sexta-feira, 4 de maio de 2007

Comprando um hard disk.

Voltando ao assunto sobre a decisão de qual disco comprar, e para poder distinguir um hard disk de outro, vamos colocar aqui não um binômio, mas um quadrinômio: capacidade, performance, durabilidade e preço.

Eu como técnico de reparo de hard disk leio constantemente tudo que acho sobre hard disk e li um corolário sobre a capacidade dos hard disk que achei muito apropriada: “Os dados aumentam na mesma proporção em que aumenta a capacidade de armazenamento a disposição". Ou seja, o disco vai estar sempre com a maior parte de sua capacidade tomada nã importando o seu tamanho.

Em um planejamento para a compra de um novo hard disk pergunta como: Que tamanho de disco comprar, é uma das primeiras que nos vem a mente. Ai desfila a nossa frente o que se faz nos dias de hoje, se empresa a quantidade de dados de clientes, o volume de contas a pagar e receber, os projetos, enfim tudo o que se controla usando o computador e quantos usuários terão, bem haja espaço disponível. Se usuários do tipo residenciais ai terão as musicas, os vídeos, os filmes, os trabalhos, as fotos, os programas, e os jogos (ai..., os jogos). Muitas propagandas de hard disco já não informam o tamanho do hard disk e sim quantas musicas podemos ter, quantas horas de filmes, quantos jogos, quantas fotos podermos ter arquivado, e até quantos sistemas operacionais poderemos ter.

De qualquer forma devemos nos lembrar que a esmagadora maioria usa Windows e um hard disk tem que ter sempre um espaço reservado para o bom funcionamento do Windows, as gravações também usam espaço extra em forma de buffer (para aumentar a velocidade de gravação) e alguns outros programas também usam essa alternativa de swap de memória me disco (uso de espaço do hard disk para aumentar a memória do computador) além de praticamente todos os jogos. Em nossa busca pela resposta de qual disco comprar, devemos nos lembrar qual o computador que possuímos e ter conosco as suas possíveis limitações tanto de capacidade de disco que ele aceita como também de que tipo de disco ele aceita alem do chamado IDE, temos o SATA e também os SATA 2. Algumas placas mães não suportam os hard disk de LBA 48 e também os sistemas operacionais possuem limitações que podem ser corrigidas com pacotes de atualizações.

Performance de hard disk tem por base sua rotação, taxa de transferência e o seu tempo de acesso. As rotações são 5.400 rpm, 7.200 rpm, 10.000 rpm e 15.000 rpm. A taxa de transferência de um hard disk talvez seja o fator mais importante para analise de sua performance, mas é necessário que não haja desentendimento ou confusão na analise deste ponto. Há muita desinformação sobre esse detalhe e a mais gritante e a ATA-133 e a SATA-150, isso não é verdadeiro porque toda as aferições já executadas nesses hard disk encontraram velocidades muito inferiores a esses números, isso porque o mais importante nessas aferições são as médias e não o máximo que podem alcançar, e os números que geralmente vemos são as taxas máximas que nunca se repetem em condições de trabalho as quais são submetidos no dia a dia. Porque essa diferença então poderiam me questionar os leitores, a resposta é muito simples os fabricantes de disco não só não passam a média como usam um artifício para declarar essa taxa, eles testam até sete tipos de transferências para aferir a taxa e passam (claro) a melhor condição. Colocarei aqui uma tabela que encontrei na Internet, é uma tabela demonstrando as taxas de um hard disk IBM modelo Deskstar 120GXP, esse hard disk é considerado um dos ATA (IDE) mais rápidos do mercado, tem rotação de 7.200 rpm e declara ATA-100 - isso significa taxa de transferência de 100 MBps.

Media Transfer Rate Specifications for the Hitachi (IBM) Deskstar 120GXP Drive

Media Zone

Sectors/Track

Rotational Speed

Transfer Rate

Outer Zone

928

7,200rpm

57.02MBps

Inner Zone

448

7,200rpm

27.53MBps

Average

688

7,200rpm

42.27MBps

Como podemos ver a taxa de transferência real para este hard disk esta entre 52.02MPps e 27.53MBps, a média é de 42.27MBps ficando bem abaixo da metade dos 100MBps declarados pelo fabricante como sua taxa de transferência.

Você ira ter um disco com muito boa performance com a taxa de transferência igual a essa apresentada acima porque nos testes que são realizados por especialistas essa performance é considerada excelente. Muitos outros discos com especificação ATA-100 não alcançam nem mesmo essa taxa.

Há dois fatores que contribuem para a performance da média da taxa de transferência, a velocidade rotacional e a densidade de gravação linear. Hard disk com o mesmo número de setores por trilha diferenciam em velocidade de transferência os de maior rotação da mesma forma hard disk com a mesma rotação terá nos de maior número de setores por trilha o mais rápido.

A durabilidade dos hard disk tem como primeira avaliação técnica o MTBF declarado pelo fabricante, outro fator seria os controladores do SMART nos predicados: Head floating height, Data throughput performance, Spin-up time, Reallocated (spared) sector count, Seek error rate, Seek time performance, Drive spin-up retry count, Drive calibration retry count. O que esta acontecendo é que em todos os testes que são realizados pelos maiores especialistas em hard disk e até mesmo pelos maiores distribuidores de hard disk do mundo é que estes números são na maioria das vezes simplesmente iguais. O que eu encontrei que os diferenciam foi a garantia, fabricante que dá o maior prazo de garantia tem naquele momento um disco melhor.

O custo do hard disk cai a cada dia a cada novo lançamento a cada aumento de capacidade de armazenamento, por isso o que entendo e que temos que colocar todos os itens que conseguimos dos discos em uma planilha e analisarmos as igualdades e seus preços, a cada ponto que apresente uma melhor condição quanto mais vou pagar e ai temos que apelar para o famoso "custo x benefício" para cada caso.

A leitura desse artigo em combinação com a leitura dos artigos anteriores devera servir para uma melhor orientação na escolha de nosso próximo hard disk ou em caso da necessidade de um upgrade.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste