O sistema CRM (Customer Relationship Management) do Bitrix24 lida com interações com clientes e potenciais clientes, e / ou com parceiros, jornalistas e outras pessoas. Seu objetivo é fornecer uma ferramenta conveniente e transparente que melhore a qualidade do relacionamento e, portanto, a linha de fundo.
Como funciona o CRM?
CRM (Customer Relationship Management) é uma classe de software que fornece estrutura e coerência no gerenciamento de contatos de negócios e potenciais contatos. "Leads" obtidos através de qualquer número de métodos podem ser inseridos no sistema, atribuídos a funcionários responsáveis e desenvolvidos como clientes, colaboradores ou parceiros com um registro completo de todas as interações. O CRM organiza informações sobre os clientes e as várias interações com eles desde a fase de qualificação até o fechamento das vendas.
O processo fundamental que um CRM permite é o desenvolvimento de um potencial cliente (um ‘lead” para vendas') em um cliente comprador.
Leads
Um lead é um objeto CRM contendo informações (número de telefone, e-mail, site) de uma pessoa ou empresa que tem potencial para se tornar um cliente - ou seja, para concluir um negócio . O lead é o início do processo, portanto, a informação contida em um lead pode vir de um cartão de visita recolhidos em uma conferência, o site da empresa, ou um telefonema chegando ao departamento de vendas.
Aos Leads podem ser atribuídos vários status que determinam como o lead irá progredir através do CRM. Em algum momento, um lead será removido do sistema (lixo eletrônico) ou convertido em um contato, empresa ou negócio.
Os leads podem ser adicionados automaticamente usando dados de formulários em seu site.
Se o seu site é baseado no Bitrix Site Manager, a configuração da integração com o CRM é feita no módulo Web Forms. Caso contrário, você pode transferir dados para o CRM usando a API Rest, que também é simples de configurar.
Mais detalhes sobre como usar a API de descanso podem ser encontrados aqui.
Contato
O relacionamento com o cliente começa com o contato com uma pessoa que é o cliente ou um representante do cliente. Os contatos podem ser exibidos em uma lista visivel onde as operações individuais e de massa estão disponíveis e os contatos podem ser adicionados, importados ou exportados.
O relacionamento com o cliente começa com o contato com uma pessoa que é o cliente ou um representante do cliente. Os contatos podem ser exibidos em uma vista de lista onde as operações individuais e de massa estão disponíveis e os contatos podem ser adicionados, importados ou exportados.
Como outros objetos do CRM, os Contatos podem ser abertos a partir da lista e posteriormente modificados, convertidos ou ter um evento anexado a eles.
Empresa
Uma empresa é um objeto de CRM que contém dados e o histórico de interação de uma empresa. Tal como com Leads, uma lista de empresas pode ser visualizada e várias operações podem ser realizadas com elas.
Uma empresa é geralmente um grande registro no CRM, uma vez que pode conter vários contatos e negócios, e suas histórias.
Promoções
Um negócio é um objeto CRM que contém a interação com um cliente ou empresa pertencente a uma transação. Um contato ou cliente pode ter qualquer número de negócios associados.
As ofertas podem ser visualizadas na forma de lista, editadas e exportadas. Um negócio pode ser adicionado manualmente, introduzido no sistema através da API ou iniciado através da conversão de um lead. Os negócios passam por uma série de status personalizáveis e as regras para trabalhar com ofertas podem depender do status.
Eventos
Eventos são simplesmente várias ações que são tomadas sobre objetos de CRM. Todas as chamadas telefônicas, e-mails, reuniões e outras interações podem ser registradas no CRM e associadas ao Lead, Empresa, Contato ou Negócio. Os eventos podem ser adicionados diretamente a partir das listas desses objetos pelo evento Adicionar Evento selecionado no menu do botão de ação.
A lista de eventos é somente leitura, mas pode ser filtrada por tipo de evento, objeto CRM associado e outros critérios.
Característica geral
A lista de elementos, ou grade, é uma ferramenta útil em si, uma vez que as colunas mostradas podem ser classificadas de acordo com um campo selecionado, escondido ou mostrado. Exibições freqüentemente usadas para a lista podem ser salvas para uso a qualquer momento.
Listas de seleção
As Listas de Seleção são os valores dos parâmetros que são utilizados em todo o CRM. Esses valores são fáceis de adicionar e modificar.
Na imagem acima, você pode ver que os valores para o campo Tipo de Contato podem ser modificados, excluídos ou adicionados com muita facilidade. Esses valores serão exibidos na lista suspensa no campo correspondente em Contatos.
Os campos personalizados
Uma vez que cada empresa trabalha à sua maneira, um método conveniente para adicionar campos personalizados para todos os objetos de CRM - Empresas, Contatos, Leads ou Ofertas. Os campos compartilham todas as propriedades dos campos padrão e aparecerão nas páginas de detalhes dos objetos, bem como a exibição de lista, se desejado.
Mais informações sobre como criar e usar campos personalizados podem ser encontradas aqui.
Sistema de acesso
Os direitos de acesso no CRM são baseados em funções. Ou seja, as funções podem ser criadas e os níveis de acesso para essas funções podem ser atribuídos, em seguida, aos usuários podem ser atribuídas certas funções.
Importante, as funções podem ser atribuídas a usuários individuais, grupos de usuários inteiros, grupos de projetos ou departamentos na estrutura da empresa.
Detalhes sobre os direitos de acesso no CRM aqui.
Integração de e-mail
O e-mail em massa pode ser enviado para objetos (contatos, leads ou empresas) selecionados em uma lista de objetos. As mensagens são salvas no perfil de cada objeto como um evento.
Enviar e salvar integração
O Enviar e Salvar é incorporado ao CRM para que a correspondência possa ser facilmente registrada nos perfis de Contatos, Empresas ou Leads, simplesmente enviando uma cópia do e-mail para o CRM.
Ao configurar uma caixa de correio para o CRM e depois copiar correspondência para esse endereço, o sistema reconhecerá o endereço de e-mail da pessoa ou empresa. Este recurso é crítico porque preserva o contexto total da interação com cada contato e cria uma proteção contra à perda dos dados.
Detalhes sobre a integração de Enviar e Salvar podem ser encontrados aqui
Integração com tarefas
As tarefas baseadas em objetos do CRM podem ser atribuídas diretamente do CRM.
Por exemplo, se você precisar chamar alguns Contatos para convidá-los para um seminário, enviar uma oferta comercial para uma Empresa, etc., você pode criar a tarefa para fazer isso diretamente do CRM e escolher os Contatos e Empresas necessários.
As tarefas criadas a partir do CRM são visíveis na lista de tarefas regulares da pessoa responsável, bem como visíveis para os observadores.
Integração com pesquisa
Objetos CRM podem ser encontrados através da caixa de pesquisa global, com consideração de permissões de acesso.
Integração com processos de negócios
Os processos de negócios são integrados ao CRM, o que significa que um processo de negócios pode ser iniciado pelos usuários a qualquer momento ou automaticamente quando um lead, negócio ou outro objeto é criado ou modificado. Três processos de negócios padrão para o CRM são incluídos: Processo de Leads, processamento de contato e negócio loja na Web.
Relatórios
Os relatórios são uma das partes mais importantes do sistema CRM, já que são relatos que permitem prognóstico e análise de todo o trabalho com os clientes e, por sua vez, otimização das interações do cliente em estágios individuais ou sistematicamente.
Detalhes sobre relatórios.
Catálogo
O catálogo lista produtos e serviços envolvidos em negócios. Ou seja, os gerentes de vendas podem selecionar itens da lista de catálogo ao criar um negócio.
Integração com um e-Store Bitrix
Os sites de comércio eletrônico baseados no Bitrix Site Manager podem ser integrados ao CRM. Neste caso, os pedidos no e-store serão criados como ofertas no CRM, e os usuários de pedidos serão trazidos como contatos. Além disso, os gerentes de vendas podem visualizar o catálogo de produtos do site a partir do CRM e criar pedidos. Essas ordens serão espelhadas no e-store.
Este post foi originalmente escrito por Ann Slyshkina em 19 de Julho de 2012, link do original em ingles aqui.
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Artigo traduzido por Jose Muanes Pinto representante do Bitrix24 para o estado de São Paulo
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