sábado, 26 de maio de 2007

Aumente a performance de sua conexão de Internet.

Usuários de banda larga, normalmente procuram retirar o máximo de suas conexões. Mas vamos postar aqui algumas orientações que mesmo aquele que usa conexão do tipo discada poderá se beneficiar.

Para aumentar a performance de sua Internet vamos usar orientações que são conhecidas como "tweak" ou "tunning" (ajustar), que são termos usados para identificar aumento de velocidade.

Configurando seu Windows para conseguir uma melhor performance na sua Internet.

Uma linha inteira do chamado “registro-tweak” tem como base a suposição que a mudança de vários parâmetros do Internet Protocolo, podem impulsionar a velocidade de transferência dos dados. Essencialmente, o que tais programas executam são simplesmente uma automatização na mudança de determinados valores de parâmetros, que o usuário editaria manualmente. Essas mudanças são modificações nas entradas correspondentes do registro. Normalmente, mudam-se os seguintes parâmetros:

MTU/MSS

TCPWindowsSize

TTL

Traffic Shaping

ACK Filtering

Data Compression

Download accelerator

Web accelerator

Faster Connection

Vou explicar cada um destes parâmetros.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Lantency. Meu Deus, assim não dá.

Acredito que umas das razões que mais perturbam o ser humano, seja: pagar e não levar. Sou brasileiro - convivo com isso, até quando?
Eu tenho um VOIP system, e pasmem não é o VOIP que uso o maior causador de meus problemas e sim minha conexão de Internet. Caprichosamente monitorei minha conexão por uma semana e simplesmente estou pasmo, não houve uma só hora que minha conexão reportou o mesmo resultado. Fui do céu ao inferno tantas vezes que até os mais céticos torcedores do companhia telefônica futebol clube não acreditariam. Cheguei as raias de ver meus meu Turbo 500 ir a 600 e ao mesmo tempo meu upload ir de 128 a 28, assim não dá, isso já é s#$%@*&! demais, me desculpem mas se não extravaso tenho um infarto. O termo latency, afinal te encontrei (já vi tantos que estou montando um livro), me deu uma explicação do porque não iria adiantar a troca de meu link para conseguir uma melhora em meu VOIP. Somente a troca de meu upload pode nesse momento me dar uma boa condição para usar VOIP.

Does your connection have the consistent throughput needed to support VoIP?
Latency can mean:

  • Latency (engineering), a time delay between the moment something is initiated and the moment its first effect begins.
  • Latency (audio), the time delay in digital audio systems due to analog to digital conversions, processing and conversion back to analog.
Bandwidth VoIP Test

Latency


Your Latency is:

323.0 milliseconds (considered poor )




(YOU, 323.0 m/s)



Latency is the "round trip time" for data to go from your computer to the VoIP gateway and back again. Lower numbers are better as they represent delay before your voice is heard on the other end and a response can come back. Your latency of 323.0 milliseconds equates to 0.323 of a second, which is generally considered poor . Measurements up to 50 milliseconds are considered excellent while measurements between 50 and 150 are considered good. Worse than that is considered poor.

Em meu caso isso significa que um full duplex (chamadas telefônicas) tendo seu uso estressado por um tráfego simultâneo de ida e vinda, onde o meu download que esta ligado aos 500 de minha conexão (muito bom para VOIP, se estável for) foi diretamente prejudicado pelo meu upload que esta diretamente ligado aos meus míseros e instáveis 128 (ufa!!!!). Isso também tem a ver com o fato de que há uma certa confusão por parte de nós usuários, que procuramos respostas, entre KB e Kbps, dai que um Byte são 8 bits. Agora já vamos entender nossa conexão e porque temos problema. Kb = 8Kbit. O que isso tem a ver com minha velocidade, e com a minha latência? Tudo. Meu turbo 500 na realidade não tem download de 500 e sim 500/0,8=62.5 e essa é minha velocidade. Da mesma forma que 128 de upload será 128/0,8=16. Essa é a conta real, a de verdade, a seria, a honesta. Mas sou brasileiro e tenho que tolerar uma conta assim 128*0,08=10,2 menos a instabilidade que caminha pelos cabos do telefone que é de 20% e voila!!!!! Quase me afogo em meus 8kb ou 8kbit? sei lá isso nem interessa, o que interessa é que pago e não levo. Para meu descontentamento, ao procurar meus direitos na empresa que faz essas "mágicas" comigo me deparo com um atendente ( que deve ser cliente da concorrente) me tratando como se eu fosse um imbecil, ora bolas!!! sou brasileiro só isso. Será que nas escolas não se ensina que brasileiro nasce no Brasil? e que imbecil nasce em qualquer lugar? principalmente atendendo aquele que deveria ser o motivo da existência do emprego de uns e outros? Como é mesmo o nome desse? Ahh Cliente, quase ia me esquecendo que isso existe.

Agora vejam como realmente funciona minha conexão, e porque tenho dificuldades com o VOIP, a latência de minha conexão é determinante em minhas ligações telefônicas e o meu chamado "full duplex" esta demonstrado no gráfico abaixo:

Bandwidth VoIP Test

Bidirectional Transfer Rate

Your Bidirectional Transfer Rate is:

26.95 kbps



(YOU, 26.95 kbps)

(T1, 1544 kbps)



VoIP phones upload and download voice data at the same time. The VoIP test you just ran included a bidirectional transfer test which simulated a number of two-way VoIP calls at the same time. Lower cost cable and DSL connections are usually restricted by their upload speed which can be significantly slower than their download speed. T1 and other symetrical business class circuits don't suffer from this restriction and hence can support more simultaneous VoIP phone conversations.

Ai temos porque meu VOIP não está funcionando, e você tem VOIP? Funciona? ou você é CLIENTE do mesmo provedor que eu? Afinal de contas as contas de 20 milhões multiplicadas pela irrisória quantia de meros R$35,00 dá até para esquecer que existe megasena, ou não dá?

quinta-feira, 24 de maio de 2007

Filhos e o computador.

Eu sou o que se chama “nerd”, me classificam como “computer´s havy user”, eu leio tudo sobre computadores, eu faço experiências em computadores, eu passo dezoito horas por dia na frente de um computador há tanto tempo que já nem me lembro quando começou, eu tenho problemas com minha família por isso, eu já não controlo mais minha vida pessoal, meu mundo é digital e não há vida fora dele. Eu sou um HACKER, mas não sou um criminoso sou somente ávido de conhecimento, sou curioso e entendo que poder é igual a conhecimento. A verdadeira democracia só será alcançada quando todos tiverem acesso ao conhecimento. Em verdade vos digo – Eu sou um sociopata, um revolucionário, um guerreiro, um inconformado. Mas também sou filho de Deus e adoro um joguinho, afinal de contas ninguém é de ferro, não é mesmo?

Algumas vezes, converso com pais sobre computadores, afinal eu os uso há 30 anos tenho portando uma grande intimidade com eles e com o relacionamento humano com computadores, se você ao ler o primeiro parágrafo que escrevi e acredita que seu filho, seu irmão, alguém próximo de você se encaixa nele ou em parte dele então você conhece uma pessoa ou convive com uma pessoa que precisa de ajuda. Não recrimine, não julgue, não condene, apenas pare por um instante, respire fundo e tente de alguma forma entender que esta pessoa precisa de ajuda. Se você puder ou se sentir em condições ajude-a, ou então procure ajuda antes que seja tarde demais.

Para que tenhamos uma melhor compreensão e consigamos entender nossos filhos e as pessoas que nos cercam, que fazem parte de nosso convívio, é necessário que mantenhamos diálogos e que procuremos de todas as formas entende-los o texto abaixo é uma ótima leitura para nos ajudar nesta tarefa.

Você tem filhos adolescentes? Leia.

”O MANIFESTO DOS HACKERS
As Últimas Palavras de Mentor, escrito em 8 de janeiro de 1986.

Mais um foi preso hoje, está em todos os jornais!
"Jovem preso por crime de computador",
"Hacker preso depois de invadir Banco".
Malditos garotos!
São todos iguais!

Mas você, no seu 1/3 de psicologia e um cérebro tecnológico de 1950, nunca olhou atrás dos olhos de um HACKER. Você alguma vez sonhou em fazer-lhe perguntas? Que forças o incentivaram? O que pode ter moldado ele?
Eu sou um HACKER! Entre no meu mundo.

Meu mundo começa na escola... Sou mais esperto que os outros garotos e esta bosta que nos ensinam me chateia.
Malditos garotos!
Eles são todos iguais!

Estou no ginásio... Ouvi um dos professores pela qüinquagésima vez como reduzir uma fração...
"Não, professor, não demonstrei meu trabalho, eu o fiz de cabeça"
Malditos garotos!
Provavelmente ele colou.
Eles são todos iguais!

Eu fiz uma descoberta hoje, ganhei um computador.
Espere um segundo, isto é legal! Ele faz o que eu quero. Se ele comete um erro, é porque eu errei.
Não porque ele não goste de mim, ou se sinta intimidado por mim... Ou porque não gosta de ensinar e não deveria estar aqui
Malditos garotos!
Eles são todos iguais!

E então aconteceu... uma porta se abriu para um outro mundo.
Cavalgando pela linha do telefone, como heroína nas veias de um viciado, um pulso eletrônico é mandado para fora, um refúgio do dia a dia onde não existe incompetência... uma placa é achada.
"É isto!... é de onde eu venho"
Eu estou onde gosto...
Me sinto a vontade aqui, a cada dia que passa meus conhecimentos aumentam vertiginosamente
Eu passo a conhecer sobre tudo e sobre todos...
Malditos garotos!
Usando a linha do telefone de novo!
Eles são todos iguais!

Você põe a bunda no mesmo lugar que os outros...
Nós tivemos comida que não gostávamos na escola quando estávamos com fome.
Nós fomos dominados por sadistas ou ignorados pelos apáticos. Poucas têm algo a nos ensinar, e este poucos são como "gotas d’água no deserto".
Este é o nosso mundo agora, o mundo de elétrons e botões, a beleza da transmissão. Nós fazemos uso de um serviço que deveria ser barato, e vocês nos chamam de criminosos. Nós exploramos... e vocês nos chamam de criminosos. Nós vamos atrás do conhecimento e vocês nos chamam de criminosos. Nós existimos sem cor, sem nacionalidade, sem religião e vocês nos chamam de criminosos. Vocês constroem bombas atômicas, vocês fazem guerras, vocês matam, trapaceiam, e mentem para nós e tentam nos fazer crer que é para nosso bem, "é..." nós é que somos os criminosos.

Sim, eu sou um criminoso.
Meu crime é a curiosidade.
Meu crime é julgar as pessoas pelo que elas dizem e pensam, não pelo que elas parecem. Meu crime é ser mais esperto, coisa que você nunca vai me perdoar.
Eu sou um HACKER, e este é o meu manifesto.
Você pode parar um de nós, mas não pode parar a todos, pois no final das contas, nós somos todos iguais.”

Encontrei este texto na Internet e o autor da postagem se identifica como Charles, existem muitos no mundo mas gostaria de dizer muito obrigado a este que postou o texto, me dando a oportunidade de lê-lo. Lendo-o pude fazer transposições de situações e acredito que irei melhorar meu entendimento, aconselhar e ter uma melhor compreensão de meus filhos e seus comportamentos. Talvez possa lhe ajudar também, não cometa a injustiça de lê-lo e pensar nele (o texto) ao “pé da letra”, procure nas entrelinhas e achará muitas semelhanças.

quarta-feira, 23 de maio de 2007

SIP, o que é isso afinal?

A chamada telefônica pelo método tradicional é roteado através de um sistema de cabos telefônicos e estações telefônicas até que finalmente encontra a pessoa que você esta chamando. Em virtude de usar muitos cabo e muitas centrais o custo das chamadas telefônicas pelo serviço convencional custa muito caro e é cobrado por minuto. A tecnologia SIP esta mudando tudo isso.

SIP - Protocolo de Inicialização de Sessão, é uma tecnologia baseada em rede ponto a ponto que permite que computadores acessem outros computadores sem que tenham que ser roteados por estações centrais pelo caminho que percorrem. As ligações são mais baratas porque não existe pagamento pelo uso do cabeamento que a telefonia convencional usa para chamar e receber. Chamadas de um telefone que esta usando o protocolo SIP para outro telefone usando o SIP, não usa nada alem da já em uso rede de internet, e isso é que permite a redução drástica dos custos, não estamos falando de nenhuma mágica ou milagre.

Apesar de termos a tecnologia SIP já há algum tempo somente muito recentemente as companhias e os indivíduos se interessaram em investir e passar a usa-la, claro que paises como o Brasil dependeram da inauguração da banda larga, tanto empresarial quanto residencial para que esta difusão realmente ganhasse força e interesse. Existem muitas ofertas de telefones com tecnologia SIP, e isso faz com que as ligações telefônicas usando essa tecnologia sejam semelhantes as que são feitas pela telefonia convencional.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Sempre se sabe.

Ao ler a seção Opinião da Folha de São Paulo de hoje, me deparei com um texto que me chamou atenção talvés por ter identificação com o que vejo e vivencio atualmente ou talvés porque ao final do texto a observação sobre Marx tenha me trazido a baila um antigo hábito que estou retomando.
Acredito que a leitura do texto é muito boa para uma reflexão. (transcrição da Folha de São Paulo, link no título)

O texto é de autoria de CARLOS HEITOR CONY.

Sempre se sabe.

RIO DE JANEIRO - No romance, dois irmãos são diferenciados porque um é filho legítimo e o outro, ilegítimo -num tempo em que a lei civil fazia esse tipo de diferença. Suportam-se na medida do possível.
Já adultos, os pais mortos, têm coragem de conversar sobre o assunto que os separa desde a infância. O irmão legítimo fica admirado ao ver que o meio-irmão conhecia a origem bastarda. Pergunta admirado: "Como é que você soube?". O outro responde: "No fundo, sempre se sabe".
Na vida real acontece mais ou menos a mesma coisa. Cedo ou tarde, de forma completa ou não, por meios legais ou violentos, ficamos sabendo do que acontece em volta da sociedade. Aparentemente, há a versão explícita e negociada dos atos e fatos que podem ser divulgados, comentados, até mesmo criticados, quando o regime é democrático, a imprensa é livre e os tribunais funcionam normalmente. A maioria daquilo que realmente acontece fica encapsulada pelas conveniências do poder e pela sabedoria geral, que aconselha a não meter a mão em cumbuca.
Apesar disso, o conflito de interesses periodicamente desponta e tira do casulo um pouco da verdade, ou pelo menos uma versão não-autorizada, levantando o espesso tapete que ocultou o lixo sempre suspeitado, mas pouquíssimas vezes provado. Surge então um grande escândalo, cujas proporções variam de acordo com a soma de escândalos menores.
Marx disse que ninguém melhor do que Balzac estudou o dinheiro como personagem da história. No tempo do autor de "Cesar Birotteau", podia-se enriquecer de várias maneiras, inclusive as legais. Hoje, o caminho preferencial para a riqueza passa pelo Estado, nem sempre de forma legal. Podemos fechar os olhos para isso, mas, no fundo, sempre se sabe.

Máteria escrita por CARLOS HEITOR CONY, publicada na Folha de São Paulo de hoje, 22 de abril de 2007, na seção OPINIÃO.

VOIP, de uma chance a você.

Muitas vezes nós nos pegamos de frente ao novo e nos fazemos a seguinte pergunta devo? Outras vezes não damos chance, relutamos e por vezes ficamos mesmo sem saber ao menos o que era ou que se passava. Dar uma chance a você é ouvir, para depois analisar, não faça clichês, não monte um estereotipo em sua mente, as experiências que vivenciamos são sempre cheias de lições basta procurarmos.

Estou analisando serviços VOIP há algum tempo, bem como venho testando e em minhas experiências tenho aprendido que VOIP é uma grande alternativa para a comunicação, cheio de oportunidades e muitas novas opções, é o tipo de comunicação que permite uma liberdade jamais encontrada anteriormente na telefonia convencional, ao se deparar com uma oferta de VOIP, pare, escute e analise. Você verá que as possibilidades são muitas, vou mostrar o que já vi e percebi no VOIP.

Há pelo menos cinco grandes razões para usar VOIP:

1- E um serviço de telefonia mais barato.
Ao optar por usar um serviço VOIP você ira fazer uma economia significativa na sua conta telefônica, estudos recentes nos apontam que há uma diminuição de 50% a 90% nas contas telefônicas.

2- Ligações telefônicas internacionais se tornam bem mais acessíveis, e também os interurbanos nacionais.
As taxas para ligações internacionais são muito menores no VOIP do que na telefonia convencional.

3- Os serviços adicionais que acompanham os VOIP, são sempre gratuitos.
O VOIP tem um mix de serviços que atende todas as necessidades de comunicação de um estudante, de um profissional liberal e de uma empresa. Acompanham os serviços de VOIP, a caixa postal, o identificador de chamada, a teleconferência, a vídeo conferencia, a espera, o atendimento simultâneo, o siga me, e outros. Todos esses serviços e facilidades são gratuitos, você pode ter números virtuais, e-mails enviados por telefones, mensagens para celulares, agendamento de ligações automáticas. No VOIP podemos dizer que o limite será a nossa capacidade de imaginar.

4- A conveniência
Uma das características que encantam os usuários e a conveniência, fazer e receber ligações usando VOIP pode ser igual ao serviço telefônico tradicional, mas você pode acompanhar as suas atividades realizadas através do acompanhamento de suas mensagens gravadas, da informação de sua conta, e isso pode ser feito 24 horas por dia, sete dias por semana, esse acompanhamento é online. Você sempre sabe o que esta acontecendo e o que esta lhe custando.

5- Mobilidade
Alguns serviços VOIP permitem ao usuário ter o serviço onde ele estiver, podendo mesmo acompanha-lo em qualquer parte do mundo. Tudo o que será necessário e uma conexão de internet, e você poderá usar seu VOIP em qualquer lugar a qualquer hora, podemos dizer que o VOIP é um telefone Global que viaja com o usuário.

Devemos nos lembrar que os serviços VOIP dependem da conexão da Internet, nada alem. Boas conexões de Internet permitem bons serviços de VOIP.

A Internet democratizou a informação, permitindo a todos tê-la simultaneamente, o VOIP irá nos trazer uma condição igual a essa, mas na comunicação. É a tecnologia nos auxiliando para podermos ser competitivos face a globalização. Depende somente de nós, de uma chance a si mesmo, teste um VOIP.

segunda-feira, 21 de maio de 2007

Hard disk checklist para pesquisa das falhas.

Acredito que se você tiver um guia para se orientar em caso de problemas com seu hard disk, você ira aumentar consideravelmente as suas chance de reparar o dano causado. O check-list que vou postar aqui é um guia para orientação do que fazer nos casos identificados.

Conferindo as Conexões Física

Item

Ação

Cabos

Cabo de força do hard disk

Faça uma reconecção de forma segura

Cabo lógico do hard disk IDE, SATA, SCSI

Faça uma reconecção de forma segura

Cabo lógico de controladora de hard disk IDE, SATA, SCSI (placa mãe, placa de expansão

Faça uma reconecção de forma segura

Cabo lógico próprio para o tipo de hard disk (UltraDMA 66, UltraDMA 33, SCSI I, SCSI II, SCSI III, SCSI SERIAL, SATA 1, SATA 2, FIBER CHANEL)

Instale o cabo correto.

Confira a conexão do cabo, se esta no pino 1 do hard disk

Faça a conecção do cabo conferindo os pinos

Confira a conexão do cabo, se esta no pino 1 da controladora

Lembre que a parte vermelha do cabo corresponde ao pino 1 na controladora

Confira a conecção do led que mostra a atividade do hard disk

Conecte o cabo do LED de atividade, no hard drive (AT/LPX system) ou na motherboard (ATX systems)

Jumper settings (IDE only)

Unico

Verificar se o jumper esta posicionado corretamente

Conferir o jumper: Master (MS), Slave (SL), or Cable Select (SL)

Verificar se o jumper esta posicionado corretamente

SCSI Terminação e ID (SCSI hard disk)

Instale o terminador para SCSI com o jumper setting ou o SCSI cap/plug

Confira o terminador para SCSI com o jumper setting ou o SCSI cap/plug

Terminador SCSI selecionado corretamente no hard disk

Selecione no hard disk o ID correto usando o jumper setting

Ads Inside PostM

Teste