sábado, 6 de dezembro de 2008

Diagnostico de uma chamada VoIP

Diagnosticando problemas nas chamadas Voip a partir da descrição do usuário

Dificuldade na conversação:

Se o Problema ocorre durante a chamada mas de forma intermitente, podemos ter duas fontes de problemas, a primeira: Nível de jitter alto

O jitter excessivo pode ser resultado de um congestionamento na rede, ou nos links de acesso, banda de Internet com baixa velocidade, excesso de trafego na linha tronco ou uso incorreto de banda compartilhada.

O impacto na qualidade da chamada que ira resultar desse cenário é que altos níveis de Jitter causam descarte de pacotes pelo buffer do Jitter para que possa receber a chamada Ip, isso causara uma degradação severa na qualidade da chamada bem como grandes intervalos.

A segunda fonte que pode originar essa dificuldade é a rota que esta sendo usada estar com problema.

Se durante a chamada o problema estiver ocorrendo em intervalo de tempo regular poderemos estar tendo um excesso de trafego na rota, e uma analise continua através de monitoramento usando um traceroute poderá dar a resposta e também a solução.

Se o problema ocorre durante a chamada de forma continua.
Podemos fazer uma analise do Echo, pois muitas vezes cancelamos o echo, mas não fazemos uso da supressão de silencio (VAD) o que pode resultar em um retorno de nossa voz pelo segundo canal.
Uma analise do delay também poderá nos dar a real fonte do problema, delay é causado por vários motivos, mas os mesmos podem ser isolados, e minimizados.


Lacunas na fala

Se o Problema ocorre durante a chamada, mas de forma intermitente, ele esta causado por um alto índice de perda de pacote ou mesmo um descarte de pacote, uma forma de verificar será a analise do Jitter bem como a analise da combinação da detecção de atividade de voz com o cancelamento de eco. Se tivermos falhas no link ou inconstância na transmissão do sinal fatalmente teremos perda de pacote seguido de uma mudança no delay, essas falhas podem ser causadas por equipamento como um roteador com defeito ou mesmo mal dimensionado.

Outra característica desse problema são as falhas no começo ou final das palavras e isso pode podem ser um problema de acerto do som no dispositivo que esta sendo usando para a chamada seja o sistema de áudio do micro ou o aparelho telefônico.


Quando o problema ocorre em intervalos de tempo regular é necessário a imediata analise do controlador de congestionamento do roteador, isso é uma técnica conhecida como RED - Random Early Detection, ja é sabido que tendo congestionamento na rede haverá imediatamente um processo de perda de pacote e a conseqüência é a perda da qualidade da chamada. Um estudo de como esta o roteamento da rede poderá sinalizar para a suspensão da "RED", para que possamos colocar a rede em condições normais de funcionamento teremos que fazer um redimensionamento da mesma.
Outro grande causador de espaçamento de fala em uma chamada é rede Wireless, e nesse caso uma verificação no hardware Access Point poderá indicar o problema. Quando usamos a rede wifi para Voip estamos usando - VoWALan.

Ainda na detecção de problemas nas chamadas através da descrição do usuário temos, falhas na chamada por problemas na rede elétrica como impedância causada por má distribuição dos cabos, ou simplesmente a manutenção de cabos de rede no mesmo conduite que estamos passando a energia elétrica, não podemos deixar de observar que os congestionamentos tanto podem estar situados na rede externa como na própria rede local.

Em analise de qualidade de áudio muitas vezes confunde o usuário dando a ele a impressão de que a má qualidade da chamada pode ser a rota VoIP a responsável, mas temos diferenças na amplitude do sinal, configuração de rede POTS com dados de rede americana ou européia, que na maioria dos casos os países escolhidos não possuem a telefonia com mesma característica da telefonia brasileira, o desconhecimento da rota usada leva a erros pois temos dois fatores a serem considerados que muitos usuários não tem conhecimento, as rotas possuem originação e terminação podendo ser originada fora do Brasil e terminada com operadora fora do Brasil, mas pode também ser originada fora do Brasil mas terminada por operadora brasileira, e outras combinações possíveis. Observando esses pontos podemos ver que as configurações de hardware muitas vezes não estão em consonância com a rede que ira ser usada tanto a rede IP quanto a rede PSTN.

Existem hoje técnicas altamente apuradas para a detecção dos problemas que ocorrem em uma chamada Voip, estamos expondo algumas situações exemplos, mas poderíamos nos estender por muitas "laudas" escrevendo sobre o caso. Na realidade quando o VoIP é bem dimensionado e quando o técnico tem o conhecimento necessário não há razão para que o serviço não funcione a contento.

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