domingo, 29 de abril de 2007

VOIP, quem nao se comunica...

VOIP, voz sobre o protocolo da Internet (Voice Over Internet Protocol), também conhecido por Telefone IP, telefone de Internet, telefone de banda larga, nada mais e do que o roteamento de voz usando a Internet como meio de comunicação ou ate mesmo um IP de uma Network.

As empresas que provem este tipo de serviço o VOIP são conhecidas como provedores, o protocolo que e usado para mover os sinal de voz na rede IP (Internet) e também chamado de voz sobre IP (Voice over IP) ou mesmo protocolo VOIP. Usando uma conexão de Intenet podemos trafegar pela chamada rede mundial que e a WWW = World Wide Web, esse tipo de rede (network) pode usar vários protocolos, aqui temos uma pequena explicação do protocolo mais usado na Internet que e o que nos permite navegar pelos Websites: HTTP, acrônimo (inglês) de Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) que é um protocolo utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores a World Wide Web e que também transfere dados de hiper-midia (imagens, sons e textos).

O VOIP e um protocolo usado na Internet e tem como um de seus princípios o Voice Procedure que e um protocolo com varias técnicas para permitir a comunicação com sistemas de radio usado pelos militares, na aviação civil, policia, na chamada faixa cidadão e etc. Com base nesses princípios pode-se usar o VOIP em uma conexão de Internet, comercialmente já temos varias opções de VOIP, e uma de seus maiores apelos e a redução do custo da comunicação. O sistema pode ser usado por dois ou mais pontos conectados na Internet simultaneamente e nesse caso não ha custo adicional ao já existente para se ter a conexão de Internet. A redução que se propala e quando usamos o VOIP para substituição da telefonia convencional e ai podemos usar o já conhecido parelho telefônico e mesmo os celulares.

O precursor do VOIP atual foi o Network Voice Protocol e teve sua primeira aparição em 1973 quando a hoje conhecida WWW era a ARPANET (rede mundial usada por universidades e pesquisadores para divulgação de trabalhos e troca de informações).

Como já coloquei anteriormente o VOIP dispõe de muitas opções e a mais comumente divulgada e usada nos dias de hoje são as computador-computador (sem custo), computador-telefone (custo VOIP) e esta comunicação e conhecida como PSTN - Public Switched Telephone Networks.

O PSTN em serviços VOIP são dois tipos: os DID (Direct Inward Dialing) e o Access Number. O DID conecta o chamador diretamente ao usuário VOIP e o Access Number ira requerer ao chamador a inclusão do numero VOIP de identificação do usuário VOIP. Normalmente o Access Number e cobrado como uma ligação local para o chamador e gratuita para usuário de VOIP, enquanto que o DID tem normalmente um custo mensal. Existem também os DID que são gratuitos para o usuário de VOIP e cobrado do chamador.

Em se tratando de funcionabilidade os sistemas VOIP podem facilitar as tarefas que seriam muito mais complicadas usando-se um serviço de telefonia tradicional.

Chamadas telefônicas podem ser automaticamente roteada para seu telefone VOIP, independente da network que você esta conectado, leve seu VOIP junto em uma viagem e onde estiver faca a conexão na Internet e você terá o serviço funcionando podendo ligar e receber ligações. Já são muitas as organizações VOIP e muitos também os usuários, e o contato com esse publico e gratuito.

Tendo uma boa conexão de Internet você poderá montar Call Centers usando telefone VOIP, para assistência técnica, contatos comerciais, telemarketing, e muitos outros serviços.

Hoje os VOIP já possuem em suas facilidades um mix de serviço em pacotes usando PSTN, que as empresas de telefonia convencional não possuem e quando possuem cobram a parte, exemplo temos o siga me, as teleconferências com imagens, re ligações programadas, e ate mesmo identificadores de chamada e serviço de secretaria eletrônica com mensagem de orientação.

Os sistemas VOIP dão aos usuários a mobilidade que a Globalização exige e impõe, os assinantes de um serviço de celular podem receber chamadas se estiverem fora de sua sede (roaming) mas terão automaticamente que pagar por um custo extra, bem como terão que acionar a sua operadora ou mesmo a operadora local para um acordo e apos isso ter seu telefone funcionando, isso não e necessário usando o serviço VOIP. Serviços de mensagens também podem acompanhar o usuário em suas viagens se for VOIP, bem como não devemos nos esquecer que o VOIP em uma viagem pode ser usado como telefone convencional, usando-se uma conexão de internet local. As possibilidades do serviço VOIP são inúmeras e só dependem da imaginação e criatividade do usuário, as teleconferências em sistemas VOIP ganham outra dimensão e as possibilidades chegam a ser quase que infinita, as relações comerciais ganham outros recursos como por exemplo o envio de material escrito ao mesmo tempo em que se comunica pelo telefone, na verdade todos os serviços e facilidades oferecidos pela Internet podem ser utilizados quando o serviço telefônico e VOIP.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste