qualidade? Quando o respeito ao direito alheio deixara de ser mal visto? Quando vão respeitar a fila? Quando e que o Gerson vai parar de fumar? Quando a palavra respeito deixara de ser sinônimo de otário? Quando roubo terá sua definição aprendida? Quando propina será definida como falcatrua? Quando vão separar o vestiário dos mocinhos do vestiário dos bandidos? Quando vamos deixar de nos envergonhar por sermos honesto? Quando a palavra hombridade entrara no dicionário Aurélio? Quando definirão cidadão? Quando dever deixara de ser direito?

Ate quando vão me permitir pagar os impostos e não me darem segurança, saúde e educação? Ate quando eu me farei estas perguntas ? Ate quando terei que me alimentar de divagações? Ate quando eu terei pesadelos com o Juscelino Kubitschek? Quem vai me responder?

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