quarta-feira, 2 de maio de 2007

Código de conduta blogueiros.

Tim O'Reilly, criador do termo Web 2.0 e Jimmy Wales, um dos fundadores da enciclopédia online Wikipedia, tiveram a idéia de criar um Código de Conduta para Blogueiro. Segue abaixo uma de suas versões em português, baseado no documento disponível na Wikipedia, que sofre ajustes e adaptações a cada nova hora.

Código de conduta para editores de Blogs " blogueiros"
Nós celebramos a blogoesfera pela adoção das conversas francas e abertas. Franqueza não significa falta de civismo, e assim é apresentado um código de conduta para aqueles que escrevem Blogs “ blogueiros”, na esperança que o mesmo ajude a criar uma cultura de respeito, de conversas construtivas e capacidade de expressão pessoal. Alguém pode discordar não sendo desagradável.

Assumimos a responsabilidade pelas palavras e comentários publicados no nosso Blog. Nós estamos comprometidos com o “Esforço de civismo”, e assim não serão publicados artigos com conteúdo inaceitável, bem como os comentários que contiverem esse tipo de conteúdo serão apagados.Consideramos conteúdo inaceitável tudo que inclua ou contenha um link para:

- Usado para abusar, perseguir ou ameaçar outros
- Falso, injurioso e difamatório sobre outras pessoas
- Infrinja os direitos de autor ou marca
- Viole uma obrigação de confidencialidade
- Viole a privacidade de Outros

Definimos e determinamos o que é “ conteúdo inaceitável” caso a caso, e as nossas definições não estão limitadas a esta lista. Se apagarmos ou retirarmos um comentário ou link, comunicaremos o ato e explicaremos o porque de ter sido realizado (Reservamo-nos o direito de mudar estes pressupostos a qualquer altura sem aviso prévio.)

2. Nós não diremos nada on-line que não diríamos pessoalmente.

3. Damos preferência a comunicação em privado antes de respondermos publicamenteQuando existirem conflitos e mal entendidos na “blogosfera”, faremos todo o possível para falarmos em privado e diretamente com a(s) pessoa(s) envolvidas, ou se possível através de um intermediário, por forma a só em ultimo recurso publicarmos artigos ou comentários sobre o assunto.

4. Quando acreditarmos que alguém está a atacar outro de forma injusta, nós tomamos uma atitude e agimos.Quando alguém estiver a publicar comentários ou artigos que são ofensivos, nós comunicaremos com eles o fato (de forma privada, se possível – ver ref. acima) e pediremos publicamente que façam as correções.Se os comentários publicados poderem ser considerados como ofensivos, e quem os realizou não os retirar e pedir desculpa, realizaremos todas as diligências de forma a colaborar com a lei e autoridades para que o alvo das mesmas seja protegido.

5. Não serão permitidos comentários anônimosNós solicitamos a quem comenta que introduza um e-mail valido antes de poder executar o seu comentário, no entanto autorizamos os comentadores a identificarem-se através de alias - nick name ( “apelido”) em vez do nome próprio.6. Ignoramos os “trolls” (Troll: designa uma pessoa ou grupo cujo comportamento tende sistematicamente a enfurecer ou provocar as pessoas numa discussão. O Troll costuma deixar comentários provocadores ou difamatórios em Blogs.).Preferimos não responder a comentários maliciosos sobre nós ou sobre o nosso Blog, desde que esses não sejam injuriosos ou difamatórios. Acreditamos que alimentar os “trolls” apenas os incentiva – “Nunca lute com um Porco” pois ambos nós sujamos, mas o porco gosta. Ignorar os ataques públicos é na maior parte das vezes a melhor solução para os travar. Foi decidido que para alem disso era necessário um “tudo possível” badge (pin) para aqueles sites que querem avisar os possíveis comentadores de que estão a entra numa zona livre de tudo. O texto para este seria mais ou menos assim:Este e um fórum aberto e sem censura. Não somos responsáveis pelos comentários de nenhum artigo, e quando a discussão ficar mais quente, ou com linguagem mais ofensiva, ou mesmo com insultos ou outro tipo de comentários indesejáveis não fique admirado. Participar neste site é por sua conta e risco.

7. Nós incentivamos os hospedeiros de Blog quanto à imposição mais rigorosa de suas condições de serviço.

OBS: Material compilado do http://feeds.feedburner.com/rss/Webmarketing, contendo algumas pequenas adições e modificações que consideramos necessárias, mas não podemos ter o crédito da mesma, pois não é de nossa autoria. Estamos procurando obter autorização para publicação do texto integral de Mr. Tim O'Reilly, bem como sua tradução para o português.

Nenhum comentário:

Ads Inside PostM

Teste